2º FestLuso do Harém -

Lançado o 2º FestLuso para valorização da Língua Portuguesa

O lançamento do 2º FestLuso - Festival de Teatro Lusófono, realizado pelo Grupo Harém de Teatro, que está comemorando 24 anos, aconteceu nesta segunda-feira (10), às 20 horas, no Espaço Cultural Trilhos.

O Festival tem como objetivo a valorização da língua portuguesa e traz para o público local a experiência de diretores e atores portugueses. Com o diferencial de não só trazer espetáculos de diferentes países que comungam a mesma língua, mas também por priorizar formação e informação, com a realização de workshops, conferências e troca de experiências, além de lançamento de livros.

O FestLuso acontecerá de 23 a 29 de agosto em vários espaços culturais da cidade, como o Theatro 4 de Setembro, Teatro João Paulo II, Teatro Estação, Complexo Clube dos Diários, Praça Pedro II e Praça dos Bambus, na Universidade Estadual do Piauí – Uespi.

Durante o evento, serão apresentados espetáculos de companhias e grupos de teatro de Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, Brasil, São Tomé e Príncipe, todos de idioma português. Além das peças, o FestLuso terá exposição fotográfica, palestras, debates e oficinas com criadores e estudiosos do teatro de língua portuguesa.

Dentre outras atividades, o Festival terá duas oficinas de teatro: Oficina de Iluminação Cênica, com Ronaldo Costa (RN), de 24 a 29 de agosto, na Sala Torquato Neto, das 14 às 18 horas, e Oficina Corpo e Teatralidade, com a coreógrafa Kênia Dias (MG), de 24 a 26 de agosto, das 9 às 17 horas, na Casa da Cultura de Teresina.

Os ingressos para as apresentações estão disponíveis nos locais dos espetáculos e as inscrições para palestras e oficinas devem ser feitas na sede do Grupo Harém de Teatro (Av. Miguel Rosa, 3003, Estação Ferroviária – Galpão 3), desde esta segunda-feira (10). Informações: (86) 3223-2325. Todas as atividades serão gratuitas - um atrativo a mais ao evento, que se configura como uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura do Brasil e de outros países.

O FestLuso tem patrocínio da Oi, com o apoio cultural do Oi Futuro, da Caixa Cultural, do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura - SIEC, da Funarte, da Fundac e do Governo do Estado do Piauí.

Lançamento

Durante o lançamento do 2º FestLuso estiveram presentes os parceiros do evento, inúmeros artistas e autoridades. Na solenidade, foi apresentada a programação repleta de espetáculos de alto nível, como \'Parem de falar mal da rotina\', com a atriz global Elisa Lucinda; \'No inferno\', do Grupo de Teatro do Centro Português de Mindêlo – Cabo Verde; e \'Velho Palhaço Precisa-se\', do Teatro Extremo de Lisboa.

O Governo do Piauí está entre os maiores patrocinadores do Festival. A presidente da Fundação Cultural do Estado – Fundac, Sônia Terra, ressaltou a importância do FestLuso, que possibilita aos nossos artistas interagirem com um fazer das artes cênicas mais amplo, mostrando a profundidade do fazer cultural. “Parabenizo o Grupo Harém de Teatro por este projeto grandioso e desejo mais sucesso para o FestLuso, de forma que possamos participar deste evento pela variedade cultural”, destacou Sônia Terra.

Já o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Cineas Santos, ressaltou que \"através do FestLuso é possível que haja um diálogo com a África, diálogo este que devemos há muitos anos ao povo africano, mas, por outro lado, lamentou que a Fundação não possa apoiar ainda mais o evento.

Logo após o lançamento do 2º FestLuso, os convidados puderam conferir a apresentação do cantor Gomes Brasil e degustar um bom vinho.

Fonte: Ccom

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco