180graus

Prescrição por cubanos - 02/12/2013 às 06h17

Farmacêuticos têm dificuldade de dispensar medicamentos prescritos por médicos cubanos

Contrário do que muito se tem divulgado, não se trata de boicote, mas de um impedimento legal dos farmacêuticos, de dispensarem alguns medicamentos prescritos por médicos cubanos do programa Mais Médicos, principalmente em se tratando de controlados da 344/98 (psicotrópicos e entorpecentes) e dos antimicrobianos.

Para a dispensação dos medicamentos acima citados os farmacêuticos têm a obrigatoriedade de lança-los no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), criado pelo governo, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Sistema foi concebido para reconhecer apenas os números de registro dos prescritores junto aos seus respectivos conselhos profissionais, sejam, de Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária (CRM´s, CRO´s e CRMV´s).

Conforme amplamente divulgado, existe um impasse ainda não totalmente sanado. Os números de registro destes profissionais estrangeiros são concedidos pelo Ministério da Saúde (MS) e não pelos respectivos CRM´s aos médicos vinculados ao Programa. Os registros do MS não foram, ainda, incluídos no SNGPC, o que impede os farmacêuticos de cumprirem a norma legal. Caso o façam, os farmacêuticos torna-se sujeitos a pesadas sanções legais, inclusive prisões.

Com base nesses fatos, o CFF recomenda que os farmacêuticos aguardem manifestação formal da Anvisa e/ou do próprio Ministério da Saúde que respalde a dispensação desses medicamentos, sem que haja qualquer risco de infringência às normas legais estabelecidas.

Fonte: CFF

Publicado Por: José Vilmore

INOCOOP
VANGUARDA
GUIA DE FESTAS
Últimas Notícias
12h12 Governo aumenta o tributo sobre a desoneração da folha de pagamentos 12h02 Brasil perde mais de 81 mil vagas de emprego formal em janeiro de 2015 11h56 Carro do filho de Eike Batista seguia com juíz após mandato de devolução 11h52 Site diz que Apple e Google podem 'escutar' tudo o que você diz no celular 11h49 Brasil agora possui a maior faixa protegida de manguezais do mundo 11h46 Agespisa faz manutenção na ETA no domingo e faltará água em THE 11h43 Duas obras importantes em conclusão na cidade de Aroazes 11h36 Katya Cilene homenageia Arimatea Carvalho com refinado jantar entre amigos 11h35 SESC Floriano lança edital para estágio de pedagogos 11h34 Surfista brasileira que disputará o WCT pelo Havaí chama atenção pela beleza 11h29 Procura- se esta Mulher Desaparecida 11h25 Teófilo Lima estreia programa na TV Cidade Verde sobre as belezas do Piauí 11h24 Semana da Educação Financeira projeta ações em todo o país 11h17 SEMAR distribui material educativo buscando a conscientização ambiental 11h13 Conheça a Ajna, chimpanzé 'mãe' de tigres brancos 11h11 Saiba como encontrar passagens aéreas baratas 11h06 Comunicado:Aos alunos matriculados no Projovem Campo Saberes da Terra 11h05 Jovem vai ao hospital após sentir dores de cabeça e descobre ter bala alojada 11h03 Prefeito Capote presta conta aos barrenses na Câmara de Vereadores 10h50 Encontro pedagógico 2015 do município de Riacho Frio marca inicio do ano letivo 10h49 Publicidade de 25 produtos estéticos é suspendida pela Anvisa 10h48 Penitenciárias do Piauí vão receber novos equipamentos de segurança 10h41 Galaxy passa por reforma e garante modernidade e sofisticação: Fotos! 10h38 Adiantada a construção da quadra poliesportiva coberta na Unidade Escolar Odete Ferreira Nunes. 10h35 'Programa Mais Médicos tende a substituir médicos estrangeiros por brasileiros'
Vanguarda
ABC
VANGUARDA
ISLAMAR

Mais Lidas

    Imobiliaria

    Enquete

    Uma ordem judicial determina que o WhatsApp seja retirado do ar. Os motivos estão sob segredo de justiça. Como isso lhe afetaria?

    Total de Votos: 234

    Válida de 25/02/2015 a 04/03/2015

    GUIA DE FESTAS
    Dantas Imobiliaria

    180graus no Instagramno Instagram

    INOCOOP