180graus

- 04/03/2011 às 09h19

Alcool x Medicamentos: cuidado com as interações

Alguns cuidados com o uso de medicamentos, devem ser tomado neste período carnavalesco, em que geralmente o consumo de álcool é elevado.

Já é bem conhecido de todos que álcool e direção não combinam, embora muita gente não leve os risco em consideração e coloque em perigo a sua vida e a dos outros.

Embora coloque em risco somente a vida do usuário, álcool e medicamentos também não combinam e podem causar danos a saúde ou até mesmo tornar-se fatal.

De um modo geral, os pacientes usuários de medicamentos de uso crônico, não devem ingerir álcool sem antes consultar um médico ou um farmacêutico sobre a possibilidade de tomar uma “cervejinha”, porém o tratamento nunca deve ser abandonado.

Alguns medicamentos para o tratamento da hipertensão, possuem baixa interação com o álcool e o consumo deste pode até ser permitido, sendo muito importante para manter o paciente protegido contra um eventual “pico hipertensivo”, o que pode ser bastante grave. Converse com o seu médico ou com um farmacêutico sobre a interação do medicamento que você está utilizando.

No geral, medicamentos para diabetes não combinam com o álcool, que tem um efeito hipotensor que pode levar a hipoglicemias graves.

Também nos tratamentos para depressão existem alguns medicamentos que são totalmente contra-indicados pois a associação com o álcool pode levar a morte.

Outros medicamentos utilizados sem prescrição médica, associados ao álcool, também podem trazer lesões graves ao organismo, veja os principais:

Álcool x Paracetamol: a associação deste dois produtos produz lesões irreversíveis no fígado. Produtos a base de paracetamol: Tylenol®, Tyflen®, Sonridor® e diversos outros medicamentos para o alívio dos sintomas da gripe). Se tiver uma dor de cabeça em decorrência de uma ressaca, é melhor utilizar o analgésico dipirona, desde que você não seja alérgico a este produto, o que seria uma contra-indicação grave.

Álcool x Ácido acetilsalicílico: a associa destes produto pode provoca irritação grave no
estômago e rins. Produtos a base de ácido acetilsalicílico: Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Sonrisal®, Coristina®. Estes produtos também são contra-indicados para sintomas de dengue.

Álcool x anti-inflamatórios: ocorrem os mesmos riscos provocados pelo do ácido acetilsalicílico. Produtos anti-inflamatórios: diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno, Cataflan®, Voltaren®, Scaflan®, Nisulid®. Se estiver em tratamento com estes medicamentos não utilize álcool.

Uma dica: procure intercalar cada dose de uma bebida com um copo d'água, assim o corpo se manterá hidratado e beberá menos álcool e os sintomas da ressaca serão bem menores.

É tempo de lembrar também a importância do uso de preservativos, pois não somente a AIDS, mas diversas outras doenças são transmitidas por contato sexual: hepatite B, gonorreia, sífilis, condiloma entre outras, e são bem mais comuns do que se imagina.

Publicado Por: José Vilmore

Últimas Notícias
13h01 Agência de Tecnologia da Informação inaugura estação digital no bairro Angelim 13h00 Dicas saudáveis que podem ajudar a desinchar e perder peso durante a noite 13h00 Pesquisa sugere ligação entre macarrão instantâneo e problemas cardíacos 13h00 Começa hoje o 1º 'Encontro Teresinense de Graffiti' na Casa do Hip Hop 12h41 Taxista que teve olhos arrancados foi morto pela mesma dupla que agiu hoje 12h37 Assista o vídeo do momento em que o taxista é morto; 'correu, mas caiu' 12h35 Projeto quer regularizar 5 milhões de hectares de terras no Piauí; entenda 12h31 Secretaria de Educação promove palestra sobre alimentação saudável 12h29 Atração perigosa! Alain conta que é ladrão e dá um beijo em Maria Angélica 12h19 Jaque Khury mostra corpo sequinho com 25 quilos a menos: 'Quero definir' 12h09 Festa do grupo de Idosos em comemoração ao Dia dos Pais é celebrado no povoado Serrinha 12h07 Visita de Orientação Técnica e posse do Presidente da Junta do Serviço Militar de Paes Landim 12h00 Sábado tem 'Café com Jesus' da Comunidade Católica Shalom. Participe! 11h58 Acusado de matar taxista confessa crime: 'depois assaltei uma padaria' 11h57 Sesc Avenida vai abrir inscrições para cursos de corte e costura avançado 11h53 Criminalidade preocupa moradores do Raul Barcellar em Parnaíba 11h53 Acusado de homicídio é absolvido em júri 11h48 Parnaíba estará representada no 2º Salão do Turismo da Rota das Emoções 11h43 Homem é preso pela PM por tentativa de homicídio nos Tabuleiros litorâneos 11h37 Roubo e uso de drogas acaba em Prisão em Parnaíba 11h35 Neste sábado acontece mais uma edição do 'Curta Minha Banda' 11h28 Alto Alegre do Pindaré Realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef 11h16 Formação técnica é valorizada pela Prefeitura Municipal 11h15 Acontece neste fim de semana o encerramento do 32º aniversário da Fraternidade Espírita André Luiz 11h15 III Feira Cultural da U.E Arimatéia Tito da Comunidade América.
ControlX
Mesário Voluntário

Enquete

Os 7 candidatos a governo do Estado já ficaram frente a frente em 3 debates na TV. Para você, qual dos encontros foi o mais polêmico?

Total de Votos: 367

Válida de 27/08/2014 a 03/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram