180graus

Pograma para o feriadão - 20/04/2017 às 13h59

Confira algumas belezas que o Litoral do Piauí tem a oferecer






Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

O grande número de praias na faixa litorânea de 46 quilômetros faz da cidade de Luís Correia um dos destinos turísticos mais concorridos do Piauí. O município de 29,5 mil habitantes vê o número de pessoas se multiplicar até cinco vezes, sobretudo durante a temporada de férias e feriados prolongados.

A cidade possui uma boa estrutura para receber os visitantes em suas praias, das quais as mais procuradas são Atalaia e Coqueiro. Entretanto, existem ainda outras: Peito de Moça, Itaqui, Arrombado, Carnaubinha, Maramar e Macapá. Isso sem contar na grande quantidade de hotéis e pousadas com opções variadas para os seus hóspedes; muitos deles abrem seus restaurantes ao público.


Luís Correia também possui outros atrativos naturais como o minidelta dos rios São Miguel e Camurupim, no limite do município com o povoado Barra Grande, de Cajueiro da Praia, que é utilizado para a prática de caiaque e kitesurf. Outro ponto interessante é a árvore penteada que fica próxima à praia do Arrombado e teve seu caule e copa inclinados pela ação do vento.

O réveillon, o carnaval e festivais de música, que são realizados no decorrer do ano, tornam Luís Correia um destino excelente para quem busca agitação e diversão. Outras datas de destaques são os festejos da padroeira em dezembro.

Como chegar

Saindo de Parnaíba, a partir da BR 343, seguir pela Avenida Pinheiro Machado, dobrar à direita no final da via e seguir pela BR 343/PI 116 até Luís Correia.

O que fazer

Atalaia

Atalaia é a praia mais movimentada do litoral piauiense e, por isso, possui uma ótima estrutura para receber os turistas com um leque grande de locais para ficar e onde comer. É certo que você irá encontrar facilmente caranguejo, pargo frito e peixadas com camarão, pratos preferidos dos turistas. Há espaços para cadeirantes e também estacionamento. As águas são claras e a areia plana. Fica a apenas um quilômetro do Centro de Luís Correia.

Peito de Moça

Conta-se que o nome da praia faz alusão às dunas que teriam o formato do busto de uma mulher jovem. O mar possui ondas mais tranquilas e há várias entradas para chegar à orla. Possui certa estrutura de bares e restaurantes e acabou se tornando uma alternativa para os dias mais movimentados na praia do Coqueiro.

Coqueiro

Um dos destinos preferidos dos visitantes, a Praia do Coqueiro possui uma grande estrutura de bares e restaurantes e casas de veraneio luxuosas, muitas delas disponíveis para aluguel por temporada. As águas são calmas e formam, na maré baixa, piscinas naturais. Muitos kitesurfistas utilizam a praia para praticar seu esporte. Também é um dos locais onde são realizados eventos e festas na alta temporada. Para chegar, basta seguir na PI 116 e dobrar na rotatória.

Itaqui

A praia de Itaqui é cheia de dunas e um dos locais preferidos de Luís Correia para prática esportiva, sediando inclusive competições nacionais. O farol da marinha decora o cenário. Piscinas naturais se formam com a descida da maré. O acesso é feito pelo condomínio Barramares ou pela vila na Praia do Coqueiro.

Arrombado

A praia recebe esse nome por conta de um riacho que vinha da Lagoa de Sobradinho e que, na época chuvosa, se formava, vertendo muita água para o mar, o que facilitava a captura dos peixes. Nesse processo, os moradores diziam que o córrego “arrombava” e passaram a chamá-lo de riacho arrombado e a praia de “Praia do Riacho Arrombado”, com o passar do tempo e a estiagem, esse fenômeno foi diminuindo sua ocorrência, mas a alcunha do lugar ficou. Possui um mar mais agitado o que promove a prática do surf. Aqui também acontece a desova de tartarugas-marinhas.

Carnaubinha

O nome, como se sugere, vem do carnaubal que existe na região. Há um grande resort pelo qual é possível ter acesso à praia que possui águas calmas, pedras e piscinas naturais.

Maramar

Entrando em uma das ruas do povoado Macapá é possível chegar à praia de Maramar. Com poucas pedras e mar calmo, forma uma coroa e piscinas naturais na maré baixa. Está sendo descoberta pelos turistas que buscam uma alternativa às badaladas Atalaia e Coqueiro. Possui estruturas de barracas simples e, em compensação, mais baratas.

Macapá

A vila de pescadores teve de ser reconstruída algumas vezes por conta da ação do mar que destruiu as habitações, a capela e até mesmo parte da estrada que lhe dava acesso. Além do mar propício para esportes como stand up paddle, águas calmas e piscinas naturais, o encontro do Rio Camurupim com o oceano forma uma área de mangue semelhante a um minidelta próximo à Barra Grande, onde é possível velejar de kite e se aventurar de caiaque.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Tópicos
CFO - MA - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
PM-MA - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
18h41 Prefeito Dr. Alcione participa de sessão no plenário do Tribunal 18h29 Em Teresina, Barroso Neto marca presença em sessão no Tribunal de Contas 17h35 Autor do pedido de vistas crê que APPM não conseguirá manter diário próprio 17h35 Prefeito Josemar participa de sessão no plenário do Tribunal 17h35 TV Assembleia - Confira o melhor do esporte piauiense no Bom Dia Assembleia 17h30 Profissionais da saúde realizam a ‘1ª Campanha Junho Violeta’ na zona rural de Landri Sales 17h29 Gilmar Mendes e Luís Barroso batem boca durante sessão do STF 17h24 No TCE, editor do DOM diz que prefeitos não são obrigados a fechar convênio 17h21 Justiça Eleitoral realiza Cadastramento Biométrico em Cocal de Telha 17h19 Câmara reduz atividades em tempo de festas juninas no Nordeste 17h18 Maioria do STF confirma validade das delações da JBS e Fachin como relator 17h16 Arraial Levanta Poeira 17h10 Pesquisa: 84% das micro e pequenas empresas não querem empréstimos 17h09 Câmera flagra dupla assaltando jovem em bairro de Teresina; assista ao vídeo 17h09 Black Sensation Segunda Edição 17h09 Economia: Inadimplência em faculdades privadas foi de 9% em 2016 17h09 Prefeitura realiza pré-conferências preparatórias de saúde em Castelo do Piauí 17h08 Alistamento militar termina na próxima sexta-feira (30); é obrigatório 17h06 Queda de idosos pode ser evitada com fortalecimento físico, diz médico 17h05 Prefeito Aurélio Sá participa de sessão no plenário do Tribunal 17h05 Vacinação contra HPV amplia público-alvo; começou nesta quinta-feira (22) 17h03 NEAD/UESPI seleciona 32 professores formadores para cursos de graduação 17h02 Procura por viagens aéreas dentro do país sobe 2,55% em maio 17h02 PIS/Pasep está disponível para saque até dia 30 de junho 17h01 Procuradoria investigará supostos 'grampos' a deputados

Escola de Sargentos - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional