180graus

- 05/01/2011 às 07h00

Atenção: pomada e cremes dermatológicos com antibióticos também exigem retenção da receita

Muitas farmácias de Teresina que ainda não estão realizando a retenção de receita para cremes e pomadas que possuem antibióticos em sua composição, poderão ter problemas legais a partir de abril.

A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a RDC 61 de 22 de dezembro de 2010, que altera a lista de antibióticos sob controle e publica Nota Técnica para esclarecer dúvidas.

A RDC nº 44/2010 estabelece o controle para os antimicrobianos de uso sob prescrição (faixa vermelha) que constam na lista anexa da resolução, incluindo os de uso DERMATOLÓGICO, GINECOLÓGICO, OFTÁLMICO e OTORRINOLARINGOLÓGICO, INCLUSIVE OS MANIPULADOS. Medicamentos de marca, tais como o Quadriderm®, Omcilon AM®, Iruxol® entre outros, exigem prescrição médica e retenção primeira via da receita.

A RDC 61, publicada dia 22/12/2010, alterou o anexo da norma anterior, incluindo na relação mais 26 princípios ativos. Outras cinco substâncias foram retiradas da lista, que agora passa a ter 119 substâncias sob controle. Foi atualizada a lista de antimicrobianos (categoria que inclui os antibióticos) de uso sob prescrição médica cuja venda deve ocorrer apenas mediante retenção de receita em farmácias e drogarias, conforme determina a RDC 44 de 2010.

As substâncias excluídas são: 5-fluorocitosina, griseofulvina, nistatina, fenilazodiaminopiridina e sulfadoxina. Além disso, corrigiu-se a grafia da substância talilsulfatiazol para Ftalilsulfatiazol. A resolução já está em vigor.

Confira a lista completa no endereço eletrônico abaixo
http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/9326b980452652dea8a1f82475bf1155/nova+lista+de+antibi%C3%B3ticos.pdf?MOD=AJPERES

Nota técnica
A Agência também elaborou uma Nota Técnica com o objetivo de esclarecer dúvidas dos profissionais de saúde e usuários em relação às determinações da RDC 44 de 2010.

Duas vias
A Nota Técnica deixa claro que, ao usar a expressão “receita de controle especial”, a RDC nº 44/2010 refere-se a uma receita simples, prescrita em duas vias e contendo as informações exigidas.

Ainda segundo o documento, as informações relacionadas à identificação do comprador e ao registro da dispensação (entrega do medicamento ao consumidor pelo farmacêutico) devem ser preenchidas no momento da venda. Esse procedimento é de responsabilidade do estabelecimento farmacêutico.

Deve ser prescrito apenas um medicamento por receita e é válida por apenas dez dias. Além disso, a receita só poderá ser aviada (entregue à farmácia) uma vez, não podendo ser reutilizada para outras compras.

Publicado Por: José Vilmore

WX - Village Leste
WS Construtora - Alto das Palmeiras
VAL PRAEIRO HELICONIA
VANITY SANDRA SILVA
Inocoop Recanto das Palmeiras
VANITY SANDRA SILVA
DREAM PARK ABC
THREVO PIATZ
Mirante da Mota Machado
Últimas Notícias
01h50 MP denuncia quatro pessoas por falsificação e fraude a licitação 01h41 Fogo em frente da Delegacia de Castelo do Piauí após garotas encontradas feridas 01h27 Prefeito Tintin confirma as atrações que animarão o XIX Festival Junino de NSR 01h26 Dilma afirma que investigação policia na Fifa vai 'beneficiar o Brasil' 01h06 Novo equipamento que estimula os nervos diminui tempo de cirurgias no HUT 00h59 Vândalos ateiam fogo em biblioteca municipal e caixa do Banco do Brasil de Porto Piauí 00h39 William Travassos é o novo apresentador do bloco de notícias do 'Gugu' 00h21 Gravação de pegadinha de Gugu com Luiz Bacci acaba na polícia 00h04 Anitta se declara solteira e dispara: 'Quisesse estaria namorando uns 30' 23h50 Prefeitura de Avelino Lopes promove grande evento de Cidadania 23h50 Governo admite PIB menor em 2016 e mínimo R$ 1 mais alto, em R$ 855 23h30 Governo inicia plenárias do Plano Plurianual no mês de junho 23h20 Prefeita Dra Salete participa da XVIII Marcha dos municípios à Brasília 23h16 Milhares de pessoas recebem vacina contra a gripe em Porto Piauí 23h05 Cruzamento na Homero Castelo Branco sofrerá intervenção a partir desta quinta 23h04 MEC assegura polos da UFPI em Oeiras e Esperantina 23h00 Denunciada, Anitta cancela show ao ter passaporte para os EUA negado 22h50 Tentativa de assalto termina em morte na zona norte. 22h34 Prefeito Márcio Alencar participa de Marcha dos prefeitos em Brasília 22h33 Apple passa Google e fica em 1º lugar em ranking de marcas mais valiosas 22h25 Empresário dono da J. J. C. Veículos diz estar à disposição da Polícia 22h20 Prefeito Paulo Martins participa da XVII Marcha à Brasília em defesa dos Municípios 22h10 Homem oferece 150 cabeças de gado para se casar com filha de Obama 22h07 Promotora que deixou de comparecer a audiências recebe pena de censura 22h00 Mercado Imobiliário segue aquecido no Piauí
SA CAVALCANTE RIO POTY
MELHORES IMOVEIS
HR like
SA CAVALCANTE RIO POTY
Mirante da Mota Machado
SEU IMOVEL NA DANTAS
BRISA SUL - BOA VISTA
Tire sua habilitação na Servemplac

Mais Lidas

    AGUAS DE TIMON
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    BRISA SUL PISCINA
    VANITY SANDRA SILVA
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    Imobiliaria

    Enquete

    Sem o pagamento integral do reajuste previsto para o mês de maio, os Policiais Militares ameaçam paralisar suas atividades integralmente, enquanto o governo negocia o parcelamento do reajuste. Você acha correto que os policiais cruzem os braços?

    Total de Votos: 44

    Válida de 27/05/2015 a 03/06/2015

    Mirante da Mota Machado
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    SA CAVALCANTE RIO POTY
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    VAL PRAEIRO
    AGUAS DE TIMON
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    WS Construtora Recanto das Palmeiras

    180graus no Instagramno Instagram

    AGUAS DE TIMON
    Tire sua habilitação na Servemplac
    WX - Village Leste
    Mirante da Mota Machado
    Inocoop Recanto das Palmeiras