180graus

Pograma para o feriadão - 20/04/2017 às 13h59

Confira algumas belezas que o Litoral do Piauí tem a oferecer






O grande número de praias na faixa litorânea de 46 quilômetros faz da cidade de Luís Correia um dos destinos turísticos mais concorridos do Piauí. O município de 29,5 mil habitantes vê o número de pessoas se multiplicar até cinco vezes, sobretudo durante a temporada de férias e feriados prolongados.

A cidade possui uma boa estrutura para receber os visitantes em suas praias, das quais as mais procuradas são Atalaia e Coqueiro. Entretanto, existem ainda outras: Peito de Moça, Itaqui, Arrombado, Carnaubinha, Maramar e Macapá. Isso sem contar na grande quantidade de hotéis e pousadas com opções variadas para os seus hóspedes; muitos deles abrem seus restaurantes ao público.


Luís Correia também possui outros atrativos naturais como o minidelta dos rios São Miguel e Camurupim, no limite do município com o povoado Barra Grande, de Cajueiro da Praia, que é utilizado para a prática de caiaque e kitesurf. Outro ponto interessante é a árvore penteada que fica próxima à praia do Arrombado e teve seu caule e copa inclinados pela ação do vento.

O réveillon, o carnaval e festivais de música, que são realizados no decorrer do ano, tornam Luís Correia um destino excelente para quem busca agitação e diversão. Outras datas de destaques são os festejos da padroeira em dezembro.

Como chegar

Saindo de Parnaíba, a partir da BR 343, seguir pela Avenida Pinheiro Machado, dobrar à direita no final da via e seguir pela BR 343/PI 116 até Luís Correia.

O que fazer

Atalaia

Atalaia é a praia mais movimentada do litoral piauiense e, por isso, possui uma ótima estrutura para receber os turistas com um leque grande de locais para ficar e onde comer. É certo que você irá encontrar facilmente caranguejo, pargo frito e peixadas com camarão, pratos preferidos dos turistas. Há espaços para cadeirantes e também estacionamento. As águas são claras e a areia plana. Fica a apenas um quilômetro do Centro de Luís Correia.

Peito de Moça

Conta-se que o nome da praia faz alusão às dunas que teriam o formato do busto de uma mulher jovem. O mar possui ondas mais tranquilas e há várias entradas para chegar à orla. Possui certa estrutura de bares e restaurantes e acabou se tornando uma alternativa para os dias mais movimentados na praia do Coqueiro.

Coqueiro

Um dos destinos preferidos dos visitantes, a Praia do Coqueiro possui uma grande estrutura de bares e restaurantes e casas de veraneio luxuosas, muitas delas disponíveis para aluguel por temporada. As águas são calmas e formam, na maré baixa, piscinas naturais. Muitos kitesurfistas utilizam a praia para praticar seu esporte. Também é um dos locais onde são realizados eventos e festas na alta temporada. Para chegar, basta seguir na PI 116 e dobrar na rotatória.

Itaqui

A praia de Itaqui é cheia de dunas e um dos locais preferidos de Luís Correia para prática esportiva, sediando inclusive competições nacionais. O farol da marinha decora o cenário. Piscinas naturais se formam com a descida da maré. O acesso é feito pelo condomínio Barramares ou pela vila na Praia do Coqueiro.

Arrombado

A praia recebe esse nome por conta de um riacho que vinha da Lagoa de Sobradinho e que, na época chuvosa, se formava, vertendo muita água para o mar, o que facilitava a captura dos peixes. Nesse processo, os moradores diziam que o córrego “arrombava” e passaram a chamá-lo de riacho arrombado e a praia de “Praia do Riacho Arrombado”, com o passar do tempo e a estiagem, esse fenômeno foi diminuindo sua ocorrência, mas a alcunha do lugar ficou. Possui um mar mais agitado o que promove a prática do surf. Aqui também acontece a desova de tartarugas-marinhas.

Carnaubinha

O nome, como se sugere, vem do carnaubal que existe na região. Há um grande resort pelo qual é possível ter acesso à praia que possui águas calmas, pedras e piscinas naturais.

Maramar

Entrando em uma das ruas do povoado Macapá é possível chegar à praia de Maramar. Com poucas pedras e mar calmo, forma uma coroa e piscinas naturais na maré baixa. Está sendo descoberta pelos turistas que buscam uma alternativa às badaladas Atalaia e Coqueiro. Possui estruturas de barracas simples e, em compensação, mais baratas.

Macapá

A vila de pescadores teve de ser reconstruída algumas vezes por conta da ação do mar que destruiu as habitações, a capela e até mesmo parte da estrada que lhe dava acesso. Além do mar propício para esportes como stand up paddle, águas calmas e piscinas naturais, o encontro do Rio Camurupim com o oceano forma uma área de mangue semelhante a um minidelta próximo à Barra Grande, onde é possível velejar de kite e se aventurar de caiaque.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Tópicos
Terrazzo Poti
Podium PMPI
Teresina Participativa
Últimas Notícias
01h50 Com grande Culto evangélico iniciou-se as festividades em Passagem Franca. 00h37 Congresso movimenta o Setor de Esportes da UFPI 22h57 Vereadores realizam sessão na Câmara de Picos e aprovam projetos de lei 22h12 Greve-geral deve defender a não prisão de Lula na Lava Jato 21h52 Brasil ocupa a 103ª posição no ranking da Liberdade de Imprensa mundial 19h11 THE: Homem morre afogado no Parque 'Lagoas do Norte' 18h38 Homem é preso pela 2º vez ao se masturbar em rua de cidade do Piauí 18h23 Projeto de combate ao mosquito da dengue em Água Branca é destaque em Brasília 18h12 Em Campo Maior, ônibus com estudantes desce aterro em estrada vicinal 18h07 Em Alegrete, segundo dia de festividades é iniciado com o I Torneio Municipal de Sinuca 18h00 Taty Girl convida a todos para participar de show em Madeiro, dia 01/05 17h58 Prefeito está entre os 20 apostadores que ganharam R$ 101 milhões na Mega Sena 17h38 Prefeito de Campinas do Piauí prestigia evento na APPM, em Teresina 17h38 Dr. Heli participa de seminário sobre previdência, na APPM, em Teresina 17h36 Ashley Graham diz que 'as mulheres não devem temer as celulites' : veja 17h35 Regina Sousa diz que reforma permite agora a escravidão legalizada no país 17h27 Prefeito Alcione Barbosa prestigia evento em Teresina 17h26 Loja do Armazém Paraíba é assaltada em Corrente 17h21 Novo medicamento para pacientes com HIV será testado em Manaus 17h20 Em boa fase,Fred não é descartado por Tite na Seleção do Brasil, diz o auxiliar 17h15 Prefeita Ceiça Dias prestigia evento sobre Previdência na APPM 17h15 Em Teresina, prefeito Ângelo Pereira participa de seminário sobre o regime próprio de previdência 17h12 Adolescente posta vídeo esquentando porquinho-da-índia em microondas e revolta internautas 17h11 Agenilson Teixeira participa de seminário sobre o regime próprio de previdência, em Teresina 17h05 Prefeito de Joca Marques participa de seminário em Teresina

Teresina Participativa

Mais Lidas


    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 856

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Teresina Participativa
    Teresina Participativa

    180graus no Instagramno Instagram