180graus

- 04/03/2011 às 09h19

Alcool x Medicamentos: cuidado com as interações

Alguns cuidados com o uso de medicamentos, devem ser tomado neste período carnavalesco, em que geralmente o consumo de álcool é elevado.

Já é bem conhecido de todos que álcool e direção não combinam, embora muita gente não leve os risco em consideração e coloque em perigo a sua vida e a dos outros.

Embora coloque em risco somente a vida do usuário, álcool e medicamentos também não combinam e podem causar danos a saúde ou até mesmo tornar-se fatal.

De um modo geral, os pacientes usuários de medicamentos de uso crônico, não devem ingerir álcool sem antes consultar um médico ou um farmacêutico sobre a possibilidade de tomar uma “cervejinha”, porém o tratamento nunca deve ser abandonado.

Alguns medicamentos para o tratamento da hipertensão, possuem baixa interação com o álcool e o consumo deste pode até ser permitido, sendo muito importante para manter o paciente protegido contra um eventual “pico hipertensivo”, o que pode ser bastante grave. Converse com o seu médico ou com um farmacêutico sobre a interação do medicamento que você está utilizando.

No geral, medicamentos para diabetes não combinam com o álcool, que tem um efeito hipotensor que pode levar a hipoglicemias graves.

Também nos tratamentos para depressão existem alguns medicamentos que são totalmente contra-indicados pois a associação com o álcool pode levar a morte.

Outros medicamentos utilizados sem prescrição médica, associados ao álcool, também podem trazer lesões graves ao organismo, veja os principais:

Álcool x Paracetamol: a associação deste dois produtos produz lesões irreversíveis no fígado. Produtos a base de paracetamol: Tylenol®, Tyflen®, Sonridor® e diversos outros medicamentos para o alívio dos sintomas da gripe). Se tiver uma dor de cabeça em decorrência de uma ressaca, é melhor utilizar o analgésico dipirona, desde que você não seja alérgico a este produto, o que seria uma contra-indicação grave.

Álcool x Ácido acetilsalicílico: a associa destes produto pode provoca irritação grave no
estômago e rins. Produtos a base de ácido acetilsalicílico: Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Sonrisal®, Coristina®. Estes produtos também são contra-indicados para sintomas de dengue.

Álcool x anti-inflamatórios: ocorrem os mesmos riscos provocados pelo do ácido acetilsalicílico. Produtos anti-inflamatórios: diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno, Cataflan®, Voltaren®, Scaflan®, Nisulid®. Se estiver em tratamento com estes medicamentos não utilize álcool.

Uma dica: procure intercalar cada dose de uma bebida com um copo d'água, assim o corpo se manterá hidratado e beberá menos álcool e os sintomas da ressaca serão bem menores.

É tempo de lembrar também a importância do uso de preservativos, pois não somente a AIDS, mas diversas outras doenças são transmitidas por contato sexual: hepatite B, gonorreia, sífilis, condiloma entre outras, e são bem mais comuns do que se imagina.

Publicado Por: José Vilmore

Últimas Notícias
15h07 90% dos deputados da nova legislatura tem curso superior; veja composição 14h56 Ronaldinho volta a jogar no Querétaro, mas fica apenas no banco de reservas 14h47 'Vou é dar um abraço nele', garante Themístocles após vitória na Alepi 14h39 Câmara Federal: Deputados formam 3 blocos e se preparam para escolher presidente 14h32 Filme gravado em Brasília vai contar a saga do casal Eduardo e Mônica 14h16 Nem Flu, nem Fla: Cícero jogará no Al Gharafa pelos próximos 18 meses 14h15 Após a derrota na Alepi, Fábio Novo afirma que não acredita em 'traição' 13h58 Magistrados do Estado do Piauí têm 20% de desconto em cursos da Uniasselvi-Pós 13h54 'Derrota aqui é de Firmino e W.Dias', declararam Marden e João Mádison 13h36 Urach é batizada na Igreja Universal: 'Aquela Andressa morreu'; veja mais 13h34 Tribunal de Justiça do Piauí realiza revisão do seu Planejamento Estratégico 13h30 Foto: Deputada aproveita intervalinho na votação da Alepi para comer maçã 13h11 Conselho avalia projeto que regulariza carreira de Defensor Público no Piauí 13h07 Carnaval de Campo Maior vai contar com estrutura de Micareta 12h57 Defensoria confirma participação em mais 5 mutirões do 'Justiça Itinerante' 12h34 Escola Superior da DPE abre inscrição para Defensores Capacitadores no PI 12h14 Secretaria de Justiça do PI promove atendimento médico para detentos 12h10 Fábio Novo se diz 'confiante' de que será novo presidente da Assembleia 12h09 Como identificar um iPhone 5S falso? Veja as dicas e não caia! 12h04 Robert Rios sobre seu voto na eleição da Assembleia: 'O meu é silencioso' 12h01 Ação de jovens busca revitalizar a convivência nas praças da Capital 11h50 Balneário Curva São Paulo passa por melhorias para valorização do local 11h30 'Ora, W.Dias está no 3º mandato', diz Themístocles ao defender reeleição 11h01 Depois do sonho realizado comunidade Mocambo serve almoço 10h58 Marden Menezes lamenta interferência dos dois 'palácios' na eleição da ALEPI
CURSO DE INGLES
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    Das seguintes obras que estão paradas, qual deve ser concluída com maior urgência?

    Total de Votos: 438

    Válida de 29/01/2015 a 05/02/2015

    180graus no Instagramno Instagram