As responsabilidades do farmac · 31/10/2011 - 07h00

As responsabilidades do farmacêutico na farmácia

As responsabilidades do farmacêutico na farmácia


Compartilhar Tweet 1



Ainda hoje encontro pessoas que têm dúvidas sobre qual a função do farmacêutico na farmácia, desconhecem este profissional que em muitos países fazem a diferença entre uma saúde de qualidade a população.

Há atividades específicas e burocráticas, todas muito importantes a oferta de qualidade dos produtos comercializados nestes estabelecimentos. Uma das principais atividades de um farmacêutico em uma farmácia é a orientação ao usuário sobre o uso do medicamento adquirido ou recebido.

Nenhuma pessoa deve sair da farmácia com dúvidas de como utilizar corretamente o medicamento. Porque? Como? Quanto? e Quando? utilizar o medicamento prescrito, são perguntas básicas que todos tem que ter respondida com 100% de fidelidade.

Interações entre medicamentos e alimentos, atividades físicas e cuidados na exposição ao sol (alguns medicamentos causam fotosensibilidade), também fazem parte das dúvidas que podem surgir e que têm que ser respondidas pelo farmacêutico.

Na área burocrática, o farmacêutico é a “primeira instância” da vigilância sanitária dentro da farmácia, ele é responsável por tudo que é comercializado, respondendo solidariamente com o proprietário em caso de infrações.

O farmacêutico é o profissional que tem que estar atento ao estoque, para não comercializar medicamentos fora do prazo de validade ou produtos sem registro nos órgãos competentes. É o responsável pela qualidade, a procedência e a dispensação de todo medicamento adquirido pela farmácia.

É o profissional que dá a garantia do usuário de medicamentos de que os produtos vendidos naquele estabelecimento têm qualidade garantida, e se falhar nesta função, pode responder com sanções gravíssimas.

Para se ter uma idéia desta responsabilidade, se a farmácia estiver nos seus estoques um único produto sem registro nos órgãos competentes, como a Anvisa ou Ministério da Agricultura, para alimentos, o farmacêutico e o proprietário da farmácia podem ser indiciados pela Polícia Federal a crimes que têm como pena, reclusão por 10 a 15 anos.

Há ainda diversas outras funções, como o controle dos psicotrópicos e dos antibióticos, bem como a prestação de serviços farmacêuticos, que abordaremos em outro momento.

Portanto, sempre que for a uma farmácia, procure o farmacêutico, ele é a garantia da qualidade do que está sendo adquirido.