180graus

Saiba como se cadastrar - 17/07/2017 às 09h43

Crianças afastadas da família são recebidas no serviço Família Acolhedora






comserv

Amorosa, comunicativa e brincalhona, a pequena Maria*, de quatro anos, faz a alegria da casa da nutricionista Laura* e nem lembra mais a criança triste e com dificuldade de comunicação que era há quatro meses. A mudança ocorreu depois que ela foi inserida no serviço Família Acolhedora, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

A nutricionista conta que procurou o serviço da Prefeitura porque sempre teve vontade de ajudar uma criança, de alguma forma. “Não tenho filhos e, como não quero adotar, achei no Família Acolhedora uma oportunidade de viver essa experiência,” explica. “Essa criança mudou a rotina de toda a família para melhor. Hoje me vejo como uma mulher mais forte e paciente. Me sinto mais completa em ter essa responsabilidade de cuidar de uma criança, principalmente em saber que meu carinho e cuidado serão importantes para o desenvolvimento dela”.

O Família Acolhedora, implantado em 2016, é um serviço que acolhe, em residências de famílias, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, em função de abandono ou porque às famílias encontram-se temporariamente impossibilitadas de cumprir com sua função de cuidado e proteção. O período em que os acolhidos passam com as famílias cadastradas varia de acordo com a gravidade de cada caso, mas tempo mínimo é de seis meses.

Para Michelly Batista, coordenadora do Família Acolhedora, o serviço tem alcançado resultados positivos, especialmente, para as crianças. “Ao conviver com famílias que estão dispostas a ceder afeto e carinho, mesmo por tempo determinado, e com o acompanhamento da equipe técnica do serviço, os acolhidos têm a oportunidade de mudar uma realidade imposta por uma situação alheia à vontade deles”, ressalta. O cadastro das famílias acolhedoras acontece através de demanda espontânea ou busca ativa pela equipe do projeto.

Para se cadastrar no serviço, as famílias precisam cumprir alguns requisitos como: residir em Teresina; ter disponibilidade afetiva; não apresentar problemas psiquiátricos; não ser dependente de substâncias psicoativas e não possuir antecedentes criminais. Ao iniciar o processo, a família acolhedora passa por uma capacitação, recebe visita domiciliar de psicólogos e assistentes sociais e recebe informações sobre a metodologia do projeto. Cada família recebe, a título de ajuda de custo, uma bolsa de R$ 500,00 por mês para cada criança e/ou adolescente acolhido.

O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, diz que Programa Família Acolhedora é uma importante ação da Prefeitura de Teresina. “ É uma iniciativa que permite muitos benefícios, principalmente porque possibilita aos adolescentes um atendimento individualizado considerando todas as suas necessidades”, ressalta.

O serviço de acolhimento temporário da Semcaspi funciona na rua Pereira da Costa, 336, Bairro dos Noivos, no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O telefone para contato é o 3234-1652.

*nomes fictícios

Fonte: Prefeitura de Teresina - Ascom

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Informática para concursos
Informática p/ Concurso
Matemática Básica
Vem pro Podium
Matemática e Raciocínio Lógico
Últimas Notícias
00h17 Circuito de Tênis está com inscrições abertas 20h19 Altos receberá 24 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica 19h06 Jovem miguelalvense é campeão da Taça Brasil Cup de Futebol em Sergipe 18h35 Entidade diz que aumento de tributos prejudica competitividade do etanol 18h32 Homem com tornozeleira eletrônica é preso e PM apreende eletrônicos 18h24 Frentista é esfaqueada ao abrir porta para o ex-namorado 17h51 2º Câmara Criminal do TJ-PI manda soltar o ex-prefeito Delano Parente 17h12 América Latina: Brasil é 1º a aderir a banco de vacinas contra febre aftosa 17h03 Polícia Militar prende homem armado com revólver no PI; teria feito disparo 17h02 Prefeitura no PI realiza Seletivo com salário de até R$ 9 mil; acesse edital 17h01 Cresce o percentual de brasileiros que reconhecem que pagam seus impostos 16h51 Festival de Pipas acontece neste domingo no Parque Lagoas do Norte 16h45 Setor da indústria da construção crê em recuperação a partir do próximo ano 16h28 Brasil já tem seis medalhas de ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico 16h23 Coreia do Sul e China vencem Olimpíada Internacional de Matemática no Rio 13h24 Residencial e Loteamento Vale do Amanhecer 13h21 Balada Mix 13h03 Construsonhos Imobiliária 12h54 O Primeiro Filme Brasileiro Feito com Presidiários 12h42 Unidade do Viva será Inaugurado Nesta Segunda-Feira em São João dos Patos 12h39 Banda Tribo de Jah será atração principal no 'Tropical Beats' em Luís Correia 12h39 Secretarias de José de Freitas realizam ações de saúde para beneficiários do SCFV 12h36 JEMs 2017 12h28 Residencial e Loteamento Vale do Amanhecer 12h10 Prefeito e gestores discutem estratégias de ecoturismo para o Canyon Fest Poti

Podium
Informática para concurso
Matemática Básica

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Polícia Civil
    Raciocínio Lógico
    Podium - Professor Atualidades
    Podium
    Polícia Civil

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional