180graus

- 04/03/2011 às 09h19

Alcool x Medicamentos: cuidado com as interações

Alguns cuidados com o uso de medicamentos, devem ser tomado neste período carnavalesco, em que geralmente o consumo de álcool é elevado.

Já é bem conhecido de todos que álcool e direção não combinam, embora muita gente não leve os risco em consideração e coloque em perigo a sua vida e a dos outros.

Embora coloque em risco somente a vida do usuário, álcool e medicamentos também não combinam e podem causar danos a saúde ou até mesmo tornar-se fatal.

De um modo geral, os pacientes usuários de medicamentos de uso crônico, não devem ingerir álcool sem antes consultar um médico ou um farmacêutico sobre a possibilidade de tomar uma “cervejinha”, porém o tratamento nunca deve ser abandonado.

Alguns medicamentos para o tratamento da hipertensão, possuem baixa interação com o álcool e o consumo deste pode até ser permitido, sendo muito importante para manter o paciente protegido contra um eventual “pico hipertensivo”, o que pode ser bastante grave. Converse com o seu médico ou com um farmacêutico sobre a interação do medicamento que você está utilizando.

No geral, medicamentos para diabetes não combinam com o álcool, que tem um efeito hipotensor que pode levar a hipoglicemias graves.

Também nos tratamentos para depressão existem alguns medicamentos que são totalmente contra-indicados pois a associação com o álcool pode levar a morte.

Outros medicamentos utilizados sem prescrição médica, associados ao álcool, também podem trazer lesões graves ao organismo, veja os principais:

Álcool x Paracetamol: a associação deste dois produtos produz lesões irreversíveis no fígado. Produtos a base de paracetamol: Tylenol®, Tyflen®, Sonridor® e diversos outros medicamentos para o alívio dos sintomas da gripe). Se tiver uma dor de cabeça em decorrência de uma ressaca, é melhor utilizar o analgésico dipirona, desde que você não seja alérgico a este produto, o que seria uma contra-indicação grave.

Álcool x Ácido acetilsalicílico: a associa destes produto pode provoca irritação grave no
estômago e rins. Produtos a base de ácido acetilsalicílico: Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Sonrisal®, Coristina®. Estes produtos também são contra-indicados para sintomas de dengue.

Álcool x anti-inflamatórios: ocorrem os mesmos riscos provocados pelo do ácido acetilsalicílico. Produtos anti-inflamatórios: diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno, Cataflan®, Voltaren®, Scaflan®, Nisulid®. Se estiver em tratamento com estes medicamentos não utilize álcool.

Uma dica: procure intercalar cada dose de uma bebida com um copo d'água, assim o corpo se manterá hidratado e beberá menos álcool e os sintomas da ressaca serão bem menores.

É tempo de lembrar também a importância do uso de preservativos, pois não somente a AIDS, mas diversas outras doenças são transmitidas por contato sexual: hepatite B, gonorreia, sífilis, condiloma entre outras, e são bem mais comuns do que se imagina.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terno e Cia
Phocus Galerie
180 & Gracom - Maratona
Carvalho e Oliveira (Wildson de Almeida)
Alves e Alves (Dr. Daniel)
UNIMED DIA DAS MÃES
vaga pesquisadores
Marquinhos do Pará
Panificadora Canindé
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
16h01 Prefeitura municipal de Luís Correira realiza concurso para todos os níveis 15h21 Projetos da Secretaria Municipal de Saúde de Cristino Castro fica entre os 10 melhores do Piauí 15h01 Homem é espancado com golpes de madeira e morre no PI 14h58 Conheça Sonivani, a 'chicosa' que virou fenômeno na internet com o seu 'jeitinho' 14h35 Projeto Olhar Bem é aberto em Campo Maior com presença do secretário Dr. Francisco 14h02 Dr. Pinto lança D. Socorro como pré-candidata 13h56 Campo Maior recebe projeto Olhar Bem a partir desta quinta-feira 13h54 Deputado cobra a Eletrobras estrutura da rede elétrica em Ilha Grande, no PI 13h44 MPF aponta municípios do PI com nota igual a '0' no ranking da transparência 13h43 Candidaturas de mulheres são 'um faz de contas' para partidos, diz ministra 13h23 Em Agricolândia fiéis montam tapetes de Corpus Christi 13h11 Exemplar da 1ª antologia de Shakespeare é vendido por US$ 2,7 mi 13h09 Peppa Pig vai ao cinema em seis episódios e curta temporada 13h07 Muricy Ramalho vai deixar o Flamengo após problemas de saúde 13h04 STF dá prazo de cinco dias para Temer se explicar sobre reforma administrativa 13h01 Com barraco de Gretchen, 'Power Couple' registra sua maior audiência 12h58 Veja detalhes do patrocínio de cerca de R$ 24 milhões acertado pelo São Paulo 12h52 Diretório do Partido Progressista anuncia nomes de pré-candidatos 12h45 Cortes, ataque e esquema: Dunga tem cinco pontos para definir na seleção 12h33 Prefeita Vânia Ribeiro intensifica combate à dengue no Município de Cajueiro da Praia 12h13 Veículo sai da pista após colidir em traseira de caminhão e três se ferem 11h50 Piauiense é executado em Alagoas e polícia suspeita de uma emboscada 11h48 Ricciardo surpreende e arrasa as Mercedes em treino; brasileiros vão mal 11h37 Santa Cruz vence e mantém liderança; Palmeiras derrota Flu e SP só empata 11h32 China cria ônibus que 'passa por cima' de engarrafamentos

Dr. Wildson de Almeida
Terno e Cia
Dr. Raimundo Junior
Phocus Galerie
Alves e Alves (Dr. Daniel)
Conplan

Mais Lidas


    Enquete

    Você acha correto a venda de testes de detecção de HIV/Aids em farmácias

    Total de Votos: 0

    Válida de 25/11/2015 a 27/11/2015

    Phocus Galerie - Eventos
    Casa do cartucho
    vaga pesquisadores
    180 & Gracom - Maratona
    Profº Márcio Lima - Dia da Mudança
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    ZikaZero
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    Dr. Raimundo Junior
    Terno e Cia

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset
    Panificadora Canindé