180graus

Sibutramina - 05/07/2010 às 07h00

Resolução determina dosagem máxima diária de sibutramina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou na última quinta-feira (01), resolução de Diretoria Colegiada RDC nº 25 que altera o artigo 2º da RDC nº 58, de 5 de setembro de 2007.

A nova resolução aumenta o prazo das receitas B2 contendo medicamento à base da substância sibutramina para tratamento igual ou inferior a 60 dias, a resolução de 2007 dava como período máximo 30 dias. Outra novidade na RDC nº 25 é a limitação da dosagem máxima de 15 miligramas/ diárias.

A sibutramina somente deveria ser indicada para redução do peso, no tratamento da obesidade e deveria sempre ser usada em conjunto com uma dieta, exercício físico e uma reeducação alimentar, já que não se pode tomar sibutramina por tempo inderterminado, só devendo ser tomada se a orientação alimentar e a atividade física não forem suficientes para atingir a redução de peso desejada.

A Anvisa através do Sistema Nacional de Produtos Controlados SNGPC, tem detectado que ainda há um uso excessivo desta substância no Brasil, que em alguns países o seu consumo já está proibido desde janeiro, quando Agência de Medicamentos da Europa (Emea, na sigla em inglês) proibiu a venda dos medicamentos feitos com a substância.

A proibição foi baseada na pesquisa SCOUT (Sibutramine Cardiovascular Outcome Trial), feita pela agência, em que aproximadamente 10 mil pacientes foram avaliados por seis anos com o intuito de relacionar o impacto da perda de peso por meio da sibutramina e problemas cardíacos.

O FDA, a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos afirmou que a substância aumenta os riscos de enfarte em pessoas que já têm problemas cardíacos.

Há pouco tempo a Anvisa já havia colocado esta substancia na lista dos medicamentos de tarja preta, o que já havia provocado uma redução no seu consumo.

 

Fonte: Imprensa Anvisa

Publicado Por: José Vilmore

Últimas Notícias
10h29 Iniciou pagamento do Garantia Safra no município de Itainópolis 10h29 Policiais Civis do Maranhão realizam paralisação de 48h a partir desta quinta 10h27 MPF vai investigar contratação de empresa de aliado de Sarney para gerir urnas eletrônicas 10h25 Luciano Paes Landim conquista apoios no norte do Piauí‏ 10h18 Distribuidora 'Martinho' do primo de W.Dias vende cerveja e aluga mesas 10h18 Aulas na nova sede da Uespi de Picos devem começar em outubro 10h18 MPMA emite Recomendação para adequações em Conselhos Tutelares de Matões e Parnarama 10h16 Mais prefeitos do PSB aderem à campanha de Wellington Dias‏ 10h14 Brasil passa o Uruguai e sobe à sexta colocação no ranking mensal da Fifa 10h11 Vandalismo deixa município de Gilbués sem energia elétrica 10h06 Seduc ofertará 5 mil vagas em 30 cursos de licenciatura pelo PARFOR 10h06 Delegacia de Olinda Nova está proibida de receber presos de outras comarcas 10h05 Turma de Direito da FAESF faz mega festa para realizar formatura 10h04 Por uma vaga na final, Matheus Iorio disputa etapa de São Luís da Seletiva de Kart Petrobras 10h00 Datamax em Riacho Frio: Heráclito Fortes e Gustavo Neiva na liderança 10h00 Eleições 2014: Hélio Isaías fala de suas propostas para o Piauí. Confira! 09h57 Casal é alvo de críticas por clicar bebê engatinhando em borda de precipício 09h55 Comissão de Poder de Polícia avalia ações de fiscalização de propaganda eleitoral irregular 09h53 População de Demerval Lobão recebe Zé Filho com grande festa 09h49 Dores de cabeça constantes pedem avaliação médica, para aliviar dor 09h48 Vandalismo! Cercado que abrigava animais apreendidos e cortado pela 5ª vez 09h46 FÓRUM DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO DO PIAUI EM ARRAIAL PI. 09h45 TSE aprova envio de força federal para municípios do Maranhão 09h38 Após críticas por suposto Photoshop, Beyoncé publica foto de costas em iate 09h38 Liderança política no Sul do PI, José Augusto se ausentará da Agespisa
Mesário Voluntário