Geral

Grande preparo profissional · 05/10/2013 - 16h55

Instituto Galaxy realizou treinamento de Recursos Humanos; Veja fotos!

Aconteceu durante todo o dia e tem a presença de duas palestrantes: Tatiana Lira e Renata Lourdes


Compartilhar Tweet 1



Profissionais bem qualificados são desejáveis em qualquer situação, nasce aí a necessidade de buscar cursos diferenciados que acrescentem conhecimentos práticos ao histórico do profissional, seja nível técnico ou superior. Esses profissionais que investem em qualificação são desejados pelas melhores empresas.

E é pensando nisso que o Instituto Galaxy realiza neste sábado (05/10) o projeto Minha Profissão com o curso 'Recursos Humanos - Gerenciando Pessoas' é um cursos profissionalizante, com duração de 8hs e um cronograma de conteúdo 100% prático. 

O objetivo do curso de Recursos Humanos - Gerenciamento de Pessoas é capacitar o profissional para atuar com qualidade prática na sua área que é saber lidar com pessoas, mensurando seu desempenho. O curso que acontecerá durante todo o dia terá a presença de duas grandes palestrantes, Tatiana Lira e Renata Lourdes, que prometem passar o máximo de aprendizado para toda a turma. 

A Gerente Executiva do Instituto Galaxy, Jéssyca Lages abre a manhã deste sábado dando boa vinda a todos os participantes e desejando um ótimo aprendizado: "Nos estamos honrados de tê-los hoje aqui, preparamos tudo com muito carinho, vão ter as duas melhores profissionais durante todo o dia a gente fez questão de trazer duas profissionais para que vocês consigam absorver conteúdos", disse a gerente.

A palestrante Renata Lourdes deu inicio as atividades no curso deste sábado (05/10), em entrevista a reportagem do 180graus, Renata relata: "Estou muito feliz de fazer parte desse projeto, vamos ter a oportunidade de trabalhar ferramentas na área de gestão de pessoas com recorte para capacitação.

Vamos mensurar desempenhos, falar sobre motivação, e eu e Tatiana Lira vamos fazer a subdivisão do nosso gerenciamento desta manhã", frisou a palestrante.

A ministrante deu continuidade realizando dinâmicas com os participantes, ela explicou que ao citar as palavras 'paz', 'amor', 'garra' e 'sorriso', os mesmos tinham que abraçar a pessoa do lado, dar um aperto de mão, soltar uma gargalhada e trocar de lugar. Para Renata, isso tudo é uma forma de descontração entre eles, e até mesmo para sair um pouco da timidez que rodeia nesse primeiro momento de curso. 

Logo após, Renata pediu para que cada um dos participantes se direcionasse a frente para se apresentar dizendo o nome, onde trabalha/estuda, seus defeitos, o que pode fazer para melhor e ao final escolher uma imagem que representasse sua personalidade. Um momento de cada um conhecer um pouco melhor dos profissionais presentes neste treinamento.

Após as apresentações, Renata continuou sua palestra analisando o perfil dos participantes: "Nosso nome é a melhor música que soa nos nossos ouvidos, nos tivemos uma colega que disse que 'o meu nome é um pouco difícil', tratamos as pessoas de maneira informal de acordo com o que ela aceite.

Em relação aos nossos defeitos é uma maneira de auto-conhecimento, precisamos saber no que possamos melhorar, você pode ser tímido, mas isso é coisa de ser humano, o nosso desafio é conviver com as diferenças", relata Renata.

Os participantes do curso tem direito a um grande coffee break nesta manhã de sábado (05/10), um momento de descontração e conversa com grandes profissionais presentes neste treinamento. 

Renata orientou os participantes aos tipos de perguntas feitas na hora da seleção e recrutamento de pessoas: "Na hora de recrutar pessoas devemos fazer perguntas abertas para captar respostas que a gente precisa. E não perguntas que as respostas só serão 'sim' ou 'não'. Tem que ter todo um contexto. Você deve captar do seu candidato o objetivo que ele quer. Precisamos saber os objetivos de longo e curto prazo de cada pessoa. Para não cometer nenhum erro", explica.

Após o intervalo de almoço, o treinamento continua e dessa vez a ministrante é Tatiana Lira, formada em psicologia, tem formação em consultoria organizacional e atua há mais de 6 anos na área de Recursos Humanos.

Em entrevista a reportagem do 180graus, Tatiana se mostrou empolgada com o treinamento e relatou: "Eu e Renata dividimos os nossos temas e vou trabalhar com eles o treinamento e desenvolvimento de pessoas. Vamos abordar também o comportamento nas redes sociais tanto para gestores como para liderados pois ambos precisam de dicas comportamentais nesse caso", disse.

Seguindo a programação a ministrante deu dicas de como se comportar nas redes sociais:" Nem sempre um aspecto negativo na rede social vai ser decisivo no meu processo, só se esse conteúdo for muito reprovativo,em redes profissionais fale de assuntos profissionais, se você possui uma rede profissional como o LinkedIn.

Não é 8 nem 80, a gente precisa saber utilizar as redes sociais, porque da mesma forma que ela pode me beneficiar ela pode me prejudicar. Coloque fotos saudáveis, saiba regular." frisou.

"O lider é o espelho dos liderados, não temos como cobrar se nós não fazemos
treinamento e desenvolvimento, são coisas que se complementam. Há uma grande diferença entre treinamento e desenvolvimento.

Treinamento é um processo educacional de curto prazo aplicado de maneira organizada, já o desenvolvimento é quando vocês chegarem na empresa forem aplicar isso que foi passado. Devemos preparar os profissionais para execução das tarefas da organização, e desenvolver as nossas habilidades relacionadas ao cargo", ensina Tatiana.

Para Tatiana, o treinamento deve estar motivado para aprender e o treinando deve ter capacidade para aprender, a aprendizagem requer esforço, mas isso não é um empecilho para quem está nesse processo.

Nas empresas tem alguns motivos que levam ao treinamento, como por exemplo: A expansão da organização, admissão de novos colaboradores, redução de colaboradores, substituição de pessoas, mudanças no processo de trabalho, baixa qualidade na produção, mal atendimento ao cliente, falta de trabalho em equipe, etc. 

A psicóloga também explicou o conceito de 'C H A', que significa Conhecimento/ Habilidade e Atitude. Para ela, o conhecimento está facilmente a disposição na contemporaneidade,  a habilidade para se desenvolver dá um pouco mais de trabalho e as atitudes depende de cada pessoa e varia de indivíduo para indivíduo.

Tatiana Lira realizou uma dinâmica para os participantes do curso de Recursos Humanos que já dura todo o dia de sábado (05/10), a psicóloga entregou três pedaços de papéis para a turma que estava divida em cinco grupos. Cada grupo tinha que formar um quadrado com esses papéis mas eles não podiam conversar, ou seja, não tinha como ter comunicação.

Após um bom tempo, os participantes perceberam que os pedaços que foram dados não se encaixavam e a solução era trocarem com os outros grupos. Para Tatiana, toda dinâmica tem que se focar em um objetivo, tem profissionais que utilizam dinâmica como uma brincadeira.

E esse procedimento é uma ferramenta seria e muito eficiente, essa dinâmica mostrou para todos justamente como é o trabalho em equipe, da cooperação com o outro, saber ouvir, pois muita gente só escuta aquilo que quer.