Preocupação internacional -

Vírus da zika: EUA anunciam medidas para informar e preparar seus atletas

A menos de seis meses do início dos Jogos Olímpicos do Rio, o vírus da zika segue sendo uma preocupação internacional. Nesta quarta-feira, os Estados Unidos anunciaram medidas para preparar e informar seus atletas sobre os riscos. De acordo com o jornal americano ''USA Today'', o Comitê Olímpico Americano (USOC) afirmou que irá nomear pelo menos dois especialistas em doenças infecciosas para consultar os possíveis representantes e membros da delegação do país nas Olimpíadas.

- O vírus da zika é uma preocupação para parte dos nossos atletas e queremos garantir que eles tenham todas as informações relevantes. Vamos continuar a receber informações dos Centros de Controle de Doença e compartilhar com nosso atletas e membros de equipe - disse o CEO do Comitê dos Estados Unidos, Scott Blackmun.

O dirigente reiterou que o Comitê Americano está de portas abertas para conversar com qualquer atleta do país sobre as preocupações antes dos Jogos Olímpicos. Uma das especialistas contratadas será mulher, uma vez que o vírus da zika tem preocupado mais atletas do sexo feminino. Nesta semana, a goleira do time feminino futebol, Hope Solo, alegou que não disputaria os Jogos do Rio se fossem hoje.

- Estamos a seis meses. Por isso, esperamos aprender muito mais sobre isso e entender a importância da questão - disse Blackmun.

Na semana passada, a preocupação com o vírus da zika no Brasil aumentou em todo o mundo após a Organização Mundial da Saúde (OSM) classificar o avanço da microcefalia ligado ao vírus zika como “Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional”. Em coletiva recente, o Comitê Organizador das Olimpíadas do Rio evitou um tom alarmista e enfatizou que no período dos Jogos, realizados no inverno, o nível de infestação de mosquitos cai de forma drástica. No entanto, Comitê recomendou aos atletas que sigam as instruções já repassadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) aos Comitê nacionais.

Fonte: Com informações do Globo Esporte

Comentários

Trabalhe Conosco