180graus

Comenda CFF - 18/03/2015 às 06h43

Solenidade de entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico acontecerá amanhã, (19/03)

Conselheiros Federais, Diretores e Representantes dos Conselhos Regionais de Farmácia de todo o País, expoentes da Farmácia de cada estado e autoridades se reunirão no dia 19 de março, em Brasília, para a solenidade de outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico. A solenidade é promovida anualmente pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), em cumprimento à Resolução nº 323, de 16 de janeiro de 1988, que instituiu a homenagem.

A Comenda do Mérito Farmacêutico é entregue aos profissionais com notáveis serviços prestados ao País, no exercício da profissão; e às autoridades, cidadãos e instituições merecedoras da homenagem, não importando se essas instituições, cidadãos e autoridades são brasileiros ou estrangeiros. A indicação é de um homenageado por estado e cabe a cada conselheiro federal escolher dentre os farmacêuticos que se destacaram em seu estado de origem, necessitando ser referendada por maioria absoluta do plenário, sempre em novembro.

Este ano, serão homenageados pelo CFF, por indicação do Conselheiro Federal pelo Piauí, os farmacêuticos Dra. Aline Veras Aurélio e Dr. Francisco Kleber Fernandes Aurélio, proprietários da farmácia Farmamil em Parnaíba, parceiros de vida e de profissão, sendo esta a segunda vez que o CFF homenageia um casal de farmacêuticos.

A homenagem é uma forma de o Conselho Federal de Farmácia expressar seu agradecimento a todos – farmacêutico, autoridades, cidadãos e instituições – que contribuíram ou contribuem para o engrandecimento da profissão.

Fonte: Comunicação/CFF

Publicado Por: José Vilmore

Consulta Pública - 11/03/2015 às 06h22

Consulta Pública sobre Farmácia Clínica encerra no dia 25/03

Farmacêuticos, sociedades e associações profissionais e outras entidades têm até o dia 25 de março para enviar contribuições ao texto da Consulta Pública nº 02/2014. O documento pretende oferecer base conceitual comum para os distintos serviços farmacêuticos, harmonizando a gestão de ações direcionadas ao paciente, família e comunidade.

A falta de harmonização dos termos é identificada na regulação sanitária e profissional, e em diversas publicações de instituições oficiais. Neste sentido, cabe destacar a Lei nº 13.021/2014, que passou a reconhecer a farmácia, como unidade de prestação de assistência à saúde, e elencou diversas obrigações do farmacêutico no processo de cuidado. Ressalte-se, ainda, a Resolução CFF nº 585/2013, que regulamentou as atribuições clínicas, ou seja, os direitos e deveres do farmacêutico, quando da sua atuação clínica.

Esses aspectos motivaram o CFF a elaborar este documento, que propõe o alinhamento dos conceitos relacionados à prática clínica dos farmacêuticos, face à necessidade de subsidiar os gestores do sistema de saúde brasileiro, público e privado, bem como os responsáveis pelas políticas educacionais do país, quanto à necessidade de adequação na formação do farmacêutico e de maior valorização das potencialidades da sua força de trabalho.
Seguem anexas, orientações para o envio de contribuições.

Acesse o site do CFF: www.cff.org.br e preencha o formulário observando as instruções abaixo:

• Preencha os campos do formulário eletrônico e envie suas contribuições e opiniões até o dia 25/03/2015.
• As contribuições recebidas fora do prazo ou que não forem enviadas neste formulário, não serão consideradas.
• A insuficiência ou imprecisão das informações prestadas neste formulário poderão dificultar a sua utilização pelo CFF.
• As contribuições poderão ser enviadas individualmente ou em grupo.
• Qualquer dúvida quanto ao preenchimento do formulário eletrônico poderá ser enviada por e-mail aos endereços eletrônicos: joselia@cff.org.br ou jarbas@cff.org.br. Disponibiliza-se, ainda, o telefone (061)2106-6530 da Assessoria Técnica do CFF.

Publicado Por: José Vilmore

Tópicos
Açúcar e saúde - 09/03/2015 às 06h14

OMS recomenda uma diminuição de 60% do açúcar consumido na América do Sul

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a América do Sul tem o maior consumo per capita de açúcar no mundo, e recomenda uma redução de 60% de seu consumo diário.

A entidade recomenda que o açúcar deva representar no máximo 10% da ingestão diária de calorias por uma pessoa, o que equivale um consumo máximo de 50 gramas para um adulto, sendo o considerado como ideal a metade desta quantidade, ou seja, 25 gramas, para que se possa reduzir mais o risco de obesidade, diabete, cárie dentária e outras doenças.

Atualmente todos os países excedem esses limites e o consumo de açúcar vem aumentado, ao invés de baixar, segundo a OMS. Na América do Sul, cada pessoa consome 131 gramas diárias em média, quase três vezes mais que a recomendação mais flexível da OMS.

Ainda, segundo a entidade, a maioria do açúcar consumido se dá através de alimentos processados e que o consumidor não atenda para a quantidade de açúcar ingerido e que não são vistos como doces pela população, citando como exemplo uma colher de ketchup e uma lata de refrigerante, que contêm quatro e quarenta gramas respectivamente.

Entre 2003 e 2013, o consumo global aumentou em torno de 10% passando de 58 para 63 gramas por pessoa por dia. Na América do Norte, é de 95 gramas; na Europa Ocidental, de 101 gramas; na Ásia, de 42 gramas; e na África Equatorial e do Sul, é de 30 gramas. Enquanto na Suécia e na Dinamarca o açúcar representa 12% das calorias diárias ingeridas por crianças, em Portugal atinge 25%.

A obesidade afeta 500 milhões de pessoas no mundo e aumenta nos países emergentes, onde mais cresce também a indústria de refrigerantes. Para a OMS, uma dieta saudável deve ter só 5% de açúcar e 30% de gordura no consumo calórico total, não mais de cinco gramas de sal e pelo menos cinco porções, ou 400 gramas, de frutas e vegetais por dia.

Fonte: Valor Econômico - Assis Moreira

Publicado Por: José Vilmore

Teste Brasileiro - 03/03/2015 às 15h28

USP desenvolve teste para detecção precoce de doenças autoimunes

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto desenvolveram teste que permite identificar precocemente pacientes portadores de doenças autoimunes e que deverão reagir bem ao tratamento padrão aplicado nesses casos. A droga utilizada é o metotrexato.

Atualmente, a substância é o “padrão ouro” de tratamento para doenças autoimunes – que ocorrem devido a uma agressão do organismo por seu próprio sistema imunitário –, como artrite reumatóide, psoríase, doença de Crohn e esclerose múltipla. No entanto, de 30% a 40% desses pacientes não respondem ao metotrexato.

“Só depois de seis meses se descobre o dado clínico. Aí é que se entra com um segundo tratamento alternativo. Isso é um problema muito sério”, destaca professor do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Fernando de Queiroz Cunha, um dos orientadores da pesquisa, realizada pelo biomédico Raphael Sanches Peres.

Segundo ele, a demora em se conhecer a eficiência do tratamento com o metotrexato reduz as chances de o paciente conseguir diminuir os efeitos da doença. No entanto, o novo teste desenvolvido é capaz de identificar, antes do início do tratamento, se o paciente responderá ou não à droga. “Quando o paciente reage bem ao medicamento, fica vários anos tomando apenas metotrexato e mais um analgésico, uma droga para tirar a dor”, ressalta.

Os pesquisadores agora estão discutindo com o setor produtivo a fabricação de um kit para execução do teste, que é feito a partir de exame de sangue. “Imaginamos que, se tudo der certo, em um ano, começaremos a iniciar os ensaios clínicos para confirmar se o teste funciona ou não. A gente não tem dúvida que vai funcionar, mas obviamente que precisamos de um ensaio clínico”, acrescenta Cunha.

A pesquisa sobre o novo teste, que também foi orientada pelo professor Paulo Louzada, do Departamento de Clínica Médica do Setor de Reumatologia, foi publicada em artigo, no dia 9 de fevereiro, na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Autor: Bruno Bocchini

Fonte: EBC

Publicado Por: José Vilmore

Tópicos
Nova molécula contra o IV - 23/02/2015 às 06h54

Uma nova descoberta tem potencial para gerar terapias e vacina 100% eficazes contra o HIV.

De acordo com uma publicação da semana passada na revista Nature, pesquisadores do Instituto de Pesquisa Scripps (Estados Unidos), em parceria com outras instituições, teriam identificado uma maneira de impedir que o HIV infecte as células, empregando a substância com uma abordagem semelhante a uma terapia genética.

Uma proteína denominada cD4-IG bloqueia os pontos onde o vírus se liga aos receptores celulares para que possa invadi-la, fechado assim, a porta de entrada do vírus na célula.
Durante os testes, foi injetado no músculo de macacos, material genético que codifica a proteína, fazendo com que o próprio organismo das cobaias a produzisse. Em seguida, foi injetado nas cobaias quantidades até 16 vezes maiores de vírus necessários para produzir uma infecção e, as mesmas, não apresentaram sinais da infecção até 40 semanas após a inoculação, mostrando-se assim, mais eficaz do que qualquer outra já utilizada anteriormente.

Estima-se que a nova terapia estará sendo testadas em humanos já no próximo ano, em um primeiro momento, em portadores do HIV, para manter baixo os níveis de vírus no organismo de quem já está infectado. Em um segundo momento, se estará testando a substancia como vacina, para evitar a infecção de quem não é portador do HIV.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Publicado Por: José Vilmore

Carregando, por favor aguarde...
VANGUARDA
INOCOOP
Últimas Notícias
17h34 Audiência pública na Alepi vai debater sobre violência contra homossexuais 17h32 Conselho tutelar de Floriano envia representantes a evento regional em Teresina 17h30 TJ-PI recebe terreno para construção de novo fórum de Cristino Castro 17h18 Gestores do Piauí vão debater sobre crise urbana em evento nacional no DF 17h16 Sarah Menezes perde novamente no Gran Prix e termina só na 5ª posição 17h15 UESPI divulga resultado final de processo para contratação de professores 17h08 Altos realizará caminhada contra indisciplina na escola 17h02 MOTORISTA morre ao ser sacado da cabine de caminhão 16h59 Prefeitura divulga entidades habilitadas para o Universidade ao Alcance de Todos 16h53 Ex-ministro José Dirceu teve princípio de AVC em sua casa em Brasília 16h53 Sesapi debate panorama da saúde mental em curso na UFPI 16h48 Neymar fala sobre o resultado do 7 a 1 na Copa que o ‘passado é história’ 16h41 Caminhonete clonada com placa de Teresina é apreendida em Miranda do Norte 16h39 Banco Central lança moeda comemorativa do aniversário de 50 anos 16h37 Alta média do PIB no governo Dilma é a menor desde mandato de Collor 16h35 Solar das 12 Janelas recebe duas exposições no 'Circuito Cultural Semana Santa' em Oeiras 16h32 5° BPM faz entrega de mais uma motocicleta recuperada 16h28 Queda em importações no 4º trimestre foi maior desde 2009, segundo IBGE 16h23 Esgoto despejado sem tratamento castiga o Rio Mearim 16h19 Governos do PT criaram 4,5 mil cargos comissionados no 'Governo Federal' 16h13 Oeiras dá início às cerimonias litúrgicas da Semana Santa 16h13 Band enfrenta crise e deve anunciar uma demissão de 200 profissionais na rede 16h12 TRE realizará palestra sobre finanças e contabilidade partidária; faça inscrição 16h09 'Vai chocar a sociedade', diz musa da direita sobre ensaio nu 16h09 Economia brasileira cresce 0,1% no ano de 2014, afirma IBGE
ISLAMAR NOITE
MELHORES IMOVEIS
VANGUARDA
REVISTA180

Enquete

Na sua opinião, a presença da Força Nacional...

Total de Votos: 393

Válida de 24/03/2015 a 31/03/2015

Mais lidas

    Dantas Imobiliaria
    MELHORES IMOVEIS

    180graus no Instagramno Instagram