180graus

Consulta Pública 01/2015 - 24/04/2015 às 12h08

Termina em 30/04 o prazo para envio de colaborações à Consulta Pública nº 01/2015

O Conselho Federal de Farmácia (CFF), recebe, até o dia 30 de abril, as contribuições à Consulta Pública nº 01/2015 - Guia de Prática Clínica: Sinais e Sintomas Respiratórios – Espirro /Congestão Nasal. Trata-se de orientação aos farmacêuticos relativa aos procedimentos que deverão ser adotados por estes profissionais, no atendimento aos pacientes com esses problemas de saúde auto limitados.

O Guia de Prática Clínica: Sinais e Sintomas Respiratórios – Espirro/Congestão Nasal é o primeiro de uma série e faz parte de um programa maior do Conselho, o Profar – Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde, o qual tem o objetivo de contribuir para a disseminação de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades para a provisão de serviços farmacêuticos.

Este primeiro guia - sobre espirro e congestão nasal - contempla método de busca da evidência; acolhimento da demanda; anamnese farmacêutica; alertas de encaminhamento; plano de cuidado; orientações ao paciente; avaliação dos resultados e algoritmo de decisão.

É importante ressaltar que foi colocando em consulta pública apenas o conteúdo, que, após a compilação de todas as contribuições, receberá a formatação mais adequada ao fim a que se destina, que é ser um material de suporte ao farmacêutico no exercício diário do atendimento ao paciente.

Para acesso ao Guia proposto, click no link abaixo:

http://www.cff.org.br/userfiles/file/Abril_2015/FINAL%20-%20Guia%20Pra%CC%81tica%20Cli%CC%81nica_Espirro%20e%20congest%C3%A3o%20nasal_09_04_2015_VERSAO%20CP%20%283%29.pdf

Para acessar o formulário de contribuições, acesso no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/1KbB4YIR_lPMRIuR02nFLxTdzkaZc0wMcNlFRU4oUZNQ/viewform?edit_requested=true

Para o preenchimento do formulário observe as instruções abaixo:
- Preencha todos os campos do formulário eletrônico e envie suas contribuições e opiniões até o dia 30/04/2015.
- As contribuições recebidas fora do prazo ou que não forem enviadas neste formulário não serão consideradas.
- A insuficiência ou imprecisão das informações contidas neste formulário poderão dificultar a sua utilização pelo CFF.
- As contribuições poderão ser enviadas individualmente ou em grupo.
- Qualquer dúvida quanto ao preenchimento do formulário eletrônico poderá ser enviada por e-mail aos endereços eletrônicos: joselia@cff.org.br ou daniel@cff.org.br. Disponibiliza-se, ainda, o telefone(61) 3878-8751, da Assessoria Técnica do CFF.

Obrigado pela sua participação!

Autor: Cominicação CFF

Fonte: Fonte: CFF

Publicado Por: José Vilmore

Hipertensão arterial - 17/04/2015 às 06h07

Aferir a pressão arterial exige capacitação de quem executa

Hipertensão é um dos mais graves problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Uma doença insidiosa, não apresentando sintomas perceptíveis ao paciente, não dói, não coça, não incomoda, até que possam surgir os sintomas mais graves: acidente vascular cerebral (AVC ou o popular derrame) ou o infarto do miocárdio (popular ataque cardíaco).

Ainda consumimos muito sal, um dos principais responsáveis pela elevação da pressão arterial. Para termos uma ideia do excesso sal que consumimos, um único sanduíche de uma marca famosa, contém a mesma quantidade de sal que um índio, utilizando apenas sua alimentação tradicional, levaria um mês para consumir. Por conta disto, é recomendável que além de consumir o mínimo de sal possível, todos devam aferir a sua pressão arterial pelo menos semestralmente.

Mas atenção: a pressão arterial deve ser medida por profissionais capacitados. Até há algum tempo atrás era possível observarmos nas ruas de nossa Capital, pessoas vestidas de branco, oferecendo-se a medir a pressão arterial em troca de determinada quantia em dinheiro. Somente pela escolha do local em que os mesmo executam este serviço, em praças públicas, observa-se logo que a sua capacitação é questionável.

Dependendo do horário do dia, da atividade física realizada anteriormente, do consumo de certos alimentos e do humor do momento, podemos ter valores mais elevados e que não retratem a realidade.

Ao acordamos, após o uso de alimentos estimulantes, como o café, após certos hábitos, como fumar um cigarro, podem levar a leituras mais elevadas. Para muitos pacientes, a presença de um profissional de saúde fazendo a leitura, também podem levar a leituras mais elevadas.

Alguns especialistas afirmam, que até um cinto apertado em volta da cintura, principalmente se isto estressa o paciente, pode elevar as leituras. A posição em que o paciente se encontra, também pode trazer resultados diferentes, pois, quando um paciente está deitado, a leitura geralmente é mais alta do que quando ele está sentado ou de pé. Um simples cruzar de pernas pode levar a alterações do resultado.

As aferições devem ser realizadas depois que o paciente permaneça sentado tranquilamente num ambiente relaxado por pelo menos cinco minutos, o que nem sempre é observado.

A braçadeira do equipamento de leitura deve ser do tamanho certo para o braço, que deve ser apoiado na altura do coração. A leitura deve ser feita em ambos os braços. Uma diferença significativa entre eles leva a uma maior investigação. Quando um paciente está deitado, a leitura geralmente é mais alta do que quando ele está sentado ou de pé.

Porém, é muito importante que quando for aferir a pressão arterial, um profissional qualificado deva ser procurado e observar se todos estes cuidados foram tomados. Nos postos de saúde e nos hospitais, este procedimento geralmente é executado pela enfermagem. Outra observação importante, é que somente o médico pode fazer o diagnóstico e prescrever algum medicamento.

Algumas farmácias da capital contam com farmacêutico qualificado para a aferição da pressão arterial e que emite para o paciente, ao final do procedimento, uma declaração de serviços farmacêuticos. Havendo alterações, o farmacêutico encaminhará o paciente ao médico para que este, caso necessário, faça uma investigação mais aprofundada para chegar a um diagnóstico e, se necessário, prescreva algum medicamento ou apenas recomende mudanças de hábitos prejudiciais.

Publicado Por: José Vilmore

Tópicos
Intoxicações por medicamentos - 15/04/2015 às 06h28

Alguns cuidados podem diminuir os riscos de intoxicações por medicamentos em crianças

Nos Estados Unidos da América, estima-se que, a cada ano, 70 mil crianças sejam internadas por causa de overdoses não intencionais de medicamentos, onde muitas vezes um pequeno erro na dosagem, pode levar a consequências severas, principalmente nos de menos idade.

A Academia Americana de Pediatria (AAP) detectou que uma das maiores confusões que levam ao uso de uma dose errada é o uso de colheres de refeições para administrar medicamentos prescritos em mL e vice-versa, considerando que nem todo mundo conhece a diferença de uma colher de chá para uma colher de café e entre uma colher de sobremesa e uma colher de sopa. Além do mais, há um grande problema nas conversões, considerando que nem todos os faqueiros possuem a quantidade de mL de suas peças (colheres) padronizadas.

No Brasil, ainda não temos dados sobre o número de intoxicações em crianças produzido por esta falta de regulamentação, embora no geral medicamentos com maior risco de intoxicação, como descongestionantes, já vêm com uma seringa ou com um copinho, mas isto não seja a regra.

Cabe aos pais e cuidadores nunca sair do consultório médico com dúvidas, devendo-se sempre perguntar ao médico a dose em mililitros (mL), caso ele prescreva em colher. Em caso de esquecimento, ao chegar na farmácia as dúvidas poderão também ser tiradas com o farmacêutico.

Muita atenção também com os medicamentos que necessitam ser diluídos. Uma adição menor de água poderá deixar o medicamento muito mais concentrado e levar a intoxicação mesmo se a quantidade de mL a ser tomada estiver correta. O mesmo ocorre com a colocação excessiva da água, que deixará o medicamento muito diluído e com uma dose bem menor, que poderá não fazer efeito e até levar as bactérias tornarem-se resistentes, no caso de antimicrobianos.

Em casos de dúvidas, consulte sempre o seu médico ou o seu farmacêutico.

Publicado Por: José Vilmore

II EECF - 13/04/2015 às 06h53

Piauí destaca-se na realização de grandes eventos científicos na área da farmácia

O II Encontro Estratégico em Ciências Farmacêuticas, II Seminário Ibero Americano de Pesquisa & Desenvolvimento de Medicamentos e o I Simpósio Internacional de Farmácia Clínica, ocorrido entre os dias 09 e 11, no Blue Tree Tower Rio Poty, mais uma vez colocam o Estado entre os grandes realizadores de eventos na área da Farmácia.

Durante os dias dos eventos, professores e pesquisadores de sete países, bem como os mais de trinta pesquisadores e professores de muitos estados brasileiros, que aqui estiveram proferindo palestras e participando de mesas redondas, elogiaram a quantidade de participantes, o interesse dos congressistas piauienses e visitantes de outros estados e a quantidade e qualidade dos trabalhos apresentados. O evento que teve 776 inscritos e 313 trabalhos apresentados.

Além de uma primorosa escolha dos temas e dos palestrantes, um ponto muito elogiado foi a qualidade da equipe responsável pela organização do evento, que este ano, mais uma vez, desenvolveu suas atividades com perfeição, nada deixando a desejar.

Parabéns Prof. Dr. Rivelilson Freitas, presidente do evento, Prof. Dr. Lívio Cunha (vice-presidente) e a todos os organizadores e colaboradores. Os eventos alcançaram seus objetivos em busca ampliar o conhecimento científico na discussão dos temas e na divulgação de trabalhos científicos produzidos pelos nossos jovens cientistas piauienses. Vocês fizeram tudo acontecer com perfeição!

Publicado Por: José Vilmore

Tópicos
Congresso Internacional - 03/04/2015 às 12h05

Piauí sediará o II Encontro Estratégico de Ciências Farmacêuticas

Teresina sediará na próxima semana, entre os dias 09 e 11, no Blue Tree Tower Rio Poty, três grandes eventos científicos de grande magnitude: II Encontro Estratégico em Ciências Farmacêuticas,
II Seminário Ibero Americano de Pesquisa & Desenvolvimento de Medicamentos e o I Simpósio Internacional de Farmácia Clínica

O evento busca ampliar o conhecimento científico por meio da discussão de temas atuais e divulgação de trabalhos científicos que vêm sendo produzidos por jovens cientistas no Brasil, especialmente no Piauí.

A inquestionável importância da ciência e da tecnologia no campo das ciências
farmacêuticas se reflete na extrema expansão dessa área e constante pesquisa de novas drogas, que são projetados para resolver doenças existentes e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, especialmente do nosso Estado.

Para quem ainda não se inscreveu com antecedência e aproveitou os descontos oferecidos, ainda é possível inscrever-se no site do evento: http://www.lapnex.com.br/eecf2015/inscricao.php , com valores que variam de R$ 150,00 a R$ 680,00 reais.

 

Publicado Por: José Vilmore

Carregando, por favor aguarde...
Curta a nossa fanpage
ZAP ZAP DO BETO
WX - Village Leste
VAL PRAEIRO HELICONIA
VAL PRAEIRO HELICONIA
THREVO PIATZ
Duas cabeças pensam melhor do que uma
Últimas Notícias
17h55 Parado há sete meses, Vermaelen recebe alta e pode estrear no Barça 17h35 Brasileiro 'rejeita três últimos pedidos' na Indonésia; saiba mais! 17h20 William Bonner é flagrado com a família em shopping e reage com bom humor 17h15 Com um show das amigas, Fofão se despede da Superliga com título 17h13 Homem é esfaqueado e tem a moto incendiada ao pedir respeito em bar 16h53 Provocador, Centurión afirma: 'Entrei no clima dos clássicos brasileiros' 16h48 Após terremoto, Itamaraty diz que fez contato com 54 brasileiros no Nepal 16h41 Prefeitura faz a selecão de jovens para o programa de negócios da Microsoft 16h35 Brasil precisa adaptar 102 CTs para receber paratletas em 2016 16h27 Câmara realiza audiência pública para discutir falta de drenagem na zona Sul 16h26 Avançam as obras de quadra esportiva em Miguel Leão 16h14 Após vitória, Rampage se diz impressionado com Fábio Maldonado: 'Não é humano' 15h57 Flavia Nara! Faça o teste de compatibilidade! 15h53 Wesley vira opção para a Libertadores e pode ganhar vaga 15h52 Faleceu em Teresina aos 83 anos o senhor Carlos Medeiros Barros 15h34 Jogadores escalam Philippe Coutinho no time do ano no Inglês 15h13 População 'tapa' buraco com três carcaças de veículos no interior do CE 15h10 Prefeita Regina Coeli participa de grande campeonato no povoado Taboca 15h03 Durante debate sobre Reforma Política, senadora afirma que PT 'saiu na frente' 14h54 Cooperados piauienses definem ações para evolução do cooperativismo no estado 14h52 Dilma Rousseff manteve sanção de verbas para Vila Olímpica de Parnaíba 14h41 Bial e Galvão Bueno dão um selinho nos bastidores de especial da Globo 14h37 Mulher passa por cirurgia após engolir lâmina de barbear escondida em água 14h33 São José Operário, o patrono dos trabalhadores está sendo celebrado no Planalto Uruguai 14h31 Homem morre após facada no peito e a sua mulher é suspeita do crime