Liberdade de Expressão -

Associação Nacional de Jornais repercute censura de juíza ao Portal 180graus

 

Por Rômulo Rocha - De Brasília

 

 

O site da Associação Nacional de Jornais (ANJ) repercutiu a censura imposta pela juíza Lygia Carvalho Parentes Sampaio, de Teresina, que atendeu a pedido de uma das empreiteiras envolvidas no Caso Idepi - uma ampla investigação conduzida por autoridades do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público para apurar desvios milionários de recursos públicos através de estradas vicinais no ano eleitoral de 2014 no estado do Piauí. O 180 também está impedido de falar do proprietário dessa construtora.

A ANJ aborda ainda o pedido dos advogados do empreiteiro para retirar o 180 do ar por suposta desobediência à determinação judicial de parar de falar de ambos os representantes na ação que movem contra o portal e contra jornalistas do meio de comunicação. A associação faz publicar imagem divulgada pelo meio de comunicação informando sobre o pedido de retirada do ar.

A Associação Nacional de Jornais lembra que “a censura judicial imposta desde o fim de agosto ao Portal 180graus foi duramente criticada por entidades de jornalistas”.

“A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou a decisão judicial que censurou o portal. A juíza Sampaio ‘tem uma compreensão míope da liberdade de expressão’, classificou a associação, acrescentando que ‘a censura é ferida do passado’”, reportou.

“Em nota oficial, a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) se somou ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Piauí ‘na defesa da liberdade de imprensa e de expressão e na condenação veemente à censura imposta pela Justiça estadual’ ao Portal 180graus”, acresceu a ANJ.

Ao final a Associação Nacional de Jornais traz o link para a publicação no site internacional do Knight Center, da universidade do Texas, que também repercutiu o caso de censura prévia no Brasil.

- Clique e leia a íntegra da publicação no site da ANJ

 

VEJA AINDA:______

Site do Rio de Janeiro replicou protesto do 180 contra a censura judicial

Abaixo a reprodução de trecho da íntegra da publicação...

 

Comentários

Trabalhe Conosco