Encerrando suas atividades -

W. Dias presta homenagem a médicos cubanos por serviços no PI

Na manha desta segunda-feira (24/11), o governador do Estado do Piaui, Wellington Dias em parceria com a Secretaria de Saúde do Piaui (Sesapi), promoveram uma homenagem a todos os profissionais do programa "Mais Médicos". Entre eles 130 estarão encerrando seus trabalhos no estado nesse mês de novembro.

O secretário estadual de saúde do Piauí, Dr. Francisco Costa, frisou o número médio de consultas básicas por habitante que cresceu após a implantação do programa no estado. “Subimos de 0,8 para 1,2 consultas. Isso não seria possível se não fosse o Mais Médicos. Por mais que a meta do Ministério seja de 1,5%, fica claro que foi ampliado o acesso da saúde básica no Piauí e que o programa conquistou a confiança de todos”, explicou.

Criado em 2013, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, o Programa Mais Médicos conta com o apoio de estados e municípios no sentido de promover a melhoria do atendimento na Atenção Básica, focando nos usuários das Unidade Básica de Saúde (UBS), levando mais médicos para a regiões onde há escassez desses profissionais. Inicialmente, o Piaui recebeu 317 profissionais, sendo 282 médicos cubano e 35 brasileiros.

De acordo com o governador o trabalho dos cubanos está sendo muito importância no estado e caso seja necessário, o trabalho deles seja de forma continua. "Estamos aqui para expressar nossa gratidão a esses profissionais de cuba e de outros países que tomaram a decisão de participar desse programa Mais Médicos, que tem o conceito de chegar em todos os municípios. No estado estamos vencendo muitas doenças, a partir da prevenção e reduzindo o adoecimento, fizemos questão de fazer essa homenagem pelo ótimo trabalho que tem representando qualidade de vida em todo Piaui", declarou.

Outra melhoria constatada em função da implantação do Programa se refere ao numero de equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), onde houve um crescimento para 1.280 quando, em 2012, o Piaui contava com 1.109 equipes, o que representa um aumento de 15%.

Com o Mais Médicos, foi possível ampliar o acesso e a oferta de ações de saúde, melhorar os indicadores de internações, bem como a implantação de mais dois cursos de medicina no estado: Em Parnaíba e outro em Picos.

 

Fonte: Com informações da Ascom

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco