180graus

Após chacinas no Brasil - 11/01/2017 às 17h08

Paraguai adota medidas para que a guerra entre PCC e CV não chegue ao país






Casa do cartucho

As autoridades penitenciárias do Paraguai tomaram a decisão de isolar detentos identificados como membros do PCC e do Comando Vermelho que estão presos naquele país. A decisão tem como objetivo evitar que se repitam nas prisões paraguaias os episódios de violência que foram registrados na semana passada em Manaus e Boa Vista.

O diretor de Estabelecimentos Penitenciários do Paraguai, Julio Agüero, disse ao jornal Ultima Hora, de Asunción, que a decisão foi influenciada por informações de que havia riscos reais de enfrentamentos entre os presos nas prisões de seu país. “Fomos recomendados a tomar cuidado”, disse ele.

Agüero afirmou que existem membros do PCC e do Comando Vermelho em grupos pequenos em prisões de diversas regiões do país. Em Pedro Juan Caballero, cidade localizada na fronteira com o Brasil, há a maior concentração de criminosos associados às facções. Um total de 5o presos do PCC e 5 do Comando Vermelho foram colocados em isolamento.

Para diversos especialistas em segurança, a guerra entre o PCC e Comando Vermelho teve origem em junho do ano passado, com o assassinato do traficante Jorge Rafaat Toumani. Ele era considerado o chefe das operações de tráfico na fronteira do Paraguai com o Brasil.

A execução de Rafaat marcou o domínio total do PCC na fronteira e deu início ao que os criminosos passaram a chamar de Narcosul. O crescimento exponencial do PCC levou o Comando Vermelho e as facções associadas, entre as quais a Família do Norte (FDN), a iniciar uma guerra pela sua sobrevivência.

Na semana passada, dois membros do PCC foram assassinados na cidade paraguaia de Capitán Bado. As mortes foram vistas pelas autoridades locais como o prenúncio de um prolongamento da guerra travada no Brasil.

Em 2 de janeiro – um dia depois da chacina de Manaus – um importante preposto do PCC também foi executado na fronteira com o Brasil. Pablo Jaques e sua noiva foram vítimas de uma emboscada.

O traficante era apontado como o preposto de Jarvis Chimenes Pavão, um brasileiro que está preso por narcotráfico e considerado um dos principais nomes da facção paulista no país vizinho. No ano passado, as autoridades paraguaias acusaram Pavão de planejar um atentado contra a vida do presidente Horácio Cartes.

Fonte: Veja.abril

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Agente PRF
Quer mudar de vida?
Informática p/ concursos
Casa do Cartucho
Agente PF
Informática Cespe/UNB
Últimas Notícias
14h19 Relator impõe à FAMEPI débito milionário. Ela é ligada ao PC do B 14h15 Seduc-PI traz aprovados de seletivo para técnicos especializados; lista! 14h05 Neymar e Marcelo indicados ao prêmio de melhor do mundo da Fifa 14h03 Atropelamento deixa pelo menos uma pessoa morta em Barcelona 13h59 Relator no TCE imputa débito de R$ 3,9 milhões à FAMEPI 13h53 Maior clube de moto do Brasil realizará encontro em Teresina 13h37 Prefeito de Caridade do Piauí acompanha palestras na APPM sobre saúde pública 13h31 Relator no TCE imputa débito de R$ 3,9 milhões à FAMEPI devido a convênio 13h06 Gestor prestigia evento na APPM com presença do governador do estado 13h06 Prefeita Doquinha participa do 'Diálogo Municipalista' na APPM 13h03 Desemprego no Brasil cai para 13%, revela pesquisa do IBGE 13h02 Dados do IBGE: país tem 26,3 milhões de trabalhadores subutilizados 13h01 Mestre renomado do Bonsai ministra oficina na Fazenda da Paz 12h56 Presidente da OAB ingressa mandado de segurança contra Rodrigo Maia 12h46 Dr. Macaxeira acompanha evento na APPM com presença do governador W. Dias 12h42 Casos de chikungunya preocupam e já chegam a 4.114 notificações no Estado 12h38 Vice-prefeito de Altos participou do 'Diálogo Municipalista' em Teresina 12h38 Operação Fantasma: empresas não contrataram com prefeituras no PI 12h36 STJ condena Jair Bolsonaro por ele dizer que não ‘estupraria’ deputada 12h34 PMT unifica licitações de materiais de expediente para reduzir custos 12h32 Vereadores acusam prefeito de Dirceu Arcoverde de formar quadrilha 12h31 Prefeito Josemar Teixeira participa de encontro municipalista na APPM 12h24 Prefeito de Wall Ferraz esteve no 'Diálogo Municipalista' na APPM 12h15 PRF restabelece as rondas nas BR's e o atendimento ao público em todo o PI 12h12 Investigadores de Miami darão curso para a Polícia do Piauí

Informática p/ concursos

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Cespe/UNB
    Podium - Professor Atualidades
    Cespe/UNB

    180graus no Instagramno Instagram