180graus

Piauiense fecha o gol do Santa - 04/11/2013 às 08h39

Piauiense pega tudo e garante volta do Santa Cruz à série B do brasileiro

Tiago já é ídolo no futebol pernambucano, e foi campeão estadual em 2011, 2012 e 2013

Kangaço
ARTE CONSTRUÇÕES
Galaxy

Com uma vitória incontestável diante do Betim (MG) por 2-1, o Santa Cruz (PE), garantiu sua volta à série B na temporada de 2014.

A equipe pernambucana depois de muito tempo conseguiu voltar ao local mais próximo da elite do futebol nacional.

A campanha da equipe pernambucana tem um gostinho piauiense na meio, a participação excepcional do goleiro Tiago Cardoso, natural da cidade de Altos. O arqueiro de 1,84m fez no mínimo três defesas difíceis durante o jogo.

Tiago já é ídolo no futebol pernambucano, e foi campeão estadual em 2011, 2012 e 2013, sendo considerado o melhor goleiro na primeira conquista.

O goleiro tem 29 anos de idade, e sofreu apenas 20 gols em 22 partidas realizadas até agora na série C, um grande feito, menos de um gol por partida.

Nascido em Altos, em maio de 1984, Tiago Cardoso, que começou sua carreira nas categorias de base do Tiradentes, é um dos grandes nomes do time do Santa Cruz que levou o tricolor do Arruda ao acesso à Série B após 4 anos de luta intensa do time pernambucano para sair do marasmo de jogar as mais baixas divisões do futebol brasileiro.

'Paredão do Arruda', como foi apelidado pelos torcedores corais, Tiago em 13 anos como jogador profissional (entre 2001 e 2013), passou por alguns clubes de todo o Brasil, sendo eles Juazeiro-CE, Ceará, Atlético-PR, Grêmio Maringá, Fortaleza, ABC e Monte Azul, antes de chegar ao Santa Cruz e começar a ganhar status de ídolo da massa coral com importantes defesas, tais como as que fez na partida contra o Betim-MG, que selou a classificação do Santinha à série B.

Seus prêmios individuais comprovam seu sucesso como defensor das metas tricolores. Nos três que defende o Santa, Tiago já conquistou duas vezes o prêmio de Melhor Goleiro do Campeonato Pernambucano, em 2011 e 2013, e o prêmio de Craque do Campeonato Pernambucano, em 2011. Além desse destaque individual, Tiago também conquistou, juntamente com seus companheiros de elenco, o tri-campeonato pernambucano de forma consecutiva, entre 2011 e 2013.

Antes de chegar ao Santa Cruz, Tiago Cardoso ainda não tinha ganhado grande destaque pelos times que passou, mas como reserva, também conquistou o Campeonato Brasileiro, em 2001, Campeonato Paranaense, em 2005, ambos pelo Atlético Paranaense, e foi bi-campeão do Campeonato Cearense pelo Fortaleza, conquistados em 2007 e 2008.

Com o sucesso do seu trabalho no Santa, Tiago teve especulações de transferências para grandes clubes da série A do Campeonato Brasileiro, mas acabou com os rumores ao anunciar no meio do de 2013 que permaneceria como goleiro, capitão e ídolo do Santa Cruz na luta pelo acesso e pelo título da Série C. O título ainda está em disputa, mas com o acesso garantido, Tiago mostrou que acertou na sua decisão e vai marcando seu nome na história do time pernambucano.

RESUMO DO JOGO

Pareceu uma eternidade. Seis anos aprisionado fora das duas principais divisões do futebol brasileiro. Enfim, o Santa Cruz cumpriu sua pena. Mais de 60 mil tricolores presenciaram a libertação do clube na tarde deste domingo, no Arruda. O Santa Cruz está de volta à Série B do Campeonato Brasileiro, uma divisão minimamente digna à grandeza de um clube dono de uma torcida apaixonante.

A vitória sobre o Betim, por 2 a 1, selou o fim da agonia. Acabaram a incerteza, as liminares, as paralisações. As viagens perdidas. Nada disso pertence mais ao Tricolor. Quis o futebol que o Santa Cruz tivesse um centenário com o mínimo de honra. Em 2014, a luta será pela volta à elite.

Neste domingo, até um empate servia, graças à vitória por 1 a 0 no jogo de ida em Minas Gerais. André Dias, porém, tratou de aliviar os 60 mil corações sofridos e espremidos num Arruda dignicamente fiel a mais uma tarde histórica. O gol, aos 12 minutos do segundo tempo, coroou o principal personagem do Tricolor nesta Série C. André Dias renasceu junto com o Tricolor. Virou herói com justiça por tudo o que fez durante a campanha. A equipe mineira ainda empatou aos 20 minutos, mas Flávio Caça-Rato tratou de por fim ao drama com o gol da vitória aos 42 minutos. A festa em três cores já toma conta do Recife.

Repórter: Victor Costa e Manoel José

Publicado Por: Manoel José

Últimas Notícias
19h06 David Luiz revela tratamento de calvice e fala das cicatrizes do Mundial 19h02 Resultados da rodada do campeonato municipal 2014 em Beneditinos 18h51 Escola promove dia da consciência negra 18h40 No Afeganistão, homem-bomba mata 50 pessoas em torneio de vôlei 18h15 Neymar se envolve em confusão e dá cabeçada em adversário; vídeo! 18h14 Gracyanne Barbosa brinca sobre rotina de academia do marido Belo 18h09 BANDO tenta fazer assalto em bar e atira contra pai e filho 18h03 Com duas rodadas de antecedência, Cruzeiro leva o título do Brasileirão 17h57 Projeto de Ciro busca evitar os abusos em serviços de telecomunicações;veja 17h52 Farmacêuticos e estudantes fazem manifestação contra MP das Farmácias 17h45 Ameaçadas de extinção, Araras azuis renascem nas matas de Canudos 17h43 Prefeita diz ter apoio de 83 prefeitos e do governador eleito para as eleições 17h42 Prazo pra inscrições no II Concurso de Redação do TRE- PI encerra dia 28/11 17h37 Suspeito de assassinato em SP tira foto com vítima momentos antes do crime 17h33 Beyoncé usa sandália de R$2,3 mil para jantar com Jay-Z 17h17 Mãe de dançarino critica o Esquenta e detona Regina Casé: 'É uma farsa' 16h52 Homem derruba mulher de moto e agride a mesma, acusam populares 16h50 Atriz de 'Tropicaliente' volta da Itália para o Brasil com a intenção de retornar às novelas 16h50 Aguardada por todos, coletiva de Zé Filho deve acontecer nesta semana 16h20 Três anos após viral, menino do 'Pintinho Piu' ainda busca sucesso 16h02 Marina Ruy Barbosa posta foto no Instagram com o namorado e seguidora reclama 16h00 Veja ângulos inéditos de Maquezine em ensaio de 'mais sexy do mundo' 15h47 Skin: aparelho que ajuda a remover espinhas chega ao Brasil 15h15 Grupo do Botafogo perdeu força após demissão de quarteto, afirma Jefferson 15h06 Sabrina Sato come larvas durante um treinamento com Exército; saiba mais
CNH