180graus

Prescrição por cubanos - 02/12/2013 às 06h17

Farmacêuticos têm dificuldade de dispensar medicamentos prescritos por médicos cubanos

Contrário do que muito se tem divulgado, não se trata de boicote, mas de um impedimento legal dos farmacêuticos, de dispensarem alguns medicamentos prescritos por médicos cubanos do programa Mais Médicos, principalmente em se tratando de controlados da 344/98 (psicotrópicos e entorpecentes) e dos antimicrobianos.

Para a dispensação dos medicamentos acima citados os farmacêuticos têm a obrigatoriedade de lança-los no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), criado pelo governo, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Sistema foi concebido para reconhecer apenas os números de registro dos prescritores junto aos seus respectivos conselhos profissionais, sejam, de Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária (CRM´s, CRO´s e CRMV´s).

Conforme amplamente divulgado, existe um impasse ainda não totalmente sanado. Os números de registro destes profissionais estrangeiros são concedidos pelo Ministério da Saúde (MS) e não pelos respectivos CRM´s aos médicos vinculados ao Programa. Os registros do MS não foram, ainda, incluídos no SNGPC, o que impede os farmacêuticos de cumprirem a norma legal. Caso o façam, os farmacêuticos torna-se sujeitos a pesadas sanções legais, inclusive prisões.

Com base nesses fatos, o CFF recomenda que os farmacêuticos aguardem manifestação formal da Anvisa e/ou do próprio Ministério da Saúde que respalde a dispensação desses medicamentos, sem que haja qualquer risco de infringência às normas legais estabelecidas.

Fonte: CFF

Publicado Por: José Vilmore

Últimas Notícias
21h15 Prefeito Edivaldo acompanha obras de macrodrenagem no Jambeiro 21h00 TCU livra Dilma e responsabiliza diretores por Pasadena 20h48 Nova contratualização vai exigir que hospitais do Piauí cumpram metas 20h47 Alunos de escola do Anil visitam o Complexo de Comunicação 20h29 Prestação de Contas Eleitoral é discutida em Seminário na OAB 20h27 Estrada recebe reparo para o 'Cachaça Fest' em Castelo do PI 20h19 Secretária de Saúde de Miguel Leão participa de evento da Sesapi 20h19 Jovem de 15 anos morre após levar tiro no rosto em THE; imagens fortes 20h18 Secretária de Saúde de Pimenteiras participa de evento da Sesapi 20h16 Moradores são impedidos de usar posto de saúde do bairro Todos os Santos 20h15 Prefeitura Municipal esta fazendo entrega de camisetas de uniformes escolares a alunos do Município 19h46 Justiça acolhe pedido da Prefeitura para suspensão de liminar contra atualização cadastral 19h44 Letícia Spiller revela segredos pata manter a forma aos 41 anos 19h37 Adepta da terapia, Letícia Sabatella explica: 'Sou muito sensível e a análise dá conta' 19h31 'Sexy' divulga a capa da edição de agosto com Panicat; fotos sensuais 19h06 Prefeitura cumpre mais de 80% da meta de imunização contra o HPV 19h00 'Quero estudar e trabalhar fora do Brasil por um tempo', diz Maisa Silva 19h00 Homem morre atropelado por trem da Vale em Porto Franco 18h58 Bazar da Ilha acontece neste final de semana 18h55 Policia Civil investiga assalto na Divinéia 18h46 Mulher de Giba diz que quase apanhou da ex dele: 'Fez barraco. Saí correndo' 18h45 Maranhão registrou saldo positivo de empregos em junho 18h32 Alunos de escolas estaduais participam da mostra Guarnicêzinho 18h28 Governo do Estado lança Operação Lei Seca com entrega de bafômetros à Polícia Militar 18h25 Gay em 'Império', Klebber Toledo não se preocupa em beijar José Mayer
Curso in company
ControlX
ControlX

Enquete

Você acha que o Dunga vai fazer realmente um bom trabalho de volta ao cargo de técnico da Seleção Brasileira ou sai antes mesmo da Copa 2018?

Total de Votos: 194

Válida de 22/07/2014 a 29/07/2014

Mais lidas

    CONSTRUTORA HIDROS
    IRRITEC
    TELHAS MAFRENSE

    180graus no Instagramno Instagram