180graus

Pelo menos 17 presos - 11/01/2017 às 16h40

Chacina em Manaus: presos envolvidos são transferidos para prisões federais

Dezessete presos foram transferidos nesta quarta-feira (11/01) de estabelecimentos prisionais do Amazonas para presídios federais de segurança máxima. Segundo o Comitê Estadual de Gerenciamento de Crise do Sistema Penitenciário, que reúne representantes dos órgãos do sistema de Segurança Pública e de Administração Penitenciária, os detentos remanejados são suspeitos de ter comandado e participado dos assassinatos de pelo menos 60 internos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) nos primeiros dias do ano.

As transferências foram autorizadas pela Justiça Federal. Quatorze presos cumpriam pena no Compaj e três na UPP. As autoridades públicas estaduais não confirmaram à Agência Brasil para quais presídios federais cada preso foi levado. Veja abaixo a relação nominal dos 17 transferidos.

Entre os presos transferidos está Márcio Ramalho Diogo. Conhecido pelo apelido de Garrote, Diogo já havia sido citado pelo titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros, delegado Ivo Martins, como um dos primeiros sete primeiros detentos identificados como “autores intelectuais e também materiais” da chacina do Compaj. Além disso, já em 2015, quando deflagrou a operação La Muralla, uma das maiores ações contra o tráfico de drogas já realizadas no Brasil, a Polícia Federal identificou Diogo como um dos líderes da facção criminosa Família do Norte, que disputa o controle do narcotráfico na região Norte do país. Garrote aparece em uma foto tirada pelos próprios presos, dentro de uma cela do Compaj, exibindo armas e comemorando o assassinato de presos de uma organização rival.

Mutirão

Nesta quinta-feira (12/01), um grupo de defensores públicos e de servidores do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) vai começar a fazer um diagnóstico para catalogar o número de processos judiciais de presos do Amazonas. Segundo o defensor público geral do estado, Rafael Barbosa, o diagnóstico servirá para definir a estrutura e o pessoal necessários para a realização de um mutirão de revisão dos processos de detentos do sistema prisional amazonense. O mutirão deverá avaliar os processos de presos, dos regimes fechado e provisório, e identificar em quais há a possibilidade de progressão de regime ou aplicação de penas alternativas para aqueles que cometeram crimes sem violência ou grave ameaça.

Fonte: Agência Brasil

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


podium
Últimas Notícias
13h04 Alunos concluem primeira fase do curso Licença B 13h01 Crianças tem dia de aula diferente em Beneditinos 12h56 Filho de coronel da PM faz 'rasante' no Corso e deve ser alvo da ANAC 12h51 Saiba por que a luta entre GSP e Anderson Silva pode sair do papel 12h51 Conheça a história por trás da criação do leite condensado 12h50 Policiais Militares Prende Assaltantes em São João dos Patos 12h46 Loteamento Vale do Amanhecer 12h42 Contratos do Fies já começam a ser assinados na Caixa;veja como fazer 12h41 Mais um mestre Beneditinense 12h40 Conheça as 16 candidatas do concurso ‘Garota Jaicoense 2017’ 12h39 Prefeito Júnior Bill participa do início ao fim do Zé Pereira de São Pedro do Piauí 12h38 União estável entre pessoas do mesmo sexo está na pauta da semana da CCJ 12h37 Prefeito recebe visita de colega vizinho 12h36 Apresentador da Record: ‘Aqui tem um monte de coisa que não presta’ 12h33 Secretários de Saúde, do Meio Ambiente e o prefeito de S. Mendes Dr Heli plantam árvores em Avenide 12h31 Assistente Social de São Julião participa de reunião do INSS sobre o BPC 12h30 Zé Pereira de São Pedro do Piauí agita comércio e economia da cidade 12h30 Governo oficializa financiamento para quitar dívida de hospitais filantrópicos 12h29 Plenário pode votar medidas de direito e proteção às mulheres nesta semana 12h27 Prévia do Carnaval Patoense 12h22 Júlio César se anima com rumores de que Ciro possa deixar base de W.Dias 12h21 Prefeito de Massapê fala de trabalho na nova gestão e fala sobre obras 12h20 Posições Sexuais: Guia Completo para homens e mulheres 12h15 Construsonhos Imobiliária 12h13 Governo apresentará projeto de PPP para PI Conectado nesta segunda (20)

Hospede-se no Islamar
Terno & Cia

Mais Lidas


    Enquete

    Você concorda com a decisão da Prefeitura de Teresina em não bancar os desfiles das escolas de Samba?

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-01-09 14:36:00.0 a 2017-01-16

    comserv
    Casa do cartucho
    Negócios ou lazer em Parnaíba

    180graus no Instagramno Instagram

    Negócios ou lazer em Parnaíba