180graus

- 31/10/2011 às 07h00

As responsabilidades do farmacêutico na farmácia

Ainda hoje encontro pessoas que têm dúvidas sobre qual a função do farmacêutico na farmácia, desconhecem este profissional que em muitos países fazem a diferença entre uma saúde de qualidade a população.

Há atividades específicas e burocráticas, todas muito importantes a oferta de qualidade dos produtos comercializados nestes estabelecimentos. Uma das principais atividades de um farmacêutico em uma farmácia é a orientação ao usuário sobre o uso do medicamento adquirido ou recebido.

Nenhuma pessoa deve sair da farmácia com dúvidas de como utilizar corretamente o medicamento. Porque? Como? Quanto? e Quando? utilizar o medicamento prescrito, são perguntas básicas que todos tem que ter respondida com 100% de fidelidade.

Interações entre medicamentos e alimentos, atividades físicas e cuidados na exposição ao sol (alguns medicamentos causam fotosensibilidade), também fazem parte das dúvidas que podem surgir e que têm que ser respondidas pelo farmacêutico.

Na área burocrática, o farmacêutico é a “primeira instância” da vigilância sanitária dentro da farmácia, ele é responsável por tudo que é comercializado, respondendo solidariamente com o proprietário em caso de infrações.

O farmacêutico é o profissional que tem que estar atento ao estoque, para não comercializar medicamentos fora do prazo de validade ou produtos sem registro nos órgãos competentes. É o responsável pela qualidade, a procedência e a dispensação de todo medicamento adquirido pela farmácia.

É o profissional que dá a garantia do usuário de medicamentos de que os produtos vendidos naquele estabelecimento têm qualidade garantida, e se falhar nesta função, pode responder com sanções gravíssimas.

Para se ter uma idéia desta responsabilidade, se a farmácia estiver nos seus estoques um único produto sem registro nos órgãos competentes, como a Anvisa ou Ministério da Agricultura, para alimentos, o farmacêutico e o proprietário da farmácia podem ser indiciados pela Polícia Federal a crimes que têm como pena, reclusão por 10 a 15 anos.

Há ainda diversas outras funções, como o controle dos psicotrópicos e dos antibióticos, bem como a prestação de serviços farmacêuticos, que abordaremos em outro momento.

Portanto, sempre que for a uma farmácia, procure o farmacêutico, ele é a garantia da qualidade do que está sendo adquirido.

Publicado Por: José Vilmore

Últimas Notícias
16h36 Passar 8 horas sentado prejudica a saúde; saiba mais 16h05 CFM escolhe novos conselheiros nesta segunda;chapa busca renovação no PI 16h00 Para Lula, Marina seria “muito pior” no 2º turno do que Aécio 15h49 Mão Santa continuará atacando seu sobrinho Zé Filho no program da TV 15h42 Mulher agredida com cotovelada em rua no interior de SP deixa UTI; veja! 15h29 Alckmin segue internado no Incor neste sábado, presença em debate é incerta 15h02 Ex-morador de rua viciado em crack vira modelo e grava comerciais no DF 14h24 Revoltado diretor do SBT chama Ibope de 'Câncer' em rede social 14h01 Após ser criticada por comentário, Luciana Gimenez pede desculpas na web 14h00 Escolas do município realizam atividades alusivas ao Dia do Folclore 13h35 Prefeito Antônio Parambú inicia Pavimentação Asfáltica nas principais ruas da cidade 13h33 SINDSERMJM - Jardim do Mulato - Piauí em reunião ordinária da FESPPI 13h33 Aécio diz que não vai cooptar, mas aceita receber insatisfeitos do PSB 13h30 Coloque senha em mensageiros e proteja o WhatsApp, Messenger e mais 13h27 Credibilidade/Planície Litorânea para Senador: Wilsão 39% x Elmano 18% 13h20 Desafio do balde já arrecadou quase R$ 200 mil para entidades brasileiras 13h16 Favela em quarentena é símbolo da gravidade do ebola na Libéria 13h08 Brasil atropela Rússia e vai disputar 'final' contra o Japão no Grand Prix 13h08 Nube seleciona para 5.789 vagas de estágio em todo o país 13h06 Projeto para acabar com a farra dos 'DAS' dando o que falar 13h03 Internet pode causar depressão e agressividade nas crianças, revela estudo 13h01 CRECI emite 60 notificações para barrar atuação de falsos corretores no PI 13h01 PLANÍCIE LITORÂNEA:Zé Filho 37, W.Dias 33, Mão Santa 7% 13h00 Prefeitura transfere serviços ambulatoriais do Hospital da Criança 12h32 Barco com 170 africanos a bordo naufraga na costa da Líbia
ControlX

Enquete

Um dos problemas que mais assombra a população de Teresina é a insegurança. Se hoje, você pudesse se mudar para uma zona 'mais segura' da cidade, onde iria morar?

Total de Votos: 272

Válida de 22/08/2014 a 29/08/2014

Mais lidas

    TELHAS MAFRENSE
    180 NOVALOGO

    180graus no Instagramno Instagram