São mais de dois milhões -

Consumo de sal exagerado mata pessoas anualmente

A hipertensão arterial contribui consideravelmente para o aumento da mortalidade por doenças cardiovasculares no mundo. Estima-se que cerca de um bilhão de pessoas enfrentem a doença, que mata mais de sete milhões de pessoas anualmente. Só no Brasil, a hipertensão arterial afeta 33 milhões de pessoas. As conseqüências da doença são tão graves, que cerca de 80% dos casos de AVC e 50% das doenças coronarianas têm a hipertensão associada. Como o sal aumenta a pressão arterial, seu uso em excesso está relacionado com o risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais.

A patologia é causada por uma junção entre fatores genéticos, nutricionais (ingestão exagerada de sódio, obesidade) e psicossociais (alcoolismo, estresse e sedentarismo), valendo destacar que um dos fatores mais importantes para essa enfermidade, além da história familiar, é o consumo de sódio elevado, ou seja, o uso abusivo do sal na dieta alimentar.

Segundo o cardiologista Ricardo Loureiro, um em cada seis brasileiros é portador da doença, e cerca de 90% dos idosos com mais de 80 anos são hipertensos. “O brasileiro consome, em média, 12g de sal por dia (cerca de 4,8g de sódio), sendo que a quantidade diária máxima recomendada é de 6g de sal. Os alimentos contêm cerca de 2g de sal, portanto o sal de cozinha adicionado deve somar, no máximo, 4,0 g de sal (2,4g de sódio), que correspondem a 4 colheres das de café” afirma o especialista.

O problema é tão grande que a Câmara dos Deputados criou um projeto de lei que busca limitar a quantidade de sal nos alimentos. O projeto é do Deputado Arlindo Chinaglia, que também é médico. Segundo o projeto, os alimentos que contiverem mais de 400mg de sódio por 100g ou 100ml de produto poderão receber uma frase de alerta informando \"alimento com alto teor de sódio\" no rótulo de cada produto.

Ricardo Loureiro alerta que a população precisa se conscientizar da necessidade de reconhecer a hipertensão como doença séria. “Pelo fato de muitas vezes a hipertensão ser silenciosa, ou seja, não produzir sintomas, é necessário realizar medições periódicas para detecção precoce de alterações. Além disso, condutas simples podem combater a pressão arterial: redução do consumo excessivo de sal, fazer atividade física regularmente, diminuir o estresse, ter uma alimentação rica em frutas e verduras e controlar o peso. A redução do consumo de sal pode ser feita retirando-se o saleiro da mesa e restringindo o consumo de fontes industrializadas de sal, como molhos prontos, sopas em pó, embutidos, conservas, enlatados, congelados, defumados e salgadinhos”, finaliza.

Fonte: Ascom

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco