180graus

Prescrição por cubanos - 02/12/2013 às 06h17

Farmacêuticos têm dificuldade de dispensar medicamentos prescritos por médicos cubanos

Contrário do que muito se tem divulgado, não se trata de boicote, mas de um impedimento legal dos farmacêuticos, de dispensarem alguns medicamentos prescritos por médicos cubanos do programa Mais Médicos, principalmente em se tratando de controlados da 344/98 (psicotrópicos e entorpecentes) e dos antimicrobianos.

Para a dispensação dos medicamentos acima citados os farmacêuticos têm a obrigatoriedade de lança-los no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), criado pelo governo, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Sistema foi concebido para reconhecer apenas os números de registro dos prescritores junto aos seus respectivos conselhos profissionais, sejam, de Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária (CRM´s, CRO´s e CRMV´s).

Conforme amplamente divulgado, existe um impasse ainda não totalmente sanado. Os números de registro destes profissionais estrangeiros são concedidos pelo Ministério da Saúde (MS) e não pelos respectivos CRM´s aos médicos vinculados ao Programa. Os registros do MS não foram, ainda, incluídos no SNGPC, o que impede os farmacêuticos de cumprirem a norma legal. Caso o façam, os farmacêuticos torna-se sujeitos a pesadas sanções legais, inclusive prisões.

Com base nesses fatos, o CFF recomenda que os farmacêuticos aguardem manifestação formal da Anvisa e/ou do próprio Ministério da Saúde que respalde a dispensação desses medicamentos, sem que haja qualquer risco de infringência às normas legais estabelecidas.

Fonte: CFF

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terno e Cia
SAMBAIBA MODULADOS
UNIMED
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
Phocus Galerie
ISLAMAR
Marquinhos do Pará
SAMBAIBA MODULADOS
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
UNIMED
Unimed- diga 33
Últimas Notícias
14h14 Novo estudo: Quem para de fumar também diminui consumo de álcool 14h09 Dilma culpa o PT por pagamentos ilegais a João Santana 14h04 TCE-PI pune ex-prefeito que pagou serviços de saúde sem comprovação 14h01 Dupla atira contra policial militar para tentar roubar arma 13h08 Após golpe, Sine e Setre esclarecem que serviços no órgão são gratuitos 13h00 Obras de reforma e adequação do Hospital de São Francisco do Piauí seguem aceleradas 12h46 Namorada descobre traição por foto de balada e caso viraliza na web 12h32 Prazo para renegociar débitos com o Detran encerra sexta-feira (29) 12h30 Ossada de aposentado desaparecido há 2 anos é encontrada no norte do PI 12h14 Seguem buscas por piloto de caça que se ejetou no mar no Rio de Janeiro 12h14 Caixa aumentará a linha crédito para a compra de material de construção 12h08 Primeiro Encontro Diocesano de Base 11h48 JEMES 2016 11h47 Após pedido, jogo do River contra América-RN tem mudança de local 11h42 Convite 11h36 TJ-PI designa dois juízes para 1ª Vara Criminal de Campo Maior 11h24 Grande bingo de um touro em Castelo do Piauí que pesa 1000 kg 11h24 Dois exames para detecção da leucemia são incorporados à tabela do SUS 11h13 Quadrilha Junina Farrapos realizará seu tradicional arraiá em Barras 10h53 Dilma ganha mais um dia para entregar defesa do impeachment 10h39 Leite produzido por barata: o suplemento alimentar do futuro? 10h35 Arraial Levanta Poeira 10h27 Eletrobras não recua e União tem agora controle da Cepisa 10h14 Veja como foi a convenção do PMDB de Pajeú do Piauí 10h10 Fica horas em frente à TV? Maratonas elevam risco de morte

SAMBAIBA MODULADOS
ISLAMAR
JALES-PÓS GRADUAÇÃO

Mais Lidas

    SUNSET

    Enquete

    Você acha correto a venda de testes de detecção de HIV/Aids em farmácias

    Total de Votos: 0

    Válida de 25/11/2015 a 27/11/2015

    JALES-PÓS GRADUAÇÃO
    SAMBAIBA MODULADOS
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    ISLAMAR

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé
    sunset