180graus

II EECF em abril - 27/10/2014 às 06h57

Piauí sediará em abril mais um evento internacional na área de farmácia

Galaxy

O Piauí vem se destacando na área de eventos farmacêuticos. Nesta semana teremos o IV Congresso MEDLAB e já em abril próximo teremos três grandes eventos em um só local, sendo dois deles internacional. O II Encontro Estratégico em Ciências Farmacêuticas, o II Seminário Ibero Americano de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos e o I Simpósio de Farmácia Clínica.

Com apenas seis faculdades de farmácia, em um país em que existem mais de 450, os eventos na área de farmácia do Piauí destacam-se não somente pela frequência com que ocorrem, mas também pela qualidade, o que atrai muitos participantes de outros estados bem como pelo público participante, muito superior a todos os demais estados que realizam eventos desta magnitude.

Os eventos de farmácia que ocorrem no Piauí causam a melhor das impressões nos palestrante e participantes de outros estados e certamente, tanto o IV MEDLAB, que ocorrerá nesta semana como o II EECF, continuará a empolgar os participantes pelo conhecimento transmitido e pela qualidade da organização do evento.

Publicado Por: José Vilmore

Tópicos
IV MEDLAB - 24/10/2014 às 06h57

Teresina sediará o IV Congresso de Medicina Laboratorial (MEDLAB)

Iniciará na próxima semana, entre os dias 3 de outubro e 01 de novembro, o IV Congresso Meio-Norte de Medicina Laboratorial (MEDLAB). O evento estará este ano em sua 4ª edição e já se consolida como o maior evento de medicina laboratorial da Região Meio-Norte e será realizado no Centro de Convenções Atlantic City.

A Programação do Congresso será formada por palestras, incluindo diversos temas da Medicina Laboratorial; minicursos teóricos; cursos práticos; mesas redondas; e apresentação de trabalhos científicos. Este ano, a grande novidade fica por conta da implantação de dois novos eventos paralelos, o I Encontro em Ciências Farmacêuticas e o I Encontro de Gestão e Qualidade Laboratorial, além da III Feira de Tecnologia, Produtos e Equipamentos Laboratoriais.

O IV MEDLAB receberá nomes importantes da área, como o Dr. Ulisses Tuma, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC); e o Dr. Marco Antonio Zonta, membro do Novacyt-Conseil Scientifique (Paris-France).

O Congresso organizado pelo grupo GPI, será presidido pelo professor de Farmácia da Universidade Federal do Piauí, Dr. Rivelilson Freitas e proporcionará aos seus participantes o envio de trabalhos orais e banners, onde os vencedores terão oportunidade de publicar seus artigos na Revista Geum.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.gpicursos.com/medlab

Publicado Por: José Vilmore

Canabinoides proibidos - 22/10/2014 às 06h23

Portaria proíbe uso de 14 substâncias à base de canabinoide sintético

Causou certo receio entre os familiares dos pacientes que necessitam do uso do Canabidiol, a nova Portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, publicada nesta segunda-feira, proibindo o uso de 14 substâncias à base de canabinoide sintético. O receio deve-se ao medo de um endurecimento e não de flexibilização por parte da Agência, para a importação dos derivados da Cannabis.

As famílias de pacientes portadores de epilepsia grave, vem já há algum tempo pleiteando a liberação da importação do canabidiol, uma substancia derivada da maconha, mas sem efeito alucinógeno. Estas famílias, relatam que com o uso do produto chegam a ter uma diminuição do número de aproximadamente 50 crises diárias para apenas uma ou duas crises epiléticas.

Pela Resolução 63/14 publicada na edição de segunda do Diário Oficial da União, 14 novas substâncias passam a ter uso e comercialização proibidos no Brasil, porém, segundo a Anvisa, todas sem qualquer utilidade terapêutica.

A Anvisa até que vem liberando a importação do canabidiol, mas segundo as famílias, para um reduzido número de pacientes, em relação aos que necessitam da substância. Até o dia 13 de outubro a Agência havia recebido 167 pedidos de importação do Canabidiol (CBD) para uso pessoal, por meio do pedido excepcional de importação de medicamentos de controle especial e sem registro no Brasil.

Dos 167 pedidos encaminhados à Agência, 113 foram autorizados, dez aguardam o cumprimento de exigência pelos interessados e 39 estão em análise pela área técnica. O prazo médio das liberações é de uma semana. Ocorreram, ainda, quatro arquivamentos de processos por interesse da família ou caso de falecimento de paciente, logo após a entrada do pedido na Agência.

O pedido de excepcionalidade é necessário porque medicamentos sem registro no País não contam com dados de eficácia e segurança registrados na Anvisa. Neste caso, cabe ao profissional médico a responsabilidade pela indicação do produto, especialmente na definição da dose e formas de uso.

Os procedimentos para a importação da substância sem a necessidade de demandas judiciais estão publicados no Portal da Anvisa. Confira o link mais orientações para importação: http://s.anvisa.gov.br/wps/s/r/cTr3

Publicado Por: José Vilmore

Tópicos
Farmácia Hospitalar - 20/10/2014 às 06h41

1° Simpósio de Farmácia Hospitalar em Oncologia

Hospital São Marcos promoveu neste sábado, dia 18/10, o 1° Simpósio de Farmácia Hospitalar em Oncologia com o tema “O papel do farmacêutico na segurança do paciente oncológico”, evento que foi muito prestigiado por farmacêuticos hospitalares de diversos hospitais da capital.

Palestrante vindo de Recife e Rio de Janeiro ministraram palestras na área de biossegurança em quimioterapia, seguimento farmacoterapêutico, protocolos de biossegurança e cuidados paliativos, com vista a aprimorar a participação do profissional no seguimento.

A atividade do farmacêutico na farmácia hospitalar é uma das áreas da profissão que mais cresce no Estado e já emprega um grande número de profissionais, pois, além de representar uma grande fonte de economia de recurso para os hospitais, é também um dos grandes indicadores de garantia de qualidade de serviços e principalmente segurança para os pacientes.

Durante o evento foram também instaladas no Estado representações da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh) e da Sociedade Brasileira de Farmácia Oncológica (Sobrafo), integrando os profissionais que atuam na área aqui no Piauí, com os profissionais dos demais centros do país.

Publicado Por: José Vilmore

Tópicos
Farmácia e sociedade - 14/10/2014 às 06h18

Farmamil participa da VI Ação Criança em Parnaíba

Galaxy

A Farmácia Farmamil, localizada em Parnaíba – PI, além de um serviço de saúde voltado para o uso correto de medicamentos, sempre teve como diferencial, a participação em atividades sociais voltadas a comunidade onde está inserida. Campanhas de vacinação, de orientações para o uso correto de medicamento, um site atualizado com informações sobre saúde e uma busca constante de aproximação cada vez mais estreita com a sociedade, sempre fizeram parte das atividades da farmácia.

Neste domingo 12/10, dia da criança, a Farmamil apoiou e participou, em cooperação com várias outras instituições, o VI Ação Criança promovida pela Associação Cultural Balança mas não Cai que aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional Ministro Petrônio Portela (CEEP),Parnaíba - Piauí.

O VI Ação Criança proporcionou várias atividades voltadas para o público infantil, da comunidade do Bairro São Benedito. Danças, teatro, apresentação de talentos da comunidade, serviços de saúde, brincadeiras , oficinas de ciências e pintura entre outras , que fizeram momentos especiais; com a participação dos alunos Técnicos em Análises Clínicas e em Enfermagem da instituição.

Entendemos que proporcionar qualidade de vida para população, é também, participar e contribuir com os eventos importantes em nossa cidade. A Farmácia Farmamil não é apenas um estabelecimento comercial e sim uma Unidade de Saúde que sempre participa e promove ações sociais na cidade de Parnaíba, relatam os farmacêuticos Dr. Kleber Aurélio e Dra. Aline Véras Aurélio.

Publicado Por: José Vilmore

Carregando, por favor aguarde...
Últimas Notícias
04h00 Jô Soares volta a gravar seu programa na segunda-feira, diz diretor 03h16 Luan Santana diz que gostaria de atuar em novelas 03h08 Prefeito Walter e 1ªDama Kelly Alencar promoveram uma grande festa ao servidores municipais 03h07 Mano vê saída do Corinthians definida por Mário Gobbi como 'grande elogio' 02h18 Fernanda Gentil, do 'Globo Esporte', integra lista das 100 mulheres mais sexy 02h02 Mike Tyson revela que foi vítima de abuso sexual na infância 01h07 Halloween: depois de ataques, cidade do Sul da França proíbe fantasia de palhaço 01h04 Estudante de Desenho Industrial de 22 anos cria ‘portraits datilografados’ 00h38 Grêmio entra com recurso e pede julgamento de Caso Petros no Pleno 00h13 Números do Brasileirão da Série A até a 29ª rodada 00h08 Nova escola padrão já estar pronta 23h56 OAB do Piauí recebe oficiais de justiça para discutir plantão judiciário 23h55 Prefeitura de Ribamar promove campanha de vacinação anti-rábica 23h35 Desembargador Kleber Carvalho responde pelo plantão do TJMA 23h34 Governo do Piauí institui comissão para monitoramento dos hospitais do SUS 23h15 Outubro Rosa: 7ª Vara Cível entrega doações ao Instituto Unasol 23h05 Festival de Cultura de Oeiras terá a presença do cartunista Ziraldo 23h05 Casamento reúne 423 casais na Comarca de Imperatriz 22h58 São João da Serra ganha novas ruas 22h55 Encontro define Plano de Desenvolvimento Comunidades Tradicionais de Matriz Africana 22h53 Mulheres diminuem desigualdade de renda, mas seguem com salários menores 22h35 Sejap encerra campanha Outubro Rosa 22h32 Reforma dos prédios sede e anexo do TJ-PI vai custar mais de R$ 1 milhão 22h15 Promotoria Itinerante é instalada no bairro Santo Antônio 22h05 Escola do município promove inclusão de estudantes surdos

Enquete

Qual o maior desafio que a presidente Dilma Rousseff terá em seu novo mandato?

Total de Votos: 987

Válida de 27/10/2014 a 03/11/2014

Mais lidas

    DR ANTONIO CARLOS
    MUNICIPIO CONTABILIDADE

    180graus no Instagramno Instagram