180graus

- 04/03/2011 às 09h19

Alcool x Medicamentos: cuidado com as interações

Alguns cuidados com o uso de medicamentos, devem ser tomado neste período carnavalesco, em que geralmente o consumo de álcool é elevado.

Já é bem conhecido de todos que álcool e direção não combinam, embora muita gente não leve os risco em consideração e coloque em perigo a sua vida e a dos outros.

Embora coloque em risco somente a vida do usuário, álcool e medicamentos também não combinam e podem causar danos a saúde ou até mesmo tornar-se fatal.

De um modo geral, os pacientes usuários de medicamentos de uso crônico, não devem ingerir álcool sem antes consultar um médico ou um farmacêutico sobre a possibilidade de tomar uma “cervejinha”, porém o tratamento nunca deve ser abandonado.

Alguns medicamentos para o tratamento da hipertensão, possuem baixa interação com o álcool e o consumo deste pode até ser permitido, sendo muito importante para manter o paciente protegido contra um eventual “pico hipertensivo”, o que pode ser bastante grave. Converse com o seu médico ou com um farmacêutico sobre a interação do medicamento que você está utilizando.

No geral, medicamentos para diabetes não combinam com o álcool, que tem um efeito hipotensor que pode levar a hipoglicemias graves.

Também nos tratamentos para depressão existem alguns medicamentos que são totalmente contra-indicados pois a associação com o álcool pode levar a morte.

Outros medicamentos utilizados sem prescrição médica, associados ao álcool, também podem trazer lesões graves ao organismo, veja os principais:

Álcool x Paracetamol: a associação deste dois produtos produz lesões irreversíveis no fígado. Produtos a base de paracetamol: Tylenol®, Tyflen®, Sonridor® e diversos outros medicamentos para o alívio dos sintomas da gripe). Se tiver uma dor de cabeça em decorrência de uma ressaca, é melhor utilizar o analgésico dipirona, desde que você não seja alérgico a este produto, o que seria uma contra-indicação grave.

Álcool x Ácido acetilsalicílico: a associa destes produto pode provoca irritação grave no
estômago e rins. Produtos a base de ácido acetilsalicílico: Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Sonrisal®, Coristina®. Estes produtos também são contra-indicados para sintomas de dengue.

Álcool x anti-inflamatórios: ocorrem os mesmos riscos provocados pelo do ácido acetilsalicílico. Produtos anti-inflamatórios: diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno, Cataflan®, Voltaren®, Scaflan®, Nisulid®. Se estiver em tratamento com estes medicamentos não utilize álcool.

Uma dica: procure intercalar cada dose de uma bebida com um copo d'água, assim o corpo se manterá hidratado e beberá menos álcool e os sintomas da ressaca serão bem menores.

É tempo de lembrar também a importância do uso de preservativos, pois não somente a AIDS, mas diversas outras doenças são transmitidas por contato sexual: hepatite B, gonorreia, sífilis, condiloma entre outras, e são bem mais comuns do que se imagina.

Publicado Por: José Vilmore

Últimas Notícias
22h35 Secretário Marcos Affonso destaca obra do governo na área de segurança pública 22h33 Prefeito Edivaldo supervisiona obras no Cras da Cidade Operária 22h31 O Flamengo quer a vaga na Copa do Brasil, mas o Piauí ameaça apelar para o TJD/PI. 22h29 Rapidinhas do Blog 22h07 25 Anos do Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí 22h07 Festejo da Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí 22h05 Seir realiza reuniões para sensibilização e mobilização na microrregião de Chapadinha 21h55 Aged de Zé Doca realiza fiscalização de produtos agrotóxicos em seis municípios 21h46 'Já fomos os melhores', diz Dunga ao ser anunciado técnico da seleção 21h40 Em biografia, Gretchen revela que apanhava do pai alcoólatra 21h36 Fapema adere a convênios de cooperação internacional entre Brasil e Reino Unido 21h21 Deputados querem instalar CPI e chamar Aécio para explicar aeroporto 21h18 Ibope: Dilma tem 38%, Aécio 22% e Campos apenas 8%; veja números 21h15 Seir realiza reuniões para sensibilização e mobilização na microrregião de Chapadinha 21h05 Distrito Industrial de Imperatriz ganha uma nova fábrica 21h00 Menino de apenas 4 anos foi atacado até a morte por dois cães da raça pitbull 20h55 Deputado Antônio Félix lança candidatura na zona sudeste de THE com presença de Heráclito Forte 20h55 Caravana da Semana de Dança segue para outros municípios 20h43 Galera de Paes Landim participam da última noite dos Festejos em Socorro do Piauí 20h35 Novo centro cirúrgico do Hospital Carlos Macieira já atendeu cem pacientes 20h27 Maçons invadem as alterosas 20h25 Casal é preso em Caxias após sequestrar agente penitenciária em Teresina 20h24 Servidores da Sesapi participam de curso sobre Gestão de Convênios e Contratos de Repasses 20h15 Homem é preso por porte ilegal de armas em Buriti 20h04 De cada dez candidatos, apenas três são mulheres
Curso in company
ControlX
ControlX

Enquete

Pelo que foi o primeiro capítulo, a nova novela da TV Globo, Império, será melhor que a novela Em Família?

Total de Votos: 174

Válida de 21/07/2014 a 28/07/2014

Mais lidas

    TELHAS MAFRENSE
    CONSTRUTORA HIDROS
    IRRITEC

    180graus no Instagramno Instagram