Liberdade de Expressão -

Inúmeras associações no Brasil e até fora dele se manifestam sobre censura ao Portal 180graus

 

Por Rômulo Rocha – De Brasília

_______

- Caso deve iniciar uma das maiores batalhas jurídicas no estado por conta de publicações jornalísticas, com no mínimo 9 processos no âmbito cível e criminal...

_________________

 

Inúmeras associações pelo Brasil já se manifestaram e repercutiram nos últimos dias sobre a censura imposta pela juíza Lygia Carvalho Parentes Sampaio ao Portal 180graus, a pedido de um empreiteiro investigado no âmbito do Caso Idepi – suposto esquema milionário de corrupção através de estradas vicinais, ocorrido no apagar das luzes do Governo Zé Filho.

A magistrada também deve decidir nas próximas horas ou próximos dias sobre o pedido de retirada do meio de comunicação do ar. O portal é acusado de desrespeitar uma decisão aparentemente inconstitucional, que censura.

A primeira audiência entre as partes sobre este processo em específico, será dia 29 de setembro, em Teresina - e dá início a uma das maiores batalhas jurídicas no estado por conta de publicações jornalísticas e também, por conta dos intensos, levianos e baixos ataques a jornalistas do portal, principalmente, contra o titular do Blog Bastidores (9 processos devem tramitar na justiça, fora recursos para instâncias superiores, tanto na área cível como criminal).

A REPERCUSSÃO NACIONAL E INTERNACIONAL...

Segundo a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), a primeira a se manifestar, “não cabe em nenhum regime democrático a noção de que um juiz possa impedir qualquer cidadão de pensar”.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em nota conjunta com o Sindicato dos Jornalistas do Piauí (SINDJOR), lamentou “que juízes estaduais, em pleno regime democrático, manifestem com frequência o ranço do autoritarismo, tentando cercear a liberdade de imprensa e de expressão”.

“O Sindicato e a FENAJ repudiam o ato da juíza que impôs a censura ao Portal 180 Graus e ao jornalista Rômulo Rocha, lembrando que ações dessa natureza não prosperam nos tribunais superiores”, acresceu.

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) destacou que “o portal vinha publicando reportagens sobre o Caso Idepi (VER ENTREVISTA EXCLUSIVA CLICANDO AQUI), que diz respeito a investigação do Tribunal de Contas e do Ministério Público do Estado do Piauí sobre irregularidades nos contratos entre empresas privadas e o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI)”.

Ressaltou ainda que "a censura imposta desde o fim de agosto ao Portal 180graus foi duramente criticada por entidades de jornalistas”.

O site Consultor Jurídico disse que a juíza Lygia Sampaio tem uma “leitura própria” da Constituição da República e faz publicar que o inciso IX do artigo 5º diz que “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.

E que o “parágrafo 2º do artigo 220 diz que 'é vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística'”.

A Organização Não Governamental Pensamento.org, sediada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, desafiou a censura e anunciou que republicou cerca de 17 reportagens retiradas do ar por determinação judicial, alegando ter tido acesso a elas através do cache do google, que não é parte na ação. E lançou uma campanha nacional para o replique das matérias.

“Manteremos as reportagens no ar, com o devido crédito e link para a original censurada, até que a decisão seja revista”, sustentam.

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

O Knight Center, da universidade do Texas, noticiou que o Portal 180graus, site brasileiro, “foi obrigado a retirar do ar as reportagens que citam o engenheiro e a empreiteira [investigados num dos maiores casos de corrupção do Piauí]”.

E informa que o mesmo empresário investigado pediu a retirada do 180 do ar, sob a alegação de que o portal “debochou” da decisão judicial, por conta de matérias assinadas pelo titular do Blog Bastidores.

MAIS REPERCUSSÃO NO BRASIL

O Portal OitoMeia, do Piauí, através do editor-executivo Allisson Paixão, publicou a nota da ABRAJI.

Na rádio Teresina FM, a jornalista editora-chefe do Portal Oito Meia, Sávia Barreto, se posicionou: “somos contra qualquer manifestação que iniba (ou tente) o papel da imprensa. E sobretudo queira tolher a liberdade de expressão”.

O Portal Comunique-se também repercutiu o caso. Com uma imagem que mostra um homem com a boca vedada, ele deu vazão à nota da Abraji.

O Portal do Rio de Janeiro 24Brasilrepercutiu matéria assinada pelo titular do Blog Bastidores, em que se sustentava que a decisão da juíza de Teresina é “danosa à democracia”.

Colunista de Rondônia chegou a tascar: “Censura. Protesto! No Piauí. Abraji se pronuncia”.

Um blog do Rio Grande do Sul, o Praia de Xangri-lá, repercutiu a nota contra a censura.

O Sindicato dos Jornalistas do Mato Grosso do Sul também repercutiu a nota da ABRAJI. Um outro portal do Mato Grosso do Sul, o Tereré News, também repercutiu o protesto.

Ainda, o Twitter da Abraji repercutiu o pedido de retirada do portal do ar

_A juíza Lygia Sampaio, que determinou a censura (Foto: Reprodução OitoMeia)...

_________________________

ABAIXO AS INÚMERAS NOTAS PUBLICADAS NO BLOG BASTIDORES E DEMAIS MATÉRIAS SOBRE A CENSURA IMPOSTA AO 180...

- ABRAJI condena censura imposta por juíza ao Portal 180

- Federação Nacional dos Jornalistas e Sindicato do Piauí condenam censura prévia ao Portal 180

- Associação Nacional de Jornais repercute censura de juíza ao Portal 180graus

- Site Consultor Jurídico repercute censura de juíza do Piauí ao Portal 180graus

- Ong do Rio Grande do Sul desafia a censura e republica matérias censuras

- CENSURA imposta por juíza ao Portal 180graus ganha repercussão internacional

- Abraji emite nota contra decisão judicial no Piauí e diz que portal 180graus sofre censura prévia, diz Portal OitoMeia

- Editora-chefe do Portal OitoMeia condena em rádio censura ao Portal 180

- Portal Comunique-se repercute censura imposta ao Portal 180graus

Portal do Rio de Janeiro publica protesto do Portal 180graus contra censura imposta por juíza

Site de Rondônia repercute nota da ABRAJI contra censura de juíza do Piauí ao Portal 180graus

Site do Rio Grande do Sul repercute censura imposta ao Portal 180graus

Sindicato dos jornalistas do Mato Grosso do Sul repercute censura ao Portal 180graus

- Portal do Mato Grosso do Sul repercute censura imposta por juíza ao Portal 180graus

Twitter da ABRAJI repercute tentativa de empresário de tirar Portal 180graus do ar

 

*************
VEJA REPERCUSSÃO NO BLOG BASTIDORES: CLIQUE AQUI!

Comentários

Trabalhe Conosco