180graus

Hipertensão arterial - 17/04/2015 às 06h07

Aferir a pressão arterial exige capacitação de quem executa

Hipertensão é um dos mais graves problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Uma doença insidiosa, não apresentando sintomas perceptíveis ao paciente, não dói, não coça, não incomoda, até que possam surgir os sintomas mais graves: acidente vascular cerebral (AVC ou o popular derrame) ou o infarto do miocárdio (popular ataque cardíaco).

Ainda consumimos muito sal, um dos principais responsáveis pela elevação da pressão arterial. Para termos uma ideia do excesso sal que consumimos, um único sanduíche de uma marca famosa, contém a mesma quantidade de sal que um índio, utilizando apenas sua alimentação tradicional, levaria um mês para consumir. Por conta disto, é recomendável que além de consumir o mínimo de sal possível, todos devam aferir a sua pressão arterial pelo menos semestralmente.

Mas atenção: a pressão arterial deve ser medida por profissionais capacitados. Até há algum tempo atrás era possível observarmos nas ruas de nossa Capital, pessoas vestidas de branco, oferecendo-se a medir a pressão arterial em troca de determinada quantia em dinheiro. Somente pela escolha do local em que os mesmo executam este serviço, em praças públicas, observa-se logo que a sua capacitação é questionável.

Dependendo do horário do dia, da atividade física realizada anteriormente, do consumo de certos alimentos e do humor do momento, podemos ter valores mais elevados e que não retratem a realidade.

Ao acordamos, após o uso de alimentos estimulantes, como o café, após certos hábitos, como fumar um cigarro, podem levar a leituras mais elevadas. Para muitos pacientes, a presença de um profissional de saúde fazendo a leitura, também podem levar a leituras mais elevadas.

Alguns especialistas afirmam, que até um cinto apertado em volta da cintura, principalmente se isto estressa o paciente, pode elevar as leituras. A posição em que o paciente se encontra, também pode trazer resultados diferentes, pois, quando um paciente está deitado, a leitura geralmente é mais alta do que quando ele está sentado ou de pé. Um simples cruzar de pernas pode levar a alterações do resultado.

As aferições devem ser realizadas depois que o paciente permaneça sentado tranquilamente num ambiente relaxado por pelo menos cinco minutos, o que nem sempre é observado.

A braçadeira do equipamento de leitura deve ser do tamanho certo para o braço, que deve ser apoiado na altura do coração. A leitura deve ser feita em ambos os braços. Uma diferença significativa entre eles leva a uma maior investigação. Quando um paciente está deitado, a leitura geralmente é mais alta do que quando ele está sentado ou de pé.

Porém, é muito importante que quando for aferir a pressão arterial, um profissional qualificado deva ser procurado e observar se todos estes cuidados foram tomados. Nos postos de saúde e nos hospitais, este procedimento geralmente é executado pela enfermagem. Outra observação importante, é que somente o médico pode fazer o diagnóstico e prescrever algum medicamento.

Algumas farmácias da capital contam com farmacêutico qualificado para a aferição da pressão arterial e que emite para o paciente, ao final do procedimento, uma declaração de serviços farmacêuticos. Havendo alterações, o farmacêutico encaminhará o paciente ao médico para que este, caso necessário, faça uma investigação mais aprofundada para chegar a um diagnóstico e, se necessário, prescreva algum medicamento ou apenas recomende mudanças de hábitos prejudiciais.

Publicado Por: José Vilmore

Tópicos
Intoxicações por medicamentos - 15/04/2015 às 06h28

Alguns cuidados podem diminuir os riscos de intoxicações por medicamentos em crianças

Nos Estados Unidos da América, estima-se que, a cada ano, 70 mil crianças sejam internadas por causa de overdoses não intencionais de medicamentos, onde muitas vezes um pequeno erro na dosagem, pode levar a consequências severas, principalmente nos de menos idade.

A Academia Americana de Pediatria (AAP) detectou que uma das maiores confusões que levam ao uso de uma dose errada é o uso de colheres de refeições para administrar medicamentos prescritos em mL e vice-versa, considerando que nem todo mundo conhece a diferença de uma colher de chá para uma colher de café e entre uma colher de sobremesa e uma colher de sopa. Além do mais, há um grande problema nas conversões, considerando que nem todos os faqueiros possuem a quantidade de mL de suas peças (colheres) padronizadas.

No Brasil, ainda não temos dados sobre o número de intoxicações em crianças produzido por esta falta de regulamentação, embora no geral medicamentos com maior risco de intoxicação, como descongestionantes, já vêm com uma seringa ou com um copinho, mas isto não seja a regra.

Cabe aos pais e cuidadores nunca sair do consultório médico com dúvidas, devendo-se sempre perguntar ao médico a dose em mililitros (mL), caso ele prescreva em colher. Em caso de esquecimento, ao chegar na farmácia as dúvidas poderão também ser tiradas com o farmacêutico.

Muita atenção também com os medicamentos que necessitam ser diluídos. Uma adição menor de água poderá deixar o medicamento muito mais concentrado e levar a intoxicação mesmo se a quantidade de mL a ser tomada estiver correta. O mesmo ocorre com a colocação excessiva da água, que deixará o medicamento muito diluído e com uma dose bem menor, que poderá não fazer efeito e até levar as bactérias tornarem-se resistentes, no caso de antimicrobianos.

Em casos de dúvidas, consulte sempre o seu médico ou o seu farmacêutico.

Publicado Por: José Vilmore

II EECF - 13/04/2015 às 06h53

Piauí destaca-se na realização de grandes eventos científicos na área da farmácia

O II Encontro Estratégico em Ciências Farmacêuticas, II Seminário Ibero Americano de Pesquisa & Desenvolvimento de Medicamentos e o I Simpósio Internacional de Farmácia Clínica, ocorrido entre os dias 09 e 11, no Blue Tree Tower Rio Poty, mais uma vez colocam o Estado entre os grandes realizadores de eventos na área da Farmácia.

Durante os dias dos eventos, professores e pesquisadores de sete países, bem como os mais de trinta pesquisadores e professores de muitos estados brasileiros, que aqui estiveram proferindo palestras e participando de mesas redondas, elogiaram a quantidade de participantes, o interesse dos congressistas piauienses e visitantes de outros estados e a quantidade e qualidade dos trabalhos apresentados. O evento que teve 776 inscritos e 313 trabalhos apresentados.

Além de uma primorosa escolha dos temas e dos palestrantes, um ponto muito elogiado foi a qualidade da equipe responsável pela organização do evento, que este ano, mais uma vez, desenvolveu suas atividades com perfeição, nada deixando a desejar.

Parabéns Prof. Dr. Rivelilson Freitas, presidente do evento, Prof. Dr. Lívio Cunha (vice-presidente) e a todos os organizadores e colaboradores. Os eventos alcançaram seus objetivos em busca ampliar o conhecimento científico na discussão dos temas e na divulgação de trabalhos científicos produzidos pelos nossos jovens cientistas piauienses. Vocês fizeram tudo acontecer com perfeição!

Publicado Por: José Vilmore

Tópicos
Congresso Internacional - 03/04/2015 às 12h05

Piauí sediará o II Encontro Estratégico de Ciências Farmacêuticas

Teresina sediará na próxima semana, entre os dias 09 e 11, no Blue Tree Tower Rio Poty, três grandes eventos científicos de grande magnitude: II Encontro Estratégico em Ciências Farmacêuticas,
II Seminário Ibero Americano de Pesquisa & Desenvolvimento de Medicamentos e o I Simpósio Internacional de Farmácia Clínica

O evento busca ampliar o conhecimento científico por meio da discussão de temas atuais e divulgação de trabalhos científicos que vêm sendo produzidos por jovens cientistas no Brasil, especialmente no Piauí.

A inquestionável importância da ciência e da tecnologia no campo das ciências
farmacêuticas se reflete na extrema expansão dessa área e constante pesquisa de novas drogas, que são projetados para resolver doenças existentes e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, especialmente do nosso Estado.

Para quem ainda não se inscreveu com antecedência e aproveitou os descontos oferecidos, ainda é possível inscrever-se no site do evento: http://www.lapnex.com.br/eecf2015/inscricao.php , com valores que variam de R$ 150,00 a R$ 680,00 reais.

 

Publicado Por: José Vilmore

Medicamentos mais caros - 01/04/2015 às 11h34

E não é porque é primeiro de abril: medicamentos ficam em média 6% mais caros

O índice de correção médio de 6%, se mantém abaixo da inflação dos últimos 12 meses, cujo IPCA acumulado de março de 2014 até fevereiro de 2015 foi de 7,7%.

Para a fixação do valor são seguidos critérios técnicos definidos na Lei Federal 10.742/2003, que consideram a produtividade da indústria, a variação de custos dos insumos e a concorrência dentro do setor, além da inflação do período. O reajuste passou a valer a partir de ontem terça-feira (31), data da sua publicação no Diário Oficial da União.

A regulação atinge 9.120 medicamentos e varia de acordo com níveis de concorrência e da disponibilidade destes no mercado. Neste ano, a maior parte (50,18%) dos produtos considerados do grupo três, teve o menor percentual de ajuste, de 5%. Os medicamentos da categoria dois, referentes a mercados moderadamente concentrados (25,37% do total), sofrerão aumento máximo, autorizado pelo governo federal, de até 6,35%. Já o grupo um, de maior concorrência e que tende à manutenção de preços mais baixos (24,45% do total), terá o maior ajuste, que pode chegar ao teto de 7,7%.

Para o consumidor, na prática este reajuste pode até demorar mais tempo a ser realizado, considerando a concorrência entre as farmácias e distribuidoras que oferecem descontos geralmente repassados ao consumidor.

Publicado Por: José Vilmore

Tópicos
Carregando, por favor aguarde...
VANGUARDA
Inscreva-se
INOCOOP
Curta a nossa fanpage
VAL PRAEIRO HELICONIA
WX - Village Leste
Duas cabeças pensam melhor do que uma
VAL PRAEIRO HELICONIA
THREVO PIATZ
Últimas Notícias
11h03 MP-PI afirma que existiam mais de 30 parentes no HEMOPI 10h53 Governador Wellington Dias visita curso de piscicultura da UFPI de Parnaíba 10h51 Mc de 8 anos fatura até R$ 40 mil ao mês com carreira polêmica 10h47 Homem entra em casa e tenta matar menor enforcado em Oeiras 10h34 Estado Islâmico mostra suposto vídeo de execuções de cristãos 10h27 Evento: Sou Agraciada na Igreja Batista Nacional Filadelfia Centro 10h24 Teresina sedia Copa Piauí Open de Taekwondo 10h23 Transporte clandestino invade ruas do município de Picos 10h11 Mulheres ainda sofrem cobranças (e se cobram) para casar e ter filhos 10h11 Transporte clandestino invade ruas do município de Picos 10h04 'Domingo na presença de Deus': Urach vai à igreja com com ex-miss bumbum 09h54 Luke Rockhold atropela Lyoto Machida e finaliza brasileiro no segundo assalto 09h32 Ex-BBB Renatinha posa de topless e dispara: 'Não gosto de metrossexual' 09h24 Governador Wellington Dias visita curso de piscicultura da UFPI de Parnaíba 09h02 Chacina deixa oito mortos em sede de torcida do Corinthians 09h02 Secretário de Campo Grande do Piauí se envolve em acidente 09h00 Conheça como funcionam as tarifas e impostos sobre o financiamento imobiliário. 08h54 Chefe do tráfico no Norte do Piauí é preso e 100 kg de droga apreendido 08h51 Programa de concessões será lançado pelo governo no mês de maio 08h45 Em visita a Teresina, Dias Toffoli não fala a respeito da ' Lava Jato' 08h42 Aposta de MG acerta Mega-Sena e leva prêmio de R$ 32 milhões 08h27 Eliminar o dinheiro vivo é a solução para superar a crise econômica 08h26 Mãe de Eduardo reencontra PM que matou seu filho; 'pensei em agredir' 08h20 Elmano é contra fusão do PTB com DEM; 'se está ocorrendo, é à revelia' 08h18 Cratera em estrada no Piauí provoca acidente; condutor tem escoriações
Duas cabeças pensam melhor do que uma
Outlet Chic
Curta a nossa fanpage
Inscreva-se

Enquete

A Secretaria de Segurança apresentou números que mostram que o índice geral de violência caiu até 37% no Piauí após a chegada da Força Nacional. Você concorda com estes números?

Total de Votos: 129

Válida de 17/04/2015 a 24/04/2015

Mais lidas

    Duas cabeças pensam melhor do que uma
    THREVO POETIC
    Dantas Imobiliaria
    Curta a nossa fanpage
    VAL PRAEIRO
    WX - Village Leste
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    THREVO POETIC
    VAL PRAEIRO HELICONIA

    180graus no Instagramno Instagram