180graus

Serviços e atividades - 12/08/2017 às 17h17

'A Cidadania é Verde' reúne centenas de pessoas no Parque da Cidade neste sábado






Casa do cartucho

Uma das mais belas áreas de preservação ambiental de Teresina, o Parque da Cidade, localizado na zona Norte, foi ocupado intensamente na manhã deste sábado (12) com uma das programações do calendário oficial de aniversário da nossa capital, que celebra os seus 165 anos. O evento “A Cidadania é Verde” recebeu centenas de pessoas, de várias faixas etárias e regiões da cidade, que tiveram acesso gratuito a serviços e atividades disponibilizados pelas pastas municipais do Meio Ambiente (Semam), Esporte e Lazer (Semel) e Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

A programação incluiu entrega de mudas de plantas, distribuição de kits de educação ambiental, trote ecológico, torneios esportivos com escolinhas de futebol apoiadas pelo município, apresentações de dança, coral e teatro, expedição de carteira de trabalho, orientação nutricional, aferição de pressão arterial, kits de higiene bucal, informações sobre o turismo no Piauí, dentre outros serviços.

Além disso, foram cedidas oficialmente à Semcaspi quatro motocicletas destinadas ao policiamento ambiental da nossa cidade. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, que tem sua aplicação gerida em conformidade com as deliberações feitas pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), composto por 30 conselheiros.

35cab8a160.jpg

O prefeito Firmino Filho, que fez a abertura do evento, pontuou sobre a necessidade de ações como essa, que reúnem outros órgãos, outros recortes, para chamar a atenção para as questões ambientais, que, de fato, pertencem a todos.

“A agenda ambiental perpassa por todos os aspectos da vida em sociedade. Então, esse debate tem que ser feito com todas as pastas da Prefeitura, para que possamos mudar hábitos, comportamentos. Reunir todas essas secretarias nesse evento, nesse parque, para promover e debater questões relacionadas ao meio ambiente, que é a nossa qualidade de vida, foi algo muito acertado. E é isso que precisamos fazer cada vez mais, porque o meio ambiente pertence a todos, sendo algo que, também, deve pertencer à agenda comunitária, por isso foram convidadas as lideranças comunitárias de várias regiões da nossa cidade”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

Firmino Filho também fez a entrega de mudas de plantas para mulheres de associações de moradores e organizações sociais que participaram do evento. Uma deles foi a horticultora Sônia Maria, que há 24 anos trabalha na horta comunitária da Vila Risoleta Neves, localizada no entorno do Parque da Cidade. Para ela, o evento foi uma forma de convocar ainda mais a população a ocupar o parque, que é de todos. “Isso aqui é nosso e precisa ser ocupado e preservado. Também é papel nosso cuidar desse parque. Fico muito feliz em ver que ele está recebendo uma atenção maior”, disse.

3d9e8e2bcb.jpg

“O verde é o símbolo da vida, por isso a Prefeitura de Teresina tem se preocupado cada vez mais com as questões ambientais, como o nosso clima, que perpassa diretamente pela preservação das nossas árvores. E também dos nossos recursos hídricos e tudo mais que envolve a natureza, por isso a importância de realizar evento como esse, que chamam a atenção para essa temática. Tudo isso justifica o porquê de o evento ter recebido esse título, porque a nossa vida, a cidadania, passa, sobremaneira, pela questão do respeito e cuidado com o meio ambiente” explicou o secretário da Semam, Olavo Braz.

Parque da Cidade
Inaugurado há 35 anos, o Parque da Cidade, localizado na Avenida Duque de Caxias, bairro Primavera, dispõe de uma área de preservação ambiental de aproximadamente 12 hectares. O local incorpora funções de lazer, esporte, recreação, educação ambiental e atividades culturais.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Agente PRF
Matemática Básica
Quer mudar de vida?
Informática p/ concursos
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Aulão beneficente para carreira administrativa
Informática Cespe/UNB
Agente PF
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
18h30 Prefeito Osvaldo Bonfim fez inscrição na 5ª Edição do Selo Unicef 18h26 Prefeito de Palmeirais assinou termo para participar da 5ª Edição do Selo Unicef 18h09 Empreiteira investigada pelo TCE-PI tem contratos prorrogados; entenda 18h07 Capacitação de coordenadores do Enem começa neste sábado (19) 17h52 Prefeito de José de Freitas assina adesão ao Selo Unicef 2017/2020 17h35 Dr. Wagner esteve na APPM participando do 'Diálogo Municipalista' 17h33 Projeto Lei Maria da Penha nas Escolas ganha prêmio nacional 17h30 Veículo tomado de assalto em Capitão de Campos é recuperado na cidade de Parnaíba 17h25 Ponte Estaiada será iluminada com cores da bandeira da Espanha 17h15 Caçadores matam vigilante do Parque Serra da Capivara 17h06 Agosto Dourado: Cocal realiza atividades para estimular amamentação 17h06 Realizada abertura da Festa da Melancia em Jatobá do Piauí 17h04 Prefeito Junior Ribeiro comparece a APPM e participa de debates 17h01 Sistema digital reduzirá o tempo médio para a abertura de empresas na capital 17h01 Novas regras vão facilitar embarque e desembarque em aeroportos; veja 17h01 Preço do tomate pressiona, mas cesta básica nordestina fecha julho em baixa 16h53 Inscrições para curso EAD gratuito sobre orçamento público estão abertas até 27 de outubro 16h46 Museu do Zé Ditor é invadido e tem peças furtadas na em Campo Maior 16h42 Governo federal zera a fila de candidatos ao Bolsa Família 16h38 Assistência Social de Rio Grande inclui mais 77 famílias carentes ao Programa Bolsa Família 16h33 Sindicatos se reúnem com presidente do TCE para tratar de dinheiro do Fundef 16h29 Após revindicações dos moradores prefeitura de Parnaíba inicia limpeza nas ruas de residencial 16h22 Lula cita nome de W.Dias, 'gênio da política', em lista de presidenciáveis 16h21 Prefeito Valdinar comparece a APPM e participa de debates com gestores 16h13 Lei do Sistema Único de Assistência Social é lançada na capital

Matemática Básica
Carreira administrativa
Informática p/ concursos

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocício Lógico
    Cespe/UNB
    Vem pro Podium!
    Cespe/UNB
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram