Cuidado com os pacientes -

Pacientes do HUT recebem acompanhamento nutricional para evitar desnutrição hospitalar

Por mês, o Hospital fornece uma média de 90 mil refeições com um cardápio variado e adequado a cada paciente.


Uma alimentação adequada é imprescindível para que haja uma recuperação completa dos pacientes. Diariamente, uma equipe de nutricionistas do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) percorre as enfermarias para fazer o acompanhamento nutricional dos pacientes e garantir que todos recebam o alimento adequado de acordo com suas necessidades nutricionais e recomendações médicas.

De acordo com a gerente do setor de Nutrição e Dietética do HUT, Lívia Borges, por mês, o Hospital fornece uma média de 90 mil refeições com um cardápio variado e adequado a cada paciente. “O alimento é preparado seguindo as necessidades nutricionais de cada pessoa e de acordo com as prescrições médicas. Trabalhamos em conjunto com a equipe médica e demais profissionais assistenciais para garantir todo o planejamento do cuidado ao paciente”, explica Lívia.

Depois de bater de frente com outra motocicleta, João Victor, de 17 anos, da cidade de Regeneração, está se recuperando de um traumatismo craniano e de uma desnutrição severa. No começo do tratamento, por conta da gravidade do seu quadro, ele só conseguia se alimentar por meio de uma sonda nasogástrica.

Acompanhado por uma equipe multiprofissional, atualmente, João já está conseguindo se alimentar por via oral. Sua dieta, de acordo com a nutricionista Drielly Dirce, recebe suplemento nutricional e módulos de proteína que são acrescentados durante suas refeições.

“Ele já saiu do quadro de desnutrição grave para moderada, ou seja, já está recuperando seu estado nutricional. Pacientes muito graves, como por exemplo, vítimas de acidentes de trânsito, tem uma probabilidade maior de ficarem desnutridos. Esse caso em particular, necessitou de mais atenção da nossa equipe, pois foi um paciente que já chegou ao hospital desnutrido. Essa condição agrava o quadro de saúde do paciente e torna o tempo de internação bem maior”, destaca Drielly.

Lucilene Soares, mãe e acompanhante de João, disse que já está vendo resultado no tratamento e que seu filho já está bem melhor. “Eu achava que ele nem ia sobreviver. A recuperação é lenta, mas logo estaremos em casa. Só em ele já estar conseguindo comer já fico feliz”, comenta a mãe.

Ainda de acordo com Lívia para evitar a desnutrição hospitalar foi elaborado no HUT um protocolo de avaliação e monitoramento nutricional para sistematizar todos os procedimentos e evitar uma desnutrição hospitalar dos pacientes. “Conseguimos atingir 97% dos nossos pacientes com essa avaliação. Nós fazemos um acompanhamento individualizado, desde a internação até a alta hospitalar, pois um paciente desnutrido aumenta o risco de complicações durante o tratamento”.

A equipe do setor de Nutrição do HUT possui 54 funcionários de plantão 24 horas. São treze nutricionistas, um auxiliar administrativo, quatro despenseiros, seis cozinheiras, vinte copeiras, dois auxiliares de nutrição e sete auxiliares de limpeza.

Todos os pacientes têm direito a seis refeições diárias e os acompanhantes três. Isso inclui desjejum, almoço, jantar, lanches entre as refeições principais e a ceia. Os funcionários do HUT que ficam no plantão têm direito a quatro refeições.

Fonte: PMT

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco