180graus

Viveu há 250 mi de anos atrás - 11/03/2016 às 10h18

Fóssil de réptil que viveu antes dos dinossauros é descoberto no Brasil






Casa do cartucho

Um animal mais antigo do que os dinossauros circulou por terras brasileiras. Pesquisadores de um grupo internacional descobriram no Rio Grande do Sul um fóssil de um réptil que viveu há 250 milhões de anos na região. Sim, antes mesmos que os dinossauros aparecessem.

A nova espécie foi identificada a partir de um crânio bem preservado encontrado no início de 2015 pela equipe do Laboratório de Paleobiologia da Unipampa (Universidade Federal do Pampa) no município de São Francisco de Assis (RS). O animal ganhou o nome de Teyujagua paradoxa e pode ajudar a explicar a evolução inicial do grupo de criaturas que originou os dinossauros, há cerca de 230 milhões de anos.

"O Teyujagua é bem diferente de outros fósseis de mesma idade. Sua anatomia mostra que este animal era um intermediário entre répteis primitivos e os arcossauriformes, grupo bastante diversificado que inclui todos os dinossauros extintos, além das aves e jacarés atuais", explicou Felipe Pinheiro, professor da Unipampa e coautor do trabalho.

Como era o antigo morador do Brasil
Teyujagua, nome do animal, significa "réptil feroz" na língua guarani. De acordo com a pesquisa, ele era um animal quadrúpede com cerca de 1,5 m de comprimento. O réptil provavelmente era carnívoro, fato indicado pela formação dos dentes serrilhados.

As narinas características de bichos semiaquáticos mostram que o animal provavelmente vivia às margens de rios e lagos, caçando anfíbios primitivos e pequenos répteis.

fossil-encontrado-no-rs-estava-bem-preservado-1457486288102_615x300.jpg

A descoberta da nova espécie mostra que os animais do tipo arcossauros se tornaram diversos após um grande evento de extinção há 252 milhões de anos. Tal extinção eliminou 90% de todos os seres vivos e foi provocada pelo efeito estufa oriundo de erupções vulcânicas na Rússia. O despovoamento do planeta fez alguns grupos de animais crescerem em número e diversidade, mas os os arcossauros, que deram origem a dinossauros, pterossauros e crocodilos, se tornaram dominantes mais tarde.

Novas escavações estão sendo feitas na região onde o fóssil foi encontrado, e outros objetos já foram desenterrados. A pesquisa inclui cientistas e paleontólogos de três universidades brasileiras e um pesquisador do Reino Unido. O estudo foi publicado no periódico científico Scientific Reports, do grupo Nature.

Fonte: Com informações do UOL

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Informática p/ concursos
Agente PRF
Matemática Básica
Quer mudar de vida?
Agente PF
Casa do Cartucho
Aulão beneficente para carreira administrativa
Informática Cespe/UNB
Últimas Notícias
18h30 Prefeito Osvaldo Bonfim fez inscrição na 5ª Edição do Selo Unicef 18h26 Prefeito de Palmeirais assinou termo para participar da 5ª Edição do Selo Unicef 18h09 Empreiteira investigada pelo TCE-PI tem contratos prorrogados; entenda 18h07 Capacitação de coordenadores do Enem começa neste sábado (19) 17h52 Prefeito de José de Freitas assina adesão ao Selo Unicef 2017/2020 17h35 Dr. Wagner esteve na APPM participando do 'Diálogo Municipalista' 17h33 Projeto Lei Maria da Penha nas Escolas ganha prêmio nacional 17h30 Veículo tomado de assalto em Capitão de Campos é recuperado na cidade de Parnaíba 17h25 Ponte Estaiada será iluminada com cores da bandeira da Espanha 17h15 Caçadores matam vigilante do Parque Serra da Capivara 17h06 Agosto Dourado: Cocal realiza atividades para estimular amamentação 17h06 Realizada abertura da Festa da Melancia em Jatobá do Piauí 17h04 Prefeito Junior Ribeiro comparece a APPM e participa de debates 17h01 Sistema digital reduzirá o tempo médio para a abertura de empresas na capital 17h01 Novas regras vão facilitar embarque e desembarque em aeroportos; veja 17h01 Preço do tomate pressiona, mas cesta básica nordestina fecha julho em baixa 16h53 Inscrições para curso EAD gratuito sobre orçamento público estão abertas até 27 de outubro 16h46 Museu do Zé Ditor é invadido e tem peças furtadas na em Campo Maior 16h42 Governo federal zera a fila de candidatos ao Bolsa Família 16h38 Assistência Social de Rio Grande inclui mais 77 famílias carentes ao Programa Bolsa Família 16h33 Sindicatos se reúnem com presidente do TCE para tratar de dinheiro do Fundef 16h29 Após revindicações dos moradores prefeitura de Parnaíba inicia limpeza nas ruas de residencial 16h22 Lula cita nome de W.Dias, 'gênio da política', em lista de presidenciáveis 16h21 Prefeito Valdinar comparece a APPM e participa de debates com gestores 16h13 Lei do Sistema Único de Assistência Social é lançada na capital

Matemática Básica
Carreira administrativa
Informática p/ concursos

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Cespe/UNB
    Raciocício Lógico
    Cespe/UNB
    Vem pro Podium!
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram