Geral

Constrangida ao amamentar · 20/10/2015 - 09h11

Após mãe ser constrangida, amigas promovem mamaço no Coco Bambu

Elas se reuniram para protestar contra o constrangimento sofrido pela amiga


Compartilhar Tweet 1



Um grupo de mães realizou um mamaço no restaurante Coco Bambu, na noite do último domingo (18/10), depois que uma mãe foi constrangida no estabelecimento enquanto amamentava seu bebê. Unidas através de um grupo no WhatsApp, as quase 100 mães se conhecem desde a época da gestação. Depois que os bebês começaram a nascer, elas migraram para um grupo de apoio à amamentação e juntas defendem os direitos de mães e filhos.

Dayne Dantas trabalha como fotógrafa profissional e foi em seu Facebook que o registro do mamaço foi compartilhado. Até esta manhã eram quase 2.500 curtidas e mais de 250 compartilhamentos, além de centenas de comentários para a iniciativa. Ela conversou com o 180 por telefone e contou como surgiu a ideia.

“Uma das mães do grupo foi jantar no restaurante e percebeu os olhares indiscretos enquanto amamentava seu filho. Até que um garçom veio falar com ela e disse que seria melhor que ela fosse para o fraldário, pois seria mais adequado. Ela disse que não tinha interesse, e mesmo assim o garçom insistiu. Minutos depois as pessoas que estavam na mesa ao lado levantaram-se e foram embora. Ela acredita eles é quem tenham acionado o garçom”, relata a fotógrafa.

Depois do incidente, o grupo que já tinha intenção de fazer um mamaço na avenida Frei Serafim, decidiu ir justamente ao restaurante para demonstrar indignação diante do preconceito com o ato da amamentação.

“Como na Frei Serafim seria mais complexo, pois teríamos ainda de acionar a Strans através de requerimento, e isso levaria mais tempo, fomos ao restaurante”, relata.

Mas Dayne acredita que a iniciativa do mamaço vazou para a proprietária do restaurante, que logo que o grupo de 12 mães chegou ao local, foi logo se desculpando pelo incidente anterior. “Foi muito inusitado, 12 mães chegando com os filhos no colo, passávamos e isso chamava atenção. Mas logo que elas chegaram, a dona do restaurante já veio nos procurar, conversando sobre o episódio anterior, pedindo desculpas”, conta Dayne.