Começa a partir de julho -

Fundação Municipal de Saúde aumenta oferta de exames de imagem

A partir do mês de julho haverá aumento na oferta de exames de imagem na rede pública municipal de saúde que poderá viabilizar 725 exames de imagem por dia, 15.950 exames por mês e 191.400 ao ano. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) tem 29 médicos ultrassonografistas em seu quadro de servidores, que agora terão como meta individual realizar 25 exames de imagem por dia.

“Antes, a meta deles era realizar 16 exames em apenas um turno. Agora a oferta de exames por imagem será nos turnos manhã e tarde e a meta para cada médico aumentará”, explica Jesus Mousinho, diretora de Assistências Especiais da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Os 11 hospitais da rede municipal e as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) farão exames de imagem simples, como ultrassom abdominal, gestacional e pélvica. Já o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo realizará os exames mais especializados, como a ultrassom doppler e de parte moles. “Com essa nova ação da FMS o acesso aos exames de diagnóstico será aumentado. Os resultados também serão agilizados”, afirma Sílvio Mendes, presidente da FMS.

A orientação é que os agendamentos de exames sejam regionalizados, ou seja, que o paciente faça o exame na área onde reside. Os exames dos pacientes internados também devem ser solicitados pelo médico plantonista e os da comunidade em geral (exames abertos) devem ser agendados pela Central de Regulação de Exames do SUS.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco