• Neste Blog
  • No 180graus
Criado por Marcelo Rosenbaum - 03/01/2012 às 13:12h

Grupo seleciona estudantes que vão ajudar a mudar povoado no PI

Comunicadores, artistas e um grupo de 15 estudantes vão a Várzea Queimada, em fevereiro

Compartilhar no Orkut
Grupo vai implantar o AGT Grupo vai implantar o AGT

O povoado Várzea Queimada, localizado na cidade de Jaicós, sul do Piauí, foi selecionada para fazer parte do projeto “A Gente Transforma (AGT) 2012 – Chapada do Araripe/Piauí”, criado por Marcelo Rosenbaum e que nessa edição conta com a parceria do SEBRAE e do Governo do Estado do Piauí.

Arquitetos, designers, comunicadores, artistas e um grupo de 15 estudantes vão a Várzea Queimada, em fevereiro, para implantar o AGT.

No povoado, a intenção do grupo é se unir aos moradores durante quinze dias. E dessa parceria vai surgir um novo povoado, mais bonito, mais saudável, mais humano, mais rentável economicamente. A intenção é transformar Várzea Queimada em um lugar aonde vale a pena viver.

No texto publicado no site de Marcelo Rosenbaum, ele conta: “A maior distância que separa Várzea Queimada de uma cidade moderna não pode ser medida em quilômetros. Não é uma separação meramente geográfica, mas também de tempo. Um enorme lapso temporal, uma distância tão longa que é possível dizer que o lugar ainda não chegou ao século 21”.

SELEÇÃO DE ESTUDANTES
A seleção dos estudantes já começou. As inscrições estão abertas para universitários, maiores de 18 anos, das áreas de arquitetura, design, serviço social e engenharia.
Os 15 selecionados vão se unir à comunidade local e ao arquiteto e urbanista Henrique Pinheiro para mudar as condições de vida em Várzea Queimada. Vão fazer um trabalho direto nas moradias, apresentar soluções de permacultura para melhorar o saneamento básico, a iluminação das casas, resolver o problema da água contaminada e fazer tudo o que for necessário para encurtar a enorme distância que separa esse povoado do século 21.

Para você se inscrever é muito simples:
1) Faça um vídeo de até três minutos respondendo as seguintes perguntas:
1. Quem é você?
2. O que você faz?
3. Qual é a sua definição da palavra “comunidade”?
OBS: Você precisará fazer um upload do seu vídeo no Youtube e nos enviar apenas o link para que nós possamos vê-lo. Muita atenção: não envie o arquivo do seu vídeo para nosso e-mail, pois temos um limite de espaço na nossa caixa de mensagens e seu material pode não chegar até nós.
2) Escreva até 30 linhas explicando o que você faria, através do design sustentável, para requalificar a vida das pessoas que vivem em Várzea Queimada. Além da sua criatividade e vontade de transformar, você terá à disposição materiais que podem ser encontrados com facilidade no lugar: palha de carnaúba, pneus usados, terra, vegetação típica da caatinga e moradores com muita vontade de trabalhar de transformar.
Tudo pronto, envie um e-mail para vemcomagente@agentetransforma.com.br com o link do vídeo no Youtube e o texto de 30 linhas (pode ser no corpo do e-mail ou em um arquivo do word).
Você tem até às 23:59h do dia 15 de janeiro de 2012 para enviar seu material. Fique atento ao prazo.


Compartilhar no Orkut

Deixe seu comentários usando o Facebook

Fonte: Com informações do site de Rosenbaum
Edição: Apoliana Oliveira
  • Compartilhar:
  • Bookmark and Share
  • M-485542
0 média
Até agora: Total de Votos: 0