Geral

Referência em educação · 08/08/2015 - 10h01

Grupo Educacional CEV conseguiu a marca de 100 mil fãs no Facebook

Sucesso da fanpage do Facebook se deve às postagens que procuram sempre trazer coisas interessantes


Compartilhar Tweet 1



O Grupo Educacional CEV, dirigido pelo professor Nazareno Fonteles, conseguiu neste domingo (02/08) atingir a marca dos 100.000 curtidores na sua fanpage do Facebook. O número de novos curtidores por semana chega a 2.500. É um feito muito significativo se tratando de uma página voltada à educação, visto que grande parte do público das mídias sociais é formado por jovens que, geralmente, não se interessam pelo assunto. O grande número de curtidas representa o crescimento e aceitação do Grupo, que atualmente é umas das maiores referências no setor da educação em todo o país.

O diretor Geral do grupo, Nazareno Fonteles, diz que acredita que o sucesso se deve a três principais fatores. A dinâmica da página, o resultados em vestibulares e concursos e a boa imagem dos profissionais que compõem o grupo. "Acredito que essa popularidade se deve a vários fatores. Numa percepção inicial destaco três deles: A dinâmica da nossa página no Facebook em atender prontamente as demandas juvenis acerca do funcionamento do CEV, bem como dos seus eventos internos e externos, que compõem o nosso projeto pedagógico focado na aprendizagem dos alunos. Por exemplo, neste semestre além de premiações por desempenho provas e concursos, celebração do dia dos pais, teremos a Gincana Cultural do CEV, que já está mobilizando os nossos alunos e que envolve a participação de muita gente de fora do colégio. E esta dinâmica será narrada, dia a dia, no Facebook; Nossos resultados em vestibulares e outros concursos são excepcionais quando comparamos com as melhores escolas do país e levamos em consideração o curto tempo de nossa existência na sociedade e à diversidade de alunos que chegam à nossa escola; A boa imagem dos dirigentes e professores da escola, bem como da metodologia dinâmica e atualizada de avaliação contínua, que valoriza a interdisciplinaridade e que dialoga bem com a diversidade do contexto infanto-juvenil do momento que vivenciamos", contou.

Para o diretor administrativo do colégio, Álvaro Nolleto, o sucesso da fanpage do Facebook se deve às postagens que procuram sempre trazer coisas interessantes e sempre voltadas para o público alvo. “A gente posta muitas dicas, algumas coisas interessantes, temos uma pessoa responsável por ter essa interação com o curtidor, procura sempre responder as perguntas, os comentários são respondidos constantemente. A gente nunca abandona o nosso curtidor. E a gente procura sempre fazer uma postagem interessante, que chame a atenção, voltada para o nosso público. Como nós temos três modalidades, a gente faz postagens das três coisas: colégio, vestibular e concurso; sempre focando nos três cursos.”

Nolleto disse ainda que o segredo do sucesso do Grupo Educacional é a qualidade do ensino oferecido. “O motivo principal é a qualidade de ensino, a excelente equipe de professores. No colégio, o diferencial que a gente tem é a nossa sistemática de avaliação, que obriga o aluno a ter que estudar todo dia. E isso faz com que nossos alunos obtenham melhores resultados cada vez mais”, afirmou.

Iêda Lima Verde é a responsável pelo marketing do Grupo e conta que grande parte do sucesso da fanpage se deve ao rápido feedback que os administradores da página dão aos curtidores. “A gente faz alimentação diária do facebook e do instagram. A gente procura sempre ter uma interação muito grande com os curtidores, então a gente procura sempre responder as perguntas que são feitas através do inbox, responder sempre o mais rápido possível e sanar completamente a dúvida, não deixar em aberto.E sempre a gente tenta chamar para vir a escola, tanto para o colégio como também para conhecer o site, para buscar mais informações. A gente sempre busca interligar todos os veículos que a gente tem."

"Um ponto muito importante é essa questão de feedback rápido, até para manter uma conversa porque às vezes, você responde rápido e a pessoa ainda está online e aí ela acaba perguntando outra coisa e aí mantém uma conversa. Essa questão de ser informal também acho importante, de não responder com tanta formalidade porque você se torna mais próximo da pessoa que está curtindo sua página. A pessoa se sente à vontade, se você curte uma página no facebook e tem alguma dúvida, alguma crítica para fazer e tem o feedback que tanto é rápido como é positivo para aquilo que você falou a pessoa se sente confortável, ela se sente bem por ter aquela atenção da página que ela curte, isso é importante. São nossos seguidores, nossos curtidores, temos que dar atenção total para eles. A gente chegou nos 100 mil por causa de cada curtida que a gente teve, por causa de cada pessoa que foi lá, viu a página, gostou e curtiu. Então a gente tem que dar atenção, a gente tem que procurar resolver as dúvidas deles e municiar eles de informações a respeito do que a gente faz”, disse Iêda.

O sucesso é tão grande que o Grupo já tem prevista para 2016 a instalação de uma nova sede na Av. Kennedy. A nova estrutura será algo novo, ainda não visto no estado e passará por duas fases de obras a serem terminadas ao longo do próximo ano. A partir de 2016, o colégio também passará a oferecer a opção de ensino integral para os alunos do infantário (a partir de um ano) ao 5º ano do fundamental e ainda 2.000 novas bolsas ofertadas em todo o Grupo.

O colégio e pré-vestibular contam com grandes nomes de professores que também são referência em educação no estado como Alex Romero – Literatura, Antenor Fortes – Biologia, Cláudio Carvalho – Química, Gilvan Dias – Biologia, Jurandir Jacy – Química, Marcelo Lima – Geografia, Neto Ceará – Matemática (também é diretor pedagógico), Patrícia Lima – Redação, Pedro Netto – Física; já na área de Concursos, o Grupo conta com nomes como Márcio Lima – Informática, Fernando Lira – Português, Antônio Cláudio – Conhecimentos Bancários, Allysson Nunes – Direito Constitucional e João Henrique – Direito Administrativo; entre outros grandes nomes.

Em conversa com o 180 o professor Neto Ceará, que também é o diretor pedagógico do colégio contou um pouco da história de crescimento do Grupo, além de explicar a metodologia de ensino que o faz ser visto como diferente dos outros colégios. “O CEV começou como um cursinho e esse crescimento se deve ao arrojo da direção geral de acreditar num sistema de avaliação diferente, um ensino que junta o moderno com o tradicional. Uma escola disciplinadora, porém, uma escola que acredita que a qualidade do professor, o foco em resultado, ele vá, lá na frente, fazer com que o aluno se sinta mais à vontade e consiga aprender melhor. Quais são os nossos principais diferenciais, além da questão disciplinadora, temos um sistema de avaliação inovador. Nossas provas são toda semana. Além disso, temos simulado modelo ENEM a partir do ensino fundamental. Além desse sistema inovador, com recuperações paralelas, temos também disciplinas transversais. Além da filosofia, sociologia, que o MEC já exige, nós temos uma disciplina chamada NDPC, que significa Noções de Direito, Política e Cidadania, que é no primeiro ano do ensino médio onde o professor trabalha ética, trabalha a questão do direito do ECA, direito do consumidor, direito eleitoral. Isso melhora a visão do aluno como um todo. No segundo ano, nós temos outra disciplina bem diferenciada que é NEFE - Noções de Economia, Finanças e Empreendedorismo, onde o professor trabalha planejamento financeiro, vê a questão do impacto da inflação no nosso dia a dia, questão de bolsa de valores. Então, tudo isso faz com que a escola se torne diferente. A gente se preocupa não só com a questão do vestibular, com a questão do ENEM, a gente se preocupa através dessas novas diretrizes com a formação do cidadão como um todo. ”

“Nossa equipe de professores é diferenciada, nós temos aqui um quadro diretivo muito grande. A direção geral hoje é do professor Nazareno Fonteles, eu faço a direção pedagógica e o Álvaro [Nolleto] faz a direção administrativa. Além disso, nós temos coordenadores de disciplina, onde existem reuniões semanais com os professores para acompanhar planejamento, acompanhar o nível da prova. Tudo isso reflete no aluno. O aluno se sente apoiado. Além de tudo isso nós temos também um quadro bom de psicólogos, aquele apoio que está faltando, aquela mão amiga, aquela palavra de conforto, de força, nós temos também, que é uma coordenação de disciplina e rendimento. Esse conjunto de fatores faz com que a escola tenha crescido de forma tão rápida e tão aceita pela sociedade porque é um projeto novo, um projeto forte, um projeto firme, de pessoas sérias e que o resultado você vê nos vestibulares, nos ENEMs, a escola já tem um resultado muito bom. A gente vê o crescimento do nosso ensino infantil porque as famílias já estão acreditando nesse projeto pedagógico. Esse conjunto de diferenciais faz com que estejamos hoje tão bem aceitos, tão bem-conceituados aqui no mercado”, continou.

O colégio realiza ainda semestralmente seminários para os alunos sobre os mais variados temas e fazê-los discutir sobre eles, além de eventos voltados para o público pré-vestibulando, como o Painel das Profissões, que chegou à sua sexta edição neste ano e conta com palestrantes de mais de 40 áreas, além de estandes com as maiores faculdades de Teresina.

Sobre o feito das 100.000 curtidas, o diretor pedagógico conta que conhece o poder que as mídias sociais possuem atualmente e que o Grupo tem usado bastante essa ferramenta. “A gente sabe que hoje as mídias sociais têm um impacto muito forte e nós temos também um setor de marketing muito forte que atua. Nós temos ex-alunos que estão hoje ainda em contato conosco. Então essas curtidas, esse contato, essa troca de informação que há, Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp, tudo isso faz com que esse conjunto de fatores se revele nessas mais de 100 mil curtidas que é um número bastante relevante, bastante significativo. ”