180graus

Após chacinas no Brasil - 11/01/2017 às 17h08

Paraguai adota medidas para que a guerra entre PCC e CV não chegue ao país






comserv

As autoridades penitenciárias do Paraguai tomaram a decisão de isolar detentos identificados como membros do PCC e do Comando Vermelho que estão presos naquele país. A decisão tem como objetivo evitar que se repitam nas prisões paraguaias os episódios de violência que foram registrados na semana passada em Manaus e Boa Vista.

O diretor de Estabelecimentos Penitenciários do Paraguai, Julio Agüero, disse ao jornal Ultima Hora, de Asunción, que a decisão foi influenciada por informações de que havia riscos reais de enfrentamentos entre os presos nas prisões de seu país. “Fomos recomendados a tomar cuidado”, disse ele.

Agüero afirmou que existem membros do PCC e do Comando Vermelho em grupos pequenos em prisões de diversas regiões do país. Em Pedro Juan Caballero, cidade localizada na fronteira com o Brasil, há a maior concentração de criminosos associados às facções. Um total de 5o presos do PCC e 5 do Comando Vermelho foram colocados em isolamento.

Para diversos especialistas em segurança, a guerra entre o PCC e Comando Vermelho teve origem em junho do ano passado, com o assassinato do traficante Jorge Rafaat Toumani. Ele era considerado o chefe das operações de tráfico na fronteira do Paraguai com o Brasil.

A execução de Rafaat marcou o domínio total do PCC na fronteira e deu início ao que os criminosos passaram a chamar de Narcosul. O crescimento exponencial do PCC levou o Comando Vermelho e as facções associadas, entre as quais a Família do Norte (FDN), a iniciar uma guerra pela sua sobrevivência.

Na semana passada, dois membros do PCC foram assassinados na cidade paraguaia de Capitán Bado. As mortes foram vistas pelas autoridades locais como o prenúncio de um prolongamento da guerra travada no Brasil.

Em 2 de janeiro – um dia depois da chacina de Manaus – um importante preposto do PCC também foi executado na fronteira com o Brasil. Pablo Jaques e sua noiva foram vítimas de uma emboscada.

O traficante era apontado como o preposto de Jarvis Chimenes Pavão, um brasileiro que está preso por narcotráfico e considerado um dos principais nomes da facção paulista no país vizinho. No ano passado, as autoridades paraguaias acusaram Pavão de planejar um atentado contra a vida do presidente Horácio Cartes.

Fonte: Veja.abril

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


podium
Últimas Notícias
23h40 Campeonato municipal 2016 só termina em 2017. 22h58 Carnaval Manoel Emídio 2017 22h26 Altos vence Picos com gol de Esquerdinha - 1 x 0 18h28 Bandas que Vão Animar os Foliões Hoje na Praça de Eventos 18h18 Abertura Oficial do Carnaval em São João dos Patos - Ma 17h39 Profissionais da Saúde de Campo Maior não dão trégua as DST/AIDS neste carnaval 17h37 Tragédia: Família morre carbonizada após colisão no Piauí 17h19 Socorrista do Samu descobre que filho está morto ao atender acidente 17h18 Árvore cai na BR-343 entre Teresina e Altos; pista ficou interditada. Foto! 17h17 Dependentes podem sacar contas inativas de trabalhadores falecidos 17h14 Veja os municípios alertados pelo TCE sobre limite de gastos com pessoal 17h14 Banco não vai poder cobrar juro maior em caso de inadimplência dos clientes 17h09 Tradicional 'Mela-Mela' reúne centenas de pessoas na orla de Água Branca 16h36 Victor é afastado do 'The Voice Kids' e edição do reality some com cantor 16h30 Carro de médico é incendiado próximo a maternidade de Campo Maior 16h21 Nova versão do ‘indestrutível’ Nokia 3310 é apresentada 16h06 2º dia de carnaval de Monte alegre é só alegria e agitação e muita gente bonita 16h05 Taxista fica ferido em colisão frontal em trecho da BR-343, no litoral do PI 15h45 Motorista desvia de buraco e acaba caindo dentro de barragem no Piauí 15h37 Ministro do governo Temer compara práticas do PT as da máfia italiana 14h35 Paredões no sábado e domingo no Espaço AUCAM em Campo Maior 14h06 Hospital de Floriano realiza primeira neurocirurgia no interior do estado 13h20 Secretária de Saúde de Campo Maior monta 'Barraca da Saúde' e disponibiliza testes de HIV grátis 13h00 Confira 9 dicas para curtir o carnaval em segurança com as crianças 12h58 Eliana mostra seu gingado ao som hit 'Olha a Explosão' de MC Kevinho

Hospede-se no Islamar
Terno & Cia

Mais Lidas


    Enquete

    Você concorda com a decisão da Prefeitura de Teresina em não bancar os desfiles das escolas de Samba?

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-01-09 14:36:00.0 a 2017-01-16

    Casa do cartucho
    comserv

    180graus no Instagramno Instagram

    Negócios ou lazer em Parnaíba