180graus

1º grupo parte no dia 28/11 - 25/11/2016 às 14h05

Policiais militares do 2º BEC, no Piauí, embarcam em missão de paz no Haiti






comserv

Nove militares piauienses do 2º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) irão embarcar para o contingente da força da paz brasileira no Haiti. Os militares ajudam na estabilização do país, na pacificação e desarmamento de grupos guerrilheiros, na provocação de eleições livres, no apoio comunitário e na formação do desenvolvimento daquele país.

O primeiro grupo viaja no próximo dia 28 e vai passar pelo menos 6 meses no país caribenho, mas esse tempo pode ser prorrogado de acordo com as necessidades.

Hilo Max, sargento do exército, que esteve no local há 4 anos, diz que ser convocado para este trabalho é motivo de honra e satisfação. “É o que o nosso comandante sempre fala: sempre tem que deixar um tijolinho de contribuição para aquele país, é um país que precisa muito de ajuda”, completa o sargento.

hilo.jpg

O cabo Caio se despede da família com a felicidade de se sentir útil para o país. “É uma experiência de trabalho que muitos militares querem ter em participar de uma missão tão importante como essa da ONU”, afirma.

ccaio.jpg


Alessandro da Silva, tenente coronel e comandante do batalhão, já esteve no Haiti por duas vezes e diz que a situação do país desde 2004 é muito precária. “Desde sua independência, sofre sucessivas crises sociais e politicas e a partir de 2004 com a implementação da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah) a ONU veio a tentar minimizar todos os problemas que existe naquele país.”

Alessandro.jpg

O tenente coronel disse que o exercito brasileiro desenvolve um programa de treinamento para todos os militares que vão para essas missões, cumprindo padrões internacionais das Nações Unidas. “Esses militares ao longo de 6 meses dentro de cada especialidade se preparam tanto psicologicamente como profissionalmente para poder desempenhar atividades especificas tanto no Batalhão de Infantaria de Força e de Paz quanto na companhia de engenharia”, finaliza o tenente.

Desde 2004 o exercito brasileiro comanda a força de paz no Haiti, são os Boinas Azuis. Na época, o país da América Central estava marcado pela violência entre gangues rivais e o auto nível de instabilidade, resultado da renúncia do líder Jean-Bertrand, que teve a vitória eleitoral de 2001 contestada pela oposição. Foi a primeira vez que o Brasil teve condições plenas de assumir uma missão de estabilização de paz.

Edição: Geany Nunes

Fonte: Com informações do Notícia da Manhã (Tv Cidade Verde)

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Informática p/ Concurso
Informática para concursos
Matemática Básica
Matemática e Raciocínio Lógico
Últimas Notícias
11h34 Associação dos Universitários convoca estudantes para participarem de Assembleia 11h24 Portadora de doença rara vendedora pede ajuda para tratamento médico 11h15 Prefeitura de Rio Grande do PI realiza a XVIIl Conferência de Saúde no município 11h12 PI: jornalista e servidor da Sefaz ficam feridos em acidente 11h06 Conferencia: ARTE SALVA VIDA chega a TERESINA 11h02 Defesa Civil realiza inscrições para o curso de brigada de incêndio 11h00 Grávida traída coloca pimenta na vagina da amante e divulga as fotos 10h56 Prefeito Neném De Edite Inicia implantação de placas de sinalização de trânsito 10h52 Pastoral Familiar está realizando atividades sobre a Semana Nacional da Família 10h48 Integrantes do SEBRAE participaram de uma reunião na cidade de Morro do Chapéu do Piaui 10h42 Marcos Parente sedia capacitação de saúde 10h39 VI Conferência municipal de Assistênca Social de Morro Cabeça no Tempo - Pi, 2017 10h35 Time do Rosário vence e faz Oeiras campeã de interestadual no interior do PI 10h29 Nova diretoria do SINTE-PI é empossada com grande festa no município de Oeiras 10h24 Prefeitura homenageia jovens de destaque com o ‘Troféu Angical 2017’ 10h20 Bonito de novo? Novo visual de Macaulay Culkin deixa a web de queixo caído 10h20 Grande público prestigia encerramento do festejo da comunidade Baixinha 10h15 Veiculo colide em mureta e capota na cidade de Parnaíba 10h14 Mulherões: Marquezine e Sasha nos lembram que estamos ficando velhos 10h07 'Baronesa do pó': Bibi assume comando do tráfico com marido 10h07 Prefeitura entrega tablets para agentes comunitários da saúde 10h02 Alunos do curso de Zootecnia realizam atividades na 42° Expocorrente 10h02 Participação de Joelma em 'A Força do Querer' é confirmada por Gloria Perez 10h00 Justiça concede liberdade provisória a universitária presa em Picos 09h59 Comunidade de Matriz Africana realiza I Encontro de Curimbas 'Pontos Cantados'

Matemática Básica
Podium
Informática para concurso

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocínio Lógico
    Podium
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional