180graus

- 04/03/2011 às 09h19

Alcool x Medicamentos: cuidado com as interações

Alguns cuidados com o uso de medicamentos, devem ser tomado neste período carnavalesco, em que geralmente o consumo de álcool é elevado.

Já é bem conhecido de todos que álcool e direção não combinam, embora muita gente não leve os risco em consideração e coloque em perigo a sua vida e a dos outros.

Embora coloque em risco somente a vida do usuário, álcool e medicamentos também não combinam e podem causar danos a saúde ou até mesmo tornar-se fatal.

De um modo geral, os pacientes usuários de medicamentos de uso crônico, não devem ingerir álcool sem antes consultar um médico ou um farmacêutico sobre a possibilidade de tomar uma “cervejinha”, porém o tratamento nunca deve ser abandonado.

Alguns medicamentos para o tratamento da hipertensão, possuem baixa interação com o álcool e o consumo deste pode até ser permitido, sendo muito importante para manter o paciente protegido contra um eventual “pico hipertensivo”, o que pode ser bastante grave. Converse com o seu médico ou com um farmacêutico sobre a interação do medicamento que você está utilizando.

No geral, medicamentos para diabetes não combinam com o álcool, que tem um efeito hipotensor que pode levar a hipoglicemias graves.

Também nos tratamentos para depressão existem alguns medicamentos que são totalmente contra-indicados pois a associação com o álcool pode levar a morte.

Outros medicamentos utilizados sem prescrição médica, associados ao álcool, também podem trazer lesões graves ao organismo, veja os principais:

Álcool x Paracetamol: a associação deste dois produtos produz lesões irreversíveis no fígado. Produtos a base de paracetamol: Tylenol®, Tyflen®, Sonridor® e diversos outros medicamentos para o alívio dos sintomas da gripe). Se tiver uma dor de cabeça em decorrência de uma ressaca, é melhor utilizar o analgésico dipirona, desde que você não seja alérgico a este produto, o que seria uma contra-indicação grave.

Álcool x Ácido acetilsalicílico: a associa destes produto pode provoca irritação grave no
estômago e rins. Produtos a base de ácido acetilsalicílico: Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Sonrisal®, Coristina®. Estes produtos também são contra-indicados para sintomas de dengue.

Álcool x anti-inflamatórios: ocorrem os mesmos riscos provocados pelo do ácido acetilsalicílico. Produtos anti-inflamatórios: diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno, Cataflan®, Voltaren®, Scaflan®, Nisulid®. Se estiver em tratamento com estes medicamentos não utilize álcool.

Uma dica: procure intercalar cada dose de uma bebida com um copo d'água, assim o corpo se manterá hidratado e beberá menos álcool e os sintomas da ressaca serão bem menores.

É tempo de lembrar também a importância do uso de preservativos, pois não somente a AIDS, mas diversas outras doenças são transmitidas por contato sexual: hepatite B, gonorreia, sífilis, condiloma entre outras, e são bem mais comuns do que se imagina.

Publicado Por: José Vilmore

Últimas Notícias
19h14 Record ameaça demitir quem não usar crachá 19h01 E a Antonelli? Após 'Em Família', Leonardo Nogueira se afasta do Brasil 18h54 CEMAR esclarece sobre o fornecimento de energia elétrica no Centro e bairros adjacentes em São Luís 18h49 Jô Soares é internado em hospital de SP para tratar pneumonia 18h32 Santander vira alvo de petistas após dizer que economia piora com Dilma 18h26 Prazo para prestação de contas de campanha começa nesta segunda (28) 18h24 Safari no Delta do Parnaíba 18h20 Vestibulares na UFPI e na Uninovafapi estariam sendo alvos de golpes do 'QI' 18h08 Chalanas partem lotadas de turista no Porto dos Tatus para conhecer o Delta do Parnaíba 18h08 Chalanas partem lotadas de turista no Porto dos Tatus para conhecer o Delta do Parnaíba 18h08 Safari no Delta do Parnaíba 18h04 Cientista diz que voo MH370 estava no ar quando buscas começaram 18h04 Philip Seymour Hoffman aparece em teaser trailer de novo 'Jogos vorazes' 18h02 100 anos da 1ª guerra mundial: veja o que mudou com a revolução 18h02 Luís Correia, que seria do turismo,virou cidade de muito lixo, escuridão e fedor 18h01 Laís Ribeiro, natural do PI, posa nua para revista internacional; veja fotos 18h01 Fiscalize e denuncie! Saiba tudo que pode e não pode nas campanhas 17h59 SLC Agrícola promove Cinema itinerante 17h54 UFMA divulga vencedores do 37º Festival Guarnicê de Cinema 17h54 Loja Maçônica Acácia do Parnaíba e Escola Monteiro Lobato realizam campanha de doação de sangue 17h53 Safari no Delta do Parnaíba 17h53 Chalanas partem lotadas de turista no Porto dos Tatus para conhecer o Delta do Parnaíba 17h52 Vila Nova do Piauí prepara I Fórum comunitário do Selo UNICEF 17h51 Secretaria de Saúde realiza ação pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais 17h51 Concurso para Paes Landim encerra suas inscrições nesta terça-feira (29)
Curso in company
ControlX
ControlX

Enquete

Entre essas 20 cidades do Piauí, qual você acha que tem mais MULHER BONITA?

Total de Votos: 416

Válida de 28/07/2014 a 04/08/2014

Mais lidas

    CONSTRUTORA HIDROS
    IRRITEC
    TELHAS MAFRENSE

    180graus no Instagramno Instagram