Plantas medicinais -

Plantas medicinais: trazem benefícios, mas também possuem riscos

O uso de plantas como medicamento ainda é muito comum em todo o mundo, porém, assim como os benefícios que podemos obter com este uso, corremos os riscos de sofre danos à nossa saúde, se alguns pontos não forem observados. Citaremos a seguir os mais importantes:

Lembre-se: se alguma planta lhes traz benefício a saúde, e porque provoca alterações em funções no seu organismo. A intensidade e a necesssidade desta alteração produzida no organismo é que diferenciará entre um efeito benéfico e uma intoxicação;

A não identificação correta da planta utilizada pode resultar em graves danos à saúde, inclusive com risco de morte. Vamos tomar como exemplo uma planta utilizada como alimento: a macaxeira. O que o que diferencia a macaxeira da mandioca é a quantidade de ácido cianídrico presente nas raízes não processada (in natura) e que poucas pessoas conseguem diferenciar uma planta da outra. A macaxeira (mandioca mansa) alimenta, a mandioca brava (conhecida no Piauí somente como mandioca), se consumida sem o devido processamento, pode causar intoxicações graves e até matar, tanto que é utilizada somente após processada, na forma de farinha, goma, etc.

E mais. Muitas plantas são conhecidas pelos seus nomes populares, o que gera muita confusão. Lembro-me da minha saudosa avós me pedindo que lhe conseguisse algumas folhas de “velame”, o que nunca consegui. Não sabia ela que existem mais de sessenta plantas parecidas e que são conhecidas por este nome, e que, apenas cinco destas, apresentam alguma ação terapêutica. As outras cinquenta e cinco, ou são inertes, não produzindo nenhum efeito, ou, podem até intoxicar.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco