Cerimônia de Abertura · 13/09/2017 às 09h17

Emanuel Rego acende a Pira dos Jogos Escolares 2017


Compartilhar Tweet 1



  Foto: Light Press

Os Jogos Escolares da Juventude Curitiba 2017 estão abertos oficialmente! A Cerimônia de Abertura realizada na noite desta terça-feira, dia 12, emocionou os jovens alunos-atletas e todos que compareceram ao ginásio do Círculo Militar da capital paranaense. Uma festa cheia de cores, com atletas de ponta do esporte brasileiro, que culminou com o acendimento da Pira dos Jogos Escolares, honra concedida ao multimedalhista olímpico de vôlei de praia, Emanuel Rego. Até o dia 21, Curitiba será a capital do esporte escolar brasileiro.

A cerimônia contou com as presenças do Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992 no judô, Rogério Sampaio; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; o diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner; o secretário de Esporte de Curitiba, Marcello Richa; a secretária da Família e Desenvolvimento Social de Curitiba, Fernanda Richa; e a secretária de Educação de Curitiba, Maria da Silva Bacila.

“Em nome do Comitê Olímpico do Brasil (COB), saúdo a todos os presentes, principalmente vocês atletas e agradeço a todos do comitê organizador e aos voluntários. Boa sorte a todos”, disse Edgar Hubner.

Rogério Sampaio emocionou os presentes com o seu discurso. “Esse evento demonstra de maneira muito clara a união do esporte com a educação. Uma mensagem para vocês atletas. Dediquem-se ao máximo nos treinamentos. O esporte tem a capacidade de mudar o destino das pessoas e essa é uma dentre tantas oportunidades que vocês terão. Em 1984, em Brasília, eu disputei a minha primeira competição estudantil e oito anos depois eu tive a honra de ser campeão olímpico”, afirmou o campeão olímpico, que foi aplaudido de pé quando disse estar comemorando 50 anos nesta terça.

A companhia de ginástica rítmica, circo e dança Get Flex, iniciou a cerimônia com uma apresentação da expressão da arte através do esporte. A apresentação denominada ‘Mude sua mente’ contou com a participação de ginastas de 7 a 25 anos e arrancou diversos aplausos do público que lotou o ginásio do Círculo Militar. A companhia Get Flex participa de eventos nacionais e internacionais. Em 2015, participou do XV Mundial Gym na Estrada, em Helsinque, na Finlândia.

O desfile das delegações contou com a participação do grupo escoteiro Marechal Rondon. Os jovens escoteiros conduziram as bandeiras das delegações, e alunos da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, participantes da guarda mirim, que levaram as bandeiras oficias ao som da banda Lyra Curitibana.

A atleta de ginástica rítmica da delegação de Curitiba, Mariana Vitória Gonçalves Pinto, campeã sul-americana no individual geral em Guaiaquil, no Equador, em julho desse ano, teve a honra de fazer o juramento do atleta, e o juramento do árbitro foi realizado por Marcio Bodziak, que atuou como oficial técnico internacional na prova de salto com vara masculino nos Jogos Rio 2016, quando Thiago Braz conquistou a medalha de ouro.

Após os juramentos, quem fez a festa da garotada foi o mascote do Time Brasil, Ginga, onça pintada que acompanha os atletas brasileiros em competições no Brasil e no mundo, inspirando atletas e torcedores.

Como não poderia deixar de ser, o momento mais aguardado da noite aconteceu no fim da festa. Medalha de prata nos Jogos Olímpicos Sydney 2000, bronze em Pequim 2008 e campeão Mundial no Rio de Janeiro, em 2007, Tiago Camilo abriu o revezamento da Tocha dos Jogos Escolares da Juventude. Ele a entregou para Aline Silva, prata nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 e bronze em Toronto 2015, que deu para Jéssica Maier, bicampeã dos Jogos Pan-americanos na ginástica rítmica.

Gideoni Monteiro, bronze nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015; Lígia Silva, prata nas duplas femininas também no Pan de Toronto; Fabiana Murer, campeã mundial no salto com vara; e Etiene Medeiros, primeira nadadora brasileira campeã mundial, também participaram do revezamento, levando o público ao delírio.

Etiene então entregou a Tocha dos Jogos Escolares para Emanuel Rego, que teve a honra de acender a Pira dos Jogos Escolares. Após o acendimento da pira, os alunos atletas das 28 delegações (todos os 26 estados brasileiros, mais Distrito Federal e Curitiba) foram convidados a entrar na quadra e todos juntos e misturados comemoram mais uma edição do maior evento estudantil do país, com centenas de selfies, fotos com os Embaixadores, dançando e conhecendo uns aos outros.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná.

Fonte: COB

Comentários