Corrupção no esporte -

CPI da Máfia do Futebol ouve advogados sobre marketing esportivo

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Máfia do Futebol promove audiência pública nesta terça-feira (3) sobre contratos de marketing, direitos de mídia, patrocínios e eventos envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Foram convidados para falar sobre o assunto os advogados José Francisco Cimino Manssur e Rodrigo Rocha Monteiro de Castro. Eles são autores do livro "Futebol, Mercado e Estado - Projeto de Recuperação, Estabilização e Desenvolvimento Sustentável do Futebol Brasileiro: Estrutura, Governo e Financiamento”.

A audiência está marcada para as 14h30. O local ainda não foi definido.

O debate foi proposto pelo relator da CPI, deputado Fernando Monteiro (PP-PE).

A CPI
A CPI investiga as denúncias de crimes cometidos por dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), entre eles o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF. Juntamente com outros seis cartolas, Marin foi detido em maio do ano passado na Suíça, mas hoje cumpre prisão domiciliar em Nova York.

Investigação feita pela Justiça dos Estados Unidos aponta para a existência de um esquema mundial de propinas e subornos relativo à comercialização de jogos e direitos de marketing de competições de futebol.

Fernando Monteiro afirma que, no contexto dessas investigações internacionais surgiram outras denúncias atinentes ao desporto nacional, “como o suposto esquema de corrupção na negociação dos direitos de transmissão da Copa do Brasil e suspeitas de suborno pago por executivos de marketing esportivo a dirigentes da CBF referente à comercialização de direitos de mídia e marketing de partidas da seleção brasileira de futebol”.

O relator espera que os advogados José Manssur e Rodrigo de Castro possam aprofundar o debate sobre os contratos estabelecidos entre a CBF, a Fifa e as empresas atuantes no mercado futebolístico.

Agenda
Na quarta-feira (4) a CPI volta a se reunir, desta vez às 11 horas, para votar o requerimento do deputado Major Olimpio (SD-SP) que pede à Rede Globo de Televisão cópia de todos os contratos de direitos de transmissão firmados com a CBF. A discussão sobre esse assunto tem sido adiada nas últimas reuniões e pode ser retomada nesta quarta.

Fonte: Câmara dos Deputados

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco