180graus

Preço não é o único critério - 11/01/2017 às 17h39

Ar-condicionado: saiba como escolher o melhor modelo






comserv

O verão brasileiro não tem dado refresco neste início de 2017. Para combater o calor, há quem apele a soluções mais tradicionais, como os ventiladores, e outras pouco usuais, como garrafas com água congelada sobre a pele. Nenhuma supera, no entanto, a brisa gelada do conforto soprada pelo ar-condicionado.

Mas modelo qual comprar? Quais as vantagens e desvantagens de cada um? O site de VEJA elaborou um guia para ajudar na escolha.

OS MODELOS

Existem três tipos principais: o split, o de janela e o móvel. Conheça as vantagens e desvantagens de cada um:

1 – Split

ar-condicionado-samsung-split.jpg

Vantagens: é o mais silencioso dos modelos e, dependendo da potência, o mais capacitado para gelar ambientes grandes. Alguns modelos podem se adequar à arquitetura do ambiente. Além disso, os mais modernos vêm com o sistema inverter, que consome menos energia.

Desvantagens: na média, é mais caro que o de janela. Como o motor vai ficar fora da residência, ele vai alterar o ambiente externo. Alguns prédios não permitem nenhum tipo de mudança na fachada, outros não têm nem espaço para receber a unidade externa. Por fim, prepare-se para o custo de instalação: como é preciso fazer a ligação com tubulações de cobre entre a parte interna e externa, o custo aumenta. O valor pode ser maior que o próprio aparelho.

Manutenção: é possível fazer a limpeza sem retirar o equipamento do ambiente. Cada aparelho vai ter a uma recomendação de cuidados conforme o fabricante.

Preço médio: de 879 reais a 7.699 reais

2 – De janela

ar-condicionado-de-janela-consul.jpg

Descrição: foi o modelo que popularizou o produto no Brasil. É chamado de janela pelo espaço que ocupa, em geral retangular. É feito em um bloco só: condensador e evaporador ficam no mesmo aparelho.

Vantagens: em média, mesmo os modelos mais potentes são mais baratos que os demais competidores. É mais compacto e funciona bem em ambiente pequenos. A instalação é mais simples e mais barata que a do split.

Desvantagens: como o aparelho é feito em um bloco só, ele é mais barulhento que o split. Consome mais energia que os demais modelos e nem todos possuem controle remoto. Além disso, cada vez mais as empresas estão deixando de fabricá-lo.

Manutenção: além da limpeza dos filtros, é preciso retirá-lo da parede quando há necessidade de reparo e levá-lo para assistência técnica. O processo acaba saindo mais caro e deixa o cômodo onde foi instalado com um buraco na parede, ao menos até que o aparelho retorne.

Preço médio: de 729 reais a 999 reais

3 – Portátil

ar-condicionado-delonghi-portc3a1til.jpg

Descrição: é possível mover esse modelo para quase qualquer ambiente da casa. Ele é mais adequado para cômodo pequenos. Além disso, é o único que não se exige gastos com a instalação. Tem uma tubulação que joga o calor para fora que vai ter que adaptar pontos em cada residência.

Vantagens: pode ser usado em casas e prédios que não podem ser modificados. Alguns modelos vêm com rodinhas para facilitar o deslocamento do aparelho. Instalação mais simples.

Desvantagens: para uma mesma potência, em média, é o mais caro dos três modelos. É bem ruidoso. A mobilidade é limitada, já que possui um tubo flexível que joga o ar quente para fora que exige uma adaptação nos ambientes. Além disso, é bom lembrar que o aparelho vai ocupar um espaço físico dentro da casa. Tem uma limitação de capacidade de BTUs para ofertar.

Manutenção: além das trocas dos filtros, no processo de refrigeração, acumula água que fica armazenada no aparelho – e é preciso retirá-la de tempos em tempos. Nos outros aparelhos há um sistema de drenagem que despeja a água produzida no ambiente externo.

Preço médio: de 1.096 reais a 4.397 reais

Definiu qual modelo comprar? Ainda há mais alguns aspectos a observar:

A escolha da potência: a unidade que mede a capacidade refrigeração de um ar-condicionado é medida em BTUs. Em média, quanto mais BTUs, mais caro é o aparelho. Há vários aspectos do ambiente que devem ser levados em conta no cálculo tais como a posição da casa em relação ao sol, o tipo de janela ou telhado e o número de pessoas que usam o espaço. “Não adianta só calcular pelo tamanho do ambiente”, diz Marcos Gregório da Silva, coordenador-técnico da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, especializada em refrigeração e climatização.

Selos de economia de energia: os produtos brasileiros têm selos de eficiência energética da Procel. Os importados chineses, agora comuns no mercado, não vêm com essa marca.

Fonte: Veja.com

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


podium
Últimas Notícias
23h40 Campeonato municipal 2016 só termina em 2017. 22h58 Carnaval Manoel Emídio 2017 22h26 Altos vence Picos com gol de Esquerdinha - 1 x 0 18h28 Bandas que Vão Animar os Foliões Hoje na Praça de Eventos 18h18 Abertura Oficial do Carnaval em São João dos Patos - Ma 17h39 Profissionais da Saúde de Campo Maior não dão trégua as DST/AIDS neste carnaval 17h37 Tragédia: Família morre carbonizada após colisão no Piauí 17h19 Socorrista do Samu descobre que filho está morto ao atender acidente 17h18 Árvore cai na BR-343 entre Teresina e Altos; pista ficou interditada. Foto! 17h17 Dependentes podem sacar contas inativas de trabalhadores falecidos 17h14 Veja os municípios alertados pelo TCE sobre limite de gastos com pessoal 17h14 Banco não vai poder cobrar juro maior em caso de inadimplência dos clientes 17h09 Tradicional 'Mela-Mela' reúne centenas de pessoas na orla de Água Branca 16h36 Victor é afastado do 'The Voice Kids' e edição do reality some com cantor 16h30 Carro de médico é incendiado próximo a maternidade de Campo Maior 16h21 Nova versão do ‘indestrutível’ Nokia 3310 é apresentada 16h06 2º dia de carnaval de Monte alegre é só alegria e agitação e muita gente bonita 16h05 Taxista fica ferido em colisão frontal em trecho da BR-343, no litoral do PI 15h45 Motorista desvia de buraco e acaba caindo dentro de barragem no Piauí 15h37 Ministro do governo Temer compara práticas do PT as da máfia italiana 14h35 Paredões no sábado e domingo no Espaço AUCAM em Campo Maior 14h06 Hospital de Floriano realiza primeira neurocirurgia no interior do estado 13h20 Secretária de Saúde de Campo Maior monta 'Barraca da Saúde' e disponibiliza testes de HIV grátis 13h00 Confira 9 dicas para curtir o carnaval em segurança com as crianças 12h58 Eliana mostra seu gingado ao som hit 'Olha a Explosão' de MC Kevinho

Hospede-se no Islamar
Terno & Cia

Mais Lidas


    Enquete

    Você concorda com a decisão da Prefeitura de Teresina em não bancar os desfiles das escolas de Samba?

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-01-09 14:36:00.0 a 2017-01-16

    comserv
    Casa do cartucho

    180graus no Instagramno Instagram

    Negócios ou lazer em Parnaíba