180graus

- 04/03/2011 às 09h19

Alcool x Medicamentos: cuidado com as interações

Alguns cuidados com o uso de medicamentos, devem ser tomado neste período carnavalesco, em que geralmente o consumo de álcool é elevado.

Já é bem conhecido de todos que álcool e direção não combinam, embora muita gente não leve os risco em consideração e coloque em perigo a sua vida e a dos outros.

Embora coloque em risco somente a vida do usuário, álcool e medicamentos também não combinam e podem causar danos a saúde ou até mesmo tornar-se fatal.

De um modo geral, os pacientes usuários de medicamentos de uso crônico, não devem ingerir álcool sem antes consultar um médico ou um farmacêutico sobre a possibilidade de tomar uma “cervejinha”, porém o tratamento nunca deve ser abandonado.

Alguns medicamentos para o tratamento da hipertensão, possuem baixa interação com o álcool e o consumo deste pode até ser permitido, sendo muito importante para manter o paciente protegido contra um eventual “pico hipertensivo”, o que pode ser bastante grave. Converse com o seu médico ou com um farmacêutico sobre a interação do medicamento que você está utilizando.

No geral, medicamentos para diabetes não combinam com o álcool, que tem um efeito hipotensor que pode levar a hipoglicemias graves.

Também nos tratamentos para depressão existem alguns medicamentos que são totalmente contra-indicados pois a associação com o álcool pode levar a morte.

Outros medicamentos utilizados sem prescrição médica, associados ao álcool, também podem trazer lesões graves ao organismo, veja os principais:

Álcool x Paracetamol: a associação deste dois produtos produz lesões irreversíveis no fígado. Produtos a base de paracetamol: Tylenol®, Tyflen®, Sonridor® e diversos outros medicamentos para o alívio dos sintomas da gripe). Se tiver uma dor de cabeça em decorrência de uma ressaca, é melhor utilizar o analgésico dipirona, desde que você não seja alérgico a este produto, o que seria uma contra-indicação grave.

Álcool x Ácido acetilsalicílico: a associa destes produto pode provoca irritação grave no
estômago e rins. Produtos a base de ácido acetilsalicílico: Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Sonrisal®, Coristina®. Estes produtos também são contra-indicados para sintomas de dengue.

Álcool x anti-inflamatórios: ocorrem os mesmos riscos provocados pelo do ácido acetilsalicílico. Produtos anti-inflamatórios: diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno, Cataflan®, Voltaren®, Scaflan®, Nisulid®. Se estiver em tratamento com estes medicamentos não utilize álcool.

Uma dica: procure intercalar cada dose de uma bebida com um copo d'água, assim o corpo se manterá hidratado e beberá menos álcool e os sintomas da ressaca serão bem menores.

É tempo de lembrar também a importância do uso de preservativos, pois não somente a AIDS, mas diversas outras doenças são transmitidas por contato sexual: hepatite B, gonorreia, sífilis, condiloma entre outras, e são bem mais comuns do que se imagina.

Publicado Por: José Vilmore

Últimas Notícias
23h45 Homem procurado pela Interpol é preso em aeroporto de Belo Horizonte 23h27 A prefeitura de S. Mendes e todas as Secretarias, desejam um feliz NATAL a todos SIMPLICIOMENDENSES 23h19 Raúl Castro pede aos EUA que respeitem o regime comunista de Cuba 22h43 Juíza manda bloquear bens da Alumini e responsabiliza Petrobras 22h18 CBF promete punir clubes que não cumprirem fair play financeiro em 2015 21h49 Após renovação no Flamengo, esposa de Léo Moura desabafa na web 21h18 Na série B, Botafogo anuncia renovação com patrocinador master para 2015 20h41 Procurador-geral do município realiza balanço das atividades do ano de 2014 20h20 Jogos abertos de Teresina é lançado e envolverá várias modalidades esportivas 19h43 Governador decreta ponto facultativo dias 26 e 31 de dezembro; saiba mais 19h17 Gestores do PI se reúnem para discutir novo 'Plano de Contas' para ano 2015 18h33 Justiça do PI determina fornecimento de medicamentos a pacientes do SUS 18h32 Classificatório do Ifpi 2015.1 registrou cerca de 18 mil inscritos para o exame 18h30 Modelo piauiense Laís Ribeiro, faz fotos quentíssimas de lingerie; veja 18h02 Aos 20 anos, Medina realiza sonho de infância e diz que quer mais títulos 18h02 Homem é preso tentando bota fogo em casa para matar a própria família; fotos 18h01 Juíza do Piauí acata pedido de nulidade de eleições sindicais; entenda 18h01 Após vitória de 'Magazon' e polêmicas, eleição da Câmara pode mudar a forma 17h53 MPF ajuiza 50 ações contra corrupção de verba federal por dia em todo Brasil 17h50 Galaxy Alpha ou iPhone 6? Veja qual smartphone é o 'top dos tops' 17h45 Cobra de 2 metros de comprimento é encontrada em bairro de Salvador 17h40 Ex-funcionária faz acordo para receber indenização trabalhista em pizzas 17h37 Festa de comemoração aos 19 anos de Vila Nova do Piauí foi um sucesso! 17h35 POLÍCIA divulga foto de suspeitos de matarem empresário 17h26 Sentindo tonturas, Netinho da Bahia está internado há quatro meses
GUIA DOS PARLAMENTARES II
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    O piauiense Luis Henrique foi o terceiro colocado no 1º MasterChef Brasil. Você concorda com a vitória de Elisa?

    Total de Votos: 198

    Válida de 17/12/2014 a 24/12/2014

    180graus no Instagramno Instagram