180graus

Poupar faz bem - 30/03/2016 às 15h35

5 gastos supérfluos que podem representar até 20% da renda






comserv

Sem perceber, durante os tempos de vacas gordas, o brasileiro colocou dentro do orçamento familiar nos últimos anos uma grande fatia de gastos com serviços como planos de celular, pacotes de internet, TV a cabo e streaming.

Agora, está tendo que reavaliar esses custos adicionais, que não parecem pesar muito quando vistos isoladamente, mas que podem ultrapassar os 20% da renda total quando somados.

Diante da crise econômica que atinge o país, o consultor do programa de educação financeira do fundo de pensão da elétrica Cesp (Funcesp), Ricardo Figueiredo, afirma que a hora é de reavaliar todos os custos com serviços e bens.

Para ele, existe uma série de gastos que comprometem o orçamento e que acabam muitas vezes não são usufruídos pela família. São, portanto, perfeitamente dispensáveis.

O consultor afirma que, durante o período pleno da economia, quando o salário da população estava mais valorizado e eram comuns as bonificações como participação de lucros, o brasileiro teve a sensação de estar mais rico.

“Com essa realidade, passamos a comprometer mais as nossas finanças com serviços mais caros e recheados de possibilidades. É o caso dos superpacotes de TV por assinatura, em que o cliente paga por uma série de canais adicionais mas na verdade só utilizava os canais que estava acostumado a ver”, afirma Figueiredo.

O consultor traz algumas dicas importantes que podem ajudar o consumidor na hora de reavaliar o orçamento e priorizar seus gastos. Confira.

1) TV a cabo: pecando pelo excesso

A questão da TV a cabo tornou-se para o consultor da Funcesp o exemplo mais claro dessa nova realidade.

Segundo Figueiredo, na grande maioria das vezes a população paga por uma série de canais, mas na realidade usufrui de apenas uma pequena parte deles.

“As pessoas hoje tem um excelente pacote de televisão por assinatura, mas não possuem nenhum reserva financeira. A grande questão é se elas realmente precisam de todo esse pacote, ou se outro plano, mais barato, não seria suficiente”, indaga.

2) Planos de telefonia

Outro exemplo relevante de gastos desnecessários são os grandes planos de telefonia. Muitas vezes o consumidor paga por pacotes que incluem uma série de benefícios, ligações de longa distância gratuitas e facilidades e que o cliente nunca precisa utilizar.

É importante ficar atento à conta de telefone e analisar esses gastos adicionais.

3) Serviços de Streaming de vídeo: luxo ou exagero?

Os serviços de streaming de vídeo, que ficaram famosos e populares com a entrada da Netflix no mercado, também entram na conta do consultor como gastos que devem ser analisados.

Para ele, esses serviços muitas vezes oferecem facilidades ou produtos que o consumidor consegue encontrar na internet gratuitamente.

Outro caso também é a frequência de uso desse serviço que pode não compensar o valor pago.

4) Música paga pela internet

Esse é outro clássico do super gasto. Os serviços de música pagos e utilizados na internet podem ser, na maioria das vezes, dispensáveis.

Para Ricardo Figueiredo, “novamente nos deparamos com a questão da necessidade. Será que temos apenas essas possibilidades de serviços, com esses preços e condições?”.

Na internet, a facilidade com que se encontra músicas disponíveis torna muitas vezes esses serviços um exagero de gastos.

“O consumidor deve avaliar suas reais necessidades para decidir que pontos cortar do orçamento”.

5) Viciados em novos equipamentos

O consultor ressalta também que é preciso reavaliar os bens considerados “top de linha” que são adquiridos, como aparelhos celulares e tênis.

Para Figueiredo, as pessoas devem sempre estar alertas para não confundir necessidade com desejo pessoal. “Quando compramos um celular “top de linha” devemos sempre nos perguntar por que estamos levando este e não aquele outro mais barato e com as funções que necessitamos”.

Essa revisão de gastos aparece como uma oportunidade da população de criar suas próprias reservas para enfrentar momentos econômicos difíceis.

O consultor ressalta a importância de cada família ter suas reservas e alerta para os riscos que a negligência com relação à essa precaução podem trazer.

“Não vivemos mais aquele momento bom da economia, devemos nos readaptar para passar pela crise sem comprometer nossa qualidade de vida”.

Fonte: Com informações da Exame.com

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Podium PMPI
Podium PM-MA
Terrazzo Poti
Teresina Participativa
Últimas Notícias
14h59 W.Dias recua e não vai a almoço com Temer na residência de Rodrigo Maia 14h53 Corpo de homem é encontrado dentro de vala em Timon-MA 14h50 Pesquisa: bolsistas de iniciação científica concluem estudos mais rápido 14h49 V Seminário Para Novos Gestores e Ouvidoria Itinerante será realizado em Corrente 14h46 UESPI abre 1180 vagas para cursos de extensão: Libras e Língua Estrangeira 14h44 Contra PEC, promotor ameaça deixar comando do Gaeco 14h36 Tráfico de drogas lidera número de habeas corpus no STJ no 1º semestre 14h35 Bairro Vila da Paz recebe equipe de limpeza enviada pela SDU-Sul 14h33 Com quatro meses de gestação, Eliana posa de biquíni e mostra a barriguinha 14h27 Prefeito convoca equipe de secretários para reunião de avaliação e planejamento 14h24 Taxista e passageiro são baleados durante perseguição na zona Leste 14h20 Ministério Público solicita que Adriana Ancelmo volte para a prisão preventiva 14h14 Secretaria de Assistência Social promove cursos em Alto Longá 14h11 'Joaquim' terá primeira sessão comentada do Piauí 14h06 Dinheiro recuperado da corrupção será posto nas áreas de 'educação e saúde' 14h02 Candidatos com deficiência auditiva vão contar com tradutores no Enem 14h00 Programa 'Sefaz nos Bairros' inicia os atendimentos no centro de THE;confira 13h15 Vereadores de Pimenteiras pedem aumento do contingente policial 13h02 Prefeitura realiza teste com primeira estação para passageiros da capital 13h01 A 3 dias do prazo, confira documentos necessários para declarar Imposto de Renda 12h35 Defesa envia a Moro auditoria que fala que Lula não cometeu atos corruptos 12h07 CRAS de Landri Sales promove mais uma palestra para o grupo de Idosos 11h49 Prefeitura Municipal decreta luto de três dias pelo falecimento de Candido Guerra 11h45 Dicas quentes para ter mais prazer com os seios no sexo 11h36 15 dicas para tornar ainda melhor a sua vida sexual; confira

Teresina Participativa

Mais Lidas


    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 780

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Teresina Participativa
    Teresina Participativa

    180graus no Instagramno Instagram