Geral

Melhoria de Estradas · 02/10/2011 - 06h43

Estradas da zona rural do Piauí recebem obras de recuperação

As obras serão executadas até o fim deste ano pela Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR)


Compartilhar Tweet 1



Estradas de acesso à zona rural de Teresina receberão da Prefeitura obras de recuperação que serão executadas até o fim deste ano. As ações serão realizadas pela Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), que também planeja a instalação de projetos de irrigação nas mais de 40 hortas comunitárias do município.

O superintendente da SDR, Sérgio Vilela, acrescentou que, paralelamente à recuperação das estradas, a Prefeitura de Teresina elabora projeto de asfaltamento das principais rodovias municipais, com o fim de melhorar a acessibilidade e o escoamento agrícola dos campos produtivos. "Esta é uma importante região da cidade por conta da produção de alimentos e as intervenções são necessárias para facilitar a distribuição dos produtos", afirma o superintendente.

Segundo ele, a recuperação das estradas deverá ser executada antes do período chuvoso, até o fim do ano, priorizando aquelas em situação mais degradada, com as de acesso às localidades Taboca do Pau Ferrado, Bom Futuro e Capim Duro, entre outras. A trafegabilidade nessas estradas está comprometida e por determinação do prefeito Elmano Férrer, superintendente frisou que já finaliza os projetos para a recuperação desses escoadores da produção.

Horticultura - Sobre as hortas comunitárias, a Prefeitura presta assistência técnica a mais de 40 desses espaços de produção no município. São mais de três mil famílias que vivem da horticultura, tanto para a própria alimentação como para a comercialização dos produtos. Para minimizar os efeitos da estiagem, a Prefeitura de Teresina, de acordo com Sérgio Vilela, prevê a irrigação desses campos para propiciar mais segurança às famílias na produção dos alimentos. Recursos para a execução do projeto devem ser adquiridos de emendas parlamentares.

Para reforçar esse apoio aos horticultores, o superintendente da SDR revela que o prefeito Elmano Férrer também determinou a intensificação de cursos de capacitação para os agricultores das hortas comunitárias com foco na diversificação da produção e na melhoria da qualidade da horticultura.

Outro projeto da Prefeitura, por meio da SDR, é a implantação de infraestrutura de logística e transporte para comercialização dos produtos da merenda escolar com a utilização de caminhão refrigerado, como também a preparação dos produtos para entrega, desde o tratamento até a embalagem.


Fonte: Com Informações Da Ascom