180graus

- 04/03/2011 às 09h19

Alcool x Medicamentos: cuidado com as interações

Alguns cuidados com o uso de medicamentos, devem ser tomado neste período carnavalesco, em que geralmente o consumo de álcool é elevado.

Já é bem conhecido de todos que álcool e direção não combinam, embora muita gente não leve os risco em consideração e coloque em perigo a sua vida e a dos outros.

Embora coloque em risco somente a vida do usuário, álcool e medicamentos também não combinam e podem causar danos a saúde ou até mesmo tornar-se fatal.

De um modo geral, os pacientes usuários de medicamentos de uso crônico, não devem ingerir álcool sem antes consultar um médico ou um farmacêutico sobre a possibilidade de tomar uma “cervejinha”, porém o tratamento nunca deve ser abandonado.

Alguns medicamentos para o tratamento da hipertensão, possuem baixa interação com o álcool e o consumo deste pode até ser permitido, sendo muito importante para manter o paciente protegido contra um eventual “pico hipertensivo”, o que pode ser bastante grave. Converse com o seu médico ou com um farmacêutico sobre a interação do medicamento que você está utilizando.

No geral, medicamentos para diabetes não combinam com o álcool, que tem um efeito hipotensor que pode levar a hipoglicemias graves.

Também nos tratamentos para depressão existem alguns medicamentos que são totalmente contra-indicados pois a associação com o álcool pode levar a morte.

Outros medicamentos utilizados sem prescrição médica, associados ao álcool, também podem trazer lesões graves ao organismo, veja os principais:

Álcool x Paracetamol: a associação deste dois produtos produz lesões irreversíveis no fígado. Produtos a base de paracetamol: Tylenol®, Tyflen®, Sonridor® e diversos outros medicamentos para o alívio dos sintomas da gripe). Se tiver uma dor de cabeça em decorrência de uma ressaca, é melhor utilizar o analgésico dipirona, desde que você não seja alérgico a este produto, o que seria uma contra-indicação grave.

Álcool x Ácido acetilsalicílico: a associa destes produto pode provoca irritação grave no
estômago e rins. Produtos a base de ácido acetilsalicílico: Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Sonrisal®, Coristina®. Estes produtos também são contra-indicados para sintomas de dengue.

Álcool x anti-inflamatórios: ocorrem os mesmos riscos provocados pelo do ácido acetilsalicílico. Produtos anti-inflamatórios: diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno, Cataflan®, Voltaren®, Scaflan®, Nisulid®. Se estiver em tratamento com estes medicamentos não utilize álcool.

Uma dica: procure intercalar cada dose de uma bebida com um copo d'água, assim o corpo se manterá hidratado e beberá menos álcool e os sintomas da ressaca serão bem menores.

É tempo de lembrar também a importância do uso de preservativos, pois não somente a AIDS, mas diversas outras doenças são transmitidas por contato sexual: hepatite B, gonorreia, sífilis, condiloma entre outras, e são bem mais comuns do que se imagina.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Dr. Wilson Gondim
Unimed
Phocus Galerie
Terno e Cia
Unimed
Últimas Notícias
10h46 Colisão entre carro e moto derruba poste e criança morre eletrocutada 10h45 Dona Rejane participa de comício em Curimatá com candidato Valdecir Jr 10h39 HUT promove 'pedal noturno' para conscientizar sobre doação de órgãos 10h36 Campo Maior: W.Dias vai à carreata e caminhada do Professor Ribinha 10h27 Advogado de Palocci diz que prisão ocorreu no 'estilo ditadura militar' 10h27 Dr. Pessoa vai promover a cultura de Teresina 10h03 Ministério desautoriza Caixa a usar recursos do FGTS no Minha Casa, Minha Vida 10h02 Miss 2016: candidatas participam de corrida e 'bate-papo' com nutróloga 10h00 180 flagra areia e seixo usados para supostamente comprar votos em THE 09h50 Homem morre ao perder o controle da moto e bater em placa na PI-459 09h41 Candidata Aparecida Dias recebeu secretária Rejane Dias em Santa Luz 09h40 Homem morre após cair da motocicleta e bater num poste na PI-236, em Oeiras 09h26 Neymar preferia cavar falta a ir ao gol em 2012, afirma o técnico Tite 09h18 Cristino Castro: candidata Joquebede recebe apoio da deputada Rejane Dias 09h16 Semana de véspera da eleição terá 3 debates seguidos com candidatos de THE 09h15 Maioria dos brasileiros quer menos espaço para carro particular nas ruas 09h14 Situação das comunidades indígenas brasileiras é a pior desde 1988 09h02 IFPI inicia as inscrição para professor e técnico-administrativo; confira edital 08h54 Promotoria recomenda anulação do concurso da secretaria de Justiça-PI 08h53 Avelino Lopes recebe o seu maior evento esportivo 08h50 Faustão pede desculpas por 'Dança dos Famosos'; entenda aqui o caso 08h46 Justiça Eleitoral recebeu mais de 32 mil denúncias pelo aplicativo Pardal 08h46 Deputada Rejane Dias participa de reunião com professora Bruna em Alvorada do Gurgueia 08h34 Confira algumas imagens aéreas da abertura dos festejos 2016! 08h31 Farc e governo colombiano assinam acordo de paz histórico

Laurice - Projetos
Phocus Galerie
Terno e Cia
Dr. Wilson Gondim

Mais Lidas

    SUNSET
    DR GERMANO ADV

    Enquete

    Você acha correto a venda de testes de detecção de HIV/Aids em farmácias

    Total de Votos: 0

    Válida de 25/11/2015 a 27/11/2015

    Casa do cartucho
    Silva, Guedes & Barroso
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    Dr. Wilson Gondim

    180graus no Instagramno Instagram

    Dr. Wilson Gondim
    Panificadora Canindé