180graus

IV MEDLAB - 15/07/2014 às 14h41

Piauí sediará o IV Congresso Meio-Norte de Medicina Laboratorial do Piauí - IV MEDLAB

Galaxy

Escolhida estrategicamente , a capital do Estado do Piauí, Teresina , sediará mais
uma vez um dos maiores eventos de Medicina Laboratorial do Brasil. O IV Congresso
Meio-Norte de Medicina Laboratorial do Piauí - IV MEDLAB, acontecerá no período de
30 de Outubro a 1° de Novembro de 2014, no Centro de Convenções Atlantic City.
Organizado pelo GPI Cursos e presidido pelo Dr. Rivelilson Mendes de Freitas, o
Evento contará com uma moderna estrutura para receber seus convidados e
participantes.

A Programação do Congresso será formada por Palestras, incluindo diversos
temas da Medicina Laboratorial como Hematologia, Patologia, Microbiologia, dentre
outras; Minicursos teóricos; Cursos práticos; Mesas Redondas; Apresentação de
Trabalhos Científicos; Encontros: I Encontro em Ciências Farmacêuticas e o I Encontro
em Gestão e Qualidade Laboratorial; além da III Feira de Tecnologia, Produtos e
Equipamentos Laboratoriais. O evento receberá ainda nomes importantes da área,
como o Dr. Ulisses Tuma, Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas
(SBAC); o Dr. Marco Antonio Zonta, Membro do Novacyt-Conseil Scientifique
(Paris-France); dentre outros.

O IV MEDLAB proporcionará também a seus participantes envio de trabalhos
orais e em banner, onde os vencedores terão oportunidade de publicar seus artigos na
Revista GEUM.

No site do evento também é possível obter informações sobre pacotes de viagens
para os congressistas dos estados vizinhos.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site:
www.gpicursos.com/medlab

Fonte: IV MEDLAB (organização)

Publicado Por: José Vilmore

Evitando trocas - 14/07/2014 às 06h54

Anvisa publicará resolução que definirá o nome dos medicamentos

Segundo a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – (Anvisa), três situações podem levar um paciente a cometer erros na aquisição ou no uso de um medicamento e o mais comum deles, ocorre quando um medicamento possui um nome semelhante a outro que já está no mercado, mas que possui uma indicação diferente, ou ainda quando o nome adotado e parecido com de alguma substância que não faz parte da composição do medicamento e que pode até ter uma indicação totalmente diferente da substancia sugerida.

Atenta a isto, a Anvisa deve votar dentro das próximas semanas o texto da nova resolução, que tem como principal objetivo criar estratégias para reduzir a confusão no momento da aquisição de medicamentos.

A nova resolução somente valerá para novos registos de medicamentos ou em casos de detecção de que o nome de algum medicamento já registrado, esteja associado a acidentes recorrentes.

Fonte: O Estado de São Paulo

Publicado Por: José Vilmore

Tópicos
Varíola - 11/07/2014 às 06h27

Encontrados frascos com vírus da varíola em território americano

A varíola foi a única doença humana erradicada da face da terra e isto aconteceu há mais de 30 anos. Em maio houve grande discussão no meio científico e na assembleia-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), se devem-se destruir as últimas amostras (oficiais) do vírus da varíola.

Esta amostras estão guardadas em laboratórios com nível de segurança biológica 4 dos Centros de Controlo e Prevenção das Doenças, em Atlanta (EUA) e num Centro de Investigação de Virologia e Biotecnologia de Koltsovo, perto de Novosibirsk, na Rússia, e desde 1984, os estoques existentes em 74 laboratórios foram destruídos ou transferidos para estas duas instituições, que se tornaram os dois únicos repositórios autorizados pela OMS, após a doença ter sido dada como extinta, em 1980.

Desde 1986, a questão da destruição das últimas amostras do vírus é retomada regularmente, mas os EUA e a Rússia têm conseguido sempre adiá-la, com o pretexto de manter as últimas amostras do vírus por motivos científicos.

Mas para quê tanta preocupação em manter amostras do vírus se a doença já foi erradicada? Para estar prevenido, se o vírus algum dia for usado como arma biológica. É que há sempre a possibilidade de existir algum país com reservas secretas, e a mortalidade face a este vírus ronda os 30 por cento.

Fatos ocorridos esta semana, parece dar razão aos mais pessimistas, que querem manter amostras dos vírus. Durante a limpeza num centro de pesquisas de Washington, cientistas americanos encontraram, por acaso, frascos abandonados com o vírus da varíola. Intactos e selados desde 1950, os recipientes serão avaliados a fim de que se saiba se os vírus estão ativos. Depois disso, serão destruídos sob supervisão do FBI.

Se amostras são encontradas em solo americano, imaginem o que pode ainda existir por aí, não só em laboratórios, mas em corpos de marinheiros mortos pela varíola e sepultados em geleiras ou em situações do gênero.

Fonte: Ciencia P e, o Globo

Publicado Por: José Vilmore

Patentes farmacêuticas - 10/07/2014 às 14h49

UFPI promove a palestra: Patentes Com Foco no Setor Farmacêutico

O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e o Laboratório de Pesquisa em Neuroquímica Experimental (LAPNEX) convida a todos para participarem da palestra Busca, Análise e Uso Estratégico de Patentes Com Foco no Setor Farmacêutico, que será realizado no dia 4 de agosto de 2014 no Auditório da Farmácia/UFPI.

Nesse curso de 6 horas duração, promovido pela Axonal, serão compartilhados conhecimentos práticos sobre busca, análise e uso estratégico de patentes, com foco no Setor Farmacêutico. Além da revisão de fundamentos, o curso também discorrerá detalhadamente sobre ferramentas, fontes de informações e táticas específicas para a área farmacêutica.

O palestrante Henry Suzuki é Farmacêutico Bioquímico graduado pela FCF-USP e pós-graduado em administração de empresas pela ESPM. Agente da Propriedade Industrial. Agente do Questel Orbit, Inc na América do Sul. Ex-representante e instrutor de outros sistemas comerciais de busca de informações tecnológicas, tais como STN, Dialog e SciFinder. Inventor e Empreendedor. Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, Principal da Innovalyst LLC (US), Consultor Colaborador da Avenium Consulting (FR). Realizou centenas de estudos de liberdade de comercialização e apoiou o desenvolvimento de dezenas de produtos e tecnologias na área Farmacêutica.

As inscrições serão gratuitas e limitadas ao número de vagas.

Para se inscrever, acesse: www.axonal.com.br/capacitacao

Fonte: http://www.ufpi.br/ppgcf (na integra)

Publicado Por: José Vilmore

PL 4385/94 - 05/07/2014 às 16h44

Aprovação do Projeto de Lei 4385/94 beneficia a população brasileira

Muito se tem discutido sobre a aprovação do Projeto de Lei 4385/94, que dá a farmácia, um caráter mais de estabelecimento de saúde e menos comercial e que no final muito beneficiará a população brasileira. O projeto já tramitava há mais de 20 anos e somente agora se chegou a um consenso e foi aprovado.

Em muitos países do mundo, a farmácia é vista pelos governos como um estabelecimento de saúde de grande importância na saúde pública, tanto por auxiliar na resolução de problemas de saúde de menor gravidade, o que diminui a pressão nos postos de saúde, como também tria para postos de saúde a população que necessita de cuidados por outros profissionais.

Entretanto, o principal papel da farmácia nos países mais desenvolvidos é a orientação para o uso racional dos medicamentos, o que aumenta a adesão dos pacientes a terapêutica prescrita, diminui as internações pelo abandono dos tratamentos e diminui os casos de intoxicação medicamentosa.

A população brasileira já tem o direito garantido pela Lei 8080/90 à assistência farmacêutica integral, mas,esta Lei coloca as farmácias como primordiais na garantia deste direito.

A aprovação deste projeto pela Câmara dos Deputados se deu após a construção do acordo foi coordenada pelo Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica – CFF, Fenafar, Feifar, Abef e Enefar –, tendo contado, também, com a participação de conselheiros federais e lideranças da Farmácia nos estados.

O Projeto retorna agora ao Senado Federal onde espera-se que o mesmo seja aprovado com celeridade, visto que todos os pontos polêmicos já foram resolvidos.

Clique aqui para ver o projeto na íntegra: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1263795&filename=Tramitacao-PL+4385/1994

Fonte: Câmara dos Deputados

Publicado Por: José Vilmore

Carregando, por favor aguarde...
Últimas Notícias
14h30 Representação do MPMA provoca Auto de Infração contra a Cemar 14h30 José Luís Teixeira Lago Neto pode concorrer ao cargo de governador 14h25 Prefeito Rômulo Aécio se encontra em Teresina com o Candidato ao Senado Federal Elmano Ferrer 14h17 Comarca de São Domingos realiza mutirão de audiências 14h06 Hapvida alcança três milhões de beneficiários 14h03 'CASO SMARTCENTER': acusado é amigo dos proprietários 13h40 Lutadora brasileira, sem patrocínio, faz ensaio para ver se atrai investidor 13h31 Confirmado iPhone 6, versão de ouro e com diamantes sai por R$ 19 mil 13h23 Faculdade Maurício de Nassau abre inscrições para vestibular em J. de Freitas 13h14 Homem se revolta com concessionária, fica nu e joga o carro; assista! 13h03 Prefeitura de Oeiras divulga resultado de concurso público para 230 vagas 13h00 Vice-presidente da Fraternidade Espírita André Luiz dará entrevista na TV Assembleia sobre evento 12h57 2º Salão de Turismo da Rota das Emoções já tem data marcada. Confira! 12h55 UFPI divulga resultado do vestibular a distância nesta segunda (04) 12h55 Banda Confirmada para 2ª Vaquejada Neli Brasil 12h46 Semdec anuncia investimentos de R$ 3 milhões em asfalto, drenagem em THE 12h39 Teresina: Crown inicia os testes com máquinas no Pólo Empresarial Norte 12h37 Confirmado para 29 de agosto “Desejo de Menina” em Miguel Leão 12h35 Alegrete terá banda marcial 12h32 Teresina recebe mais uma indústria e novas oportunidades de emprego 12h30 Divertido, ‘Guardiões da Galáxia’ supera as expectativas; confira o vídeo 12h29 Sebrae convoca empresas para o 2º Salão de Turismo da Rota das Emoções 12h28 Prefeito Capote reúne-se com Pastores evangélicos 12h26 Desembargador mantém decisão de exonerar servidores comissionados 12h25 Corpo de advogado morto a tiros será sepultado em Nazaré do Piauí