180graus

- 31/10/2011 às 07h00

As responsabilidades do farmacêutico na farmácia

Ainda hoje encontro pessoas que têm dúvidas sobre qual a função do farmacêutico na farmácia, desconhecem este profissional que em muitos países fazem a diferença entre uma saúde de qualidade a população.

Há atividades específicas e burocráticas, todas muito importantes a oferta de qualidade dos produtos comercializados nestes estabelecimentos. Uma das principais atividades de um farmacêutico em uma farmácia é a orientação ao usuário sobre o uso do medicamento adquirido ou recebido.

Nenhuma pessoa deve sair da farmácia com dúvidas de como utilizar corretamente o medicamento. Porque? Como? Quanto? e Quando? utilizar o medicamento prescrito, são perguntas básicas que todos tem que ter respondida com 100% de fidelidade.

Interações entre medicamentos e alimentos, atividades físicas e cuidados na exposição ao sol (alguns medicamentos causam fotosensibilidade), também fazem parte das dúvidas que podem surgir e que têm que ser respondidas pelo farmacêutico.

Na área burocrática, o farmacêutico é a “primeira instância” da vigilância sanitária dentro da farmácia, ele é responsável por tudo que é comercializado, respondendo solidariamente com o proprietário em caso de infrações.

O farmacêutico é o profissional que tem que estar atento ao estoque, para não comercializar medicamentos fora do prazo de validade ou produtos sem registro nos órgãos competentes. É o responsável pela qualidade, a procedência e a dispensação de todo medicamento adquirido pela farmácia.

É o profissional que dá a garantia do usuário de medicamentos de que os produtos vendidos naquele estabelecimento têm qualidade garantida, e se falhar nesta função, pode responder com sanções gravíssimas.

Para se ter uma idéia desta responsabilidade, se a farmácia estiver nos seus estoques um único produto sem registro nos órgãos competentes, como a Anvisa ou Ministério da Agricultura, para alimentos, o farmacêutico e o proprietário da farmácia podem ser indiciados pela Polícia Federal a crimes que têm como pena, reclusão por 10 a 15 anos.

Há ainda diversas outras funções, como o controle dos psicotrópicos e dos antibióticos, bem como a prestação de serviços farmacêuticos, que abordaremos em outro momento.

Portanto, sempre que for a uma farmácia, procure o farmacêutico, ele é a garantia da qualidade do que está sendo adquirido.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Podium PMPI
Terrazzo Poti
Podium PC-MA
Últimas Notícias
23h46 Cruzada Evangelística abre a programação dos 25 anos de Sigefredo Pacheco 23h19 PIAUIENSE: De virada River ganha do Altos de 2 x 1 no Lindolfo Monteiro e assume a liderança 21h13 Posse do conselho municipal de educação municipal 20h16 Prefeitura realiza licitação. 19h57 Na luta contra o câncer, jovem precisa de ajuda para realizar tratamento 19h17 Santa Luz e Redenção estão com contas bloqueadas 19h14 Manifestantes percorrem ruas de Picos em protesto contra reformas do governo federal 18h28 Prefeitura de cocal recebe alunos do IFPI que realizarão atividades com idosos 18h24 Ze Carvalho "A Greve foi a maior manifestação da sociedade e da esquerda, desde o fim da ditadura" 18h13 Colégio São Francisco Aula inaugural dos cursos da UAB/UFPI 18h13 Mini Maratona em comemoração ao 25º aniversário de Colônia do Gurguéia 18h07 Trabalhadores do SINTE e SINDSERM saíram de Campo Maior para protestar contra reformas 18h06 Avião da Azul tem dificuldade para pousar no aeroporto de Parnaíba 17h59 Oitenta pessoas receberam diploma de árbitro de futebol em União 17h58 Aniversário de Baixa Grande do Ribeiro contará com grande festa 17h56 Justiça Eleitoral determina que o prefeito de João Costa apresente extratos e folha de pagamentos 17h49 Cocal Participou do IV Encontro dos Municípios realizado pelo Sebrae 17h47 Moradores pagaram serviço para eliminar vegetação de rua em São João do Piauí 17h45 PI: casal que aplicava golpes em idosos é preso em banco 17h43 Manifestação contra reformas trabalhista e previdenciária toma ruas de Floriano 17h42 Revendedora de gás é alvo de assalto em Floriano 17h34 Prefeito Rubens Vieira busca parceria do Governo do Estado para habitação em Cocal Em busca de m 17h31 Sindicatos e trabalhadores de Amarante vão às ruas em protesto 17h25 CETI Jacob Demes de Floriano promove Rodada de Palestras 17h23 Acidentes de trabalho matam 2,3 milhões de pessoas por ano no mundo, diz OIT

Podium - Aulas exclusivas

Mais Lidas


    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 886

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    180graus no Instagramno Instagram