180graus

- 04/03/2011 às 09h19

Alcool x Medicamentos: cuidado com as interações

Alguns cuidados com o uso de medicamentos, devem ser tomado neste período carnavalesco, em que geralmente o consumo de álcool é elevado.

Já é bem conhecido de todos que álcool e direção não combinam, embora muita gente não leve os risco em consideração e coloque em perigo a sua vida e a dos outros.

Embora coloque em risco somente a vida do usuário, álcool e medicamentos também não combinam e podem causar danos a saúde ou até mesmo tornar-se fatal.

De um modo geral, os pacientes usuários de medicamentos de uso crônico, não devem ingerir álcool sem antes consultar um médico ou um farmacêutico sobre a possibilidade de tomar uma “cervejinha”, porém o tratamento nunca deve ser abandonado.

Alguns medicamentos para o tratamento da hipertensão, possuem baixa interação com o álcool e o consumo deste pode até ser permitido, sendo muito importante para manter o paciente protegido contra um eventual “pico hipertensivo”, o que pode ser bastante grave. Converse com o seu médico ou com um farmacêutico sobre a interação do medicamento que você está utilizando.

No geral, medicamentos para diabetes não combinam com o álcool, que tem um efeito hipotensor que pode levar a hipoglicemias graves.

Também nos tratamentos para depressão existem alguns medicamentos que são totalmente contra-indicados pois a associação com o álcool pode levar a morte.

Outros medicamentos utilizados sem prescrição médica, associados ao álcool, também podem trazer lesões graves ao organismo, veja os principais:

Álcool x Paracetamol: a associação deste dois produtos produz lesões irreversíveis no fígado. Produtos a base de paracetamol: Tylenol®, Tyflen®, Sonridor® e diversos outros medicamentos para o alívio dos sintomas da gripe). Se tiver uma dor de cabeça em decorrência de uma ressaca, é melhor utilizar o analgésico dipirona, desde que você não seja alérgico a este produto, o que seria uma contra-indicação grave.

Álcool x Ácido acetilsalicílico: a associa destes produto pode provoca irritação grave no
estômago e rins. Produtos a base de ácido acetilsalicílico: Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Sonrisal®, Coristina®. Estes produtos também são contra-indicados para sintomas de dengue.

Álcool x anti-inflamatórios: ocorrem os mesmos riscos provocados pelo do ácido acetilsalicílico. Produtos anti-inflamatórios: diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno, Cataflan®, Voltaren®, Scaflan®, Nisulid®. Se estiver em tratamento com estes medicamentos não utilize álcool.

Uma dica: procure intercalar cada dose de uma bebida com um copo d'água, assim o corpo se manterá hidratado e beberá menos álcool e os sintomas da ressaca serão bem menores.

É tempo de lembrar também a importância do uso de preservativos, pois não somente a AIDS, mas diversas outras doenças são transmitidas por contato sexual: hepatite B, gonorreia, sífilis, condiloma entre outras, e são bem mais comuns do que se imagina.

Publicado Por: José Vilmore

ZAP ZAP DO BETO
VAL PRAEIRO HELICONIA
THREVO PIATZ
VAL PRAEIRO HELICONIA
Últimas Notícias
15h04 Rregras para licença-paternidade no Brasil serão debatidas por Comissão 15h00 Califórnia Home Club , agrega o melhor da diversão, tranquilidade e conforto 14h57 Governo prorroga para importação de pneus aplicação de direito antidumping 14h47 Lukano Sá participa de solenidade do Poder Legislativo Estadual 14h47 Usuários piauienses de 14 planos de saúde estão pagando sem poder usar 14h46 Secretários de Fazenda do Nordeste se reúnem para discutir ajuste fiscal 14h42 Lukano Sá participa de solenidade do Poder Legislativo Estadual 14h32 Profissionais da FMS discutem como atender pessoas com ideias suicidas 14h30 Dilma Rousseff exonera presidente 'piauiense' do BNB e bota cearense 14h18 Esposo de filomenense é morto na região de Balsas e seu corpo é encontrado em estado de decomposição 14h16 Escola sedia solenidade para escolher garota e garoto CEMTI 14h09 Elmano e Regina Sousa ainda não apresentaram um projeto no Senado 14h06 Brasil tem 745,9 mil casos e vive uma epidemia de dengue 14h01 Pousada e Pizzaria Emiliano é referência em atendimento e qualidade; Confira! 14h01 Rodrigo Martins requer à CPI da Petrobras acareação entre petroleiros 13h50 Banco do Brasil é arrombado durante o feriadão em Guadalupe 13h38 Construtora Sucesso ganha licitação para implantação da Avenida Poti Sul 13h38 Vikstar inicia seleção para 3.000 vagas de operador de call center em Parnaíba 13h31 Estaiada ganha iluminação amarela pela redução de acidentes 13h29 Governo vê impacto positivo nas falas de Dilma na internet, diz ministro 13h26 Provas são insuficientes e justiça nega pedido de cassação de Mainha do SDD 13h17 Zoobotânico é destaque em reprodução de animais em cativeiro 13h10 Um morre e três ficam feridos após EcoSport capotar na rodovia PI-245 12h59 CDL prepara 2ª edição da campanha 'Liquida Teresina' 2015 12h51 IPhone traz funções em 'segredo' no iOS 8; aprenda a usar e 'turbine' aparelho
MELHORES IMOVEIS
ZAP ZAP DO BETO

Mais Lidas

    VAL PRAEIRO HELICONIA
    AGUAS DE TIMON

    Enquete

    O Brasil vive uma epidemia de dengue, já são 745 mil novos casos no país com 229 mortes. O que você acredita ser o fator que mais contribui para o avanço da doença no país?

    Total de Votos: 50

    Válida de 04/05/2015 a 11/05/2015

    ZAP ZAP DO BETO
    THREVO POETIC
    AGUAS DE TIMON
    VAL PRAEIRO

    180graus no Instagramno Instagram

    VAL PRAEIRO HELICONIA
    AGUAS DE TIMON
    THREVO POETIC