180graus

Censo Farmacêutico - 22/09/2014 às 06h25

CFF realiza pesquisa inédita sobre perfil do farmacêutico

Os conselhos de classe foram criados para fiscalizar e orientar o exercício profissional, mas por acreditar que “a união faz a força” o Conselho Federal de Farmácia apoia e faz parte da luta por melhores salários, carga horária justa e melhores condições de trabalho para o farmacêutico. Para definir estratégias de atuação em favor dos interesses da categoria, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) deu início na sexta feira passada, a uma pesquisa nacional, inédita na história da entidade.

A pesquisa mostrará à sociedade, o real perfil dos profissionais, quais são as atividades que desempenham (SUS, farmácia/drogaria, laboratório de análises clínicas, indústria, distribuidoras etc), os meios de inserção no mercado, as jornadas de trabalho, além de aspectos relacionados ao ensino e à distribuição geográfica.

A participação é aberta a todos os farmacêuticos, mesmo àqueles que não estão inscritos nos conselhos regionais, a intenção é conhecer todos os graduados em Farmácia. O questionário estará disponível nos principais meios de comunicação do CFF, por 30 dias. O Conselho Federal de Farmácia busca conhecer, de forma mais aprofundada, quem é o farmacêutico em atividade, no Brasil, o que faz, como faz, e quais são as suas reais necessidades para ser, cada vez mais, proativo na transformação da saúde brasileira.

FARMACÊUTICO:
- Responda às perguntas com atenção e preencha o questionário apenas uma vez.
- Não é exigida a identificação do entrevistado e as respostas serão mantidas sob sigilo sendo utilizadas apenas para fins estatísticos.

Para participar acesse:

https://pt.surveymonkey.com/s/7SS3GKL

Publicado Por: José Vilmore

Medicamento suspenso - 15/09/2014 às 06h55

Anvisa suspende venda de lote de expectorante e broncodilatador

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou na quarta-feira (10) a suspensão da comercialização de 12 lotes do medicamento Acebrofilina 10 mg/ml, xarope 120 ml, produzido pela Prati, Donaduzzi & Cia Ltda.

O medicamento geralmente é indicado no tratamento de desobstrução dos brônquios e eliminação do muco das vias respiratórias.

A empresa decidiu, voluntariamente, recolher o produto, por ter percebido pontos de cristalização. Todos os farmacêuticos devem verificar a existência destes lotes na drogaria e farmácia sob sua responsabilidade e em caso positivo, recolhe-lo imediatamente, evitando que o mesmo venha a ser utilizado.

Os lotes com problemas são os seguintes:
Lote Validade
14C603 03/2016
14C79Y 03/2016
14D855 04/2016
14D91P 04/2016
14D92P 04/2016
14D93P 04/2016
14E837 05/2016
14F64M 06/2016
14F65M 06/2016
14F16T 06/2016
14G83F 07/2016
14G02G 07/2016

Fonte: Agência Brasil

Publicado Por: José Vilmore

Tópicos
Alta taxa de suicídios - 08/09/2014 às 06h53

Segundo a OMS, o Brasil é o 8º país com mais suicídios

Um relatório da Organização Mundial da Saúde, divulgado na semana passada, coloca o Brasil como 8° país do mundo em número de suicídios, com 11.821 casos em 2012, lista que tem como primeiros a Índia, China, EUA, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão. Segundo o órgão mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo, o que dá um número de um a cada 40 segundos.

Ainda segundo o documento, cerca de 75% dos suicídios acontecem entre pessoas de países pobres ou nível socioeconômico médio. No mundo todo, as taxas são maiores entre pessoas com mais de 70 anos, mas, em alguns países, os maiores índices foram entre jovens. Na faixa dos 15 aos 29 anos, o suicídio é a segunda maior causa de morte.

O suicídio está muito ligado à depressão, uma doença relativamente comum, porém, às vezes, de diagnóstico complexo devido a suas diversas formas de manifestações, que vão da forma clássica e de mais fácil diagnóstico, até situações de difícil identificação, como exposições excessivas a riscos ou a enfrentamentos desproporcionais. Há ainda situações ligadas ao consumo de drogas.

Diante do quadro, a OMS exorta governos a colocarem em prática planos de prevenção, estratégia existente em apenas 28 países, como restrição do acesso aos métodos mais comuns, como armas.

Fonte: Valor Econômico

Publicado Por: José Vilmore

Tópicos
II JOFAR - 05/09/2014 às 18h19

II Jornada Acadêmica de Farmácia reúne quase 900 participantes em Teresina

Terminou nesta sexta-feira (05.09) a 2ª edição da Jornada Acadêmica de Farmácia (Jofar), que teve início na última terça-feira (02.05), em Teresina (PI). Estão envolvidos na organização do evento estudantes dos cursos de Farmácia da CET, AES-PI, Facid, FSA, Faesf-PI e UFPI. As atividades são direcionadas a acadêmicos e profissionais das áreas de saúde, especialmente Farmácia, Biomedicina e Química, e reuniram quase 900 pessoas em todas as instituições que têm cursos de Farmácia na capital piauiense.

O tema abordado este ano foi “Atenção Farmacêutica”, com foco na resolução nº 585/2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Essa resolução regulamentou as atribuições clínicas dos farmacêuticos, entre as quais, a prescrição farmacêutica, de que trata outra resolução de igual importância também aprovada pelo CFF em 2013, a resolução nº 586.

No último dia de evento, participantes da Jornada se mobilizaram na avenida Frei Serafim. O presidente da Jofar, Rodrigo Lopes Gonçalves, destaca que a proposta é fortalecer o movimento estudantil. “Nós, enquanto acadêmicos, estamos tentando mostrar à sociedade em geral a importância da presença do profissional farmacêutico em todos os locais em que encontramos medicamentos”.

Rodrigo Gonçalves evidencia que o evento tem contribuído para mostrar a união entre acadêmicos, instituições e profissionais, dando ênfase na valorização da classe e quebrando barreiras entre diferentes instituições de ensino e até mesmo entre os estudantes de Farmácia e profissionais. “Acredito que a Jofar veio para ficar, quebrando muitos paradigmas e que, cada vez mais, a visibilidade do profissional está se expandindo de forma positiva. Estamos realizados com a dimensão em que o evento obteve, principalmente pela vinda de palestrantes de várias partes do Brasil e os participantes dos outros estados que aqui estiveram presentes”, finalizou.

Fonte: Comunicação CFF

Publicado Por: José Vilmore

Tópicos
JOFAR - 01/09/2014 às 06h43

Teresina aguarda a II Jornada Acadêmica Farmacêutica que iniciará amanhã

Iniciará amanhã 02/09 (terça-feira) e se prolongará até a sexta-feira (05/09), a 2° Jornada Acadêmica de Farmácia (JOFAR), onde, este ano, espera-se um público de mais de oitocentos participantes e, já é atualmente considerado o maior evento organizado por alunos de farmácia das faculdades brasileiras.

Será uma semana inteira de palestras, minicursos e mesas-redondas com a participação de grandes profissionais do Piauí e de outros estados brasileiros, como Minas, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, que certamente trarão contribuições importantes para o aprimoramento de acadêmicos e farmacêuticos que participarem do evento.

Estimamos que o estado possua em torno de 2.000 acadêmicos de farmácia, distribuídos nas seis faculdades de farmácia do estado, com previsão de abertura de mais uma faculdade no norte do Piauí. Embora o número de profissionais tenha aumentado muito nos últimos anos, o estado ainda é o que possui o menor numero de farmacêuticos por 10.000 habitantes e que somente em aproximadamente cinco anos, conseguiremos nos igualar à média brasileira.

HISTÓRICO DA JOFAR

Em setembro de 2013, estudantes de diversas faculdades de Farmácia do Piauí reuniram-se para realizar a primeira edição da Jornada Acadêmica de Farmácia (JOFAR), em prol da valorização do profissional farmacêutico e da sua importância como promotor de saúde. Durante os quatro dias de programação, acadêmicos e profissionais tiveram a oportunidade de discutir a melhor maneira de se trabalhar a união da classe, que muito tem crescido no estado. Houve ainda uma gama de atividades (palestras, minicursos, mesas-redondas e grupos de discussão) que abordaram a realidade nas diversas áreas de atuação do farmacêutico, como, análises clínicas, farmácia magistral, indústria de alimentos e cosméticos.

A 1ª JOFAR ultrapassou as expectativas iniciais e obteve público recorde, transformando-se no maior evento realizado por estudantes de Farmácia do Nordeste. Tamanho destaque rendeu à JOFAR a participação no calendário de eventos do Conselho Federal de Farmácia, além de apoio por parte desta que é a maior instituição representativa da classe.

O evento, trouxe a união entre os acadêmicos das instituições que disponibilizam o curso de farmácia do Piauí, além de promover uma visão mais crítica dos alunos inserindo-os na busca de uma maior participação nas reivindicações da categoria no estado. Um exemplo marcante foi o ato público ocorrido na manhã de 05 de setembro de 2013, na Avenida Frei Serafim, em que estudantes e profissionais juntamente com os representantes do SINFARPI se uniram para reivindicar às autoridades governamentais a convocação de mais profissionais farmacêuticos a fim de melhorar o atendimento da população na Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí. A ação, em forma de caminhada ao longo da principal avenida de Teresina, conseguiu notoriedade na imprensa local e despertou na sociedade piauiense o interesse a cerca deste profissional indispensável para a realização da assistência à saúde da população.

Maiores informações: http://www.jornadadefarmacia.com/

 

Fonte: site JOFAR

Publicado Por: José Vilmore

Carregando, por favor aguarde...
Últimas Notícias
01h03 Em resposta aos fãs, Bruna Marquezine afasta volta com Neymar 00h30 'Latinete' Ariany Nogueira volta aos palcos após se recuperar de tiro 00h08 Sophia Abrahão debocha de torcedores do São Paulo em rede social: 'Bambis' 23h56 Prefeita Patrícia Leal pede reforço policial para cidade de Altos 23h55 Vereadores protestam contra a falta de água em Imperatriz 23h54 15 homens tentam de incêndiar ônibus na Campina em Ribamar 23h32 Corregedores-Gerais do Ministério Público fazem encontro no Piauí 23h06 DATAMAX: W.Dias 48%, Zé Filho 38% e Mão Santa com 7% 23h02 Defensoria do PI inicia processo para escolher novo Ouvidor Geral do estado 22h58 Semana Move Brasil promove atividades físicas em todo país 22h57 Relatório Justiça em Números 2014 será lançado nesta terça-feira, em Brasília 22h44 Sem sorteio, CBF confirma os confrontos das oitavas de final da Série D 22h36 CRAS faz homenagem aos idosos de Domingos Mourão 22h31 TJ-PI amplia divulgação das práticas de ‘Mediação e Conciliação’ 22h20 Elmano garante trabalhar para ampliar o ‘Luz para Todos’ no Piauí 22h08 Muitos gols marcam abertura do Campeonato Altoense de Futebol 21h46 Grande torneio de Futebol no Estádio Municipal Joaquim de Félix em Paes Landim 21h46 Praça de Eventos de Oeiras deve receber Ipês-rosa 21h40 THE:Jovem sai para comprar lanche e é assassinado com tiro na cabeça 21h37 Cerca de 27 milhões de brasileiros encerraram agosto no cheque especial 21h23 Prefeito Djalma Melo não cumpre TAC e Arari continua sem água 21h19 Mercado aposta em alta de apenas 0,30% para PIB em 2014 20h34 Setor elétrico terá conta extra de R$ 7 bilhões em 2015 20h15 Paralisação dos Correios atinge pelo menos 4 estados 19h51 Pedidos de vista atrasam processos no STF em média por um ano, diz FGV