180graus

Conheça os desafios - 13/08/2017 às 13h47

Paternidade muda a vida de homens que enfrentaram desafios para ter filhos






Casa do cartucho

Da noite para o dia, João Nogueira virou pai de seis! Eduarda, Eduardo, Ana Clara, Maria Luíza, Mariana e Yasmin (Eduarda, a mais velha, tem 12 anos; Yasmin, a mais nova, está com 6) vieram para mudar radicalmente a vida do pedagogo de 29 anos e da então esposa, Thamara, também pedagoga, de 30.

O amor entre eles nasceu por meio do trabalho. João conheceu Eduardo no abrigo Aldeias Infantis SOS, em Brasília. Ele tinha sido escalado para ajudar o menino, que apresentava problemas de comportamento e socialização. “Comecei com ele um trabalho de imagens, de fotopoemas, para ressignificar esse lugar de abrigo. Quando chegava em casa, ia decupar e analisar as imagens feitas por ele e tanto nos vídeos quanto nas fotografias, os irmãos estavam muito presentes. Minha esposa viu e ficou encantada com as imagens. Decidimos então nos tornar padrinhos afetivos de todas elas”, lembra.

Depois de passarem as festividades de fim de ano (2013) na casa deles, as crianças voltaram ao abrigo em que moravam desde que foram acolhidas das ruas. João e Thamara, que já tinham desejo de adotar, sentiram o vazio do lar. Dois dias depois, deram entrada no processo de adoção.

Aí, então, o esforço foi o de estabelecer laços de confiança. “Isso é o mais difícil de ser conquistado. Imagine na perspectiva das crianças: ‘se minha mãe e meu pai que me geraram me abandonaram, e eu tive que passar por tantas situações que me fizeram sofrer, imagina esse estranho que agora chega e diz que vai ser meu pai, minha mãe’. Então, essa parte de provar a qualidade do afeto é muito importante”, destaca João.

Resolvida toda a burocracia do processo, da compra de casa e carro maiores, a família estava completa. “Eu sou realizado enquanto pai. Não vou romantizar e falar que é fácil, que não dá trabalho, até porque são seis! Mas não consigo me imaginar em outra situação. Me sinto realizado enquanto objetivo no mundo. Amo meus filhos. Minha vida seria chata sem eles”, resume.

A busca pelo filho biológico
Para Ronaldo Vieira, de 42 anos, professor de português e diplomata de carreira, a realização do sonho veio com Ulysses, nascido em agosto de 2015. Antes mesmo de se casar e de conhecer a pessoa ideal para constituir uma família, tinha certeza da sua escolha. Depois da união com o químico Marllon de Oliveira, de 27 anos, em janeiro de 2013, o plano começou a virar realidade.

Resolveram ter um filho por meio de inseminação em uma barriga solidária. “Uly foi gerado pela prima do Marllon, em São Gonçalo [RJ]. Muito longe de nós, que já morávamos em Paris. Foi uma angústia sem fim, mas fizemos de tudo, mesmo de longe, para estar perto e acompanhando a gravidez”, conta Ronaldo.

- Marllon e Ronaldo passeiam em Paris com Ulysses, gerado em barriga solidária
ronaldo_e_marllon_com_o_filho_ulysses.jpg

Fonte: Agência Brasil

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática Básica
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Agente PRF
Informática p/ concursos
Quer mudar de vida?
Aulão beneficente para carreira administrativa
Casa do Cartucho
Informática Cespe/UNB
Agente PF
Últimas Notícias
18h30 Prefeito Osvaldo Bonfim fez inscrição na 5ª Edição do Selo Unicef 18h26 Prefeito de Palmeirais assinou termo para participar da 5ª Edição do Selo Unicef 18h09 Empreiteira investigada pelo TCE-PI tem contratos prorrogados; entenda 18h07 Capacitação de coordenadores do Enem começa neste sábado (19) 17h52 Prefeito de José de Freitas assina adesão ao Selo Unicef 2017/2020 17h35 Dr. Wagner esteve na APPM participando do 'Diálogo Municipalista' 17h33 Projeto Lei Maria da Penha nas Escolas ganha prêmio nacional 17h30 Veículo tomado de assalto em Capitão de Campos é recuperado na cidade de Parnaíba 17h25 Ponte Estaiada será iluminada com cores da bandeira da Espanha 17h15 Caçadores matam vigilante do Parque Serra da Capivara 17h06 Agosto Dourado: Cocal realiza atividades para estimular amamentação 17h06 Realizada abertura da Festa da Melancia em Jatobá do Piauí 17h04 Prefeito Junior Ribeiro comparece a APPM e participa de debates 17h01 Sistema digital reduzirá o tempo médio para a abertura de empresas na capital 17h01 Novas regras vão facilitar embarque e desembarque em aeroportos; veja 17h01 Preço do tomate pressiona, mas cesta básica nordestina fecha julho em baixa 16h53 Inscrições para curso EAD gratuito sobre orçamento público estão abertas até 27 de outubro 16h46 Museu do Zé Ditor é invadido e tem peças furtadas na em Campo Maior 16h42 Governo federal zera a fila de candidatos ao Bolsa Família 16h38 Assistência Social de Rio Grande inclui mais 77 famílias carentes ao Programa Bolsa Família 16h33 Sindicatos se reúnem com presidente do TCE para tratar de dinheiro do Fundef 16h29 Após revindicações dos moradores prefeitura de Parnaíba inicia limpeza nas ruas de residencial 16h22 Lula cita nome de W.Dias, 'gênio da política', em lista de presidenciáveis 16h21 Prefeito Valdinar comparece a APPM e participa de debates com gestores 16h13 Lei do Sistema Único de Assistência Social é lançada na capital

Informática p/ concursos
Matemática Básica
Carreira administrativa

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Cespe/UNB
    Raciocício Lógico
    Cespe/UNB
    Vem pro Podium!
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram