180graus

- 04/03/2011 às 09h19

Alcool x Medicamentos: cuidado com as interações

Alguns cuidados com o uso de medicamentos, devem ser tomado neste período carnavalesco, em que geralmente o consumo de álcool é elevado.

Já é bem conhecido de todos que álcool e direção não combinam, embora muita gente não leve os risco em consideração e coloque em perigo a sua vida e a dos outros.

Embora coloque em risco somente a vida do usuário, álcool e medicamentos também não combinam e podem causar danos a saúde ou até mesmo tornar-se fatal.

De um modo geral, os pacientes usuários de medicamentos de uso crônico, não devem ingerir álcool sem antes consultar um médico ou um farmacêutico sobre a possibilidade de tomar uma “cervejinha”, porém o tratamento nunca deve ser abandonado.

Alguns medicamentos para o tratamento da hipertensão, possuem baixa interação com o álcool e o consumo deste pode até ser permitido, sendo muito importante para manter o paciente protegido contra um eventual “pico hipertensivo”, o que pode ser bastante grave. Converse com o seu médico ou com um farmacêutico sobre a interação do medicamento que você está utilizando.

No geral, medicamentos para diabetes não combinam com o álcool, que tem um efeito hipotensor que pode levar a hipoglicemias graves.

Também nos tratamentos para depressão existem alguns medicamentos que são totalmente contra-indicados pois a associação com o álcool pode levar a morte.

Outros medicamentos utilizados sem prescrição médica, associados ao álcool, também podem trazer lesões graves ao organismo, veja os principais:

Álcool x Paracetamol: a associação deste dois produtos produz lesões irreversíveis no fígado. Produtos a base de paracetamol: Tylenol®, Tyflen®, Sonridor® e diversos outros medicamentos para o alívio dos sintomas da gripe). Se tiver uma dor de cabeça em decorrência de uma ressaca, é melhor utilizar o analgésico dipirona, desde que você não seja alérgico a este produto, o que seria uma contra-indicação grave.

Álcool x Ácido acetilsalicílico: a associa destes produto pode provoca irritação grave no
estômago e rins. Produtos a base de ácido acetilsalicílico: Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Sonrisal®, Coristina®. Estes produtos também são contra-indicados para sintomas de dengue.

Álcool x anti-inflamatórios: ocorrem os mesmos riscos provocados pelo do ácido acetilsalicílico. Produtos anti-inflamatórios: diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno, Cataflan®, Voltaren®, Scaflan®, Nisulid®. Se estiver em tratamento com estes medicamentos não utilize álcool.

Uma dica: procure intercalar cada dose de uma bebida com um copo d'água, assim o corpo se manterá hidratado e beberá menos álcool e os sintomas da ressaca serão bem menores.

É tempo de lembrar também a importância do uso de preservativos, pois não somente a AIDS, mas diversas outras doenças são transmitidas por contato sexual: hepatite B, gonorreia, sífilis, condiloma entre outras, e são bem mais comuns do que se imagina.

Publicado Por: José Vilmore

Últimas Notícias
15h20 Copa América pode tirar craques da final da Liga dos Campeões 15h09 Brasil Alfabetizado 15h01 'A Receita Federal está me cobrando', diz Joel sobre ação contra o Botafogo 14h52 Após vitória sobre o Corinthians, ala relata tentativa de invasão no vestuário 14h48 Escola Agostinho Reis realiza a “ Super Ação na Escola” 14h45 Zagallo e filho são assaltados por motoqueiro na Barra da Tijuca 14h24 Ecerramento do ano letivo da Unidade Escolar Tia Socorro II 14h23 Ao vivo, moradores 'mergulham' em buraco aberto pela Agespisa e protestam 14h18 Paulo Martins e Patrícia Leal resolvem se unir na eleição da APPM 14h15 Rodada do campeonato municipal dos dias 29 e 30 de Novembro de 2014 14h13 Alunos de universidade posam nus para promover 'Bumbum do Ano' 14h04 Calendário dos Festejos de Prata do Piauí 14h00 Novo Oriente do Piauí receberá em dezembro repasse de R$ 248.272,04 de FPM 13h53 Prefeita Patrícia Leal é lançada como vice-presidente da chapa de Paulo Martins 13h51 Deputado Marden quer indenização para familiares de vítimas da Meruoca 13h43 Bancada do PI 'melhora', mas libera somente 3,9% das emendas de 2014 13h36 Eleições APPM: Chapas são lançadas oficialmente na APPM 13h34 Novo presidente quer volta dos quatro demitidos no Botafogo 13h32 Audiência cresce no JN após mudança de apresentadoras na Globo 13h22 Criança foi queimada por madrasta por casa desarrumada, diz polícia 13h21 Defensoria lamenta o funcionamento abaixo da capacidade esperada; veja 13h20 FPM: Nossa Senhora de Nazaré receberá repasse de R$ 248.272,04 no mês de dezembro 13h20 Prefeitos participam de reunião de tentativa de fechamento de chapa 13h17 Morre aos 73 anos Valdir Mendes da Silva “O Valdir do Vidoca”. Confira! 13h10 Presidente do TJ vai a Alepi e defende o incremento de receita para o Poder
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    Você confia nas promoções de Black Friday?

    Total de Votos: 32

    Válida de 26/11/2014 a 03/12/2014

    SERCOMPREV
    ARTE CONSTRUÇÕES

    180graus no Instagramno Instagram

    MAFRENSE MÁQUINAS
    Galaxy