Chamou o Piauí de C* do mundo -

Caso Marauê Carneiro: o assunto do dia gera revolta dos piauienses

Polêmica e muitos comentários, seja através das redes sociais e aqui pelo 180graus, foram os ingredientes para uma sexta-feira movimentada em torno de mais um caso considerado um verdadeiro deboche contra o Piauí. Caso Marauê. O ator paulista Marauê Carneiro, que está em Teresina turnê com a peça “Fica Frio" na qual atua ao lado do global Kayky Brito postou em seu perfil pessoal uma citação que soou como deboche aos ouvidos dos piauienses. O caso foi para nos Trends Topics do Twitter, assuntos mais comentados nacionalmente no microblog e ganhou repercussão nos principais jornais da capital. Marauê estava em Teresina desde o inicio da semana.

A peça teve sua apresentação cancelada no Teatro da Assembleia pelo deputado Fábio Novo que entrou em defesa do estado. O ator Marauê Carneiro postou em sua página no Facebook, versos antigos do humorista Juca Chaves. A frase que ganhou o mundo, originalmente é assim: Piauí, Piauí, como gosto de ti. Se o mundo tivesse um cu, o cu do mundo seria aqui. Esquecida há bastante tempo até o ator, ressuscitá-la. Marauê por sua vez publicou em seu perfil na rede social a seguinte afirmação: ''Estamos em Teresina do Piauí, se e que o mundo tem c*, o c* do mundo é aqui!!''

O texto foi retirado após alguns amigos avisarem que ele poderia ficar numa situação desagradável junto aos piauienses. Logo depois ele postou algo tentando se redimir com elogios ao estado. Um detalhe não poderia passar despercebido em toda a polêmica originada do infeliz comentário de Marauê Carneiro. A atriz Sthefany Brito, irmã de Kayky Britto, propagou através do 'curtir' e de sua 'sonora' gargalhada no Facebook, a frase acintosa do ator debochado. O perfil da atriz na rede social está oculto - quando usa-se recursos para não ser achado na busca. Mudou de nome, apagou a foto, ou então foi deletado. Ela usa o nick name Sthe Fany.

A citação ganhou notoriedade com a velocidade e rendeu grande repercussão já durante a madrugada desta sexta-feira em todo o estado. Logo pela manhã o produtor Antoniel Ribeiro deu declaração ao programa 'Bom Dia Meio Norte', dizendo que foi uma grande falta de respeito com os piauienses: "Foi uma declaração infeliz, os produtores deviam chamar esse rapaz para conversas e pedir uma retratação. No nosso estado só queremos atores de verdade", finaliza.

A mesa diretora da Assembleia Legislativa anunciou durante o dia o cancelamento da apresentação da peça “Fica Frio”, com Marauê Carneiro e Kayky Brito, que aconteceria hoje, sábado e domingo às 20h no Cine Teatro da Alepi.11 empresas piauienses estavam apoiando o espetáculo. "Aqui ele não se apresenta, que procure outro lugar!" Desrespeito ao Piauí não será admitido de forma alguma", disse Fábio Novo. Com manifestações através das redes sociais, principalmente o Twitter, vários piauienses pediram junto aos parlamentares o cancelamento da peça.

O ator Marauê Carneiro concedeu entrevista exclusiva, na manhã desta sexta-feira (25/03), à equipe de reportagem do portal 'Teens180', que faz parte do 180graus, onde esclareceu . Ele está hospedado no Hotel Real Palace, Centro de Teresina, e confirmou que realmente postou no seu perfil no 'Facebook' a frase que um dia foi dita pelo humorista Juca Chaves, onde chamou o Piauí de "c* do mundo".

"Mas eu não queria ofender o estado do Piauí não. Na verdade foi uma expressão que eu usei do Juca Chaves porque já tinha ido em algum lugar há um bom tempo. Pensei que fosse uma frase comum aqui, uma expressão popular, que não ofendesse ninguém. Estou com a consciência bem tranquila quanto a isso. Mas se alguém se sentiu ofendido, não tem problemas: eu peço desculpas", disse Marauê.

O ator completou dizendo estar realmente triste diante de toda a repercussão da polêmica. "Eu estou profundamente triste com tudo que aconteceu. Não era minha intenção debochar o estado que tem pessoas que têm me recebido tão bem. Foi uma infelicidade total. Eu fiz uma carta pedindo desculpas, inclusive as meus amigos da peça. Na verdade hoje, depois de tudo isso, é o dia mais triste da minha vida", falou Marauê, ainda no hotel, bastante nervoso e gaguejando.

O post do ator no Facebook ganhou repercussão não só no estado como também a nível nacional. A tag “Marauê” ganhou destaque no Twitter ficando entre os Trends Topics, assuntos mais comentados nacionalmente no microblog. Piauienses e outros usuários da rede faziam comentários revoltosos contra o ator e parabenizavam a iniciativa do cancelamento da peça em Teresina. “Agora que esse morto de fome tá lascado mesmo! O coitado tem que ficar rodando o Brasil com uma pecinha de merda pra sobreviver”; e “Significa dizer q esse lixo chamado Marauê Carneiro é um atrozinho mediocre de 5ª categoria.” Foram algumas das frases ditas no Twitter durante todo o dia

Além das redes sociais o assunto redeu ainda em vários sites nacionais. Portais renomados como Folha de São Paulo, Veja, R7, Ego e até da Revista Contigo comentaram a publicação e a repercussão do post do ator Marauê. Entre as mídias nacionais, a que mais chamou atenção e gerou mais debates a cerca do assunto foi a crítica feita pelo blogueiro da Veja Reinaldo Azevedo, onde ele diz:

"Aliás, há um troço curioso nesses casos: quanto mais adversas são as condições de vida para boa parte da população, mais se açula o espírito bairrista, mais as pessoas se zangam com a crítica, mais defendem o indefensável. (...) É claro que algumas pessoas podem se zangar com isso e também têm o direito de se expressar. No limite, podem tentar organizar um boicote à sua peça. É coisa típica de caipira ressentido, mas vá lá… Proibir, no entanto, como fez o deputado petista, a apresentação do espetáculo? Aí estamos diante de uma manifestação típica de ditaduras. (...) Eu nem sei quem é esse tal Marauê. Sei que o deputado petista Fábio Novo se comporta como um dinossauro, um censor, um agente da ditadura. A única coisa que caberia a um democrata seria garantir a segurança para a apresentação da peça."

No time dos piauienses quem saíram em defesa do estado contra o comentário ofensivo de Marauê, o cantor natural do Piauí e vice-prefeito de São Bernardo do Campo, Frank Aguiar também demonstrou sua revolta com o ator. Circularam ainda pela internet fotos com montagens e até paródias sobre a polêmica.

As reações ao post no Facebook de Marauê tomaram toda a sexta-feira e foram parar até mesmo na Polícia. O jornalista e advogado Pedro Alcântara, diretor da TV Antena 10, registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia dos Direitos Humanos acusando o ator de crime de discriminação. A informação foi confirmada pela própria delegacia. Agora a delegada titular deve convocar Marauê para prestar os devidos esclarecimentos. Ele pode até mesmo ser expulso do Piauí pela Polícia, escoltado. Sobre as reações, o ator não quis comentar.

Marauê veio a Teresina com Kayky Brito e Germano Pereira. Eles integram o elenco do espetáculo nacional 'Fica Frio', em cartaz neste mês. Os atores chegaram à capital segunda-feira (21), por volta das 19h. Segundo informações da assessoria, eles preferiram vir para Teresina de carro, uma vez que estavam em Fortaleza e não tinha voos direto para o Piauí. Hospedados no Hotel Real Palace, quase não paravam. Até hoje, a agenda estava lotada de compromissos de divulgação. Desde o início da semana, eles foram divulgar a peça em algumas escolas de Teresina, Anglo Integral, Dom Bosco, Lerotte e Santa Maria Gorette foram as escolhidas. Segundo a produção nacional, a peça está viajando pelo nordeste. Eles vieram de Fortaleza direto para Teresina e daqui vão para Salvador, na Bahia.

Marauê, iniciou no teatro amador em Itapetininga- SP, atuou em filmes publicitários e cursou o Teatro Escola Célia Helena. Em seu currículo escola ele sustenta: Rastro Atrás, Pequenos Burgueses, Anjo de Pedra e as Bruxas de Salém. Em 2006 dirigido por Paulo Vilhena e Raoni Carneiro atuou em “Quarto de Estudante”, em cartaz no Rio de Janeiro e São Paulo. No ano de 2005 participou das novelas “Esmeralda” e “ Minha vida é uma novela”, ambas do SBT. Foi assistente de produção e também ator no filme “Varenik com Vatapá” de Marcelo Szvkman. Atuou na primeira montagem da peça “Fica Frio” de Mario Bortolotto, “Otimismo” de Voltaire, “Romeu e Julieta” de Shakespeare, esta premiada como melhor produção no Prêmio FEMSA e “Nó de cachorro”, direção de Beto Bellini e supervisão de Nelson Xavier. Acaba de rodar o filme “Dores de Amores”, direção de Raphael Vieira, com estréia prevista para o final de 2011.

CARTA DO ATOR
O Ator, após toda a polêmica em torno do caso, fez um carta de desculpa para os piauienses. Confira o texto na íntegra produzido por Marauê

"Eu Não xinguei o Piaui"

Queridos seguidores, venho aqui para esclarecer um mal entendido ocorrido em Teresina devido a interpretação equivocada e publicação leviana de uma chamada de uma materia em um site. A frase citada em meu perfil do FACEBOOK é conhecida nacionalmente por ser uma piada criada e citada em varios shows por todo o Brasil pelo cantor e humorista Juca Chaves, como o próprio jornalista relatou em sua coluna.

Inclusive foi um próprio PIAUIENSE (gente boa e bem engraçado, por sinal) que me contou essa historia num delicoso restaurante da cidade de TERESINA, que, aliás, me recebeu muito bem. Só não sei qual a intenção subverter uma frase e dá outra conotação a ela. Por que? Estou perguntando isso pra vocês?

Não seria leviano com nenhuma cidade que passamos e pelas muitas mais que vamos passar, muito menos com as pessoas com quem convivemos.

Visitamos escolas, fomos a jornais e rádios e todos que estiveram em contato conosco em TERESINA puderam ver que ADORAMOS essa cidade.

Publiquei essa frase da mesma maneira que ela me foi apresentada por um PIAUIENSE e interagida por outros mais, que nos apresentavam a cidade e introduziram a “FRASE” como DOMINIO POPULAR, assim como é feito em várias outras cidades do país.

Gostei muito daqui, fui bem recebido e venho fazendo amigos.

Espero que agora publiquem essa carta explicativa do mesmo jeito que publicaram o contrário. Minha função como artista de teatro é levar arte para o meu povo, `Brasil`. Isso me deixa FELIZ!

O problema é que outras pessoas aproveitaram da situação com outros objetivos. E, mais: Gostaria de saber por que as coisas positivas que postei no Facebook sobre Teresina não foram divulgadas?

Peço desculpas aos que se sentiram ofendidos e espero ter esclarecido.

Marauê Carneiro
Ator

CLIQUE AQUI E VEJA TODA A COBERTURA SOBRE O CASO MARAUÊ

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco