180graus

- 04/03/2011 às 09h19

Alcool x Medicamentos: cuidado com as interações

Alguns cuidados com o uso de medicamentos, devem ser tomado neste período carnavalesco, em que geralmente o consumo de álcool é elevado.

Já é bem conhecido de todos que álcool e direção não combinam, embora muita gente não leve os risco em consideração e coloque em perigo a sua vida e a dos outros.

Embora coloque em risco somente a vida do usuário, álcool e medicamentos também não combinam e podem causar danos a saúde ou até mesmo tornar-se fatal.

De um modo geral, os pacientes usuários de medicamentos de uso crônico, não devem ingerir álcool sem antes consultar um médico ou um farmacêutico sobre a possibilidade de tomar uma “cervejinha”, porém o tratamento nunca deve ser abandonado.

Alguns medicamentos para o tratamento da hipertensão, possuem baixa interação com o álcool e o consumo deste pode até ser permitido, sendo muito importante para manter o paciente protegido contra um eventual “pico hipertensivo”, o que pode ser bastante grave. Converse com o seu médico ou com um farmacêutico sobre a interação do medicamento que você está utilizando.

No geral, medicamentos para diabetes não combinam com o álcool, que tem um efeito hipotensor que pode levar a hipoglicemias graves.

Também nos tratamentos para depressão existem alguns medicamentos que são totalmente contra-indicados pois a associação com o álcool pode levar a morte.

Outros medicamentos utilizados sem prescrição médica, associados ao álcool, também podem trazer lesões graves ao organismo, veja os principais:

Álcool x Paracetamol: a associação deste dois produtos produz lesões irreversíveis no fígado. Produtos a base de paracetamol: Tylenol®, Tyflen®, Sonridor® e diversos outros medicamentos para o alívio dos sintomas da gripe). Se tiver uma dor de cabeça em decorrência de uma ressaca, é melhor utilizar o analgésico dipirona, desde que você não seja alérgico a este produto, o que seria uma contra-indicação grave.

Álcool x Ácido acetilsalicílico: a associa destes produto pode provoca irritação grave no
estômago e rins. Produtos a base de ácido acetilsalicílico: Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Sonrisal®, Coristina®. Estes produtos também são contra-indicados para sintomas de dengue.

Álcool x anti-inflamatórios: ocorrem os mesmos riscos provocados pelo do ácido acetilsalicílico. Produtos anti-inflamatórios: diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno, Cataflan®, Voltaren®, Scaflan®, Nisulid®. Se estiver em tratamento com estes medicamentos não utilize álcool.

Uma dica: procure intercalar cada dose de uma bebida com um copo d'água, assim o corpo se manterá hidratado e beberá menos álcool e os sintomas da ressaca serão bem menores.

É tempo de lembrar também a importância do uso de preservativos, pois não somente a AIDS, mas diversas outras doenças são transmitidas por contato sexual: hepatite B, gonorreia, sífilis, condiloma entre outras, e são bem mais comuns do que se imagina.

Publicado Por: José Vilmore

Últimas Notícias
12h36 Picos: SEMAM promove oficina de educação ambiental 12h34 Claro fecha acordo exclusivo com a Apple para financiamento de iPhone 12h25 Acusado por morte de biomédica é condenado a prisão; regime aberto 12h18 Prazo para anistia de juros e multas do IPVA no PI termina na sexta (31) 12h16 Multas de trânsito vão subir até 900% a partir deste sábado (1) 12h13 Agespisa inaugura ampliação de ETA em Padre Marcos e Belém 12h10 Dra. Estelita Guerra recebe homenagem durante desfile em Curimatá 12h07 Piauí tem um dos piores desempenhos em caso de julgamentos de corrupção 11h56 Elenco do Timão tenta ignorar política, mas aprova Sylvinho e busca G-4 11h49 Ministério Público leva mais um criminoso a julgamento em Barras 11h33 Nova apresentadora do Jornal Nacional foi modelo e já fez novela 11h22 Acidente de moto deixa um morto e um ferido na zona rural de Esperantina 11h14 Aquisição do WhatsApp pelo Facebook rende somente US$ 10 milões 11h10 IFPI oferece 3.398 vagas em cursos técnicos presenciais em 16 cidades 11h10 Prefeitura inicia construção da cobertura da quadra poliesportiva na localidade Olaria 11h08 Empresa indenizará consumidora que teve nome incluído indevidamente na Serasa 11h07 Resultado das coletas realizadas em Bom Jesus PI 11h03 CISTERNAS: instalação de cisternas iniciou. 11h00 Prefeitura de São José do Divino está construindo nova UBS na zona rural 10h53 Brasileiras vencem concurso de ideias inovadoras em Harvard 10h52 Maçonaria de campo maior perde maçom histórico 10h52 Maçonaria de campo maior perde maçom histórico 10h43 CRIATIVIDADE: adolescentes mostram seu talento ao construir miniaturas 10h37 Arlete Salles comemora volta aos palcos após câncer: 'Desafio vencido' 10h18 Maranhão investiu mais de R$ 1 bilhão em Saúde

Mais lidas

    Enquete

    Qual o maior desafio que a presidente Dilma Rousseff terá em seu novo mandato?

    Total de Votos: 728

    Válida de 27/10/2014 a 03/11/2014

    180graus no Instagramno Instagram