180graus

- 04/03/2011 às 09h19

Alcool x Medicamentos: cuidado com as interações

Alguns cuidados com o uso de medicamentos, devem ser tomado neste período carnavalesco, em que geralmente o consumo de álcool é elevado.

Já é bem conhecido de todos que álcool e direção não combinam, embora muita gente não leve os risco em consideração e coloque em perigo a sua vida e a dos outros.

Embora coloque em risco somente a vida do usuário, álcool e medicamentos também não combinam e podem causar danos a saúde ou até mesmo tornar-se fatal.

De um modo geral, os pacientes usuários de medicamentos de uso crônico, não devem ingerir álcool sem antes consultar um médico ou um farmacêutico sobre a possibilidade de tomar uma “cervejinha”, porém o tratamento nunca deve ser abandonado.

Alguns medicamentos para o tratamento da hipertensão, possuem baixa interação com o álcool e o consumo deste pode até ser permitido, sendo muito importante para manter o paciente protegido contra um eventual “pico hipertensivo”, o que pode ser bastante grave. Converse com o seu médico ou com um farmacêutico sobre a interação do medicamento que você está utilizando.

No geral, medicamentos para diabetes não combinam com o álcool, que tem um efeito hipotensor que pode levar a hipoglicemias graves.

Também nos tratamentos para depressão existem alguns medicamentos que são totalmente contra-indicados pois a associação com o álcool pode levar a morte.

Outros medicamentos utilizados sem prescrição médica, associados ao álcool, também podem trazer lesões graves ao organismo, veja os principais:

Álcool x Paracetamol: a associação deste dois produtos produz lesões irreversíveis no fígado. Produtos a base de paracetamol: Tylenol®, Tyflen®, Sonridor® e diversos outros medicamentos para o alívio dos sintomas da gripe). Se tiver uma dor de cabeça em decorrência de uma ressaca, é melhor utilizar o analgésico dipirona, desde que você não seja alérgico a este produto, o que seria uma contra-indicação grave.

Álcool x Ácido acetilsalicílico: a associa destes produto pode provoca irritação grave no
estômago e rins. Produtos a base de ácido acetilsalicílico: Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Sonrisal®, Coristina®. Estes produtos também são contra-indicados para sintomas de dengue.

Álcool x anti-inflamatórios: ocorrem os mesmos riscos provocados pelo do ácido acetilsalicílico. Produtos anti-inflamatórios: diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno, Cataflan®, Voltaren®, Scaflan®, Nisulid®. Se estiver em tratamento com estes medicamentos não utilize álcool.

Uma dica: procure intercalar cada dose de uma bebida com um copo d'água, assim o corpo se manterá hidratado e beberá menos álcool e os sintomas da ressaca serão bem menores.

É tempo de lembrar também a importância do uso de preservativos, pois não somente a AIDS, mas diversas outras doenças são transmitidas por contato sexual: hepatite B, gonorreia, sífilis, condiloma entre outras, e são bem mais comuns do que se imagina.

Publicado Por: José Vilmore

Últimas Notícias
03h01 Aspirina reduz em 50% risco de câncer colorretal quando há gene específico 03h00 Valesca Popozuda pode estrelar reality show sobre vida de funkeiras 02h08 TJ-CE admite vender habeas corpus; Joaquim Barbosa foi convocado 02h06 'Pé frio' erra todos os números da Lotomania, mas leva R$ 1 milhão 02h02 Pela primeira vez, cientistas transformam célula adulta em célula-tronco embrionária 01h46 'Inatividade Paranormal 2' estreia nos cinemas e aponta estereótipos racistas 01h25 Adriane Galisteu agradece carinho dos fãs e confirma data da alta médica 01h00 Contratado da Record, Jean Paulo Campos tem encontro com Silvio Santos 00h26 Craque alemão se junta à lista dos desejos do Barcelona; saiba quem é 00h15 Atacante uruguaio sonha em encerrar carreira no Botafogo: 'Seria especial' 00h04 Árbitro brasileiro vítima de racismo decide encerrar a carreira 00h01 Fafá de Belém cantou na noite de Teresina com show 'Voz e Piano'. Fotos! 23h57 Comissão aprova projeto que torna obrigatório aviso sobre bloqueio de trânsito 23h55 Novo centro de conciliação facilitará acordos em Timon 23h35 47 apenados que não voltaram da saída temporária da Páscoa são considerados foragidos 23h33 Brasil já tem 136 milhões de computadores em uso, aponta FGV 23h29 Portaria transfere Barras e River para o Ytacotiara em Piripiri 23h26 Aconteceu hoje na Câmara Municipal de Agricolândia,uma apresentação do PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS 23h20 Município de Riacho Frio é convidado para evento na APPM 23h15 Estudantes de Direito da UFMA conhecem sobre o funcionamento da Justiça estadual 23h13 Segunda etapa do Pronatec será criada até fim do ano 23h08 Unidade de Saúde do bairro Fripisa começa a ser construída pela Prefeitura 23h08 Rua que interliga cidade tem pavimentação concluída 23h05 Terminal da integração de passageiros necessita de reforma, diz vereador 22h54 Municípios maranhenses não conseguirão cumprir Plano Nacional de Resíduos Sólidos
Gerente Eficiente
Gerente Eficiente

Enquete

Qual desses você considera o PIOR serviço oferecido no Piauí?

Total de Votos: 2

Válida de 25/04/2014 a 02/05/2014

Mais lidas

    Galaxy
    Babylandia
    BlueShark
    Coelho Fortes Dourado

    180graus no Instagramno Instagram

    Gerente Eficiente