180graus

- 04/03/2011 às 09h19

Alcool x Medicamentos: cuidado com as interações

Alguns cuidados com o uso de medicamentos, devem ser tomado neste período carnavalesco, em que geralmente o consumo de álcool é elevado.

Já é bem conhecido de todos que álcool e direção não combinam, embora muita gente não leve os risco em consideração e coloque em perigo a sua vida e a dos outros.

Embora coloque em risco somente a vida do usuário, álcool e medicamentos também não combinam e podem causar danos a saúde ou até mesmo tornar-se fatal.

De um modo geral, os pacientes usuários de medicamentos de uso crônico, não devem ingerir álcool sem antes consultar um médico ou um farmacêutico sobre a possibilidade de tomar uma “cervejinha”, porém o tratamento nunca deve ser abandonado.

Alguns medicamentos para o tratamento da hipertensão, possuem baixa interação com o álcool e o consumo deste pode até ser permitido, sendo muito importante para manter o paciente protegido contra um eventual “pico hipertensivo”, o que pode ser bastante grave. Converse com o seu médico ou com um farmacêutico sobre a interação do medicamento que você está utilizando.

No geral, medicamentos para diabetes não combinam com o álcool, que tem um efeito hipotensor que pode levar a hipoglicemias graves.

Também nos tratamentos para depressão existem alguns medicamentos que são totalmente contra-indicados pois a associação com o álcool pode levar a morte.

Outros medicamentos utilizados sem prescrição médica, associados ao álcool, também podem trazer lesões graves ao organismo, veja os principais:

Álcool x Paracetamol: a associação deste dois produtos produz lesões irreversíveis no fígado. Produtos a base de paracetamol: Tylenol®, Tyflen®, Sonridor® e diversos outros medicamentos para o alívio dos sintomas da gripe). Se tiver uma dor de cabeça em decorrência de uma ressaca, é melhor utilizar o analgésico dipirona, desde que você não seja alérgico a este produto, o que seria uma contra-indicação grave.

Álcool x Ácido acetilsalicílico: a associa destes produto pode provoca irritação grave no
estômago e rins. Produtos a base de ácido acetilsalicílico: Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Sonrisal®, Coristina®. Estes produtos também são contra-indicados para sintomas de dengue.

Álcool x anti-inflamatórios: ocorrem os mesmos riscos provocados pelo do ácido acetilsalicílico. Produtos anti-inflamatórios: diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno, Cataflan®, Voltaren®, Scaflan®, Nisulid®. Se estiver em tratamento com estes medicamentos não utilize álcool.

Uma dica: procure intercalar cada dose de uma bebida com um copo d'água, assim o corpo se manterá hidratado e beberá menos álcool e os sintomas da ressaca serão bem menores.

É tempo de lembrar também a importância do uso de preservativos, pois não somente a AIDS, mas diversas outras doenças são transmitidas por contato sexual: hepatite B, gonorreia, sífilis, condiloma entre outras, e são bem mais comuns do que se imagina.

Publicado Por: José Vilmore

Últimas Notícias
17h49 Ministro Felix Fisher deixa presidência do Superior Tribunal de Justiça 17h45 Obra em andamento – quadra poliesportiva na Unidade Escolar Odete Ferreira Nunes. 17h29 Deborah Secco, 14kg mais magra, fala da vida de solteira 17h27 'Ela não se lembra de nada', diz irmão de mulher agredida por cotovelada 17h27 Após arma de fogo falhar três vezes, homem escapa de ser baleado 17h22 Denúncias recebidas pela OAB do PI durante as eleições já passam de 30 17h13 Após ajudar retirar veículo 'atolado', homem é atingido por disparo no abdômen 17h03 Namoro de Monique Evans chega ao fim: 'Estou muito triste' 17h03 Escolas se preparam para desfile de 7 de setembro em São Francisco do Piauí 17h01 Polícia desbarata quadrilha de THE que atuava no interior com roubo de motos 17h01 Gareca é demitido do Verdão e leva quase R$ 800 mil; Dorival é cotado 16h53 Vinte promotores tomam posse na entrância intermediária 16h53 Nakamura e Sidney Sampaio romperam noivado, confirma assessor 16h41 Advogados comemoram aniversário da OAB-PI com grande festa em Teresina 16h37 Em Picos, Sebrae realiza oficina de capacitação. Saiba detalhes! 16h35 Palestra Que vender mais? Conheça seu Cliente! 16h35 Sede da Prefeitura passa por reforma e atendimento está sendo no prédio do Setor de Identificação 16h29 Sebrae realiza capacitações em Picos 16h17 Programe-se e veja o calendário de pagamento do programa BOLSA FAMÍLIA 2014 16h15 Em Uruçuí, Ceir Móvel entrega 500 equipamentos. Saiba detalhes! 16h10 Ceir Móvel entrega 500 equipamentos em Uruçuí nesta terça (2) 16h05 'Robertão exige mais do meu lado ator do que do meu físico', afirma Rômulo Neto 16h03 Fabio Lago é eliminado do 'Super Chef'; André Marques conquista vaga na final 15h46 Em Francisco Ayres ruas e avenidas passam por manutenção 15h44 Tribunal Regional Eleitoral vai sofrer paralisação nesta terça-feira (02/09)
Mesário Voluntário

Enquete

Com o início de setembro, começa também o período mais quente para os piauienses: o chamado B-R-O-Bró. Com temperaturas castigantes, o que há de pior pra você neste período do ano?

Total de Votos: 32

Válida de 01/09/2014 a 08/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram