Oficina de capacitação -

Fórum capacita gestores municipais a inserir o programa ID Jovem no Piauí

Na abertura do Fórum Estadual de Gestores Municipais da Juventude, nessa segunda-feira (24/04), foi lançado o programa Identidade Jovem (ID Jovem). O programa será divulgado e fiscalizado pela Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv). À tarde, houve uma oficina de capacitação, na Escola Fazendária, para os gestores municipais de juventude.

“Recebemos hoje a caravana nacional do ID Jovem com a presença do secretário nacional de Juventude, Assis Filho, e diversas autoridades, jovens e gestores de juventude. Nesta terça-feira (25/04), trataremos sobre a criação e reformulação dos Conselhos Municipais de Juventude e queremos também criar uma agenda com os municípios para a implementação de políticas públicas”, disse o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes.

O Identidade Jovem é um programa voltado para jovens entre 15 e 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos e que tenham cadastro no NIS. Eles são beneficiados com meia entrada em eventos esportivos e artístico-culturais. Além disso, também têm direito a passagens gratuitas e meia-passagem em transporte coletivo interestaduais.

“Estamos chegando à casa de 100 mil jovens beneficiados no Brasil inteiro. No Piauí, teremos mais de 400 mil beneficiados. A meta do governo federal com a parceria de governos estaduais e municípios é chegar à marca de 4,5 milhões de brasileiros beneficiados num prazo de seis meses de divulgação com a caravana do ID Jovem. Estamos buscando cumprir esse número que representa 30% do número de beneficiários no Brasil inteiro que é de 15 milhões. Os estados e as prefeituras têm abraçado esse programa que é oriundo do Estatuto da Juventude, uma conquista histórica dos jovens brasileiros”, informou o secretário nacional de Juventude, Assis Filho.

Estiveram presentes à solenidade de abertura do fórum, o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes; o secretário nacional de Juventude, Assis Filho; o secretário municipal de Juventude de Teresina, Zé Filho; a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias; a vice-governadora Margarete Coelho; o vereador Deolindo Moura e outros parlamentares, além de estudantes da rede estadual e líderes juvenis.

Oficina de capacitação

A oficina de capacitação foi ministrada pelo assessor técnico da Secretaria Nacional da Juventude, Marcos Correia. “Foi um trabalho muito coerente e significativo. Acredito que todas as dúvidas expostas foram sanadas e estamos à disposição para resolver as que vierem futuramente”, disse Correia.

Vereadores, secretários municipais de Juventude e prefeitos de municípios piauienses participaram da oficina e fizeram questionamentos sobre a implementação do programa. Um dos que participaram da atividade foi Anderson Lima, secretário municipal da Juventude de Castelo do Piauí. “Esta tarde serviu para que tenhamos uma visão ampla do que é o ID Jovem por meio da discussão de casos. Tivemos uma noção de quais são as dúvidas e os problemas que iremos encontrar e quais esclarecimentos precisaremos fazer”, afirmou Lima.

Ele informou que o município de Castelo do Piauí já pensa em algumas estratégias para a divulgação do programa. Uma delas seria o diálogo com estudantes do Ensino Médio da cidade, que segundo ele, estariam dentro dos critérios de renda do programa.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco