180graus

- 04/03/2011 às 09h19

Alcool x Medicamentos: cuidado com as interações

Alguns cuidados com o uso de medicamentos, devem ser tomado neste período carnavalesco, em que geralmente o consumo de álcool é elevado.

Já é bem conhecido de todos que álcool e direção não combinam, embora muita gente não leve os risco em consideração e coloque em perigo a sua vida e a dos outros.

Embora coloque em risco somente a vida do usuário, álcool e medicamentos também não combinam e podem causar danos a saúde ou até mesmo tornar-se fatal.

De um modo geral, os pacientes usuários de medicamentos de uso crônico, não devem ingerir álcool sem antes consultar um médico ou um farmacêutico sobre a possibilidade de tomar uma “cervejinha”, porém o tratamento nunca deve ser abandonado.

Alguns medicamentos para o tratamento da hipertensão, possuem baixa interação com o álcool e o consumo deste pode até ser permitido, sendo muito importante para manter o paciente protegido contra um eventual “pico hipertensivo”, o que pode ser bastante grave. Converse com o seu médico ou com um farmacêutico sobre a interação do medicamento que você está utilizando.

No geral, medicamentos para diabetes não combinam com o álcool, que tem um efeito hipotensor que pode levar a hipoglicemias graves.

Também nos tratamentos para depressão existem alguns medicamentos que são totalmente contra-indicados pois a associação com o álcool pode levar a morte.

Outros medicamentos utilizados sem prescrição médica, associados ao álcool, também podem trazer lesões graves ao organismo, veja os principais:

Álcool x Paracetamol: a associação deste dois produtos produz lesões irreversíveis no fígado. Produtos a base de paracetamol: Tylenol®, Tyflen®, Sonridor® e diversos outros medicamentos para o alívio dos sintomas da gripe). Se tiver uma dor de cabeça em decorrência de uma ressaca, é melhor utilizar o analgésico dipirona, desde que você não seja alérgico a este produto, o que seria uma contra-indicação grave.

Álcool x Ácido acetilsalicílico: a associa destes produto pode provoca irritação grave no
estômago e rins. Produtos a base de ácido acetilsalicílico: Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Sonrisal®, Coristina®. Estes produtos também são contra-indicados para sintomas de dengue.

Álcool x anti-inflamatórios: ocorrem os mesmos riscos provocados pelo do ácido acetilsalicílico. Produtos anti-inflamatórios: diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno, Cataflan®, Voltaren®, Scaflan®, Nisulid®. Se estiver em tratamento com estes medicamentos não utilize álcool.

Uma dica: procure intercalar cada dose de uma bebida com um copo d'água, assim o corpo se manterá hidratado e beberá menos álcool e os sintomas da ressaca serão bem menores.

É tempo de lembrar também a importância do uso de preservativos, pois não somente a AIDS, mas diversas outras doenças são transmitidas por contato sexual: hepatite B, gonorreia, sífilis, condiloma entre outras, e são bem mais comuns do que se imagina.

Publicado Por: José Vilmore

Últimas Notícias
20h55 Prefeitura planeja operação para garantir acessibilidade ao comércio no período natalino 20h49 Campanha contra machismo usa meninas vestidas de princesa e causa polêmica 20h38 Base da SAMU é inaugurada pelo prefeito municipal Davinelson 20h13 Curso profissionalizantes da Assistencia Social criarão novas oportunidades 20h09 Paris Hilton sensualiza ao sair de carro em Beverlly Hills 19h59 Acompanhados pela Superintendencia de Meio Ambiente, analistas da Codevasf visitam os rios Corrente 19h37 AGESPISA ignora PLAMTA e IAPEP e faz licitação de 21 mi 19h35 Operadoras devem mudar cobrança de internet no celular; confira como fica 19h07 Alunos do PRONATEC em Cocal de Telha recebem certificados Veja! 19h05 Para 71% dos eleitores, agressividade da campanha eleitoral é inadequada 18h55 Alojamento Incendiado no canteiro de obra da Transnordestina de Itaueira 18h52 Após assaltar agencia dos Correios em Duque Bacelar, bandidos são presos e transferidos para Caxias 18h43 OAB do PI divulga resultado definitivo da seleção para estágio jurídico; veja 18h28 Em Minas Gerais, Dilma ataca Aécio Neves, FHC e diz: 'Esta eleição virou' 18h05 Relembre os famosos que causaram polêmica após cirurgias plásticas 18h02 'Zorra Total' satiriza igreja e evangélicos se revoltam 18h01 Com decote, namorada de Thammy lê mensagem: 'Quero sempre mais' 18h01 Projeto 'Em defesa da vida' leva prevenção sobre drogas para escolas em Valença 18h00 Bruna Marquezine dança até ‘quadradinho de 4’ em baile funk do Rio 18h00 Pai escreve carta e pede que memória de menino Bernardo seja preservada 18h00 Agespisa faz investimento de R$ 12,2 milhões para ampliar a rede de esgoto em Parnaíba 17h47 TJ recebe denúncia contra vereador da cidade de Curralinhos; saiba detalhes 17h43 Projeto 'Em defesa da vida' leva prevenção sobre drogas para escolas do interior 17h43 Ação conjunta resulta na prisão de assaltantes de joalheria na capital maranhense 17h38 Judocas do Mais Educação são avaliados e recebem faixa amarela
TRE

Enquete

Na sua opinião, dos novos deputados estaduais eleitos, qual realizará o melhor trabalho?

Total de Votos: 559

Válida de 21/10/2014 a 28/10/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram