180graus

Mais de 19 palestras - 19/05/2017 às 16h35

Evento reúne mais de 180 pessoas no Ceir com tema sobre Paralisia Cerebral






Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

A paralisia cerebral é a maior causa de reabilitação infantil do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), que já atendeu 1.820 crianças com a condição, número seis vezes maior que as demais causas de tratamento infantil na instituição.

Nesta sexta (19/05), mais de 180 pessoas, entre profissionais e estudantes de saúde, educação e áreas afins, estiveram reunidas para discutir o assunto e temáticas relacionadas à reabilitação.

Um dos temas levantados foi o diagnóstico da paralisia cerebral por estudos genéticos e a relação da consanguinidade, que é a união de pessoas com laços de sangue, com a paralisia cerebral. Assunto levantado pelo pós-doutor em neurogenética Fernando Kok, formado pela Universidade Johns Hopkins/ Kennedy-Krieger Institute, dos Estados Unidos.

“As instituições de saúde precisam discutir e oferecer mais oportunidades terapêuticas para os pacientes. É nesse caminho que o Ceir vem crescendo na sua parte científica, compartilhando também com os profissionais de outras instituições e com os acadêmicos. E quem ganha no final é o paciente, com os atendimentos mais qualificados”, explica o médico neurocirurgião Francisco Alencar, superintendente executivo do Centro.

O evento contou com a participação de representantes dos conselhos regionais de Medicina e Fonoaudiologia, Arquimedes Cavalcante e Cecília Baldi, respectivamente, e do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 14), Marcelino Martins. “A sociedade exige profissionais com humanidade e responsabilidade social. Momentos como esse representam o nosso compromisso e contribuição para a saúde pública do Piauí”, afirma Marcelino.

Para a estudante de terapia ocupacional, Carolina Silva, o momento é uma oportunidade dupla. “Além do simpósio, também vou participar de um curso que será ofertado para os pais e cuidadores de crianças com a paralisia cerebral. Será um contato importante e enriquecedor para nós e um treinamento para o mercado de trabalho”, conta.

O evento tem continuidade neste sábado (20/05), com a programação do I Simpósio Piauiense de Paralisia Cerebral, e um curso para pais e cuidadores. No domingo (21/05), a equipe de profissionais do Ceir recebe uma capacitação interna sobre o tema.

Fonte: Com informações do Governo do Estado do Piauí

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Vem pro Podium
Teresina Participativa
Vem pro Podium
PM BA - Vem pro Podium!
Cadastre-se
PM TO - Vem pro Podium!
Vem pro Podium
Últimas Notícias
11h59 Parceria Votorantim pela Educação inicia atividades em Santa Filomena 11h55 Parceria Votorantim pela Educação inicia atividades em Curral Novo do Piauí 11h52 Prefeitura do município de Jerumenha realiza evento para homenagear trabalhadores rurais 11h50 Nesse sábado e domingo a bola volta a rolar pelo Campeonato Municipal de Pimenteiras 11h48 Prefeitura de Pimenteiras realizará a festa das mães nesse sábado 11h47 Polícia prende suspeitos de roubo milionário na Servi-San 11h43 Tribunal do Júri no município de Valença inocenta acusado de assassinato 11h41 Eletrobras divulga nota de esclarecimento sobre ‘corte’ de energia em Prefeitura 11h35 Alunos conquistam medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática 11h23 Apae de Picos comemora 38 anos e lança campanha social 11h21 Prefeitura de Monsenhor Gil patrocina evento de trilhas no Município 11h19 Prefeitura de Santana promove Dia de Lazer para centenas de mães 11h16 Pesquisa aponta que cliente do ‘atacarejo’ pretende continuar comprando no segmento 11h11 Cadelinha é apreendida acusada de roubar pão em loja de conveniência 11h11 Expoeiras é um sucesso em sua festa de abertura com Aviões do Forró; Veja 11h00 Prefeitura de Uruçuí faz substituição de lâmpadas nos postes na cidade 11h00 Unidade da PRF foi inaugurada em Campo Maior na última quinta-feira 10h57 Prefeitura municipal realiza entrega de gerador para secretaria municipal de saúde 10h55 Criança de Campo Maior precisa de ajuda para tratamento de doença 10h53 Morre em Teresina a professora Graça Ciríaco, ex-presidente da Adcesp Uespi 10h53 Campanha Floriano Limpa tem início próximo dia (29/05) 10h47 PMT inaugura hoje Terminal do Bela Vista; vai operar nos fins de semana 10h40 Ceir realiza BazArte com obras pintadas por pacientes 10h40 Prefeitura de Regeneração realiza neste sábado festa das mães 10h36 Comunitas oferece bolsas de estudo para servidores da PMT

Vem pro Podium
Vem pro Podium
Teresina Participativa

Mais Lidas

    Podium - Professores Dir. Constitucional

    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 913

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Suas ideias podem melhorar Teresina
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional