180graus

Pode indicar sinal de vida - 17/02/2017 às 15h09

Matéria orgânica é encontrada em planeta anão Ceres






comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

A sonda Dawn, da Nasa, encontrou compostos orgânicos na superfície do planeta anão Ceres, segundo um estudo publicado na revista Science nesta quinta-feira. As análises demonstraram que os materiais tiveram origem dentro do próprio planeta anão, que fica entre Marte e Júpiter, no principal cinturão de asteroides do sistema solar. A descoberta faz com que Ceres, assim como Marte, passe a integrar a lista de planetas e satélites próximos à Terra que podem ter abrigado vida no passado.

Segundo a equipe de pesquisadores, liderada por María Cristina De Sanctis, do Instituto Nacional de Astrofísica de Roma, na Itália, se os compostos tivessem chegado ao planeta anão por meio de cometas ou asteroides, teriam sido destruídos pelo impacto. Além disso, Ceres abriga uma grande quantidade de água e possivelmente ainda retém calor de seu período de formação, o que fornece mais evidências para demonstrar que as moléculas orgânicas encontradas se desenvolveram no seu interior.

Vida em Ceres

Descobertas anteriores já sugeriam que o planeta anão possuía condições favoráveis para abrigar vida. Outras pesquisas encontraram minerais hidratados contendo amônia, gelo, carbonatos e sais no planeta – e agora matéria orgânica. “Essa descoberta contribui para nossa compreensão das possíveis origens da água e compostos orgânicos na Terra”, afirma a cientista Julie Castillo-Rogez, que faz parte da missão Dawn, em comunicado da Nasa.

Os instrumentos da nave detectaram as substâncias medindo comprimentos de onda e identificando bandas de absorção que são características da matéria orgânica alifática – moléculas contendo carbono que possuem um importante papel na formação da vida.

Os materiais orgânicos encontrados estão concentrados em uma área que cobre aproximadamente 1.000 quilômetros quadrados, na cratera de Ernutet, localizada no hemisfério Norte do planeta anão.

Missão Dawn

Lançada em 2007 pela Nasa, a sonda Dawn visitou e fotografou o asteroide Vesta entre 2011 e 2012 antes de seguir seu rumo para Ceres. A nave iniciou sua aproximação em direção ao planeta anão em dezembro de 2014 e, em janeiro do ano seguinte, começou a enviar imagens de alta qualidade para a Terra. Dawn foi o primeiro objeto a orbitar um planeta anão.

Segundo os cientistas, tanto Vesta quanto Ceres estavam no caminho de se tornarem planetas, mas seu desenvolvimento foi interrompido pela gravidade de Júpiter. Por isso, eles são como “fósseis” que trazem informações sobre o nascimento do sistema solar e podem ajudar a compreender sua origem.

Fonte: Veja.com

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Preratório PM-PI
Terrazzo Poti
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
23h27 River e Vitória/BA para explodir o Lindolfo Monteiro com uma vitória do Galo 21h45 Jet Veículos apresenta aos clientes de THE o WR-V, novo SUV da Honda 19h00 Câmara aprova título de cidadania para o reitor da Uespi 18h46 Câmara Municipal aprova regulamentação da profissão de bombeiro civil 18h38 Secretário de Justiça visitará presídio de Picos 18h20 Eletrobrás Piauí fará desligamento programado em São João da Serra 18h03 W.Dias vai a seminário contra a Lava Jato no Diretório do PT em São Paulo 17h55 Eletrobrás informa desligamento temporário de energia elétrica em Juazeiro do Piauí 17h36 Prefeitura de Floriano faz pregão estimado em R$ 9,3 milhões para locar veículos 17h27 Torre de internet cai após ventania e atinge quatro casas 17h24 Ciee lança curso on-line gratuito para quem deseja falar em público; confira 17h20 Sigefredo Pacheco ficará uma hora sem energia elétrica; Confira 17h16 Arlindo Cruz reage a estímulos, mas estado de saúde ainda é grave 17h10 MEC anuncia adoção da modalidade de doutorado profissional 17h06 91,2% dos alunos de Medicina tiveram desempenho 'adequado' em avaliação 16h59 Eletrobrás Distribuição Piauí fará desligamento programado em Jatobá do Piauí 16h40 Fundo do Minha Casa, Minha Vida passa a atender a todos os municípios 16h36 Pão de Açúcar e Extra farão seleção para contratar jovem aprendiz no PI 16h32 Secretaria de Segurança tem o maior investimento da história em armas 16h30 Município de Francisco Macedo terá barragens e adutora 16h21 Ex-secretário de Campo Maior representa empresa Tellus 16h15 Saiba quais as melhores posições na cama para gozar juntos 16h15 Prefeito Wellington Carlos divulga programação do 53º aniversário de Santo Antônio de Lisboa 16h11 Prefeito e comitiva vistoriam prédio onde será instalada a Companhia de Polícia 16h03 Conheça os 6 erros mais cometido na primeira vez da mulher

Elegante é ter você em nossa companhia!
Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
Antônio das Neves - Peritos Associados

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1244

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram