180graus

- 04/03/2011 às 09h19

Alcool x Medicamentos: cuidado com as interações

Alguns cuidados com o uso de medicamentos, devem ser tomado neste período carnavalesco, em que geralmente o consumo de álcool é elevado.

Já é bem conhecido de todos que álcool e direção não combinam, embora muita gente não leve os risco em consideração e coloque em perigo a sua vida e a dos outros.

Embora coloque em risco somente a vida do usuário, álcool e medicamentos também não combinam e podem causar danos a saúde ou até mesmo tornar-se fatal.

De um modo geral, os pacientes usuários de medicamentos de uso crônico, não devem ingerir álcool sem antes consultar um médico ou um farmacêutico sobre a possibilidade de tomar uma “cervejinha”, porém o tratamento nunca deve ser abandonado.

Alguns medicamentos para o tratamento da hipertensão, possuem baixa interação com o álcool e o consumo deste pode até ser permitido, sendo muito importante para manter o paciente protegido contra um eventual “pico hipertensivo”, o que pode ser bastante grave. Converse com o seu médico ou com um farmacêutico sobre a interação do medicamento que você está utilizando.

No geral, medicamentos para diabetes não combinam com o álcool, que tem um efeito hipotensor que pode levar a hipoglicemias graves.

Também nos tratamentos para depressão existem alguns medicamentos que são totalmente contra-indicados pois a associação com o álcool pode levar a morte.

Outros medicamentos utilizados sem prescrição médica, associados ao álcool, também podem trazer lesões graves ao organismo, veja os principais:

Álcool x Paracetamol: a associação deste dois produtos produz lesões irreversíveis no fígado. Produtos a base de paracetamol: Tylenol®, Tyflen®, Sonridor® e diversos outros medicamentos para o alívio dos sintomas da gripe). Se tiver uma dor de cabeça em decorrência de uma ressaca, é melhor utilizar o analgésico dipirona, desde que você não seja alérgico a este produto, o que seria uma contra-indicação grave.

Álcool x Ácido acetilsalicílico: a associa destes produto pode provoca irritação grave no
estômago e rins. Produtos a base de ácido acetilsalicílico: Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Sonrisal®, Coristina®. Estes produtos também são contra-indicados para sintomas de dengue.

Álcool x anti-inflamatórios: ocorrem os mesmos riscos provocados pelo do ácido acetilsalicílico. Produtos anti-inflamatórios: diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno, Cataflan®, Voltaren®, Scaflan®, Nisulid®. Se estiver em tratamento com estes medicamentos não utilize álcool.

Uma dica: procure intercalar cada dose de uma bebida com um copo d'água, assim o corpo se manterá hidratado e beberá menos álcool e os sintomas da ressaca serão bem menores.

É tempo de lembrar também a importância do uso de preservativos, pois não somente a AIDS, mas diversas outras doenças são transmitidas por contato sexual: hepatite B, gonorreia, sífilis, condiloma entre outras, e são bem mais comuns do que se imagina.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Dr. Igor Martins
UNIMED - DIGA 33
Últimas Notícias
15h57 Mais de 1,3 milhão de britânicos pedem novo referendo sobre UE 15h55 Cientistas da Nasa identificam possível oceano subterrâneo em Plutão 15h26 Gloria Pires responde convite para comentar premiação: 'Vou quebrar você' 15h24 Cunha pede ao STF quebra de seu próprio sigilo telefônico e o de Lobão 15h01 Esquizofrênico, ator de 'Vamp' é encontrado no Rio de Janeiro 14h57 Kanye divulga videoclipe polêmico em que simula ele e outros famosos nus 14h40 Homem morre em colisão de Hilux, HB20, moto e bicicleta 14h33 O Buteco Dance apresenta a Quadrilha “Arraia da Mulecagem” 14h24 Pelo menos 10 pessoas foram 'presas' por desvio na energia da Eletrobras PI 14h12 Wellington Dias visita obras de pavimentação asfáltica no município de Cocal 14h05 Wellington Dias visita obras de pavimentação asfáltica no município de Cocal 13h35 Deputado campomaiorense é homenageado nos 181 anos da PM no Piauí 12h16 PRF apreende 150 kg de maconha em um veículo roubado no litoral do Piauí 12h13 Eletrobras Distribuição Piauí convoca 206 aprovados em concurso público 11h46 Após campanha, Firmino 'suspende' derrubada de árvore na Zona Leste 11h33 Governo do Estado corta até diária e hora extra para reduzir as despesas 11h24 Ruralzão: 16 equipes seguem na competição 11h19 Amadeu se encontra com executiva municipal do PT após as polêmicas 11h08 Rachel Sheherazade anuncia separação após 12 anos casada 11h06 Oito apostas levam a Quina de São João; prêmio é de R$ 140 milhões 11h05 Tentativa de assalto termina em morte de adolescente em Agricolândia 10h58 PM comemora 181 anos com entrega de viaturas e promoções de praças 10h48 Colisão entre dois carros na BR-343, causa capotamento e deixa 4 feridos 10h40 Homem é detido dentro de ônibus em Floriano após furto numa churrascaria 10h25 Confira alguns clicks da festa com Farra de Play e Meninos de Barão nos festejos de Tamboril

Contratamos designer gráfico

Mais Lidas


    Enquete

    Você acha correto a venda de testes de detecção de HIV/Aids em farmácias

    Total de Votos: 0

    Válida de 25/11/2015 a 27/11/2015

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset