180graus

- 04/03/2011 às 09h19

Alcool x Medicamentos: cuidado com as interações

Alguns cuidados com o uso de medicamentos, devem ser tomado neste período carnavalesco, em que geralmente o consumo de álcool é elevado.

Já é bem conhecido de todos que álcool e direção não combinam, embora muita gente não leve os risco em consideração e coloque em perigo a sua vida e a dos outros.

Embora coloque em risco somente a vida do usuário, álcool e medicamentos também não combinam e podem causar danos a saúde ou até mesmo tornar-se fatal.

De um modo geral, os pacientes usuários de medicamentos de uso crônico, não devem ingerir álcool sem antes consultar um médico ou um farmacêutico sobre a possibilidade de tomar uma “cervejinha”, porém o tratamento nunca deve ser abandonado.

Alguns medicamentos para o tratamento da hipertensão, possuem baixa interação com o álcool e o consumo deste pode até ser permitido, sendo muito importante para manter o paciente protegido contra um eventual “pico hipertensivo”, o que pode ser bastante grave. Converse com o seu médico ou com um farmacêutico sobre a interação do medicamento que você está utilizando.

No geral, medicamentos para diabetes não combinam com o álcool, que tem um efeito hipotensor que pode levar a hipoglicemias graves.

Também nos tratamentos para depressão existem alguns medicamentos que são totalmente contra-indicados pois a associação com o álcool pode levar a morte.

Outros medicamentos utilizados sem prescrição médica, associados ao álcool, também podem trazer lesões graves ao organismo, veja os principais:

Álcool x Paracetamol: a associação deste dois produtos produz lesões irreversíveis no fígado. Produtos a base de paracetamol: Tylenol®, Tyflen®, Sonridor® e diversos outros medicamentos para o alívio dos sintomas da gripe). Se tiver uma dor de cabeça em decorrência de uma ressaca, é melhor utilizar o analgésico dipirona, desde que você não seja alérgico a este produto, o que seria uma contra-indicação grave.

Álcool x Ácido acetilsalicílico: a associa destes produto pode provoca irritação grave no
estômago e rins. Produtos a base de ácido acetilsalicílico: Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Sonrisal®, Coristina®. Estes produtos também são contra-indicados para sintomas de dengue.

Álcool x anti-inflamatórios: ocorrem os mesmos riscos provocados pelo do ácido acetilsalicílico. Produtos anti-inflamatórios: diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno, Cataflan®, Voltaren®, Scaflan®, Nisulid®. Se estiver em tratamento com estes medicamentos não utilize álcool.

Uma dica: procure intercalar cada dose de uma bebida com um copo d'água, assim o corpo se manterá hidratado e beberá menos álcool e os sintomas da ressaca serão bem menores.

É tempo de lembrar também a importância do uso de preservativos, pois não somente a AIDS, mas diversas outras doenças são transmitidas por contato sexual: hepatite B, gonorreia, sífilis, condiloma entre outras, e são bem mais comuns do que se imagina.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


SAMBAIBA MODULADOS
ISLAMAR
Terno e Cia
Phocus Galerie
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
SAMBAIBA MODULADOS
Marquinhos do Pará
JALES-PÓS GRADUAÇÃO
Últimas Notícias
08h22 Primeira parcela do 13º salário começa a ser paga hoje a beneficiários do INSS 08h21 Lucimara Parisi detona Xuxa: 'O público tem uma rejeição por ela' 08h19 Senado aprova PEC de desvinculação de receitas da União em 30% até 2023 08h18 'Programa do Porchat' estreia com alta audiência e vence a Globo 08h08 Senadores iniciam hoje julgamento fase final do impeachment de Dilma 08h01 Justiça bloqueia cerca de R$ 25 milhões de réus do 'mensalão tucano' 07h52 Federação prepara programação alusiva ao Centenário do Futebol Piauiense 07h49 Anvisa libera novo medicamento para tratamento de câncer raro de tireóide 07h43 Para o próximo ano, Congresso deve aumentar em R$ 28 bi piso para a Saúde 07h25 Renan diz a Temer que fim do processo de impeachment pode ser antecipado 23h31 Reunião da 2ª Regional Federativa será realizada no sábado 22h37 Coligação 'Nossa Senhora dos Remédios para todos' realizará primeiro comício no próximo sábado 20h14 Operários em situação de escravidão são resgatados no PI 18h56 MP aciona o Exército por morte de onça na passagem da tocha 18h37 PP lança Fábio e Luzinete na chapa majoritária em Betânia do Piauí 18h32 Expectativa por resposta rápida no WhatsApp é cada vez maior 18h10 Quanto a velocidade do carro eleva o consumo de combustível 17h58 Cobrador é esfaqueado durante um assalto dentro de ônibus na capital 17h58 PP e PT se enfrentam em Barra d’Alcântara nas Eleições 2016 17h53 Jogador brasileiro corre da quadra na hora do terremoto em Mianmar 17h37 Cientistas descobrem 'Segunda Terra' onde pode ter vida alienígena 17h36 Incêndio florestal já dura quase quatro dias no Piauí e preocupa os moradores 17h32 Membros da Ouvidoria Penitenciária são designados no Piauí 17h28 Decisão da justiça indisponibiliza os bens de ex-prefeito de Canavieira-PI 17h15 TV Globo explica ausência de Ilze Scamparini em cobertura na Itália

Laurice - Projetos
Terno e Cia
ISLAMAR
Phocus Galerie
SAMBAIBA MODULADOS

Mais Lidas

    DR GERMANO ADV
    SUNSET

    Enquete

    Você acha correto a venda de testes de detecção de HIV/Aids em farmácias

    Total de Votos: 0

    Válida de 25/11/2015 a 27/11/2015

    Shop Festa - Inauguração
    SAMBAIBA MODULADOS
    Casa do cartucho
    Silva, Guedes & Barroso
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    ISLAMAR
    Alves e Alves (Dr. Daniel)

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé