• Neste Blog
  • No 180graus
Novidades em 2012. Detalhes! - 01/02/2012 às 01:56h

Batalha do Jenipapo encenada com roteiro adaptado de HQ

Uma oportunidade de revelar uma nova história, contada além dos personagens oficiais

Compartilhar no Orkut

A tradicional encenação da Batalha do Jenipapo, que acontece anualmente no dia 13 de março, em Campo Maior, traz novidades em 2012. Este ano, o público assistirá a um espetáculo com roteiro adaptado do comic book Foices e Facões, do quadrinista e historiador Bernardo Aurélio. O livro em formato HQ narra a história da batalha pela independência do Brasil no Piauí através da linguagem dos quadrinhos, revelando os fatos a partir da perspectiva de personagens comuns, como o vaqueiro.

Para Franklin Pires, diretor de Produção Cultural da Fundac, levar ao público um roteiro que enfatiza a participação popular é uma forma de valorizar as pessoas anônimas que tiveram grande contribuição na Batalha e, também, uma oportunidade de revelar uma nova história, contada além dos personagens oficiais.

“O Foices e Facões é fruto de uma vasta pesquisa histórica que foi traduzida para uma linguagem jovem e contemporânea. Li a obra e percebi que ela se encaixava perfeitamente na proposta da encenação que acontece em Campo Maior, onde o público é composto em sua grande parte por estudantes e pesquisadores”, justifica Franklin Pires.

A ideia de contar o episódio mais sangrento da adesão do Piauí em quadrinhos surgiu depois do contato de Bernardo na organização e produção das encenações realizadas pela Fundac. “Foi em meio à organização do espetáculo em anos anteriores que veio a ideia de contar o fato de uma maneira diferente. Então, foquei no episódio acontecido em Campo Maior, e em meio às pesquisas históricas resolvi ressaltar a participação popular nesse contexto, afinal foram essas pessoas humildes que morreram por nossa independência”, esclarece Bernardo. Foices e Facões foi lançado em 2009.

O roteiro de 22 páginas de Bernardo Aurélio está sendo adaptado ao palco por Franklin Pires e contará com cerca de 60 atores que apresentarão esta nova perspectiva da Batalha do Jenipapo.
 


Compartilhar no Orkut

Deixe seu comentários usando o Facebook

Fonte: Com informações da CCom
Edição: Yara Pinho
  • Compartilhar:
  • Bookmark and Share
  • M-492925
0 média
Até agora: Total de Votos: 0