Medalha de ouro -

Família Montufar domina o xadrez feminino nos Jogos Escolares

A família Montufar está em festa. Em setembro, a caçula Eymi Priscila, de apenas 12 anos, candidata a Mestre Internacional (WCM) de xadrez conquistou a medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, para alunos-atletas de 12 a 14 anos. No domingo passado, dia 13, a sua irmã, Lesly Vivian Montufar triunfou na maior competição escolar do país, na categoria 15 a 17 anos.

Filha de peruanos, Lesly nasceu em Campinas (SP), morou na Bahia, no Paraná e hoje mora em Uberlândia (MG). Estudante do Colégio Nacional II, ela aprendeu a jogar aos 8 anos na escola e já aos 11 disputava campeonatos adultos. Candidata a Mestre Internacional (WCM) como a sua irmã mais nova, ela sonha em alcançar um nível no xadrez que nunca nenhuma mulher brasileira alcançou.

"Eu queria ganhar o campeonato, mas tinha que jogar com todas as campeãs dos outros estados. Estou feliz porque consegui o título. Meu sonho agora é virar Grande Mestre (GM). Não existe mulher Grande Mestre no Brasil e eu quero ser a primeira", disse a jovem enxadrista.

A mãe das meninas, Sonia Yana, é a técnica da equipe mineira de xadrez nos Jogos Escolares. Ela apoia as filhas no sonho de alcançar a fama através do esporte e diz que as meninas se dedicam tanto ao xadrez que as vezes tem que pedir a elas para abandonar o tabuleiro para se dedicar à outras atividades.

"É a vida delas. Elas chegam da escola e ficam treinando xadrez. Estão acostumadas a essa rotina e as vezes a gente tem que falar para elas deixarem um pouco o xadrez de lado para saírem de casa, fazer outra coisa que não seja estudar o jogo. Elas já disputaram campeonatos nacionais, sul-americanos, pan-americanos, agora só falta disputar um campeonato mundial. Espero que isso aconteça em breve", afirmou Sonia.

O xadrez pensado feminino dos Jogos Escolares da Juventude contou com a participação de 23 jogadoras, sendo 11 ranqueadas pela Federação Internacional de Xadrez (Fide) e 16 com ranking na Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). O torneio foi disputado no sistema suíço em cinco rodadas, com 1 hora para cada atleta movimentar suas peças, mais dez segundos de acréscimo após cada movimento.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com apoio do Governo da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.

Fonte: Comitê Olímpico Brasileiro.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco