Geral

Cidades de Uruçuí e Bom Jesus · 25/05/2013 - 08h49

Globo Repórter destaca riqueza da água subterrânea do Sul do Piauí

Reportagem mostrou os gaúchos e paulistas que deixaram suas cidades para virem ao estado


Compartilhar Tweet 1



O equipe de reportagem do programa Globo Repórter desta sexta-feira (24/05) foi até o Sul do Piauí nas cidades de Uruçuí e Bom Jesus para registrar uma da maiores riquezas do estado, a água subterrânea que brota do subsolo. A matéria mostrou como essa riqueza que é desperdiçada no estado tem ajudado para o desenvolvimento agrícola da região com a plantação da soja.

A matéria destacou a trajetória de gaúcho e paulistas que deixaram seus estados em busca das oportunidades que o Piauí oferece. Eles vem em busca de aproveitar as riquezas do Vale do Gurgueia que possui a terceira maior reserva de água subterrânea do Brasil e a maior do Piauí.

A repórter Beatriz Castro visitou as duas cidades e mostrou as transformações que o aproveitamento da água subterrânea trouxe para a região. Não só os grandes produtores se beneficiam dessa riqueza, mas também ajuda a agricultura familiar a resistir aos efeitos da maior estiagem dos últimos anos.



A reportagem também destacou o caminho inverso feito pelos piauienses que foram para o Sul do país, em busca de oportunidades, mas estão voltando para casa . A plantação de soja e feijão representam a maior parte da produção da região que já representa uma boa parte do PIB do estado.

Assista à reportagem: