180graus

Segurança é necessária - 19/06/2017 às 06h22

Novos medicamentos: até que ponto são realmente seguros?

O lançamento de um medicamento realmente novo no mercado é precedido por muitos anos de estudos (às vezes mais de uma década) e muitos milhões (ou até bilhões) de dólares gastos.

A cada nova molécula aprovada para uso, milhares de outras foram testadas e descartadas, em três fases de pesquisas. Após o lançamento no mercado como um medicamento, o monitoramento continua, tentando-se identificar situações, interações e efeitos adversos na grande variabilidade peculiar a raça humana, seja genética, etária, por comorbidades ou relativas a alimentação e hábitos.

Porém, todos estes testes realizados são atualmente questionados por diversos profissionais de saúde e da pesquisa em todo o mundo, por um simples motivo: quem financia e coordena estes teste são as próprias indústrias, o que obviamente gera conflitos de interesses.

Há uma corrente de pesquisadores e profissionais da saúde, principalmente nos EUA e na Europa, que estão pressionando as agências de vigilância sanitária (americana FDA e europeia EMA) para que os relatórios de testes dos medicamentos tornem-se públicos e pesquisadores independentes possam revisá-los e certificar que as informações prestadas as agências estão completas e corretas.

Toda esta pressão baseia-se em casos recentes de medicamentos retirados do mercado em decorrência de riscos não relatados anteriormente o da contestação da eficácia. Existem publicações que sugerem que estas ocorrências pode não ter relação somente com novos dados coletados na fase após o lançamento, mas também de omissões de dados já conhecidos e não divulgados às agências, aos médicos e consequentemente aos pacientes.

Ou seja, o fabricante e financiador da pesquisa, divulga os dados mais positivos e relevantes. Em um levantamento da Agência Alemã de Vigilância Sanitária, na comparação entre 1.080 conclusões oriundas de trabalhos científicos publicados e dados divulgados pelos relatórios das indústrias, apenas 39% haviam sido relatados, sendo excluídos dados como a não remissão de sintomas após o uso da medicação e de alguns efeitos colaterais.

Com a pressão realizada, a Agência Europeia de Medicamento (EMA) divulgou em outubro do ano passado, os dossiês de medicamentos completos enviados pelas empresas farmacêuticas, porém, somente o que fora lançado após janeiro de 2015, ficando de fora parte dos medicamentos já comercializados.

Ao tempo em que a Agência Europeia abria relatórios ao público, no mesmo período aqui no Brasil, uma pressão contrária realizada pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfama) buscava a criação de uma Lei que garanta um período de proteção aos dossiês de teste de medicamentos, argumentando haverá risco de vazamento de segredos industriais caso estes documentos tornem-se públicos, o que coloca em risco o desenvolvimento de novas drogas.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática Básica
Quer mudar de vida?
Informática p/ concursos
Agente PRF
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Informática Cespe/UNB
Agente PF
Aulão beneficente para carreira administrativa
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
21h28 Assistência Social de Água Branca reinicia atividades do Projeto Nascer Saudável 21h03 "Firmino Filho coloca a Câmara de joelhos, se Doria receber o título será uma imposição do prefeito" 20h48 Estado Islâmico assume autoria de ataque que deixou feridos na Rússia 20h19 'Radar' diz que Dilma foi convidada para concorrer ao Senado pelo Piauí 20h14 Caçadores suspeitos de matar vigia de parque são detidos 20h02 Orquestra Sinfônica fará apresentação no 'Parque da Cidadania' domingo, 20 20h01 Guarda Municipal de Teresina encontra menor de idade desaparecida; detalhes 19h39 Serra da Capivara: Ministro divulga nota de pesar por morte de vigilante 19h31 Incêndio atinge residência e destrói carro que estava na garagem; fotos 19h31 TJ-PI deve realizar cerca de 500 audiências durante esforço concentrado 19h18 Simone Castro participa do Criança Esperança direto do Rio de Janeiro 19h05 Prefeitura de Pedro Laurentino divulga as atrações do festejo do Bom Jesus 18h54 Gilmar Mendes derruba decisão de juiz e manda soltar Jacob Barata 18h13 Ex-prefeito no PI é condenado e fica sem direitos políticos por cinco anos 18h09 Lei no Piauí proíbe corte de água e energia antes de feriado e final de semana 18h00 Começou ontem o Sétimo festival da Melancia em Alto Longá. 17h58 MP alerta para porte indiscriminado de armas brancas na cidade de Parnaíba 17h26 Advogadas lançam livro no TJ-PI sobre inquietações do universo feminino 17h05 Monalysa disputa hoje o Miss Brasil 2017 e pode fazer história pelo Piauí 16h50 Jovem é executado dentro de casa na zona Leste de THE 15h21 Curiosidade: Saiba qual é a frequência sexual média para cada idade 15h19 Henrique e Juliano levam susto com pane em avião: 'Encheu de fumaça' 15h03 Plenário do Senado votará mudança no registro de nascimentos 14h48 Justiça suspende novamente aumento de impostos sobre combustíveis 14h47 Comissão vai discutir se ricos devem pagar por universidades públicas

Matemática Básica
Carreira administrativa
Informática p/ concursos

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocício Lógico
    Cespe/UNB
    Vem pro Podium!
    Podium - Professor Atualidades
    Cespe/UNB

    180graus no Instagramno Instagram