Geral

Disponível na Mundo Verde · 10/01/2011 - 13h50

Conheça cranberry, a bebida usada há séculos nas infecções urinárias

Em Teresina ela é encontrada na Mundo Verde, que fica na rua Sen adorTeodoro Pacheco


Compartilhar Tweet 1



As mulheres americanas sempre tomaram o suco de cranberry para tratar e prevenir problemas urinários. Se as mais antigas o preparavam com a fruta colhida no jardim, as modernas podem comprá-lo pronto no supermercado. Basta agitar e servir. Quem garante são os cientistas da Faculdade de Medicina Harvard, nos Estados Unidos. Eles puseram a frutinha azeda à prova, concluindo que as suas vovós tinham mesmo razão. É só abrir a U.S. Farmacopeia, a "bíblia" americana dos medicamentos, para conferir: contra essas infecções no trato urinário, uma das principais indicações é o trivial refresco de cranberry. Dois copos por dia são capazes de liquidar o problema.

Ardência ao urinar, necessidade freqüente de ir ao banheiro, dor na parte inferior do abdome... A série de incômodos provocada pela cistite -- inflamação na bexiga -- tem na bactéria Escherichia coli seu inimigo número 1. Ela é responsável por 90% dos casos dessa doença. Segundo as pesquisas, porém, sua atividade fica bastante reduzida em mulheres que tomam duas doses diárias do suco de cranberry, cada uma com 250 mililitros.

Esse resultado costuma ser atribuído às características anti-sépticas da pequenina fruta: por elevar a acidez da urina, ela dificulta a proliferação bacteriana, a grande vilã das infecções urinárias. Mas a ação do cranberry vai além. O segredo está em uma substância chamada antocianidina. "Descobriu-se que ela possui um fator antiaderente", explica a farmacêutica Cláudia Souza, do Rio de Janeiro. Ou seja: impede que esses bichinhos se fixem nas paredes da bexiga e da uretra, afastando a possibilidade de eles se multiplicarem por ali.

Outros benefícios
Outras duas propriedades medicinais do cranberry vêm merecendo atenção dos pesquisadores. "A fruta é rica em flavonóides, uma substância antioxidante que freia as células cancerosas", diz o fitoterapeuta carioca Alex Botsaris. Na Universidade de Western Ontario, nos Estados Unidos, estudos demonstraram que o consumo de subprodutos da fruta pode inibir tumores de mama em animais. Já uma pesquisa inglesa constatou que o poder antioxidante do cranberry também é capaz de despencar os níveis do mau colesterol no sangue, sendo mais um instrumento para prevenir doenças como a arterosclerose.

Em Teresina ela é encontrada na Mundo Verde, que fica na rua Sen Teodoro Pacheco com rua Barroso.

1 - Bebida de Cranberry
Refrecancia de verão com benefícios para saúde

Ingredientes
200 ml de suco de cranberry
150 ml de água com gás
2 limões
1 laranja
1 colher de sobremesa de xarope de agave orgânico
Gelo a gosto
Preparo
Espremer o limão e a laranja, misturar com o suco de cranberry. Adicionar a água com gás, acrescentar o xarope de agave e servir com gelo.

Rendimento: 1 porção
Valor calórico: aproximadamente 200,00 Kcal


2 – Em forma de coquetel

Batizado de cosmopolitan, conquistou fãs, como a cantora Madonna, e se transformou em uma espécie de bebida oficial da cidade. A receita é simples: vodca, Cointreau e sucos de cranberry e limão.

Ingredientes

30 mililitros de vodca
20 mililitros de Cointreau
20 mililitros de suco de cranberry
5 gotas de suco de limão
2 pedras de gelo

Preparo

Agite bem os ingredientes na coqueteleira e sirva em uma taça de dry martíni. Para a decoração, prenda uma casquinha de limão na borda do copo.


Fonte: Com Informações Da Sim Assessoria