180graus

Preço não é o único critério - 11/01/2017 às 17h39

Ar-condicionado: saiba como escolher o melhor modelo






Casa do cartucho

O verão brasileiro não tem dado refresco neste início de 2017. Para combater o calor, há quem apele a soluções mais tradicionais, como os ventiladores, e outras pouco usuais, como garrafas com água congelada sobre a pele. Nenhuma supera, no entanto, a brisa gelada do conforto soprada pelo ar-condicionado.

Mas modelo qual comprar? Quais as vantagens e desvantagens de cada um? O site de VEJA elaborou um guia para ajudar na escolha.

OS MODELOS

Existem três tipos principais: o split, o de janela e o móvel. Conheça as vantagens e desvantagens de cada um:

1 – Split

ar-condicionado-samsung-split.jpg

Vantagens: é o mais silencioso dos modelos e, dependendo da potência, o mais capacitado para gelar ambientes grandes. Alguns modelos podem se adequar à arquitetura do ambiente. Além disso, os mais modernos vêm com o sistema inverter, que consome menos energia.

Desvantagens: na média, é mais caro que o de janela. Como o motor vai ficar fora da residência, ele vai alterar o ambiente externo. Alguns prédios não permitem nenhum tipo de mudança na fachada, outros não têm nem espaço para receber a unidade externa. Por fim, prepare-se para o custo de instalação: como é preciso fazer a ligação com tubulações de cobre entre a parte interna e externa, o custo aumenta. O valor pode ser maior que o próprio aparelho.

Manutenção: é possível fazer a limpeza sem retirar o equipamento do ambiente. Cada aparelho vai ter a uma recomendação de cuidados conforme o fabricante.

Preço médio: de 879 reais a 7.699 reais

2 – De janela

ar-condicionado-de-janela-consul.jpg

Descrição: foi o modelo que popularizou o produto no Brasil. É chamado de janela pelo espaço que ocupa, em geral retangular. É feito em um bloco só: condensador e evaporador ficam no mesmo aparelho.

Vantagens: em média, mesmo os modelos mais potentes são mais baratos que os demais competidores. É mais compacto e funciona bem em ambiente pequenos. A instalação é mais simples e mais barata que a do split.

Desvantagens: como o aparelho é feito em um bloco só, ele é mais barulhento que o split. Consome mais energia que os demais modelos e nem todos possuem controle remoto. Além disso, cada vez mais as empresas estão deixando de fabricá-lo.

Manutenção: além da limpeza dos filtros, é preciso retirá-lo da parede quando há necessidade de reparo e levá-lo para assistência técnica. O processo acaba saindo mais caro e deixa o cômodo onde foi instalado com um buraco na parede, ao menos até que o aparelho retorne.

Preço médio: de 729 reais a 999 reais

3 – Portátil

ar-condicionado-delonghi-portc3a1til.jpg

Descrição: é possível mover esse modelo para quase qualquer ambiente da casa. Ele é mais adequado para cômodo pequenos. Além disso, é o único que não se exige gastos com a instalação. Tem uma tubulação que joga o calor para fora que vai ter que adaptar pontos em cada residência.

Vantagens: pode ser usado em casas e prédios que não podem ser modificados. Alguns modelos vêm com rodinhas para facilitar o deslocamento do aparelho. Instalação mais simples.

Desvantagens: para uma mesma potência, em média, é o mais caro dos três modelos. É bem ruidoso. A mobilidade é limitada, já que possui um tubo flexível que joga o ar quente para fora que exige uma adaptação nos ambientes. Além disso, é bom lembrar que o aparelho vai ocupar um espaço físico dentro da casa. Tem uma limitação de capacidade de BTUs para ofertar.

Manutenção: além das trocas dos filtros, no processo de refrigeração, acumula água que fica armazenada no aparelho – e é preciso retirá-la de tempos em tempos. Nos outros aparelhos há um sistema de drenagem que despeja a água produzida no ambiente externo.

Preço médio: de 1.096 reais a 4.397 reais

Definiu qual modelo comprar? Ainda há mais alguns aspectos a observar:

A escolha da potência: a unidade que mede a capacidade refrigeração de um ar-condicionado é medida em BTUs. Em média, quanto mais BTUs, mais caro é o aparelho. Há vários aspectos do ambiente que devem ser levados em conta no cálculo tais como a posição da casa em relação ao sol, o tipo de janela ou telhado e o número de pessoas que usam o espaço. “Não adianta só calcular pelo tamanho do ambiente”, diz Marcos Gregório da Silva, coordenador-técnico da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, especializada em refrigeração e climatização.

Selos de economia de energia: os produtos brasileiros têm selos de eficiência energética da Procel. Os importados chineses, agora comuns no mercado, não vêm com essa marca.

Fonte: Veja.com

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Agente PRF
Informática p/ concursos
Quer mudar de vida?
Agente PF
Casa do Cartucho
Informática Cespe/UNB
Últimas Notícias
14h19 Relator impõe à FAMEPI débito milionário. Ela é ligada ao PC do B 14h15 Seduc-PI traz aprovados de seletivo para técnicos especializados; lista! 14h05 Neymar e Marcelo indicados ao prêmio de melhor do mundo da Fifa 14h03 Atropelamento deixa pelo menos uma pessoa morta em Barcelona 13h59 Relator no TCE imputa débito de R$ 3,9 milhões à FAMEPI 13h53 Maior clube de moto do Brasil realizará encontro em Teresina 13h37 Prefeito de Caridade do Piauí acompanha palestras na APPM sobre saúde pública 13h31 Relator no TCE imputa débito de R$ 3,9 milhões à FAMEPI devido a convênio 13h06 Gestor prestigia evento na APPM com presença do governador do estado 13h06 Prefeita Doquinha participa do 'Diálogo Municipalista' na APPM 13h03 Desemprego no Brasil cai para 13%, revela pesquisa do IBGE 13h02 Dados do IBGE: país tem 26,3 milhões de trabalhadores subutilizados 13h01 Mestre renomado do Bonsai ministra oficina na Fazenda da Paz 12h56 Presidente da OAB ingressa mandado de segurança contra Rodrigo Maia 12h46 Dr. Macaxeira acompanha evento na APPM com presença do governador W. Dias 12h42 Casos de chikungunya preocupam e já chegam a 4.114 notificações no Estado 12h38 Vice-prefeito de Altos participou do 'Diálogo Municipalista' em Teresina 12h38 Operação Fantasma: empresas não contrataram com prefeituras no PI 12h36 STJ condena Jair Bolsonaro por ele dizer que não ‘estupraria’ deputada 12h34 PMT unifica licitações de materiais de expediente para reduzir custos 12h32 Vereadores acusam prefeito de Dirceu Arcoverde de formar quadrilha 12h31 Prefeito Josemar Teixeira participa de encontro municipalista na APPM 12h24 Prefeito de Wall Ferraz esteve no 'Diálogo Municipalista' na APPM 12h15 PRF restabelece as rondas nas BR's e o atendimento ao público em todo o PI 12h12 Investigadores de Miami darão curso para a Polícia do Piauí

Informática p/ concursos

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Cespe/UNB
    Cespe/UNB
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram