180graus

- 04/03/2011 às 09h19

Alcool x Medicamentos: cuidado com as interações

Alguns cuidados com o uso de medicamentos, devem ser tomado neste período carnavalesco, em que geralmente o consumo de álcool é elevado.

Já é bem conhecido de todos que álcool e direção não combinam, embora muita gente não leve os risco em consideração e coloque em perigo a sua vida e a dos outros.

Embora coloque em risco somente a vida do usuário, álcool e medicamentos também não combinam e podem causar danos a saúde ou até mesmo tornar-se fatal.

De um modo geral, os pacientes usuários de medicamentos de uso crônico, não devem ingerir álcool sem antes consultar um médico ou um farmacêutico sobre a possibilidade de tomar uma “cervejinha”, porém o tratamento nunca deve ser abandonado.

Alguns medicamentos para o tratamento da hipertensão, possuem baixa interação com o álcool e o consumo deste pode até ser permitido, sendo muito importante para manter o paciente protegido contra um eventual “pico hipertensivo”, o que pode ser bastante grave. Converse com o seu médico ou com um farmacêutico sobre a interação do medicamento que você está utilizando.

No geral, medicamentos para diabetes não combinam com o álcool, que tem um efeito hipotensor que pode levar a hipoglicemias graves.

Também nos tratamentos para depressão existem alguns medicamentos que são totalmente contra-indicados pois a associação com o álcool pode levar a morte.

Outros medicamentos utilizados sem prescrição médica, associados ao álcool, também podem trazer lesões graves ao organismo, veja os principais:

Álcool x Paracetamol: a associação deste dois produtos produz lesões irreversíveis no fígado. Produtos a base de paracetamol: Tylenol®, Tyflen®, Sonridor® e diversos outros medicamentos para o alívio dos sintomas da gripe). Se tiver uma dor de cabeça em decorrência de uma ressaca, é melhor utilizar o analgésico dipirona, desde que você não seja alérgico a este produto, o que seria uma contra-indicação grave.

Álcool x Ácido acetilsalicílico: a associa destes produto pode provoca irritação grave no
estômago e rins. Produtos a base de ácido acetilsalicílico: Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Sonrisal®, Coristina®. Estes produtos também são contra-indicados para sintomas de dengue.

Álcool x anti-inflamatórios: ocorrem os mesmos riscos provocados pelo do ácido acetilsalicílico. Produtos anti-inflamatórios: diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno, Cataflan®, Voltaren®, Scaflan®, Nisulid®. Se estiver em tratamento com estes medicamentos não utilize álcool.

Uma dica: procure intercalar cada dose de uma bebida com um copo d'água, assim o corpo se manterá hidratado e beberá menos álcool e os sintomas da ressaca serão bem menores.

É tempo de lembrar também a importância do uso de preservativos, pois não somente a AIDS, mas diversas outras doenças são transmitidas por contato sexual: hepatite B, gonorreia, sífilis, condiloma entre outras, e são bem mais comuns do que se imagina.

Publicado Por: José Vilmore

VANGUARDA
INOCOOP
Últimas Notícias
04h48 Medina vence bateria em Bells Beach e passa para a terceira fase do Mundial 04h39 Kardec chega à Argentina e Ganso é mantido no time por Muricy 04h24 Mais uma vez sem Messi em campo, Argentina vence o Equador por 2 a 1 04h03 Walter abandona o Fluminense antes do treino sem dá nenhuma satisfação 03h50 Católicos representam quase 18% da população mundial, segundo Vaticano 03h35 Anac recomenda presença de duas pessoas em cabines de aviões 03h11 Faculdade dos EUA expulsa três alunos por ofensas racistas na rádio 02h44 Prefeitura inaugura Centro para mulheres vítimas de violência 02h17 Apenas vítimas de trauma devem procurar o HUT durante a reforma 02h09 Fiesp não vê sinal de recuperação nas Industria do pais 01h42 Parnaíba terá uma unidade para tratamento de pacientes com câncer 01h26 Agora mães poderão registrar seus filhos sem a presença do pai no cartório 01h06 Tribunais superiores antecipam o início do feriado e cancelaram julgamentos 00h53 Ratinho alfineta Gugu e afirma que não vai apelar em seu programa 00h48 Funcionária da Record é presa por cometer racismo e tentar intimidar guardas 00h32 Miranda do Norte agora tem Secretaria Municipal da Pesca 00h14 Madonna sobe à mesa fazendo gracinha para assinar 'sociedade' de serviço musical 23h51 Investigada pela Lava Jato, OAS pede ao TJ recuperação judicial 23h44 Bombeiros resgatam cão preso no muro de uma residência, veja vídeo: 23h43 Sessões do Legislativo terão novo horário em virtude do feriado 23h36 Ancine e BNDES financiam implantação de novas salas de cinema 23h30 Cézar vence 5º paredão e poeta Adrilles é eliminado com 65% dos votos 23h12 Copa do Brasil: Piauí eliminado pelo Salgueiro/PE no Albertão 23h10 Rose de Freitas é a primeira mulher a presidir a Comissão de Orçamento 22h40 Como uma piada para 1º de abril Google Maps se transforma no jogo Pac-Man
MELHORES IMOVEIS
REVISTA180
MELHORES IMOVEIS

Mais Lidas

    Imobiliaria

    Enquete

    Qual cidade do Piauí tem a melhor programação na Semana Santa?

    Total de Votos: 210

    Válida de 30/03/2015 a 06/04/2015

    MELHORES IMOVEIS

    180graus no Instagramno Instagram