180graus

- 04/03/2011 às 09h19

Alcool x Medicamentos: cuidado com as interações

Alguns cuidados com o uso de medicamentos, devem ser tomado neste período carnavalesco, em que geralmente o consumo de álcool é elevado.

Já é bem conhecido de todos que álcool e direção não combinam, embora muita gente não leve os risco em consideração e coloque em perigo a sua vida e a dos outros.

Embora coloque em risco somente a vida do usuário, álcool e medicamentos também não combinam e podem causar danos a saúde ou até mesmo tornar-se fatal.

De um modo geral, os pacientes usuários de medicamentos de uso crônico, não devem ingerir álcool sem antes consultar um médico ou um farmacêutico sobre a possibilidade de tomar uma “cervejinha”, porém o tratamento nunca deve ser abandonado.

Alguns medicamentos para o tratamento da hipertensão, possuem baixa interação com o álcool e o consumo deste pode até ser permitido, sendo muito importante para manter o paciente protegido contra um eventual “pico hipertensivo”, o que pode ser bastante grave. Converse com o seu médico ou com um farmacêutico sobre a interação do medicamento que você está utilizando.

No geral, medicamentos para diabetes não combinam com o álcool, que tem um efeito hipotensor que pode levar a hipoglicemias graves.

Também nos tratamentos para depressão existem alguns medicamentos que são totalmente contra-indicados pois a associação com o álcool pode levar a morte.

Outros medicamentos utilizados sem prescrição médica, associados ao álcool, também podem trazer lesões graves ao organismo, veja os principais:

Álcool x Paracetamol: a associação deste dois produtos produz lesões irreversíveis no fígado. Produtos a base de paracetamol: Tylenol®, Tyflen®, Sonridor® e diversos outros medicamentos para o alívio dos sintomas da gripe). Se tiver uma dor de cabeça em decorrência de uma ressaca, é melhor utilizar o analgésico dipirona, desde que você não seja alérgico a este produto, o que seria uma contra-indicação grave.

Álcool x Ácido acetilsalicílico: a associa destes produto pode provoca irritação grave no
estômago e rins. Produtos a base de ácido acetilsalicílico: Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Sonrisal®, Coristina®. Estes produtos também são contra-indicados para sintomas de dengue.

Álcool x anti-inflamatórios: ocorrem os mesmos riscos provocados pelo do ácido acetilsalicílico. Produtos anti-inflamatórios: diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno, Cataflan®, Voltaren®, Scaflan®, Nisulid®. Se estiver em tratamento com estes medicamentos não utilize álcool.

Uma dica: procure intercalar cada dose de uma bebida com um copo d'água, assim o corpo se manterá hidratado e beberá menos álcool e os sintomas da ressaca serão bem menores.

É tempo de lembrar também a importância do uso de preservativos, pois não somente a AIDS, mas diversas outras doenças são transmitidas por contato sexual: hepatite B, gonorreia, sífilis, condiloma entre outras, e são bem mais comuns do que se imagina.

Publicado Por: José Vilmore

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


18 Piauienses + Influentes de 2015
10 melhores piores prefeitos
unimed fev
Últimas Notícias
20h03 Transmissão de zika por beijo não está comprovada, diz infectologista 19h57 Jornalista é assediada ao vivo em transmissão de TV na Alemanha 19h52 Vereador reage ao ter residência invadida e dois suspeitos morrem 19h45 Organização do Carnaval culpa produção de Luiz Caldas por atraso em Salvador 19h39 Ivete Sangalo promove diversidade e beijo gay em seu bloco em Salvador 19h35 Capa da Sexy revela preferências na cama: 'Gosto mais de ser dominada' 17h55 Carnaval mela-mela é só alegria em Miguel Leão 17h30 Capote da Madrugada mistura ritmo do frevo com a folia do Piauí. Fotos 15h23 Gabriel Levi e Forró Pura Raiação agitam o sábado em Água Branca 15h20 Corso de Água Branca reúne milhares de foliões na abertura do Carnaval da Magia 15h18 Continuação: Corso 2016 15h14 Motorista morre afogado após salvar jovem no rio Canindé 14h52 Moto é roubada no centro de Beneditinos nesta manhã de Sábado 14h40 Sarah Menezes vence japonesa pela primeira vez e leva bronze em Paris 14h28 Delegacia de Homicídios vai mudar para o Centro Administrativo 14h16 'Eles estavam era rindo', diz Baretta sobre menores que mataram militar 14h03 Secretaria de Assistência Social promove carnaval da terceira idade 13h55 'BBB16': Matheus é o novo Anjo e castiga Munik, Tamiel e Daniel com o Monstro 13h54 Bastidores: Taxistas também devem cobrar Ministério Público e a Justiça 13h50 Vende-se uma belíssima CHÁCARA com quatro equitares bem próximo a Simplício Mendes 13h47 'BBB16': Cacau e Matheus tomam banho juntos após ela acusar: 'Não me deseja' 13h42 Jogo entre os blocos marcou a abertura do carnaval 2016 em Campo Largo do Piaui 13h39 Saulo se recusa a cantar Metralhadora em trio: 'Todo mundo já toca' 12h42 Corso de Água Branca reúne milhares de foliões na abertura do Carnaval da Magia 12h27 BBB 16: Matheus vence prova e é o novo Anjo e castiga Daniel e Munik

Mais Lidas


    Enquete

    Você acha correto a venda de testes de detecção de HIV/Aids em farmácias

    Total de Votos: 0

    Válida de 25/11/2015 a 27/11/2015

    180graus no Instagramno Instagram