180graus

II EECF em abril - 27/10/2014 às 06h57

Piauí sediará em abril mais um evento internacional na área de farmácia

Galaxy

O Piauí vem se destacando na área de eventos farmacêuticos. Nesta semana teremos o IV Congresso MEDLAB e já em abril próximo teremos três grandes eventos em um só local, sendo dois deles internacional. O II Encontro Estratégico em Ciências Farmacêuticas, o II Seminário Ibero Americano de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos e o I Simpósio de Farmácia Clínica.

Com apenas seis faculdades de farmácia, em um país em que existem mais de 450, os eventos na área de farmácia do Piauí destacam-se não somente pela frequência com que ocorrem, mas também pela qualidade, o que atrai muitos participantes de outros estados bem como pelo público participante, muito superior a todos os demais estados que realizam eventos desta magnitude.

Os eventos de farmácia que ocorrem no Piauí causam a melhor das impressões nos palestrante e participantes de outros estados e certamente, tanto o IV MEDLAB, que ocorrerá nesta semana como o II EECF, continuará a empolgar os participantes pelo conhecimento transmitido e pela qualidade da organização do evento.

Publicado Por: José Vilmore

Tópicos
IV MEDLAB - 24/10/2014 às 06h57

Teresina sediará o IV Congresso de Medicina Laboratorial (MEDLAB)

Iniciará na próxima semana, entre os dias 3 de outubro e 01 de novembro, o IV Congresso Meio-Norte de Medicina Laboratorial (MEDLAB). O evento estará este ano em sua 4ª edição e já se consolida como o maior evento de medicina laboratorial da Região Meio-Norte e será realizado no Centro de Convenções Atlantic City.

A Programação do Congresso será formada por palestras, incluindo diversos temas da Medicina Laboratorial; minicursos teóricos; cursos práticos; mesas redondas; e apresentação de trabalhos científicos. Este ano, a grande novidade fica por conta da implantação de dois novos eventos paralelos, o I Encontro em Ciências Farmacêuticas e o I Encontro de Gestão e Qualidade Laboratorial, além da III Feira de Tecnologia, Produtos e Equipamentos Laboratoriais.

O IV MEDLAB receberá nomes importantes da área, como o Dr. Ulisses Tuma, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC); e o Dr. Marco Antonio Zonta, membro do Novacyt-Conseil Scientifique (Paris-France).

O Congresso organizado pelo grupo GPI, será presidido pelo professor de Farmácia da Universidade Federal do Piauí, Dr. Rivelilson Freitas e proporcionará aos seus participantes o envio de trabalhos orais e banners, onde os vencedores terão oportunidade de publicar seus artigos na Revista Geum.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.gpicursos.com/medlab

Publicado Por: José Vilmore

Canabinoides proibidos - 22/10/2014 às 06h23

Portaria proíbe uso de 14 substâncias à base de canabinoide sintético

Causou certo receio entre os familiares dos pacientes que necessitam do uso do Canabidiol, a nova Portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, publicada nesta segunda-feira, proibindo o uso de 14 substâncias à base de canabinoide sintético. O receio deve-se ao medo de um endurecimento e não de flexibilização por parte da Agência, para a importação dos derivados da Cannabis.

As famílias de pacientes portadores de epilepsia grave, vem já há algum tempo pleiteando a liberação da importação do canabidiol, uma substancia derivada da maconha, mas sem efeito alucinógeno. Estas famílias, relatam que com o uso do produto chegam a ter uma diminuição do número de aproximadamente 50 crises diárias para apenas uma ou duas crises epiléticas.

Pela Resolução 63/14 publicada na edição de segunda do Diário Oficial da União, 14 novas substâncias passam a ter uso e comercialização proibidos no Brasil, porém, segundo a Anvisa, todas sem qualquer utilidade terapêutica.

A Anvisa até que vem liberando a importação do canabidiol, mas segundo as famílias, para um reduzido número de pacientes, em relação aos que necessitam da substância. Até o dia 13 de outubro a Agência havia recebido 167 pedidos de importação do Canabidiol (CBD) para uso pessoal, por meio do pedido excepcional de importação de medicamentos de controle especial e sem registro no Brasil.

Dos 167 pedidos encaminhados à Agência, 113 foram autorizados, dez aguardam o cumprimento de exigência pelos interessados e 39 estão em análise pela área técnica. O prazo médio das liberações é de uma semana. Ocorreram, ainda, quatro arquivamentos de processos por interesse da família ou caso de falecimento de paciente, logo após a entrada do pedido na Agência.

O pedido de excepcionalidade é necessário porque medicamentos sem registro no País não contam com dados de eficácia e segurança registrados na Anvisa. Neste caso, cabe ao profissional médico a responsabilidade pela indicação do produto, especialmente na definição da dose e formas de uso.

Os procedimentos para a importação da substância sem a necessidade de demandas judiciais estão publicados no Portal da Anvisa. Confira o link mais orientações para importação: http://s.anvisa.gov.br/wps/s/r/cTr3

Publicado Por: José Vilmore

Tópicos
Farmácia Hospitalar - 20/10/2014 às 06h41

1° Simpósio de Farmácia Hospitalar em Oncologia

Hospital São Marcos promoveu neste sábado, dia 18/10, o 1° Simpósio de Farmácia Hospitalar em Oncologia com o tema “O papel do farmacêutico na segurança do paciente oncológico”, evento que foi muito prestigiado por farmacêuticos hospitalares de diversos hospitais da capital.

Palestrante vindo de Recife e Rio de Janeiro ministraram palestras na área de biossegurança em quimioterapia, seguimento farmacoterapêutico, protocolos de biossegurança e cuidados paliativos, com vista a aprimorar a participação do profissional no seguimento.

A atividade do farmacêutico na farmácia hospitalar é uma das áreas da profissão que mais cresce no Estado e já emprega um grande número de profissionais, pois, além de representar uma grande fonte de economia de recurso para os hospitais, é também um dos grandes indicadores de garantia de qualidade de serviços e principalmente segurança para os pacientes.

Durante o evento foram também instaladas no Estado representações da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh) e da Sociedade Brasileira de Farmácia Oncológica (Sobrafo), integrando os profissionais que atuam na área aqui no Piauí, com os profissionais dos demais centros do país.

Publicado Por: José Vilmore

Tópicos
Farmácia e sociedade - 14/10/2014 às 06h18

Farmamil participa da VI Ação Criança em Parnaíba

Galaxy

A Farmácia Farmamil, localizada em Parnaíba – PI, além de um serviço de saúde voltado para o uso correto de medicamentos, sempre teve como diferencial, a participação em atividades sociais voltadas a comunidade onde está inserida. Campanhas de vacinação, de orientações para o uso correto de medicamento, um site atualizado com informações sobre saúde e uma busca constante de aproximação cada vez mais estreita com a sociedade, sempre fizeram parte das atividades da farmácia.

Neste domingo 12/10, dia da criança, a Farmamil apoiou e participou, em cooperação com várias outras instituições, o VI Ação Criança promovida pela Associação Cultural Balança mas não Cai que aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional Ministro Petrônio Portela (CEEP),Parnaíba - Piauí.

O VI Ação Criança proporcionou várias atividades voltadas para o público infantil, da comunidade do Bairro São Benedito. Danças, teatro, apresentação de talentos da comunidade, serviços de saúde, brincadeiras , oficinas de ciências e pintura entre outras , que fizeram momentos especiais; com a participação dos alunos Técnicos em Análises Clínicas e em Enfermagem da instituição.

Entendemos que proporcionar qualidade de vida para população, é também, participar e contribuir com os eventos importantes em nossa cidade. A Farmácia Farmamil não é apenas um estabelecimento comercial e sim uma Unidade de Saúde que sempre participa e promove ações sociais na cidade de Parnaíba, relatam os farmacêuticos Dr. Kleber Aurélio e Dra. Aline Véras Aurélio.

Publicado Por: José Vilmore

Carregando, por favor aguarde...
Últimas Notícias
18h17 Aécio convoca aliados para ato que marcará sua reaparição pública 18h12 Segundo o Banco Central (BC) setor público tem o pior deficit desde 2001 18h09 Preso foge de delegacia no CE e é recapturado em Parnaíba-PI 17h52 DIA DOS FINADOS: Cemitérios da cidade passam por melhorias para visitas 17h51 Separados por 0,5 ponto, Rubinho e Átila 'revivem' duelo de 1984 da F-1 17h51 Prefeitura encerra Campanha Municipal de Aleitamento Materno 17h50 'Presidente tem 2 meses para provar que as coisas não vão seguir assim' 17h33 UESPI: Professora deficiente visual é a 1ª do Estado a conseguir seu mestrado 17h31 'Faltava uma mulher bonita para eu ficar completo', diz Zezé di Camargo 17h26 Buriti dos Lopes: Assaltantes arrombam Correios e levam R$ 80 mil 17h17 Nave espacial da Virgin explode durante voo teste; Uma pessoa morreu 17h15 Ana Paula Arósio, depois de participar de filme, volta à reclusão e viaja para o exterior 17h10 Comitiva do Exército faz inspeção no TG de Campo Maior e aprova atividades da unidade 17h05 Assaltantes arrombam Correios de Buriti dos Lopes e levam R$ 80 mil 17h05 Mulheres luminense participam do encerramento da Campanha Outubro Rosa 17h05 Vereador Marcelo Carvalho de Nazária, busca apoio da OAB-PI para criação de Comarca 17h03 Município de Nazária solicita apoio da OAB-PI para instalação de Comarca 17h00 Sedihc realiza Encontro de Assistência Social em Presidente Dutra 16h58 Nazária: Município busca apoio da OAB-PI para instalação de Comarca 16h54 Fernanda Gentil, do 'Globo Esporte', integra lista das 100 mulheres mais sexy 16h50 Amanda Bynes faz acusação contra o pai: 'É um predador sexual. Tem de estar na cadeia' 16h48 Prefeitura de Várzea Grande realiza curso de aproveitamento do caju e fabricação de cajuína 16h40 Prefeito e mais 6 gestores da cidade de 'Nova Santa Rita' sofrem condenações 16h38 Ranking de público: top 4 mantém o domínio, e São Paulo chega ao topo 16h25 Prefeitura de Porto Franco apoia e incentiva produção leiteira

Enquete

Qual o maior desafio que a presidente Dilma Rousseff terá em seu novo mandato?

Total de Votos: 959

Válida de 27/10/2014 a 03/11/2014

Mais lidas

    DR ANTONIO CARLOS
    MUNICIPIO CONTABILIDADE

    180graus no Instagramno Instagram