Geral

Nos 165 anos de Teresina · 17/08/2017 às 00h01

Esperança Garcia e Oeiras recebem medalha Mérito Conselheiro Saraiva

Homenagem foi entregue em solenidade no Teatro 4 de Setembro


Compartilhar Tweet 1



Por Apoliana Oliveira

As mulheres foram as grandes homenageadas na solenidade de outorga da Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva, realizada nesta quarta-feira (16/08) no Teatro 4 de Setembro, nesta data do aniversário dos 165 anos de Teresina. Este ano a prefeitura centrou sua campanha e programação nos valores da mulher para a construção de uma cidade melhor.

O prefeito Firmino Filho destacou este como um importante momento para refletir sobre a condição da mulher teresinense, fundamental na família, na comunidade e no mercado de trabalho. "Ainda estamos distantes do nosso sonho de cidade, mas contamos com o empenho, determinação, e a tenacidade das mulheres", diz.

Lembra ainda que Teresina não é feminina somente no nome, mais em sua constituição, e por isso o Conselho da Medalha - maior comenda concedida pelo município - escolheu mulheres que representam a luta nas comunidades, o trabalho na área da cultura, saúde e educação, as empreendedoras, e também profissionais que fazem a diferença em suas profissões.

- O prefeito Firmino Filho e a coordenadora do Memorial Esperança Garcia, Antonia Aguiar. Foto: Fábio Carvalho/180graus

A cidade de Oeiras, primeira capital do Piauí, também foi homenageada. O prefeito Zé Raimundo (PP) e o presidente da Câmara, José Alberto Pinheiro, receberam simbolicamente a comenda, que será oficialmente enviada ao Município. "É uma forma de homenagearmos a nossa querida ex-capital", disse Firmino sobre a homenagem.

- Comenda foi recebida simbolicamente pelo prefeito Zé Raimundo, mas será oficialmente enviada ao município de Oeiras (PI). Foto: Fábio Carvalho/180graus

Homenagem e reconhecimento também para a escravizada Esperança Garcia que, em 1770, escreveu uma petição ao governador da província do Piauí, denunciando maus tratos sofridos por ela, suas companheiras e filhos. Em 2017, foi reconhecida como a primeira mulher advogada do estado, por meio de título simbólico concedido pela OAB-PI.

Firmino a destaca como "simbolo da mulher nega, que busca defender a sua família, seus direitos. Uma voz que ecoou nos séculos, e merece ser destacada para as gerações futuras. A carta que ela escreveu é um marco, que faz a denúncia de uma época", reconhecendo que no presente ainda há muitas outras formas de escravidão.

- O prefeito entregando homenagem a Laura da Silva Carvalho, funcionária do Mercado Central de Teresina. Foto: Fábio Carvalho/180graus

Segundo o prefeito, estas duas homenagens representam o pagamento de uma dívida histórica da cidade de Teresina.

Macilane Gomes, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, comentou ainda sobre as ações que estão sendo realizadas na programação do aniversário da cidade, com foco na mulher, e ainda em comemoração aos 11 anos da Lei Maria da Penha. Cita a realização da 1ª Mostra Integra Mulher, o Colóquio Vozes, o Beleza Oculta, que será levado para o Centro de Referência da Mulher Esperança Garcia, e a campanha Laço Branco, a ser debatido na Câmara de Teresina, que trata sobre a mobilização dos homens pelo fim da violência contra a mulher.

- A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Macilane Gomes, que também foi homenageada com a medalha. Fotos: Fábio Carvalho/180graus

- Firmino, acompanhado da primeira-dama Lucy Soares

- Hino de Teresina foi apresentado por Vanessa Lobão e Raquel, respectivamente das Orquestras Sanfônica e Sinfônica de Teresina

- Clique aqui para ver a LISTA COMPLETA das homenageadas