180graus

MPT multa rede de farmácias - 30/10/2013 às 06h56

MPT de Alagoas ajuíza ação contra rede de farmácia que pressionava caixas a vender medicamentos

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas ajuizou ação civil pública contra uma grande rede de farmácias do nordeste, no valor de R$ 1 milhão, por dano moral coletivo em decorrência da empresa exigir que os caixas além exercerem a sua função contratual, exercessem também a função de vendedor, serem obrigados a fazer a limpeza dos produtos, etiquetá-los com preços, e ainda verificar prazos de validade, sob ameaça de demissão ou transferência, caso não atingissem as metas estabelecidas.

Os valores arrecadados com a multa serão revertidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que será acrescido ainda de um valor de R$ 200 mil, caso a empresa não deixe de exigir que seus empregados contratados para o caixa acumulem outras funções.

Ao todo, foram realizadas três audiências pelo MPT para colher depoimentos de antigos empregados da empresa, que tem 12 filiais em Alagoas, sendo 11 em Maceió e uma em Arapiraca, num total de 360 trabalhadores, onde todos os ex-empregados confirmaram a denúncia. Antes de entrar com a ação, o MPT chegou a propor um termo de ajustamento de conduta (TAC), mas a rede recusou o acordo.

Segundo o procurador do Trabalho Rafael Gazzaneo, ao exigir acúmulo de funções, a empresa descumpre seus deveres contratuais, já que obriga o seu empregado a exercer, além da função de operador de caixa, outras obrigações que não pertencem ao cargo. "A realidade arrasadora do desemprego é gritante e, para manter o emprego, o empregado aceita executar tarefas e atividades que não possuem qualquer relação com a função para a qual foi contratado, caracterizando, assim, a sujeição da parte fraca da relação jurídica às imposições abusivas do seu empregador", destacou.

 

Fonte: Portal Bonde

Publicado Por: José Vilmore

Assistentes do Beto Rêgo
ZAP ZAP DO BETO
VAL PRAEIRO HELICONIA
VAL PRAEIRO HELICONIA
THREVO PIATZ
Últimas Notícias
11h09 Pretty Girls: Britney Spears e Iggy Azalea alcançam topo do iTunes Brasil 11h05 Para a Copa América: Dunga chama Robinho e corta Oscar; confira lista 11h02 'Não queria estar perfeita', diz mãe de Danielle Winits sobre ensaio sex 10h58 Curso oferece aula de inglês para mães em comemoração ao dia especial 10h58 Curso oferece aula de inglês para mães em comemoração ao dia especial 10h51 De biquíni, Gil Jung mostra resultado de dieta 'carboidrato zero' em ensaio 10h44 Elesbão completa 61 anos de Emancipação política. Confira programação. 10h41 TRE lança em Campo Maior votação biométrica para as próximas eleições 10h38 Juliana Paes fala à revista: 'Não sinto mais obrigação de ser símbolo sexual' 10h34 SEMASC entrega certificados de qualificação e capacitação de mão-de-obra 10h31 Magno Alves deixa o Ceará e acerta com o Fluminense 10h26 Audiência na Justiça contra bispo de Campo Maior é adiada para próximo mês 10h25 Furacão da CPI volta a advogar e já assume namoro com apresentador 10h20 Movimento ainda é fraco no centro, mas lojistas em THE estão otimistas 10h18 Polícia prende sucateiro acusado ser especialista em roubo e venda de carros velhos 10h11 Dilma foi responsável por Pasadena, afirma Paulo Roberto Costa 10h11 Homem é morto pelo primo após discussão em mesa de bar em Campo Maior 10h01 Confira programação dos Festejos de Nossa Senhora de Fátima no Bairro de Fátima. 09h55 CVM investiga ex-conselheiros da Petrobras por induzir erros 09h47 Adesão: Prefeito Oscar Bandeira recebe ex-prefeito Neto Sampaio em café da manhã. 09h46 Barras do Marataoan, pede socorro à AGESPISA. 09h44 Missa de Sétimo Dia do Sr. Francisco Bezerra Sales 09h36 Assembleia marcada para esta terça define rumo da greve de professores do PR 09h32 Mais uma estrutura de ensino abandonada no Piauí. 09h18 Força Tática fecha boca de fumo no Angelim I.
MELHORES IMOVEIS
Assistentes do Beto Rêgo
ZAP ZAP DO BETO

Mais Lidas

    AGUAS DE TIMON
    VAL PRAEIRO HELICONIA

    Enquete

    O Brasil vive uma epidemia de dengue, já são 745 mil novos casos no país com 229 mortes. O que você acredita ser o fator que mais contribui para o avanço da doença no país?

    Total de Votos: 125

    Válida de 04/05/2015 a 11/05/2015

    ZAP ZAP DO BETO
    THREVO POETIC
    Assistentes do Beto Rêgo
    VAL PRAEIRO
    AGUAS DE TIMON

    180graus no Instagramno Instagram

    AGUAS DE TIMON
    THREVO POETIC
    VAL PRAEIRO HELICONIA