Zika Vírus -

Infecção por Zika Vírus pode ser responsável por doenças graves

A entrada massiva de estrangeiros, durante a Copa do Mundo da Fifa, ocorrido no Brasil em 2014, provenientes de todas as partes do mundo trouxeram consigo um patógeno que certamente nos molestará por muito anos: o Zika Vírus.

Um vírus ainda pouco conhecido, isolado de macacos ainda em 1947 e isolado em humanos pela primeira vez em 1968, causou o primeiro surto em 2007 na ilha de Yap, na Micronésia. A transmissão e feita pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes Aegypt e já bastante adaptado as cidades brasileiras.

O surto recente do vírus Zika, ocorrido em abril deste ano com início em Salvador-BA, foi o primeiro fora da fora da África e da Ásia foi confirmada em abril de 2015, e chama atenção para a suspeita que este vírus possa causar uma doença e uma alteração genética grave, a Sindrome de Guillain-Barré que pode causar sérios danos neurológicos e a microcefalia, uma alteração que as crianças nasçam com a circunferência do crânio abaixo do normal e afetando o desenvolvimento psíquico-motor.

Considerada até então uma doença rara, a microcefalia aumentou de forma repentina. O País contabiliza 399 casos, a maioria identificada nos últimos três meses. Só em Pernambuco, foram notificados 268 bebês com a má-formação, um indicador 29 vezes maior do que a média anual do período de 2010 a 2014 – 9 casos. Além de Pernambuco, os nascimentos foram identificados também em Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Ceará e Bahia.

Curiosidade
Em 2009, se provou que o vírus Zika pode ser sexualmente transmitido entre humanos. Professor Brian Foy, biológo universitário da Unversidade Estadual do Colorado, no Laboratório de Doenças Infecciosas e Transmitidas por Artropódes, visitou o Senegal para estudar mosquitos e foi picado em algumas ocasiões na sua pequisa. Alguns dias depois de voltar aos EUA ele ficou doente com febre Zika, mas não sem antes ter relações sexuais com sua esposa. Sua esposa subsequentemente mostrou sinais de infecção com febre Zika, além de extrema sensibilidade à luz. Foy é a primeira pessoa conhecida a ter passado um vírus vindo de insetos a outro ser humano via contato sexual.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco