180graus

Pode indicar sinal de vida - 17/02/2017 às 15h09

Matéria orgânica é encontrada em planeta anão Ceres






comserv
Casa do cartucho

A sonda Dawn, da Nasa, encontrou compostos orgânicos na superfície do planeta anão Ceres, segundo um estudo publicado na revista Science nesta quinta-feira. As análises demonstraram que os materiais tiveram origem dentro do próprio planeta anão, que fica entre Marte e Júpiter, no principal cinturão de asteroides do sistema solar. A descoberta faz com que Ceres, assim como Marte, passe a integrar a lista de planetas e satélites próximos à Terra que podem ter abrigado vida no passado.

Segundo a equipe de pesquisadores, liderada por María Cristina De Sanctis, do Instituto Nacional de Astrofísica de Roma, na Itália, se os compostos tivessem chegado ao planeta anão por meio de cometas ou asteroides, teriam sido destruídos pelo impacto. Além disso, Ceres abriga uma grande quantidade de água e possivelmente ainda retém calor de seu período de formação, o que fornece mais evidências para demonstrar que as moléculas orgânicas encontradas se desenvolveram no seu interior.

Vida em Ceres

Descobertas anteriores já sugeriam que o planeta anão possuía condições favoráveis para abrigar vida. Outras pesquisas encontraram minerais hidratados contendo amônia, gelo, carbonatos e sais no planeta – e agora matéria orgânica. “Essa descoberta contribui para nossa compreensão das possíveis origens da água e compostos orgânicos na Terra”, afirma a cientista Julie Castillo-Rogez, que faz parte da missão Dawn, em comunicado da Nasa.

Os instrumentos da nave detectaram as substâncias medindo comprimentos de onda e identificando bandas de absorção que são características da matéria orgânica alifática – moléculas contendo carbono que possuem um importante papel na formação da vida.

Os materiais orgânicos encontrados estão concentrados em uma área que cobre aproximadamente 1.000 quilômetros quadrados, na cratera de Ernutet, localizada no hemisfério Norte do planeta anão.

Missão Dawn

Lançada em 2007 pela Nasa, a sonda Dawn visitou e fotografou o asteroide Vesta entre 2011 e 2012 antes de seguir seu rumo para Ceres. A nave iniciou sua aproximação em direção ao planeta anão em dezembro de 2014 e, em janeiro do ano seguinte, começou a enviar imagens de alta qualidade para a Terra. Dawn foi o primeiro objeto a orbitar um planeta anão.

Segundo os cientistas, tanto Vesta quanto Ceres estavam no caminho de se tornarem planetas, mas seu desenvolvimento foi interrompido pela gravidade de Júpiter. Por isso, eles são como “fósseis” que trazem informações sobre o nascimento do sistema solar e podem ajudar a compreender sua origem.

Fonte: Veja.com

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática Básica
Informática p/ Concurso
Informática para concursos
Matemática e Raciocínio Lógico
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
08h21 Primeira-dama é baleada ao tentar livrar mulher de agressão 08h18 Continua com muita atividade e alegria o Nono Festival 08h11 OAB-PI apura supostas agressões sofridas por advogados na Central de Flagrantes 08h08 TCE-PI criará comissão para analisar renúncia fiscal nos municípios do PI 08h02 Cartão de informações para vestibular da 'UAPI' está disponível ao candidato 08h00 Bandidos explodem agência do Banco do Brasil no Piauí 07h35 Maior usina de energia fotovoltaica da América Latina é instalada no PI 07h34 Inquérito vai apurar o incêndio que atingiu barracas em evento no Piauí 07h30 Mulher é presa tentando entrar com celular e droga na Casa de Custódia 07h15 Marinha alerta para ondas de até 4 metros no litoral do Nordeste 05h50 Obras do Museu da Natureza são lançadas na Serra da Capivara 05h46 Jovem é baleado após discussão com desafeto no litoral 05h25 Temer comemora queda do desemprego e diz que bom resultado é apenas o começo 05h12 Governo reduz PIS/Cofins sobre o etanol e tarifa diminui oito centavos por litro 00h01 Programa do Ratinho: piauiense que vivia em SP reencontra a mãe no PI 22h57 Parnahyba recebe o CSA no dia 15 de agosto, no Mão Santa 22h39 Nova gestão terá foco no combate à criminalidade, fala Cleandro Moura 22h01 BrVox/Parnaíba: Joãozim Unimagem apontado melhor vereador por 14% 20h01 Governador do Piauí participou da primeira noite da Ópera Serra da Capivara 19h49 Exibição do Cine Cajuí é realizado no povoado Caeiras 19h37 Colônia de Férias movimenta crianças e adolescentes em Lagoinha 19h16 Prefeito renegocia com a Receita Federal débitos previdenciários da gestão passada 19h01 BrVox em Parnaíba: Valdir Aragão é apontado melhor secretário por 14% 18h37 Antonio José critica Gleisi Hoffmann, quer Lula e PIB negociando, e menos concessão eleitoral no PI 18h19 Eliana exibe barriga de gravidez e tranquiliza fãs em hospital

Informática para concurso
Matemática Básica
Podium

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocínio Lógico
    Podium - Professor Atualidades
    Podium

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional