Acontecerá durante essa semana -

Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realiza I Semana de Prevenção de Quedas

As quedas podem causar sérias lesões em pacientes hospitalizados. Como forma de prevenir esses eventos adversos e intensificar a divulgação do protocolo de Prevenção de Quedas o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) iniciou sua I Semana de Prevenção de Quedas. A ação, que tem como principal alvo o paciente, acontecerá durante toda essa semana nas enfermarias do hospital com palestras e distribuição de material informativo sobre o tema.

Pacientes idosos, agitados, com algum tipo de distúrbio, rebaixamento de nível de consciência ou que esteja em uso de determinado tipo de medicamento estão mais suscetíveis a quedas. De acordo com Sarah Nilkece, chefe do Núcleo de Segurança do Paciente, durante essa semana equipes do HUT estarão visitando as enfermarias para reforçar o trabalho de prevenção de quedas que já é realizado no hospital diariamente.

“O trabalho que estamos desenvolvendo essa semana é muito importante, pois irá chamar atenção, também, dos nossos profissionais de saúde. Além de prevenir eles devem estar preparados para comandar as intervenções corretas no momento de uma queda, caso ocorra”, explicou Sarah.

Ainda de acordo com Sarah o HUT possui um programa de prevenção de quedas e, diariamente, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) faz busca ativa em todos os setores do hospital para identificar pacientes com possuem esse perfil. “O paciente que possui risco de queda é identificado com uma pulseira de cor amarela. Assim, ele passa a ser monitorado por uma equipe multiprofisisonal que avalia, diariamente, a necessidade ou não de adotar novas medidas de prevenção de queda”, destacou.

Maria da Conceição que está acompanhando seu esposo Antonio Francisco Bacelar internado na Clínica Neurológica, desde o dia 24 de março, vítima de acidente de motocicleta, assistiu à palestra da equipe e disse que as novas orientações irão ajudar muito. “Meu esposo está muito agitado desde o acidente. Já tinha recebido algumas orientações do hospital. Agora vou poder cuidar dele melhor”, disse.

O diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, explicou que é comum o risco de queda e que pode aumentar com a hospitalização. “Além de estarem em um ambiente estranho esses pacientes são, muitas vezes, portadores de doenças que predispõem à queda ou fazem uso de medicamentos que podem aumentar esse risco. Quedas de pacientes contribuem muito para aumentar o tempo de permanência hospitalar e os custos assistenciais, interferindo ainda na continuidade do cuidado. Portanto, a prevenção é sempre o melhor caminho”, finalizou o diretor.

Além do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) também estão participando da realização do evento o Núcleo de Estágio, Educação Continuada, Grupo de Prevenção e Tratamento de Lesões (GPTL) e as Faculdades Santo Agostinho, Estácio Ceut, Facid, Aespi, Uninovafapi e Uespi.

 

Fonte: Com informações da assessoria

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco