No Lagoas do Norte -

Apresentações artísticas recepcionam a Chama Olímpica

Teresina sediará hoje (10) o revezamento da Tocha Olímpica. A partir das 17h o Parque Lagoas do Norte se movimentará para receber a Chama com muitas apresentações artísticas. A Tocha está prevista para chegar ao Parque por volta das 20h.

“As apresentações refletirão o espírito do Parque Lagoas do Norte, que é de alegria, convivência harmoniosa, respeito, esporte, arte e cultura. As tradições da zona Norte de Teresina estarão bem representadas nessas apresentações e a cidade inteira vai vibrar com a programação do Lagoas. Está tudo pronto para fazermos uma linda festa. A comunidade está ansiosa. Será um grande momento de amor, paz e luz”, declara Ingrid Gomes, produtora cultural.

Na programação estão as apresentações dos grupos Afro de Dança União das Raças; Afro Ijexá; Afro Ilê OyaTade; Afro Cultural Coisa de Nêgo; Samba no Coreto; Boi Estrela da Lua; Capoeira Raízes do Brasil; Zoin de Circo e Gonzaga Lu e Banda.

Jorgenei Moraes, gerente do Parque Lagoas do Norte, destaca a vocação do Parque como espaço de esporte e lazer em Teresina. “Diariamente moradores do entorno do Parque Lagoas do Norte e de diversas outras comunidades se reúnem aqui para a prática esportiva. Receber a Chama Olímpica vai aproximar ainda mais os moradores do mundo esportivo e fortalecer na comunidade o espírito de interação, respeito e entrelaçamento das Olimpíadas”, pontua.

O revezamento da Tocha em Teresina terá percurso de 17 km com duração média de 4 horas e com aproximadamente 70 condutores, indicados pela Prefeitura de Teresina, patrocinadores e Comitê Rio 2016. A largada está prevista para acontecer no Carvalho Mercadão da Avenida Presidente Kennedy, às 18h.

Afro Ilê OyaTade
O Grupo Afro Ilê OyaTade faz parte das atividades da Casa de Culto e Cultura Afro Brasileiros Ilê OyàTadê, dirigida pelo Pai Hadilton de Iansã, e já realizou apresentações em eventos como Encontro Nacional de Folguedos, Cultura Negra Estaiada na Ponte, Lavagem das Escadarias da Igreja São Benedito e Piauí Fashion Week, sempre pedindo a bênção dos orixás e mensageiros de luz para esses eventos.
Na recepção à Chama Olímpica no Parque Lagoas do Norte o Grupo Afro Ilê OyaTade se juntará aos integrantes da Casa de Oração Tabernáculo de Iansã, dirigida pela Mãe Ruthnéia de Iansã, coordenadora do CENARAB-PI (Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira), e fará uma benção com instrumentos musicais, toques de tambores, cânticos de exaltação e ritmos de dança, valorizando a cultura dos povos tradicionais de terreiro, formadores da zona Norte de Teresina e pedindo paz, sucesso e harmonia para os Jogos Olímpicos.

Capoeira Raízes do Brasil
O Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil foi fundado em 1980, abrange outros Estados e países e possui a filosofia de formar cidadãos a partir do esporte. O indivíduo é visto de maneira global, em sua interação consigo mesmo e com o mundo. Trabalha com pessoas de todas as idades e atua na valorização da cultura negra.

No parque Lagoas do Norte, o Raízes do Brasil fará apresentações de capoeira, maculelê e samba de roda para recepcionar a Chama Olímpica.

“Vamos representar toda a capoeira da cidade num evento internacional, como o revezamento da Tocha. Queremos, com a apresentação, dar mais visibilidade à capoeira e à nossa cultura. Mesmo não sendo um esporte olímpico, a capoeira revela o mundo dos esportes para muitas crianças e as incentiva a viver de modo mais saudável”, avalia o constramestre Rap, do Raízes do Brasil.

Afro-Cultural Coisa de Nêgo
O Centro Afro-Cultural Coisa de Nêgo é o resultado do trabalho de resgate das culturas, das identidades e da autoestima negra, que vem sendo desenvolvido há 26 anos por um grupo de pessoas oriundas do movimento popular e religioso, junto a adolescentes e jovens negros do Estado. Tem como missão desenvolver e apoiar iniciativas com a intenção de desencadear processos que oportunizem condições para viver, imortalizar e salvaguardar as culturas e as identidades dos povos negros de descendência africana no Brasil.

As ações desenvolvidas pelo Centro Afro-Cultural Coisa de Nêgo dividem-se em atividades de formação/capacitação/qualificação oportunizadas em oficinas e cursos sobre canto, dança, percussão, batik (pintura em tecido com cores e design característicos da afro-brasilidade), estética negra, condições motivacionais de autoestima; seminários sobre temas diversos tais como: negritude e cidadania; história da África e cultura da África; sexualidade; drogas (riscos para a saúde e aspectos das regras morais); planejamento e gerenciamento de negócios, gênero, regularização de territórios de quilombos etc. Favorece, ainda, a participação em seminários e encontros afins de cunho regional e nacional. Também através do grupo de percussão promove apresentações artísticas em comunidades urbanas e rurais e em eventos comemorativos da cidade de Teresina.
Hoje (10) o Centro Afro-Cultural Coisa de Nêgo apresentará o espetáculo Coisa de Nêgo - 25 anos, que faz um resgate da trajetória do grupo e de sua importância na cultura de Teresina e de todo o Piauí.

Afro Ijexá
O Grupo de Cultura Afro Ijexá foi criado em 2004 com o objetivo de fortalecer a luta dos grupos negros das comunidades da zona sul na valorização e preservação de sua cultura, através da música e dança afro. O nome Ijexá significa toque de tambor para o orixá Oxum,na língua yorubá.

O grupo de Cultura Afro Ijexá desenvolve oficinas, seminários, debates e diversas apresentações artísticas com o objetivo de levar cada vez mais longe o respeito à cultura para construção da autoestima da população negra do nosso estado.

O show do Ijexá fará um mergulho musical na história e na ancestralidade afro-brasileira. No repertório, releituras contemporâneas de canções originárias. O espetáculo conta com 21 componentes, entre dançarinos, percussionista e vocal.

Afro de Dança União das Raças
O Grupo Afro de Dança União das Raças realiza atividades de prevenção ao trabalho escravo e promoção de direitos humanos, especificamente aquelas dirigidas ao acesso e promoção da cultura da população negra.

O União das Raças contribui de forma ativa na promoção, acesso e valorização da cultura negra em Teresina, usando como ferramentas a formação técnica e social de seus/suas participantes, a criação e apresentação de trabalhos artísticos de dança que valorizem a cultura afro-brasileira e a realização de eventos, mobilizações sociais e trocas de experiências que favoreçam a difusão da cultura de matriz africana.

No Parque Lagoas do Norte, o Grupo Afro de Dança União das Raças apresentará a coreografia Encanto Negro, em que resgata todo o movimento e gingados do povo negro.

Fonte: PMT

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco