Prevenção ao suicídio -

Lagoas do Norte promove oficina de valorização à vida; instituindo vinculo

Técnicos do Programa Lagoas do Norte participaram, na manhã desta terça-feira (27), da Oficina de valorização à vida – construindo pontes e formando laços. Durante o encontro, a equipe e alunos da área de saúde da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) discutiram formas de prevenção ao suicídio.

“O suicídio é um tema que precisa ser discutido. Hoje pudemos conversar, disseminar informação para profissionais que serão multiplicadores. Quanto mais se conhece, fica mais fácil prevenir, fica mais fácil valorizar a vida”, afirma o estudante de psicologia da UESPI, Natan da Silva.

Durante o encontro, os estudantes e técnicos do Programa Lagoas do Norte discutiram, através de dinâmicas, quais os mitos estão relacionados ao suicídio e as formas de prevení-lo, além dos cuidados que se deve ter ao abordar o assunto. “É preciso ter cuidado também com as pessoas que ficam”, pontua o estudante.

O coordenador da Unidade de Projeto Socioambientais, Jorgenei Moraes, destaca a importância da ação. “A intenção é que os profissionais da área social atuem como agentes multiplicadores na área de intervenção do Programa Lagoas do Norte. Hoje, estamos em contato direto com a população dos bairros beneficiados e podemos fazer parte dessa rede de apoio e fortalecê-las”, afirma.

A psicóloga do Programa Lagoas do Norte, Letícia Portela, lembra que é fortalecendo a vida de uma pessoa, contribui para o fortalecimento do grupo e incentiva a cooperação. “Nosso objetivo, com essa oficina, é saber lidar com situações e poder ajudar as pessoas que estejam passando por momentos delicados. É preciso fortalecer os vínculos, as redes de apoio. Esse debate vai agregar ao trabalho que é desenvolvido pelo Programa”, comenta.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco