Medicamentos com orientação -

Farmacêuticos e alunos de farmácia da UnB orientam pacientes sobre medicamentos.

A Unidade de Farmácia Dispensação do Hospital Universitário de Brasília (HUB), por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Saúde, é responsável pela distribuição de medicamentos gratuitos do componente estratégicos a pacientes da rede pública de saúde.

Os medicamentos do componente estratégicos são distribuídos de forma ambulatorial, para o tratamento como: leishmaniose, malária, doença de Chagas, esquistossomose, HIV/Aids, profilaxia de doenças oportunistas (prevenção de outras doenças para pacientes com Aids), tuberculose, hanseníase, tabagismo, talidomida, epidermólise bolhosa e diabetes (insulinas glargina, detemir e ultra rápida).

A dispensação de medicamentos do HUC dispõe de um serviço de orientação farmacêutica, onde os farmacêuticos do programa tiram dúvidas e prestam orientações sobre como usar os medicamentos, alertando sobre possíveis efeitos adversos e as condutas a serem adotadas caso surjam.

O serviço é realizado em salas reservadas e somente no ano passado, a unidade atendeu 29 mil pacientes, uma média de 2,4 mil por mês. Este ano, até maio, já foram 12 mil usuários beneficiados. A maioria busca o serviço para tratar diabetes e receber insulinas.

Geralmente estes medicamentos são de custo elevado e de dispensação privativa de órgãos governamentais, e podem trazer, como efeitos colaterais, trazer sérias complicações à saúde, o que leva a necessidade do monitoramento profissional.

Em outras situações, alguns destes medicamentos possuem efeitos colaterais desagradáveis, que trazem desconforto, previsíveis e esperados, mas que não trazem malefícios ao organismo, mas que, se não reconhecidos pelo pacientes como parte do tratamento, levar ao seu abandono.

Fonte: Portal G1.DF

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco