180graus

Estimula a prática esportiva - 19/06/2017 às 09h17

Implantação de 20 academias na zona Leste está em fase de licitação;confira

Envelhecer é um desafio e os projetos desenvolvidos pelo Poder Público Municipal têm papel importante nessa fase da vida considerada delicada para o cidadão. O projeto Academias ao Ar Livre visa melhorar a condição física, a qualidade de vida e a saúde das pessoas. Os equipamentos não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento. Ao todo, a zona Leste possui quatro academias instaladas e uma que está em fase de execução, no bairro Planalto Uruguai. Mas a previsão para este ano é a implantação de mais 20 espaços, com investimentos de R$ 1.414.264,85.

Segundo José Alberto Guimarães, gerente de obras da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste), o investimento é fruto de recursos próprios do município e está na fase de licitação. “A ficha já está preparada e o prefeito já assinou. Agora é só aguardar os procedimentos legais da licitação. Nossa previsão de início das obras é para o próximo semestre deste ano”, explicou o gerente.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), na zona Leste já foram instalados academias no bairro Piçarreira, Conjunto Pedra Mole, Residencial Taquari e a Avenida Raul Lopes. No bairro Piçarreira, por exemplo, a obra de implantação de uma academia, localizada na Praça João Dantas Neto, foi concluída ano passado conforme previsto no cronograma de trabalho e a comunidade tem ocupado o espaço de forma positiva. A praça também conta agora com um conjunto de equipamentos que possuem funções projetadas especialmente para o uso da comunidade idosa.

Para a moradora Marlúcia Ferreira, 57 anos, o espaço serve para aumentar seu rendimento físico, assim como socializar com os amigos. “Eu caminho quase todos os dias e depois vou fazer academia na praça. É bom porque eu aproveito para exercitar outras partes do meu corpo também”, contou.

O casal Maria de Lourdes, 64 anos, e Francisco Ribeiro, 61 anos, incluíram na rotina as caminhadas durante a semana em busca de uma vida mais a saudável e equilibrada. “Eu e meu marido fazíamos caminhada na Avenida Zequinha Freire, agora demos uma parada porque ele passou recentemente por um procedimento cirúrgico, mas em breve vamos voltar”, contou a dona de casa.

Segundo Maria de Lourdes, ela e o marido nunca frequentaram uma academia e por isso já combinaram de associar a caminhada com os exercícios que podem ser praticados de forma adequada e perto de casa.

Quem também nunca frequentou uma academia antes é a moradora Maria de Lurdes, 59 anos. Segundo ela, um dos motivos é a falta de dinheiro para comprar um tênis e roupas adequadas, mas ela disse já estar resolvendo isso. “Vou comprar em breve meu tênis e algumas roupas apropriadas para praticar exercícios. É importante, eu sei que é. Sem contar que agora deu mais motivação por ter essa Academiada da Terceira Idade bem pertinho”, contou.

Segundo especialistas, a atividade física na terceira idade é considerada um importante componente para quem busca um estilo de vida saudável, o que soma benefícios para a saúde física e mental. De acordo com o presidente da Associação de Moradores do bairro, José da Cruz, a implantação da academia vai proporcionar mais qualidade de vida à comunidade local e também das regiões vizinhas.

Projeto

Trata-se de um sistema que se adapta ao usuário utilizando o peso do próprio corpo, criando resistência e gerando benefício personalizado, independente de idade, peso e sexo. São indicados para maiores de 12 anos e principalmente para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos, mas podem ser usados por qualquer pessoa, funcionando como uma academia de ginástica ao ar Livre.

Até o momento, os bairros que serão contemplados com a instalação das academias são Pedra Mole, no espaço “Ferro do Engomar”, na quadra Q, em frente à Escola Itamar de Sousa Brito; Vale Quem Tem, na praça do Loteamento Esplanada do Uruguai; Socopo, na Rua Tancredo Neves com a Rua São Francisco; duas no Vale Quem Tem, uma em frente a quadra 08, no pátio da UBS, e outra no Loteamento Orgmar Monteiro.

Também na Piçarreira, na Praça João Dantas Neto; Parque Mão Santa, na Rua 11, ao lado do Centro de Produção; Morada do Sol, na praça principal em frente a Igreja; bairro de Fátima, na Praça Dom Avelar Brandão Vilela, próximo a Igreja Nossa Senhora de Fátima; e no grande Satélite, na Vila Madre Teresa ao lado do Campo. As demais academias serão instaladas de acordo com as demandas a serem determinadas, explicou a Superintendência.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


CFO - MA - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
PM-MA - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
22h50 Polícia Federal suspende a emissão de passaportes 22h28 Operação Pastor: há ex-gestor que é aconselhado a delatar se for preso 22h16 Após operação da PF há muito medo na região de São Raimundo Nonato 22h00 Preso pela PF, Décio Macêdo possui conduta reiterada para o crime; veja 20h40 32ª Vaquejada de Paraibano 20h29 Audiência sobre Homicídio do Professo Manim 20h26 Parada LGBT 2017 20h09 Prefeito de Nazária compareceu a reunião técnica na APPM nesta terça 20h09 Residencial e Loteamento Vale do Amanhecer 20h09 Prefeito de Corrente compareceu a reunião técnica na APPM nesta terça 20h02 Prefeito de Landri Sales compareceu a reunião técnica na APPM nesta terça 19h57 Realizado a Décima Sétima Sessão de Vereadores 19h53 Construsonhos Imobiliária 19h48 Prefeita Gilvana Entrega Calçamento na Rua Pedro Gama 19h38 Inaugurado a Unidade Básica de Saúde II do Bairro São Raimundo 19h36 Residencial e Loteamento Vale do Amanhecer 19h36 CBF adia início da Segunda Fase da Série D 19h28 Missa em Comemoração aos 79 Anos de São João dos Patos-Ma 18h24 Secretário participa da inauguração de novo centro para tratamento de dependentes químico 17h48 Feminicídio: Tenente do Exército é indiciado pela morte da namorada 17h45 Prefeito de Aroazes compareceu a reunião técnica na APPM nesta terça 17h28 Vereador Dijalma Mascarenha fala sobre projetos em entrevista ao Portal 180 graus 17h21 Falsos carteiros tentam assaltar agência dos Correios no litoral do PI 17h17 Rede recorre do pedido que arquiva a cassação de Aécio Neves; acompanhe 17h15 Deputado Pablo Santos prestigia show em comemoração aos 123 anos de Palmeirais

Escola de Sargentos - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional